domingo, 21 de setembro de 2014

SITUAÇÃO DE CONFORMISMO E ALIENAÇÃO

Ao conversar com um colega aposentado ele fez alguns comentários sobre a situação atual.
Não votou nas últimas eleições na CASSI e nem na PREVI por não conhecer os candidatos e nem confiar no que prometiam.
Fez um comentário que me deixou perplexo.
Disse que já leu diversas críticas sobre aposentados que são qualificados como alienados e que sequer votam quando de eleições na CASSI, na PREVI e nas Associações.
Paradoxalmente, disse que se achava um associado distante e resignado com o que está ocorrendo em nossa PREVI e na CASSI.
Porque? Simplesmente porque não lhe era reservado outro papel que não fosse esse.
Explicou.
Se tantos companheiros de projeção, que estão há décadas nessa luta, não tem tido sucesso contra forças que estão desestruturando a PREVI e desarticulando nossas vidas, como é que ele – um mero associado da PREVI – iria modificar essa situação?
Respondi que esses lutadores haviam obtido muitos sucessos e que ele não os valorizava por ser de fato um desinformado.
Se existem assuntos ainda estão em discussão é porque a luta ainda não acabou.
Fechei a resposta dizendo que, com essa posição conformista, derrotista e alienada, o que ele merecia mesmo era a desarticulação de sua vida.
Minha resposta na lata calou fundo e o papo acabou ali.
Mas depois, passei a refletir com mais serenidade sobre aquele diálogo franco que teve um fim tão abrupto.
Eu me perguntei como é que aquele associado poderia se manifestar de forma mais efetiva.
Seria ir a uma reunião de funcionários do BB e aposentados da PREVI – como foi a última manifestação em frente ao Mourisco - para expressar seu inconformismo , gritar, vaiar e distribuir panfletos ?
Sim. Qualquer movimento em defesa de nossas causas é importante.
Mas essas manifestações públicas são muito impróprias a aposentados idosos, muitos com necessidades especiais.
Seria criar um blog – mais um ? É uma boa ideia ! É mais um reforço nessa frente de luta na internet. Têm uma penetração muito grande entre funcionários da ativa e aposentados. Atualmente, mesmo os aposentados mais idosos acessam a internet. Devemos relembrar que o Presidente Obama foi eleito principalmente pelo apoio na internet, mais precisamente o twitter.
Nessa área é importante lançar discussões, questionamentos e denúncias pelos canais bb-funcionários, yahoo grupos, facebook e pelos blogs já existentes.
É simples e não precisa ter conhecimentos aprofundados de TI – Tecnologia da Informação.
Dentro dessa meta , lanço um repto às associações para que promovam, com muito mais assiduidade, assembléias , encontros e simpósios para todos os seus associados e não somente para “conselheiros”, para discutir assuntos de nosso interesse.
Sobre esse aspecto, ressalto o papel da ANABB, AFABB-RS, presidida por José Bernardo de Medeiros Neto, mais conhecido como Medeiros com o blog mais acessado no Brasil na nossa área, AAFBB-RJ, liderada por Célia Maria Xavier Larichia e AFABB-BA, comandada por Pedro Paulo Portela Paim.
Essas associações promoveram encontros recentes que se destacaram pela importância e notoriedade na defesa de nossas causas.
Mas é preciso que se faça muito mais, é preciso que se promovam mais encontros.
Voltemos à questão: Como despertar os aposentados de sua inércia, como os motivar, qual a forma de torná-los mais participativos?
Sempre me vem à lembrança uma conversa que tive com Gilberto Santiago, atual Presidente do CODEL da AAFBB. Ele me disse que esse era o maior desafio que as associações encontravam.
E notem que essa observação partiu do experiente Gilberto Santiago, o mais importante articulista da Coluna “Antenado”, no site da AAFBB.
O alienamento, a inércia e o desinteresse dos aposentados são assuntos de difícil solução.
O que podemos fazer para mudar essa situação?
Penso que temos de apelar até para o exagero, a dramaticidade e o terrorismo do ativo sindicalismo do passado. Não distribuindo panfletos aos berros e tomando porrada da polícia como acontecia nas porta dos bancos e das fábricas.
Mas sim mandando mensagens pela internet.
Hoje podemos mandar de qualquer lugar mensagens via internet:  pelos celulares, pelos computadores, pelos tablets, pelos I-pads e até pelos relógios de pulso.
O que temos de ressaltar é a importância e a urgência dos problemas que nos desafiam.
Temos de ser repetitivos e insistentes.
Não devemos nos acanhar de repetir, repetir e … repetir.
A propaganda é a alma do negócio. Em qualquer área.
É necessário que as associações façam um trabalho de formiguinha, telefonando , mandando comunicados pessoais pelo correio e mensagens por e-mail para cada aposentado de per si.
Os almoços mensais são um bom momento de congraçamento e comunicação dos assuntos pertinentes à nossa área. E é a hora de convocar esses colegas para arregimentarem outros companheiros. Aliás, seria uma boa ideia pensar em uma promoção para essa arregimentação.
É fundamental que se diga sem subterfúgios, sem meias palavras e com absoluta clareza e sinceridade que a NOSSA PREVI está sendo saqueada.
É preciso que se denuncie enfaticamente o papel do Senador José Barroso Pimentel (PT-CE), como autor da Resolução CGPC 26, de 29.09.2008, que vem causando tanta desestruturação e infelicidade em nossas vidas.
É necessário que se ressalte que esse senador é um funcionário aposentado do BB, começou sua vida política com os votos de seus colegas do BB e hoje é nosso maior inimigo.
A “sua” Resolução 26 é que tem restringido a reestruturação legítima de nossos planos de benefícios, é ela que tem causado tanto desespero aos endividados pelo ES, o sufoco financeiro da CASSI é devido a essa resolução, o aumento do valor da pensão das pensionistas não é concedido em razão dessa ilegalidade , a regularização da situação de 12.000 colegas junto à CASSI também é resultado dessa medida abusiva.
Enfim, essa ilegal Resolução 26, pelos seus efeitos negativos múltiplos, é a causadora de todos esses problemas que afetam diretamente nossas vidas.
Estamos vivendo uma situação absolutamente absurda.
Esse senador tornou-se o revisor do Projeto PDS 275/2012, que pretendia alterar dispositivos da Resolução 26, de sua autoria, que nos tanto aflige.
Com isso o PDS 275/2012 vai ficar parado e vai acabar sendo arquivado.
Esse flagrante conflito de interesses nessa situação relativa à Resolução 26 foi denunciada pelo Companheiro Ruy Brito de Oliveira Pedroza na Audiência Pública de 02.07.2014, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).
Naquela oportunidade, o Senador José Barroso Pimentel (PT-CE) considerou-se desrespeitado pela justa e oportuna denúncia do Companheiro Ruy Brito de Oliveira Pedroza quando, na verdade, deveria ter sido Ruy Brito de Oliveira Pedroza que deveria ter se mostrado desrespeitado pelo fato do senador ser o autor da Resolução 26 e também o revisor do Projeto PDS 275/2012, que pleiteava mudanças na Resolução 26.
Atitude ainda mais abusiva foi cometida pelo senador ao pedir a expulsão de um participante do recinto pelo fato desse companheiro ter manifestado uma opinião contrária a essa postura revoltante do senador.
Não gostaria de estar no lugar de Célia Maria Xavier Larichia, José Odilon Gama e Felinto Amorim, representantes da AAFBB, que estavam sentados na fila atrás do Senador José Barroso Pimentel. Foi um momento de amargura e revolta que esses companheiros tiveram de suportar.
É bom que divulguemos o nome desse senador na rede para que não seja reeleito.
Na internet ele não pode se considerar desrespeitado pela expressão livre e democrática de qualquer cidadão e nem pode pedir a expulsão de ninguém.
A internet é território livre.
Estou fazendo minha parte.
Não devemos e não podemos permitir que a Resolução 26 se sobreponha às Leis Complementares 108 e 109.
Só o Congresso tem o poder de criar leis.
O fato chocante de um senador da República desrespeitar esse privilégio do Congresso – a casa à qual pertence esse senador votado por nós - não implica que tenhamos de seguir o mesmo caminho e nos curvar a essa ilegalidade.
Em sua exposição naquela audiência, esse senador, como se apresentasse uma justificativa para o seu ilegal intento, alegou que não estava atingindo os funcionários do BB que se enquadram dentro da modalidade CD (Contribuição Definida) mas somente atacava os que compunham os da modalidade BD (Benefício Definido).
É a confissão de um ato de usurpação.
Os aposentados e pensionistas da PREVI que compõem o plano PB-1 são da modalidade BD (Benefício Definido) e isso não dá o direito e nem é razão para o senador nem ninguém promover o desfalque do plano de benefícios desses aposentados.
Isso é uma ilegalidade. Isso é um crime. Isso é um assalto.
Não podemos nos vergar a esse absurdo.
Isso é a ruptura flagrante do estado de direito.
É uma atitude típica das mais estúpidas e covardes ditaduras.
Não podemos nos conformar, esmorecer, acovardar e nem fraquejar nessa luta.
Temos de continuar a combater a Resolução 26.
Temos de derrubar a Resolução 26.
Esse é um compromisso para com a nossa própria dignidade e sobrevivência.
E é uma luta que se insere dentro dos princípios de uma sociedade democrática e dentro do estado de direito.

Adaí Rosembak
Associado da AAFBB e ANABB

33 comentários:

  1. Adaí,

    Parabéns pelo seu libelo.
    Precisamos de gente como você que ponha as coisas nos seus devidos lugares e não tenha medo de atingir quem quer que seja.
    Parabéns, parabéns e parabéns.
    Muito obrigado pela defesa que você fez do reajuste das pensionistas.
    É uma coisa em que poucos tocam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anônima,

      Coloquei cara anônima pois acho que você é uma pensionista.
      Realmente a situação das pensionistas é dolorosa.
      Conheço umas duas que passam por sérios problemas.
      As associações e a FAABB tinham projetos para aumentar o percentual das pensões.
      Mas depois da Resolução 26 a vaca foi para o brejo.
      Ainda existem algumas iniciativas sérias para reverter esse quadro.
      O Senador Paulo Bauer, que foi o autor do PDS 275/2012, disse em Camboriú SC , que já pensar em dar andamento a outro projeto nesse sentido.
      Vamos esperar o resultado das eleições pois de agora até lá só se fala de eleições.
      Ele é uma pessoa sensata e conscienciosa.
      Vamos ter de esperar um pouco mais.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Companheiro Adaí,

    Hoje é domingo e o seu artigo me balançou.
    Poucas li alguma coisa tão direta.
    Você é uma pessoa inteligente e corajosa.
    Sabe colocar os pingos nos iis.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Para sacudir as pessoas a gente tem de ser direto.
      Esse assunto da Resolução 26 já vem rolando há muito tempo.
      Isso é caso de polícia.
      Acho que só no Brasil pode surgir alguma coisa como essa.
      E partiu de um próprio senador da República que é quem deveria zelar pelo papel do Congresso.
      É lamentável.
      Só depois das eleições poderemos retomar esse assunto.
      Até lá o único papo são as eleições.
      Mas já surgiram manifestações positivas sobre o assunto.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Boa tarde colega Adaí,

    Para um domingo, dia do Senhor, gostei muito de suas colocações, pois o que eu noto é que tem blog defendendo o indefensável, com algumas exceções (Medeiros), tem gente até não admitindo anônimo, sem ofensas, mas são verdades, que muitas vezes o próprio dono do blog falava de outro blog, agora para despistar o homem só fala em política.

    Acho que a pergunta que não quer calar é esta: Adianta votar em PREVI/CASSI? Vai mudar o que? Os eleitos nesta atual conjuntura pouco podem fazer!!! Estou começando a pensar como o colega, de quem tu comentou no post.

    Se a gente analisar bem, o mesmo não tem cem por cento de razões, mas, algumas tem.

    Parabéns colega, seu blog está cada vez melhor. Continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Vivemos em uma democracia e cada um pensa de um jeito.
      Desse choque de ideias é que nasce a verdade.
      Gosto muito do estilo do Medeiros.
      Ele é um gauchão que diz na lata o que tem de ser dito.
      É uma pessoa bem intencionada.
      O fato de não admitir anônimo eu acho um erro.
      A pessoa não quer se identificar por um motivo ou outro e temos de respeitá-la.
      O que não admito são ofensas, grosserias, palavrões.
      Agora eu respeito qualquer ponto de vista por mais esdrúxulo que possa ser.
      Cada um pode se manifestar da forma que quiser.
      Quanto a não votar nas instituições eu acho que é uma irresponsabilidade.
      a gente tem de se manter informado para votar em quem é o melhor.
      Nem que depois se decepcione.
      Uma hora dessas a gente acerta.
      Grato pelos elogios ao blog. Procuro fazer o melhor.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Tenho pensado sempre que precisamos de mais blogs que abordem temas importantes e sejam abertos a críticas e opiniões excluindo, é claro, as ofensas pessoais e comentários que só querem atrapalhar. Acho que ficamos engessados pelos blogs que agora não aceitam críticas, mesmo que verdadeiras, e abordam assuntos muito distantes dos nossos interesses como datas comemorativas, festas entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo,

    Concordo plenamente com você.
    Acho que um blog tem de ter um caráter democrático e ser aberto a todas as correntes de pensamento.
    Aqui só não aceito ofensas e agressões pessoais.
    Ou manifestações absolutamente idiotas que não tem nada a ver com os assuntos discutidos e são criadas somente para confundir e atrapalhar.
    Mas as críticas por mais ácidas que sejam,são aceitas e serão rebatidas da mesma forma.
    No artigo em tela, por exemplo, eu teci comentários sobre o Senador Pimentel mas em nenhum momento o ofendi ou o tratei de forma desrespeitosa.
    Muito embora ele não tenha feito o mesmo com nossos companheiros na Audiência Pública do Senado.
    Tenho restrições aos canais bb-funcionários ou yahoo. Já vi propaganda de coisas, anúncios de falecimento ou aniversários, anúncios de venda de imóveis, comentários sobre assuntos absolutamente irrelevantes ou que não tem nada a ver com os interesses dos aposentados, etc., etc. Nesse aspecto você está certo.
    Precisamos sim de blogs mais sérios, combativos e objetivos.
    A união faz a força.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  6. Caro Adaí,
    Achei bastante interessante os seus comentários, principalmente no que diz sobre a utilização das associações para unir e esclarecer os aposentados. Por duas vezes, uma aqui em Belo Horizonte(MG) e outra aí no Rio de Janeiro, por ocasião da novembrada, eu falei com a Célia Larichia, para utilizar a AAFBB-RJ, com sua excelente estrutura e mala direta vigente, para convocar e esclarecer os colegas sobre os danos que estão sendo causados a PREVI e aos participantes. Infelizmente, nada foi feito e, para minha surpresa, a colega que tanto admiro, concorreu nas últimas eleições ao lado de Marcel, Sasseron e Cia, pela situação e com o apoio do PT/Governo.
    Também já levei sugestões para a Cecília Garcez, para que se utilize as estruturas das AABBs para promoverem reuniões trimestrais com aposentados e colegas da ativa, se utilizando também dos dias de almoço de aposentados, que ocorrem por exemplo nas AABBs do Rio e de Niterói.
    Sei que Os conselheiros Odali (que já me ajudou muito cedendo as estrutraras das AABB Lagoa e Tijuca, na época em que fui administrador em várias agencias do Rio de Janeiro) e o Pavão, colega da AABB Niterói-RJ irão apoiar a idéia. Mas isso tem que ser posto em prática já, agora!
    Também temos de fazer campanha, para multiplicar o número de SEGUIDORES dos Blogs(Medeiros, Ari, Carvalho, Cecília e o seu). É triste ficar vendo o Blog do Medeiros, para o qual já solicitei aos amigos/colegas diversas vezes para SEGUIREM o mesmo e o próprio Medeiros que de vez em quando lembra da importância dos seguidores, ficar estagnado em 565 seguidores. O Medeiros merece no mínimo 5.000 seguidores e temos condições de conseguir isso. Precisamos lutar para isso, esclarecendo os colegas, assim como voce tentou esclarecer o colega OMISSO e CONFORMADO.
    Um bom domingo Adaí!
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marco Orlando,

      Gostei muito do seu comentário.
      Mas discordo em alguns aspectos.
      Também conheço a Célia Larichia e ela já promoveu recentemente uma Palestra do Diretor William Mendes, da CASSi que foi um evento muito concorrido.
      Ela também é muito participativa e comparece a inúmeros encontros representando a AAFBB e , entre esses, cito a Audiência Pública no Senado - a que me referi no artigo.
      Você próprio a encontrou em outro evento - a Novembrada.
      Eu poderia me estender aqui citando diversos outros simpósios nos quais Célia Laríchia teve participação ativa.
      Ela tem vários artigos na coluna "Antenado", no site da AAFBB em que ela defende nossas posições.
      Mas é preciso entender que todas as decisões na AAFBB são de natureza colegiada e ela tem de atender ao que for decidido pela associação como um todo.
      Todos os meses no almoço dos aposentados ela aborda os principais problemas de nossa categoria e destaca o desenrolar de cada assunto de per si..
      Sempre solicita a todos que mobilizem novos companheiros para lutar por nossas causas.
      A Sede campestre da AAFBB, sempre com seu incentivo, já sediou vários encontros promovidos pela FAABB para congregar outras associações de aposentados para o debate de assuntos de nossa categoria..
      Assim, não posso a considerar uma pessoa inativa.
      Muito pelo contrário.
      Quanto às eleições, cada candidato procurou amealhar o máximo de apoios possíveis.
      Isso faz parte da política, todas as associações assim o fazem e isso não implica em aceitar a linha de pensamento de eventuais apoiadores de campanha. Ademais, houve problemas quanto à classificação das demais chapas, por isso foi feita a consagração por aclamação. Eu, inclusive, fiz parte de uma das chapas não classificadas.
      Quanto a Cecília Garcez que eu saiba ela não é administradora de nenhuma AABB. Pode até fazer parte como conselheira.
      Mas não entendi sua posição pois já fui a vários eventos na AABB Lagoa, associação aliás que sempre cede suas instalações para outras associações. O Odali Cardoso é uma pessoa muito querida em nosso meio e sempre está disposto a ajudar quando é solicitado.
      Concordo com você que é preciso mobilizar os aposentados dentro da urgência e das possibilidades possíveis.
      Outros desafios estão surgindo no horizonte para nos prejudicar.
      Vide o artigo de hoje do Companheiro Carvalho em seu blog.
      Temos de nos manter atentos.
      Aprecio a forma direta, audaz e combativa do blog do Ari Zanella. Ele é danado.
      O Medeiros, gauchão de boa cepa, também não tem papas na língua quando tem de dizer a verdade.
      É direto, na lata. Diz o que tem de dizer, doa a quem doer.
      E a Cecília é bem técnica e objetiva. Gosto muito de seu estilo e de suas análises detalhadas sobre os assuntos que aborda.
      Eu, bem ... sou um aprendiz de feiticeiro. Tenho ainda muito a aprender com esses blogueiros de primeira linha.
      Um bom fim de domingo para você, caro Marco Antônio Orlando.

      Um abração do já amigo

      Adaí Rosembak

      .

      Excluir
    2. Caro Adaí,
      Obrigado pelas respostas.
      (quando voce comenta...Não entendi a sua posição...) eu apenas citei os exemplos das AABBs Lagoa, Tijuca e Niterói-RJ, para sugerir que se fizessem reuniões com integrantes da PREVI (Cecília, Carvalho, Medeiros, Décio e até mesmo com os excelentes técnicos que a PREVI possui, nas principais capitais brasileiras, isso de forma semestral e até mesmo a apresentação de resultados da PREVI poderia utilizar as dependências das AABBs, ao invés dos caríssimos hoteis hoje utilizados. Poderiam participar também os Conselheiros das empresas onde a PREVI tem participação (uma nova tarefa para eles, já que apenas eventualmente participam dos conselhos de administração). Foi isso que eu sugeri a Cecília para adotar em sua gestão com Administradora da PREVI. Estou ciente de que ela não participa da gestão de nenhuma AABB.
      Continuamos na luta.
      Uma ótima semana.
      Marco Antonio Orlando

      Excluir
    3. Marco Antônio Orlando,

      Quando disse "não entendi a sua posição" foi justamente porque a última apresentação dos resultados da PREVI foi feita na AABB-Lago e o discurso de abertura do evento foi feita pelo Odali Cardoso.
      A penúltima apresentação da PREVI também foi realizada na AABB-Lagoa.
      Outros eventos são feitos no SEDAN na Ag. Centro Rio, na Rua Senador Dantas ou na AAFBB.
      Então continuo a não entender a sua colocação.
      Em relação à CASSI a penúltima apresentação com a Diretora Miriam Fochi foi feita no SEDAN e a última, com o Diretor William Mendes, foi feita na sede da AAFBB.
      Não sei se em outras grandes cidades esses eventos são feitos em caríssimos hotéis.
      Quanto à Cecília Garcez é possível que ela e os outros diretores tenham discutido e deliberado sobre as apresentações na AAFBB.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    4. Caro Adaí,
      Embora eu seja carioca, estou afastado do meu querido Rio de Janeiro e de Niterói, há 16 anos, por motivo de carreira e também pela adaptação de esposa e filhos na também maravilhosa Belo Horizonte(MG), onde resido desde 1998, razão pela qual, não tinha conhecimento de tantos eventos nas AABBs e no prédio do Sedan, conforme voce mencionou.
      O que eu estou propondo é exatamente isso que acontece aí no Rio de Janeiro, para que possa acontecer também aqui em Belo Horizonte(MG), onde temos uma excelente AABB, com estrutura suficiente para acolher as apresentações da PREVI, ou qualque outro evento. O mesmo, pode ser feito, nas AABBs de Salvador, Aracaju, Maceió, Natal e Fortaleza que conheço muito bem e também nas capitais do Sul, sudeste, Norte e Centro Oeste, que é o melhor caminho para agregar os colegas aposentados que estão indiferentes aos acontecimentos. Nos hotéis o que vem acontecendo é a predominancia de Superintendentes, Pessoal das Super e Gerentes de agências em relação aos aposentados.
      Sei que o Medeiros, vem fazendo um bom trabalho em Porto Alegre e pode envolver a AABB tambem, assim como o Bezerra vem fazendo um bom trabalho em Salvador e o Carvalho em Balneário Camboriú. Os colegas, presidentes das AABBs (eu já fui presidente de AABB), poderiam tomar tal iniciativa de convidar os dirigentes da PREVI para lá apresentarem seus planos/propostas/resultados. A PREVI, através de seus dirigentes também poderia solicitar as AABBs a cessão de espaço para seus eventos.
      Acho que agora consegui esclarecer minha sugestão.
      Em tempo: Sou sócio da AFFBB-RJ, da ANABB e do Satélite-SP.
      Uma ótima noite.
      Marco Antonio Orlando

      Excluir
    5. Marco Antônio Orlando,

      Quando você se refere ao Rio, esquece de citar a AAFBB, que é presidida por Célia Laríchia.
      Além de abrigar eventos diversos, tem os almoços mensais que são eventos importantíssimos. O saguão fica cheio de aposentados e todos os problemas da categoria são discutidos nesses animados almoços de confraternização.
      Acho estranho o fato de, em outras capitais e cidades importantes, as AABBs locais não se mobilizem nesse sentido. Promover eventos em hotéis realmente fica muito caro.
      O Medeiros está fazendo um excelente trabalho no Sul. Sempre recebo comunicados de lá sobre palestras de diretores da PREVI e outras personalidades. E são reuniões muito concorridas e anunciadas com antecedência e com muita projeção. Parabéns ao Medeiros pelo excelente trabalho.
      A AFABB-BA de Salvador , presidida por Pedro Paulo Portela Paim , também tem se destacado. Promoveu recentemente, em sua sede em Salvador, uma importante palestra de Isa Musa de Noronha .
      E não podemos deixar de citar o Carvalho em seu bem sucedido trabalho em Camboriú.
      Você, que já foi presidente de AABB. com seus importantes contatos, não pode fazer uma promoção desse trabalho junto às demais AABBs?
      Não deixe a peteca cair. Pelo que se pode depreender de suas sugestões você é uma pessoa que tem muita garra e ainda pode prestar uma excelente colaboração em nossos movimentos.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Pois eu sou um inconformado com tudo que acho errado, protesto sempre que tiver oportunidade, seja por qualquer meio. Voto em todas as eleições, sempre procurando no mínimo o menos ruim....Se o brasileiro não fosse tão acomodado, teríamos com certeza um País mais justo. Temos um País rico, terras, clima, riquezas naturais, gente criativa, o que nos falta? Seriedade, cumprimento das leis e políticos um pouco menos corruptos.....Eloy Severo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloy Severo,

      Eu lhe aprecio.
      Você não é um conformista, não é alienado, é participativo.
      Você não é um acomodado. Poderia dizer que é um revoltado com tudo que está aí.
      Vota em todas as eleições procurando o melhor em um país tão injusto, tão desestruturado, tão assolado pela irresponsabilidade e pela corrupção.
      Nosso país é rico e tem tudo para ser uma potência.
      Só nos falta seriedade , fé e amor por tudo que Deus nos deu.
      Continue a protestar, em qualquer meio, de forma contundente contra tudo que considerar errado.
      Meus parabéns !!

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Prezado Adaí,
    Acompanho este blog há pouco tempo mas estou gostando muito.
    Precisamos de guerreiros.Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Grato pelo seu reconhecimento.
      Faço o que posso dentro de minhas limitações.
      Sou mais um grão de areia nesse movimento, nessa reação que é de todos nós.
      Você acompanha este blog há pouco tempo pois sou um novato nessa área.
      Mas com o seu incentivo procurarei prosseguir lutando arduamente na defesa de todos nós.
      Masi uma vez obrigado.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Sérgio Pires Ferreira22 de setembro de 2014 às 07:23

    Com a experiencia que tenho nas lides sindicais no passado, na atuação
    na AAFBB no Rio e nos 20 anos como representante da ASSOCIAÇÃO em
    Florianópolis, posso afirmar que os nossos colegas do BB sempre em sua
    esmagadora maioria esperaram que os atuantes fizessem o trabalho por
    eles. A|lguns poucos até passaram a protestar e a levantar importantes
    questões pela internet, mas param por aí. Usaram e usam os lideres,
    mas se limitam a protestar. e o pior votam mal, usam a esquerda mas
    votam na direita.SERGIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio Pires Ferreira,

      Parabéns pela sua atuação e o seu conhecimento de área.
      Acho que você deve continuar a nos defender. Não pare. Você sabe das coisas.
      As suas colocações foram muito precisas.
      O que já percebi é que muitos colegas se mostram aborrecidos por não encontrarem um espaço para se manifestarem.
      Eu sempre converso com eles que o importante é eles expressarem seus pontos de vista e as suas sugestões.
      Para tanto as associações e outros órgãos, como a CASSI e a PREVI têm revistas e outras publicações e também sites na internet onde esse colegas podem se manifestar.
      A colaboração deles todos é fundamental.
      É com base em muitas dessas manifestações e sugestões que são tomadas várias decisões importantes.
      Quanto às eleições às vezes é muito difícil separar o joio do trigo.
      Veja o caso recente do Pizzolato. Era um dirigente muito simpático, bom de papo, afável, educado e culto.
      É difícil resistir ao canto de sereia de uma pessoa como essa.
      Assim é com outros políticos.
      A natureza é complexa.
      Esse é o mundo em que vivemos.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. Azar ou pessimista - Amigo Adaí, outro grande texto, parabéns. Sobre as associações, se pego meu espelho e débitos em conta corrente, me deparo, com 04 quatro associações, que julgava, ir de encontro ao nosso anseio, (ações judiciais, defesa de nossos interesses). Apesar, disso, acho que as associações ainda é o melhor caminho. Ah, ainda não sou filiado na AFABB-RS, do nosso Medeiros. Estou perdendo tempo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Sou associado de treis entidades: ANABB, AAFBB e, a mais recente, por indicação de meu amigo Medeiros, a AFABB-RS.
      Não me arrependo.
      Tenho ações em andamento na ANABB e também na AAFBB.
      E, ademais, sou frequentador da Sede no Rio da AAFBB.
      Tenho bons amigos lá.
      É um dinheiro bem aplicado.
      Você tem apoio jurídico, orientação em ações, sede campestre (embora eu ainda não tenha ido - um dia vou), tem um restaurante, biblioteca, sinuca, sala de aposentados, etc.
      Ou seja, tudo de bom.
      Grato pelo elogio ao texto.
      Procuro executar a contento a minha modesta parte.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  11. Adaí,

    Você está totalmente certo.
    Nossa renda mensal é nosso sustento. É um direito adquirido.
    É imexível.
    A Justiça sempre deixou isso claro.
    Todas as ações nesse sentido tem sucesso.
    Como é que um senador apoia uma aberração dessas?
    A lei não existe mais?
    Isso nunca aconteceria em um outro país avançado, civilizado, em uma democracia.
    Se eu tivesse 20 anos sairia deste antro.
    É uma pena. O Brasil tem tudo para ser um grande país.
    Mas a politicagem aqui não tem jeito.
    E o povo ainda vota em um partido como este.
    Tem de mudar. Tem de tentar. Um dia a gente acerta.
    Ou então é melhor fechar de vez prá balanço e não abrir mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Você disse tudo.
      A PREVI é nosso patrimônio.
      É, nas suas palavras, imexível.
      É o resultado da contribuição que demos durante toda a vida.
      Não é fruto de roubalheira, não é fruto de politicagem, não é fruto de Mensalão, não é fruto de Lava-Jato.
      É fruto de trabalho honesto.
      O Governo não tem o direito de mexer no nosso patrimônio.
      Essa gente tem de pagar pelo que fez, pelo que continua fazendo e pelo que ainda pretende fazer.
      Cadeia com eles.
      Por isso temos de continuar lutando.
      Por isso não podemos parar.
      Outras ameaças estão surgindo no horizonte.
      As portas foram abertas e os ladrões já conhecem o caminho.
      Temos de lutar pelo que é nosso e reaver o que nos foi roubado.
      Parabéns pela sua manifestação.
      Precisamos de gente como você.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  12. -Adaí desculpe fugir um pouco do tema. É uma forma de desabafo, para reflexão. Nos últimos anos, nesta época os bancários já estavam em greve ou com data marcada para inicio. Estive ontem em 2 agencias e questionei sobre greve (ninguem sabe de nada, não se fala nada). Estranho cadê o Sindicato. Deve ser ordem de cima. Apesar de que pra aposentado sindicato só atrapalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pr. Guima,

      Você tem razão. Está uma pasmaceira geral.
      Assuntos importantes não estão sendo discutidos.
      A exemplo está a perspectiva de securitização da pensão de idosos que ultrapassam uma data (???) prevista para morrerem.
      Assunto macabro. E nem isso está sendo discutido.
      Tudo isto está me parecendo que é resultado das eleições.
      Ninguém está vendo saída para nada.
      Parece que está tudo às mil maravilhas.
      Lamentável.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  13. Prezado ADAÍ,

    As informações da Previ sobre o Empréstimo Simples, saiu na ultima revista que será entregue nas nossas residencias, mas a mascara já caiu.

    Primeira suspensão do ES.

    42.06%

    Segunda Suspensão do ES.

    52.91%

    Mais da metade dos contratos ativos estavam suspensos, o que demostra a situação dos atuais mutuários do ES.

    Elevação do TETO para acerto das suspensão:

    Ficou claro que a mudança do valor foi apenas para receber dos mutuários o que estava a descoberto, em relação aos 52.91% dos contratos, prova de que essa negociação foi uma enganação, com a responsabilidade dos eleitos da chapa 3.

    Não houve vantagem para os mutuários, mas sim acerto para continuar emprestando sem ter que adicionar novas garantias, já que segundo informação o FQM esta afetado diretamente,porque o limite no nosso plano de 15% dos recursos esta longe de bater o teto, mesmo que a outra parte do plano resolva contratar o ES ainda assim não atingirmos o teto dos 15%.

    Ficou claro e evidente que não se fala mais em revisão em 2014, e que mais uma vez a Previ compara o maior fundo em ativos com os outros fundos do mercado, e essas comparações não reflete a nossa realidade, nem mesmo os proventos pagos pela Previ e os demais fundos de pensão, são apenas manobras para não melhorar o produto e continuar faltando com a verdade.

    Infelizmente esta realidade parece continuar, pois o compartilhamento das informações mesmo tarde apareceu e claro que ninguém usa o ES como benefício previdenciário que rende uma das melhores carteiras que a Previ administra.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina de Souza,

      Pessoalmente acho que o ES, como aliás já disseram outros colegas, tem um vício básico de estrutura.
      É um empréstimo de valor muito alto que só deveria ser utilizado em situações que promovessem uma mudança na estrutura da vida das pessoas, tais como a compra de um imóvel, a formação de um filho, ou uma outra necessidade desse porte.
      Nunca um empréstimo dessa envergadura poderia ser promovido que não fosse para um objetivo efetivo de mudança importante na vida das pessoas. O empréstimo imobiliário é um exemplo do que quero dizer.
      Acho muito difícil a PREVI encontrar uma solução que atenda de forma ideal e ampla a todas as demandas dos tomadores endividados pelo ES. Porque qualquer mudança terá de ter um caráter universal para atendimento a todos os demais tomadores e associados da PREVI.
      O problema básico, como frisei na minha nota, foi a Resolução 26.
      Ela desarticulou a vida dos associados que incorporaram o BET aos seus orçamentos esquecendo-se do aspecto TEMPORÁRIO do BET.
      Depois que o BET acabou - diga-se, antes do previsto - criou-se esse nó difícil de desatar.
      Acho que a PREVI, digo seus dirigentes, deveriam ter a devida sensibilidade e coragem para discutir esse assunto com os tomadores dos empréstimos do ES para discutir a melhor solução para o assunto.
      Do jeito que está sinceramente não sei como sair de forma tranquila dessa sinuca de bico.
      Sugiro que você, que apresentou o assunto de forma tão bem articulada, tome a iniciativa de apresentar suas queixas e sugestões diretamente à PREVI e continue a fazer suas denúncias neste blog e nos demais além de em outros veículos de comunicação.
      Aceite meus sinceros elogios e parabéns pela sua iniciativa e seu discernimento em relação ao assunto.

      Tenha Boa Sorte

      São meus sinceros votos

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  14. Primeira Parte,

    Prezado Colega Adaí, segue com a sua devida autorização e-mail enviado com o mesmo conteúdo aos Conselheiros Antonio Carvalho e José Bernardo de Medeiros, e a Diretora Cecília Garcez, sobre a solução encontrada para a Revisão do Empréstimo Simples Flexibilização, ou podemos chamar de ACERTO DE CONTAS SUSPENSAS já que mais da matade dos contratos estavam suspensos.

    Prezado Conselheiro Antonio Carvalho,

    Fiquei angustiada ao ler a reportagem sobre o ES na revista 179- Agosto/2014, por dentro do empréstimo simples, imaginei quem deva ter um beneficio previdenciário ou assistência social que rende o necessário e trás ganhos ao PB-1 é a Previ, que não cuida da carteira como deveria, soltando esta reportagem camuflada de segunda intenções e mentiras.

    O limite de 15% estabelecido pela legislação esta muito longe de ser usado, poderia todos os mutuários ser contemplados e mesmo assim ainda haveria folga de mais de 14 bilhões para esse programa.

    165 BILHÕES É O PATRIMÔNIO DA PREVI HOJE.

    24.BILHÕES PODERIA SER USADO COM OS PARTICIPANTES.

    Não há duvidas que a Previ tem falta de vontade de resolver os nossos reais problemas, e que só mesmo a justiça pode resolver esta situação, me enganei apoiando e votando na chapa 3, que de livre não tem nada, ainda mais quando comparamos os números e vemos que este circo foi armado para apenas arredondar os números a descoberto do ES.

    Primeira suspensão Janeiro/Março 42.06% pediram a suspensão.

    Segunda Suspensão Abril/Junho 52.91% pediram a suspensão.

    Chamou a minha atenção:

    36.556 contratos são de aposentados.
    15.212 contratos são de funcionários na ativa
    5.862 contratos são de pensionistas

    Total de contratos ativos 57.630, neste caso em especifico fiquei contente, pois apenas 30% das pensionistas estão usando o ES, sinal que muitas estão equilibradas, ou na verdade a composição dos pensionistas da previ é em grande parte composta por filhos menores, que apenas as mães faz uso do produto, teria que ter uma amostra por idade, para saber as faixas dos pensionistas.

    Já ultrapassamos a barreira dos 50% dos assistidos que contrata o ES, uma amostra da real situação dos nossos proventos que vem perdendo o poder de compra a muitos anos.

    Não resta a menor duvida Conselheiro Carvalho, a Diretoria de Seguridade foi muito clara, o ES FLEXIBILIZAÇÃO foi feito para que os mutuários acertasse seus compromissos a descompasso com a margem consignável e com o valor fora dos limites estabelecidos, faltou coragem a chapa 3 para enfrentar esta situação, e os números de excluídos por falta de margem é muito maior que apenas 3 mil colegas, assim como a Previ escondeu os números reais até o lançamento desta revista edição 179.


    ResponderExcluir
  15. Segunda parte, final.

    Não espero mais nada da chapa 3, pois as desculpas dadas pela diseg é falha e omissa, poderia facilmente ser resolvido com o aumento das contribuições ao FQM, ser criado outro mecanismo, mas não prefere comparar a Previ com os demais fundos de pensão, e por acaso existe comparação entre a Previ e os demais fundos de pensão? quem investe 60% dos seus recursos no mercado acionário ou bolsa de valores, quem tem a pior comunicação com seus participantes, quem compra micos para atender aos interesse do Governo, quem cumpre a resolução CGPC-26, que esta acima da lei, faz doação de metade dos superavit, não implanta o teto nos benefício e agora paga bônus aos diretores e para fechar paga a pior pensão apenas 60%, quer comparar o ES aos demais fundos do mercado, é no minimo de uma falta de clareza impar, para não dizer outro nome mais apropriado.

    Cansei das desculpas, muitas até bem criativas, mas da forma como esta vamos passar o mandato inteiro da chapa 3, com promessas vazias, e o que mais me incomoda é ver que todos os integrantes usam a mesma tática, sair pela tangente, e dizer que estamos trabalhando, mas o sofrimento continua grande, e a revolta é inevitável, vai chegar o momento que o descredito sera maior que a ESPERANÇA de muitos que ainda espera uma virada.

    Para terminar, seria melhor fazer um comunicado aos participantes, informando aos mesmos que neste ano não teremos mais REVISÃO DO ES, pois muitos ainda tem nesse produto uma esperança, mas a reportagem é bem clara e objetiva, essa revisão em 2014 já foi feita, apenas para que os seus leitores fique ciente que secou a fonte do ES, ao menos enquanto o Diretor Marcel foi o ocupante da Pasta de Seguridade.

    Termino agradecendo, e não mais postarei nada em relação ao ES que para mim, é perca de tempo e desgaste, e faço votos que a chapa 3, ao longo da administração faça cumprir as promessas de campanha, mas desde já alerto que o cenário é desanimador, visto que soluções simples são complicadas de sair do papel, talvez por falta de vontade ou por acordos.

    Atenciosamente


    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina de Souza,

      Entendo a sua revolta .
      Mas não posso deixar de acrescentar que os eleitos da chapa 3 são minoria. Os tres outros diretores são de indicação do BB enquanto o voto de minerva também é de um indicado do BB.
      Ou seja, existe um desequilíbrio básico incontornável.
      Dessa forma não considero justo culpar os representantes eleitos da chapa 3.
      Mas não podemos parar a luta.
      O PDS 275/2012 foi pelo ralo.
      Mas o próprio Senador Paulo Bauer, o autor do mesmo, prometeu entrar com nova investida no Senado.
      Infelizmente estamos nas mãos do Senador Pimentel (PT-CE) que foi do BB e começou sua carreira política com os votos dos colegas do BB e hoje, por uma ironia do destino, é o nosso maior inimigo e foi o autor da Resolução 26.
      E foi nomeado relator do PDS 275/2012 com o único intuito de barrar o andamento do processo até ele ser arquivado.
      Durma-se com um barulho desses.
      Mas temos de manter a crista em pé e não podemos perder a confiança e a esperança.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  16. Prezado Colega Adaí,
    Todos os dias ouvimos falar de políticos com mandato que desrespeitam o povo e até os roubam, mas o clima é de desânimo, os aposentados e pensionistas de um modo geral parece que cansou da política e dos políticos, no nosso caso em especifico Dirigentes do Maior fundo de pensão do Brasil a Previ.
    De onde tirar força para essa reação?
    O fato de não votar, ou votar em qualquer candidato só para cumprir com uma obrigação, ou ainda anular ou votar em branco, é falta de cidadania? Isso quer dizer que somos responsáveis por aqueles que elegemos e pelos seus mandatos?
    E o que o meu voto tem a ver com os mandatos dos eleitos da CHAPA 3 PREVI LIVRE FORTE E DE TODOS.
    Tenho o direito de ser fiscal de quem foi eleito, porque votei e apoiei e muitos através do meu apoio também votou, e logo após a eleição o discurso mudou, as frases de efeito surgiram de uma forma ativa e as promessas todas baseadas nos problemas vividos por nós, deu lugar ao de tempo ao tempo, é cedo para cobranças.
    Se cobrando com veemência ainda não tivemos resultados, imagina esperar o tempo passar, todos sabia o que tinha pela frente, os problemas e a cobrança por resultados era esperado, já que as dificuldades com o fim do bet e a volta das contribuições si perdeu na quebra do acordo.
    Não vivemos de ES, mas também não podemos negar que existe solução para esse problema, com a criação de um programa de saneamento de dividas, como existe o pas desequilíbrio no BB, acordos tem que ser criados para beneficiar ambos os lados, não apenas a casta de boas aposentadorias que darão boas pensões a um determinado grupo, quando se fala em Previ temos que lembrar que existe benefício de menos de hum mil reais e aposentadorias acima dos trinta mil reais.
    Nunca vai existir equilíbrio no PB-1, várias correntes se formaram ao longo de mais de cem anos de história e desigualdades e desequilíbrio, pois o superávit é um desiquilíbrio, fruto dos benefícios defasados ao longo de décadas.
    Não vou me alongar, mas peço desculpas por bater na mesma tecla, mas de certa forma me sinto enganada, não pela revisão do ES, mas pela mudança do discurso, pelo tom mais suave que os diplomas e a cadeira proporcionaram aos novos eleitos, que o tempo possa me fazer enganada, mas não vejo bons ventos no castelo de cristal Mourisco.
    Termino esse assunto, com a certeza da consciência tranquila e do dever cumprido de alertar os eleitos para suas promessas e um erro é uma marca do futuro de milhares de colegas aposentados e pensionistas que um dia acreditou na mudança.
    Saudações Cordiais,
    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina de Souza,

      Primeiramente, deixe-me lhe parabenizar.
      Se todos fossem ativos e combativos como você é, certamente não estaríamos nessa situação tão deplorável.
      Continue a botar a boca no trombone. Não pare.
      O Senador José Barroso Pimentel (PT-CE) que foi o autor da Resolução 26 e hoje é o relator do PDS 275/2012, vai travar o andamento desse projeto até ele ser arquivado.
      Essa figura foi colega nosso do BB, começou sua carreira política apoiado principalmente na confiança dos colegas do BB que votaram nele e foi eleito senador principalmente com nossos votos.
      E hoje é nosso maior inimigo.
      Um companheiro blogueiro o qualificou de Judas.
      Se arrependimento matasse já teríamos muito colegas que votaram nessa pessoa, mortos.
      Se não fosse por esse traidor não estaríamos passando por tantas dificuldades financeiras que tem desestruturado nossas vidas.
      Mas temos como reagir.
      É fazer campanha para ninguém mais votar nele.
      Mande mensagens para outros blogs, mande para associações, escreva cartas para jorrnais.
      Enfim, DENUNCIE !!
      Por incrível que pareça, esse homem é do PT - Partido dos Trabalhadores. Quais trabalhadores ele defende? Os banqueiros? As multinacionais que mandam seus lucros para o exterior? Os quadrilheiros do Mensalão?
      Não dá para entender, não dá para aceitar.
      Em compensação, temos um grande apoio na pessoa do Senador Paulo Bauer (PSDB - SC).
      Ele pode ter tido seus esforços perdidos nessa sua iniciativa com o PDS 275/2012., mas já se propôs a entrar de novo com outro processo em nossa defesa.
      Temos de o apoiar.
      E continuar a torcer pelo seu sucesso político.
      Não culpe os membros da Chapa 3. Eles não podem fazer nada.
      O sistema na PREVI está viciado.
      Nunca ganharemos nada enquanto 3 diretores forem indicados pelo BB e o voto de minerva também ser de um indicado pelo BB.
      Mas temos de continuar lutando.
      Temos de continuar denunciando.Parabéns pelo seu ativismo.
      Continue assim.
      Não pare !!!
      Você é admirável.

      Um abração

      do Companheiro e admirador

      Adaí Rosembak

      Excluir