quinta-feira, 16 de outubro de 2014

As Eleições e a Preservação das Instituições e da Democracia

Independente do presidente que venhamos a escolher nesta eleição, precisamos pensar nas preservação das instituições e da liberdade de expressão proporcionada pela democracia conquistada a duras penas neste país.
Depois de assistir na internet a entrevista do Deputado Federal José Nobre Guimarães (PT-CE), em que ele ameaça a democracia no Brasil com a tal da Regulamentação da Comunicação , não pude deixar de me sentir afrontado e indignado por ver a liberdade de imprensa e a cidadania do povo brasileiro ameaçadas por esse político arrogante e de índole autoritária.
Usar da liberdade proporcionada pela democracia para destruir a própria democracia sempre foi um golpe fundamental utilizado por forças totalitárias para implantar ditaduras.
Esta é uma disputa eleitoral marcada pelo radicalismo e pela agressividade de ambas as partes.
Mas os pontos que realmente interessam ao povo não estão sendo discutidos.
A razão é que, seja qual for o eleito, as medidas políticas e econômicas para tirar o país da situação crítica em que se encontra, serão duras.
Forçosamente terá de haver aumento nos preços de combustíveis e energia, investimentos pesados terão de ser feitos para a criação de termoelétricas, o sistema do bolsa família terá de passar por novos ajustes e controles, o gigantismo da máquina pública terá de ser equacionado – existem ministérios e órgãos do governo que precisam ser restruturados e outros que devem ser extintos – pois é um absurdo o governo ter 39 ministérios, grande parte deles cabides de empregos para atender ao nepotismo exercido por políticos.
E por aí vai.
Nos debates é extensa a lista de problemas que os candidatos abordam superficialmente e não apresentam qualquer solução, tanto no que tange à economia, à saúde, à educação e à segurança pública.
Em lugar de apresentar alternativas de governança, acabo de saber que os dirigentes do PT consideram que nos debates na TV , a postura agressiva e leviana da Presidente Dilma tem de ser incrementada.
Como é possível que um partido como o PT, que tem tantos quadros de alto nível, incentive essa postura de baixo nível ?
É preciso frisar que a tática de levantar calúnias, forjar estatísticas irreais, fazer acusações descabidas de ordem pessoal, baixar o nível do debate, enfim, tomar atitudes rasteiras desse jaez para fugir do foco de escândalos, de desvios de recursos e de notícias negativas da economia e da governabilidade do país, que são manchetes diárias dos jornais e dos noticiários das TVs, são golpes manjados que o público não engole.
Essa fuga do debate dos reais problemas do país só serve para denegrir a imagem da presidente e do PT.
O povo não é idiota, a opinião pública está com os olhos abertos, lê os jornais , vê a TV e sabe separar o joio do trigo.
Mantenham a postura e o debate em alto nível e só terão a ganhar.
Os próprios desinformados e miseráveis dos rincões deste país, semi-analfabetos, amedrontados, sem TV e muitos ainda sujeitos ao voto de cabresto , talvez venham a ser os iludidos por essa forma baixa de fazer política mas saberão, mais cedo ou mais tarde, cobrar a fatura daqueles que os estão enganando.
O PT deveria encarar de frente os chamados mal-feitos cometidos por correligionários seus e, dentro de um princípio de ética, expulsá-los de suas fileiras.
Isso deveria ter sido feito desde o início do Mensalão e, agora, também deveria estar sendo feito com o chamado Petrolão.
Porque não sistematizar um procedimento altivo e digno como ocorreu com o Deputado André Luiz Vargas Ilário (PT-PR) , representante do partido na Câmara, acusado de ligações com o doleiro Alberto Youssef ? Quando o PT tomou a dianteira do assunto e forçou o político a sair de suas fileiras, o PT cresceu na admiração da opinião pública.
Em sentido contrário, a Presidente Dilma criticou o Juiz Federal do Paraná Sérgio Moro e os promotores que estão à frente da Operação Lava-Jato, por “vazamento de informações relativas aos depoimentos de Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef ao Ministério Público e à Justiça”.
O Juiz Sérgio Moro esclareceu que por se tratar de ação penal, ela é pública.
Por que a Presidente Dilma Rousseff não foi orientada a agir da forma correta?
O certo teria sido elogiar a iniciativa do Juiz Sérgio Moro, até porque a Presidente Dilma Rousseff não foi acusada de nada. Muito pelo contrário. Ela foi vítima de um esquema criminoso engendrado, à sua revelia, por executivos da Petrobrás.
Agindo da forma que agiu, atraiu para si acusações de tentar encobrir atos de corrupção na Petrobrás e de tentar obstar a atuação da Justiça na apuração dos desvios.
Por essas e outras, não entendemos a razão dessa visão equivocada adotada pelos dirigentes do PT.
Será que é para proteger afilhados e indicados políticos que estão envolvidos nessas maracutaias?
Será que é resultado da ação de dezenas de milhares de partidários do PT que se encastelaram como parasitas nas sinecuras da máquina pública e estão receosos de perderem seus privilégios abusivos ?
Essa é uma atitude que revolta e entristece muitos membros valorosos do próprio PT e muitos simpatizantes do partido.
Não bastou a traumática lição do Mensalão? Será que o PT não extraiu nenhuma lição daquele desastre?
Será que o PT não enxerga que o povo está sedento por justiça, honestidade e retidão no trato da coisa pública?
O que mais espanta no PT não é que membros do partido tenham se envolvido em tantos atos delituosos. O PT, como qualquer outro partido, não é composto de vestais.
Qualquer partido e qualquer presidente estarão sujeitos a essas ocorrências e, é preciso que se diga com toda a franqueza, o candidato Aécio Neves não está imune a esse tipo de problema.
O que vai diferenciar um candidato de outro é a forma de lidar com o assunto.
E, pelo que vemos, até o momento, o PT não soube agir de forma adequada.
O que espanta no PT é justamente não reconhecer a gravidade das falhas e não ter a sensibilidade de perceber a marca de destruição e desencanto que esse comportamento equivocado deixa junto à opinião pública.
Pelo visto, parece que, depois de mais de um ano o PT não entendeu o sentido das passeatas de Junho de 2013.
O PT conta com quadro admiráveis e, entre esses, citamos pela reconhecida defesa de nossos interesses, o Senador Paulo Paim (PT-RS) e o Senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Temos outros companheiros ligados ao PT, de altíssima competência, integridade e dedicação, tanto no BB, na PREVI , na CASSI e em órgãos ligados ao PT, como é o caso da CUT.
Assim, é preciso deixar claro que não atacamos pessoas de per si, mas sim a postura de um partido que, de moto próprio, permitiu-se enredar em tantos atos maleficentes e tantos desvios , ao ponto de destruir sua aura de esperança e pureza na redenção deste país.
Mas, voltamos a repetir que, acima de todas essas considerações, seja quem for o vencedor nesse pleito, o fundamental e o mais importante que esse escolhido deve ter em mente é respeitar o patrimônio de liberdade de expressão e de democracia neste país.


Associado da AAFBB, ANABB e AFABB-RS

29 comentários:

  1. Caro Adaí,

    Parabéns pelo seu artigo.
    Objetivo, honesto e esclarecedor.
    Deus nos oriente nesta eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Seja quem for o eleito, o importante é que tenha o compromisso sagrado de respeitar as instituições, a liberdade de expressão e a democracia.

      Excluir
  2. Eu estava até tendendo a mudar meu voto e votar no candidato de voces, depois de ler os blogs que voces se indicam. Mss, pensei melhor e resolvi pesquisar a vida desse mineiro. A presidente Dilma pode ter seus defeitos, porém não é acusada das ilicitudes cometidas pelo Aecio Neves. Não, colegas, o melhor para nós não está nessa disputa. Entretanto, jamais votarei num candidato que tem mais o perfil de um canastrão, escolhido pela classe social da qual jamais farei parte e tem amigos com os quais eu jamais andaria. Nunca ouvi falar que a Dilma tem amigo empresário ou banqueiro, muito menos dirigente de clube de futebol envolvido com o tráfico, ou tenha parente acoitado em cargo comissionado no governo ou que tenha dirigido bebada e espancado a namorada ou fosse viciada em alguma droga, nem que pedisse cabeça de jornalista que fizesse reportagem negativa de seu governo, até porque falar mal é tudo que a gente vê por aí .Sinto muito que alguns colegas estejam sendo iludidos porque estão em situação dificil e são levados pela emoção a votar com o candidato desses colegas , mas é o caso de pensar e pensar corretamente. Se tudo for diferente do que se imagina, outra eleição só depois de 04 anos, e talvez reste pouca coisa pra consertar. É uma pena que esses blogueiros não tenham a virtude democrática do debate, bem visível ao não publicarem comentários criticos como este, preferindo dar voz aos aliados e aos bajuladores. O que publicam, então, fica meio suspeito. Outra coisa, quem já leu o que diz o antecipadamente nomeado ministro da economia Arminio Fraga sobre os bancos publicos, sobre a redução de seu papel na economia, não pode votar na volta dos tucanos. Quem votar 45, aposentado do BB, funcionário da ativa de bancos publicos estão avisados. O que não falta no Arminio é sinceridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jurandir Cass,

      Você está enveredando pelo caminho que justamente eu denunciei em minha nota.
      Em lugar de se debruçar sobre os problemas sérios pelos quais passa o país, que são denunciados diariamente pelos jornais e noticiados pelas TVs e que são de pleno conhecimento da opinião pública, você prefere levantar uma série de acusações esparsas sobre a vida pessoal de um candidato.
      Acusações de que o candidato “é um canastrão e escolhido pela classe social da qual jamais fará parte e que tem amigos com os quais nunca andaria”. Diz adiante que “jamais ouviu falar que a Dilma tem amigo empresário ou banqueiro”. E desfila uma série de outras acusações difíceis de serem comprovadas.
      Se partirmos para esses ataques baixos e infundados vamos ter de esquecer que existe uma Lei de Anistia Política e passaremos a combater a Presidente Dilma por ter participado de um grupo terrorista em sua juventude e levantar dúvidas sobre se ela matou algum adversário político, se cometeu algum ato terrorista , se participou de sequestros ou se assaltou bancos.
      O que, evidentemente, seria muito mais sério do que, supostamente, ter dirigido bêbado ou brigado com alguma namorada (o espancamento fica por sua conta) ou, até, pasmem, ser viciado (ou ter experimentado?) alguma droga (qual?).
      Quanto à Presidente Dilma não ter amigo empresário ou banqueiro, as fotos tiradas da presidente com Eike Batista foram montagens? E os necessários encontros com empresários, autoridades e banqueiros, seriam farsas?
      Vamos parar por aí.
      Não é nessa linha de radicalismo cego que melhoraremos este país.
      Precisamos nos debruçar sobre as alternativas de solução para os reais problemas que afligem a nação brasileira e não descer a esse nível rasteiro de briga de comadres.
      Tenho amigos do PT com os quais discuto os problemas de nossa sociedade em um nível elevado. Discutimos ideias, planos , alternativas e os melhores caminhos a tomar para resolver nossos problemas.
      Muitos deles, diria a maioria, concorda que o PT cometeu erros e não concordam com o baixo nível de ataques pessoais que estamos presenciando nos debates na TV.
      Também discuto em termos civilizados as várias argumentações que vão contra os princípios preconizados pelo candidato Aécio.
      Assim, caro Jurandir Cass, recomendo a você e a quem quer que seja, que adote essa conduta de equilíbrio e civilidade no seu posicionamento político.
      O radicalismo só leva a mais radicalismo e à violência.
      E, lembre-se, o mais importante de minha nota é que ressalto que, seja quem for o eleito, ele deve ter o compromisso sagrado de respeitar o patrimônio da liberdade de expressão e a democracia neste país.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Ver o Chico Buarque, hoje, na campanha da Dilma pra mim é tudo.
      Voto em Dilma, amigo, e espero que os colegas pensem bem, pois há mudancas que são pra pior.
      Hoje o Juca Kfouri escreveu um artigo revelador sobre o candidato de vocês.
      O titulo é "Aécio é assim".
      Espero que voces, blogueiros e dirigentes da Previ da chapa 3, tenham um péssimo 26 de outubro.
      Para o bem de todos, funcionários e aposentados do BB e bancos publicos, e
      mais a maioria do povo brasileiro.
      Não fiquem com raiva de mim, pois só estou comunicando o que penso, com a permissa desse democrático, o unico entre os outros, blogueiro.

      Excluir
    3. Jurandir Cass,

      Li o artigo do Juca Kfouri e não gostei. Quanto ao Chico Buarque, respeito a opinião dele como respeito a de todos, mas o considero um cara superado.
      Espero ter um ótimo 26 de outubro e desejo o mesmo para você.
      Não tenho raiva de você. Porque o teria?
      Pelo fato de você pensar de forma diferente de mim?
      O importante é que você vote de acordo com sua consciência e respeito o direito dos outros de votar e escolher quem quiserem.
      E, se sua candidata for eleita, por favor peça a ela para acabar com essa estória de Regulamentação e que respeite a liberdade3 de expressão e a democracia.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Estou aterrorizada com o nível de baixaria do PT.
    Ao contrário do partidário do PT acima, eu estava indeciso em quem votar.
    É por exclusão. No PT eu não voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anônima,

      Realmente o PT está baixando o nível nos debates.
      Como os petistas não conseguem rebater o que é noticiado nos jornais e mostrado nas TVs diariamente eles partem para a agressão e a calúnia.
      É só analisar o texto do comentarista acima. Sem maiores comentários...
      O que ocorre então?
      O efeito passa a ser justamente o inverso do que o PT pretenderia com o incremento das agressões nos debates.
      Os indecisos se definem pelo candidato Aécio.
      É lamentável que isso esteja ocorrendo com o PT.
      De qualquer forma vamos esperar ansiosamente pelos resultados da votação no dia 26.
      Mas, seja qual for o vencedor, não podemos nos descuidar da preservação das instituições e da liberdade de expressão e da democracia.
      Hoje mesmo li um artigo de um partidário do PT que defende a tal da Regulamentação da Comunicação.
      É p fim da picada.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Cara, essa eleição vai ser do cacete.
      Os petralhas estão aterrorizados de perderem as mamatas.
      A Dilma hoje até teve queda de pressão no debate.
      Acho que ela não vai aguentar a parada.
      O importante é tirar o lixo do PT do Governo.
      São um bando de ladrões e corruptos.
      .

      Excluir
  4. Caro Adaí,
    Peço licença para discordar, pois entendo que a mídia deva ser regulada, sim, até porque assim preconiza a nossa Constituição de 1988. Basta uma simples menção ao tema para que se ouça o brado de quem vê nisso a censura dos meios de comunicação. No entanto, a regulamentação que necessitamos é sobre o seu PODER ECONÔMICO e não seu CONTEÚDO. São coisas bem distintas. Há uma perigosa concentração da mídia no Brasil, apenas no exemplo das Organizações Globo, verdadeiro poder paralelo que aliena e manipula o noticiário e a agenda política de acordo com os interesses de seus proprietários (e anunciantes). Monopoliza, na prática, o mercado de publicidade, a ponto de asfixiar qualquer tentativa de quebra de poder através do famigerado BV, ou bônus de veiculação, prática desonesta que mantém cativa quase 80% das verbas publicitárias. A Globo manda e desmanda no país e capturou até nosso futebol através de rasteira corrupção junto à CBF e os clubes. Não consigo acreditar que alguém bem informado não reconheça a atuação deletéria desse grupo à sociedade brasileira e ainda desclassifique o debate para que ele não avance. Isso faz o jogo de quem não quer perder o império que montou com as benesses da ditadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Realmente parece que vivemos em planetas diversos.
      Só a menção de que a mídia deva ser regulada, por controle de Poder Econômico, já me deixa arrepiado.
      Veja o que está acontecendo na Venezuela.
      A esquerda no Brasil tem seus veículos de comunicação. Como exemplo cito a Revista Carta Capital.
      Existem inúmero outros periódicos de esquerda.
      A primeira medida que Stalin e Hitler fizeram foi justamente, a pretexto de regular a mídia, incendiar os jornais da época que contrariavam sua visão totalitária de Estado.
      Prefiro o Poder Econômico que permite as pessoas se expressarem livremente, do que o Poder Econômico do Estado.
      A entrevista desse Deputado José Nobre Guimarães (PT-CE) só pode ser expressa em um regime democrático.
      Faz parte da mesma visão dos endeusadores de ditadores que pretendem sufocar a crítica livre das pessoas.
      A sorte é vivermos em uma democracia, em um estado onde impera a liberdade de expressão.
      No período da ditadura militar no Brasil os comunistas eram presos por estarem de posse de livros que defendiam o marxismo. Eu mesmo, como iludido adolescente que achava que o comunismo seria a salvação da humanidade tive de esconder meus livros de marxismo pois corria o risco de ser preso.
      Na Alemanha de Hitler aconteceu o mesmo.
      Posso até ser contrário à sua visão política mas defenderei até a morte seu direito de a expressar, já dizia Voltaire.
      Você cita O Globo.
      Mas no Brasil existem outras redes, como a Record, Bandeirantes e outras mais.
      Já escrevi várias notas ao O Globo contestando posições defendidas por articulistas daquele jornal,
      E essas notas foram publicadas.
      Agora mesmo você pode apresentar sua visão pessoal em relação à liberdade de expressão.
      Não procure desvincular poder econômico de conteúdo.
      Poder econômico existe em qualquer área e as outras redes também tem poder econômico.
      O que não admito, em nenhuma hipótese, é o poder econômico do Estado.
      Senão vamos acabar como a Venezuela, Equador ou Bolívia em que contestar o Governo é motivo para se fechar um veículo de comunicação. E o pretexto é justamente o ataque ao poder econômico a veículos de comunicação tradicionais.
      Só sobrevivem os veículos de comunicação do Governo, que sobrevivem às custas do Estado e que só publicam o que os ditadores querem e onde não existe qualquer forma de contestação.
      Stalin já dizia que, se a mídia era considerada uma arma, a primeira coisa que os comunistas deveriam fazer era impedir seus inimigos de usarem essa arma.
      Por isso, caro Anônimo, desfrute da liberdade de expressão da mesma forma que o deputado federal do Ceará pois você está vivendo em um estado democrático que respeita o seu direito de se expressar.
      Viva a democracia e a liberdade de expressão.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Colega, a esquerda, tinha que ser, sempre eclamou, chorou e jurou que a Globo, os Marinhos, acobertaram uma ditadura militar manipulando, mentindo e omitindo fatos e noticias com a colaboração de uma empresa americana, que injetou dinheiro nna organização, a revista Life. Ela foi colaboracionista, assim com outros órgãos de imprensa, e ganhou pra isso, via empréstimos bancários e concessoes e mais concessoes. É por isso que, hoje, a familia Marinho é a 5a. mais rica do pais e uma das maiores do mundo. Mesmo assim, isso não pesou, na hora adquirir os direitos pra transmissão da Copa 2002, de cometer o crime de sonegação fiscal e evasão de divisas, ilicitude gravissima em outros paises mais zelosos com seus impostos, cujo boato, que não é boato, o sr deve ter ouvido falar. Dizem que foi mais de bilhão. Mas, pra voces isso não é nada, a não ser que fosse um petista...... O sr vive duvidando das palavras de gente da esquerda, pelo que vejo, porém, se quiser tirar a prova de que a imprensa, não só a Globo, manipula, mente, esconde e omite basta ir no site de O Globo e ler a confissão que essa empresa faz sobre seus malfeitos, se bem que uma confissão meio fingida, mas tá lá. Claro que não foi pir peso na consciência, pois isso só aconteceu depois das manifestacoes de junho 2013, quando os reporteres da Globo eram extirpados do meio delas, lembra? É uma pena que tantos colegas estejam sendo influenciados por vocês e que, se acontecer o pior, eu também terei que sofrer o castigo. Absurdo!!!

      Excluir
    3. Jurandir Cass,

      Você está parecendo a Dilma Rousseff pois, para fugir dos problemas de seu Governo (ou Desgoverno?) começa a levantar um monte de probleminhas pessoais pelos quais qualquer pessoa passa na vida.
      E porque ela não disseca seu próprio passado como guerrilheira e terrorista? Poder-se-ia perguntar quantos ela matou, quantos bancos assaltou, quantos sequestros efetuou, quantos atos de terrorismo perpetrou.
      Isso ela não faz, mas prefere se debruçar em um exame de bafômetro a que o Aécio não quis se sujeitar, ou a uma briga mais passional com uma companheira do candidato.
      Você cita um monte de problemas do O Globo, mas e os problemas das outras redes?
      São todas santas?
      Você fala que vivo duvidando das palavras de gente da esquerda mas, em minha juventude, fui um comunista ferrenho que estudou dois anos de russo para ir estudar na ex-URSS.
      A diferença entre mim e outros da época, como sua candidata, é que não enveredei pelo caminho do terrorismo.
      Por isso meu caro, devolvo a você as palavras a mim dirigidas.
      Considero um absurdo que muitas pessoas e companheiros estejam ainda sendo influenciados por essas teses comunistas superadas que conseguiram quebrar a URSS e estão quebrando a Venezuela,
      Por isso tenho medo de que sua opção seja a vencedora nestas eleições.
      Pois, em razão dessa escolha desatinada, eu e outros irão sofrer as consequências.
      Isso é que é uma loucura e um retrocesso na mudança deste país.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Adaí,

    Estou espantada com o número de comentaristas - todos devem ser do PT - que defendem o sufocamento da liberdade de expressão.
    Não bastou 30 anos de ditadura militar? Será que essa gente não aprendeu nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anônima,

      Tenho vários amigos que eram do PT mas se sentiram tão chocados com o Mensalão que foram para o PSOL, PSTU, ou reviram sua visão ideológica e foram para o PSDB ou mesmo DEM.
      Outros ainda enxergavam virtudes no PT mas mudaram de lado quando houve essa ameaça de toldar a liberdade de imprensa e de expressão e, por consequência , a instalação de mais um regime bolivariano no Brasil.
      A partir dessa ameaça defini meu lado pois sou um partidário incondicional da democracia.e da liberdade de expressão.
      O que eu não vi e não conheço ninguém que o tenha feito, é mudar de lado para ir para o PT.
      Estranho, não?
      Sinceramente, tenho medo do que possa acontecer a este país se Dilma Rousseff vencer esta eleição e quiser adotar esse totalitarismo ideológico fechando jornais e TVs do que não concordarem com a linha ideológica do PT.
      Muito embora eu até duvide que isso venha a acontecer pois o povo brasileiro hoje está bem amadurecido politicamente e não vá aceitar um golpe sujo dessa magnitude.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Senhores, a história do BB é escrita pela elitização intelectual de seus funcionários. Ouvimos milhares de vezes da importância representativa do banco por este país afora sendo as autoridades do município - o prefeito, o padre e o gerente do BB . Bem , pelos blogs constato um retrocesso lamentável pela forma grotesca, rude, deselegante, desrespeitosa inseridas em nossa comunidade BB. Pessoas estas se declaram PETISTAS e agradecemos serem sinceros por escancararem a verdadeira índole ditatorial de baixaria , vulgaridade e imaturidade. Todos tem qualidades e defeitos, no entanto os que conquistam são os de caráter educado, gentil, pacífico, sorridente, afável e instruído. Vejam , os comentários pela mídia internacional apontando , justamente, essas virtudes positivas no Aécio e sendo a razão da conquista de eleitores. Pois é, a grandeza de uma comunidade é concretizada pela educação e cultura, em primeiríssimo lugar. No pretérito mudamos para o PT na esperança de moral e grandiosidade para o povo desse país e no entanto presenciamos o retrocesso para a imoralidade - foi a decepção! Temos, sim, de criar novas esperanças e mudar, A esperança que impulsiona a se atingir o sucesso. E aqui enfatizo a primordial necessidade de pensar e refletir nessas manifestações agressivas e pensar no exemplo de educação e formação moral para as crianças e jovens que deveriam estar SENDO INCENTIVADAS a assistir nossos canais de TV EDUCATIVAS com excelentes profissionais e conteúdos não prestigiados como, também, são os professores. Os combatentes da ditadura viraram ladrões, fizeram fortunas !!!
    TRABALHO, DIGNIDADE E HONESTIDADE é o que precisamos !!!,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Você disse tudo.
      O PT e muitos de seus partidários por seu fanatismo político odioso amealharam muitos opositores.
      Logo no primeiro debate com o Aécio Dilma baixou o nível e foi aplaudida e incentivada por esses radicais.
      Ela até poderia ter se saído muito bem mas decidiu enveredar por esse caminho e, aí, no segundo debate o Aécio teve de recorrer aos mesmos golpes baixos , pelo que vi, respondeu à altura.
      É uma pena que o PT tenha começado essa baixaria em lugar de debater planos, alternativas e o que fazer para colocar a nação nos eixos.
      E não creio que esse processo odiento possa ser revertido nos próximos debates. Existem facções extremamente radicais dentro do PT que querem virar a mesa.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Esse sr., tão fino e educado, não deve ter visto os debates na tv. Seu candidato foi muito respeitoso ao se dirigir a uma sra de 67 anos, presidente do Brasil, que, concordem ou não com seu governo, não tem o caráter desse filhinho de papai, envolvido em tantas situacoes escandalosas e de ilicitudes. Certamente o sr. nao sabe navegar na internet ou, pra não tirar de sua mente a bela imagem que tem dele, tem medo de levantar o tapete. O pior, pra voces, é que muitas dessas noticias assustadoras sobre o tucano sairam nos jornaloes paulistas, a FSP, Estadão, etc... Tire a trava de seus olhos e pesquise no Google , ou onde preferir , noticias conjugando os nomes de Aecio e mais um destes nomes ou expressoes Jorge Kajuru, Jucá Kfouri, Zezé Perrela, Andrea Neves, Ministério Publico, Desvio na saude, nepotismo, aeroporto, claudio, montezuma, BAFOMETRO, FURNAS, MENSALAO MINEIRO, CLESIO ANDRADE, e etc etc etc.... É assustador!!!! Lembro que Rogers Abdelmassih, FHC, DEMOSTENES Torres, também sao educados, sorridentes, afaveis e instruidos, mas não valem nada. Outra coisa, caro ex colega(felizmente), hoje em dia todos tem a chance de ter essas virtudes que o sr tanto admira, e ser uma elite intelectual do BB( posso rir?). Isso acabou no BB, pelo menos das superintendencias pra baixo . E só mais uma coisinha: os pobres , que o sr conhece tão pouco, também tem essas virtudes e muito mais honestidade, dignidade e disposição de trabalho do que qualquer pessoa que conheça. Jesus tanto pregou uma vida de humildade, mas ainda existem pessoas que se acham diferente das outras. Pó é o que todos somos, pó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      No início dos debates eu estava indeciso sobre que lado ficaria, mas, a partir do momento em que o PT para se desviar da discussão dos reais problemas que afligem o país atualmente e das alternativas para reformar o país no futuro, passou para a agressão pessoal baixa, eu defini minha posição.
      Se for para discutir o passado, porque não vamos falar do passado de terrorista e guerrilheira de Dilma Rousseff? Será que ela matou? Ela participou de assaltos a bancos e sequestros? Aécio Neves não apelou para essa baixaria.
      Feio é o PT ficar inventando, exagerando e deturpando notícias mal fundamentadas para emporcalhar a vida do rapaz.
      Já fiz essa pergunta antes e vou fazer mais uma vez. Será que o PT não aprendeu nada com esse tipo de baixaria?
      Será que os "gênios" que estão cuidando da campanha do PT não percebem que vão deixar de ganhar muitos indecisos com essa forma rasteira de campanha?
      O povo, pelo menos os que leem , e tem TV, e que tem um mínimo de discernimento sabem separar o joio do trigo.
      Os semi-analfabetos, que não tem TV, estão tão alienados de qualquer discernimento político, que talvez até acreditem nessa estória furada de que vão tirar o bolsa-família deles.
      Mas, se não for desta vez, pode ser que da próxima, quando tiverem TV e seus filhos lerem, votem com discernimento e cidadania.
      Vamos ver o que vai sair no dia 26. Para o bem ou para o mal.
      Afinal é como você diz.
      Pó, é o que todos somos !! Pó !!!

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Para alguns donos da verdade, velhos ex colegas, tv só serve pra assistir novela e ver os noticiarios, tudo na Globo, claro, porque se não eles estariam pensando um pouco diferente. Não votarei num cinico, o próprio sofista da ágora grega.O Brasil precisa de uma PESSOA melhor e ela não é esse cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Seu comentário está tão figurado que ficou incompreensível.
      Não dá para responder. Quem é esse sofista da ágora (não precisa dizer que é grega pois o termo se refere a uma praça da Grécia Antiga) ?
      Seja mais explícito.
      Este blog é um espaço democrático.
      Se não vier com agressões pessoais pesadas ou palavrões, eu publico.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Eu já decidi. Vou me omitir.
    Escolher em qual merda votar é demais para mim !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Seu comentário carrega uma conotação um tanto ou quanto escatológica.
      De fato, ninguém é perfeito.
      Mas se o raciocínio é esse vamos dar oportunidade ao novo.
      O que está aí está viciado, corrompido e não tem mais jeito de consertar.
      Dentro de seu ponto de vista, pelo menos vai ser uma merda com cheiro diferente.
      Seu comentário me fez rir pois em Campos (RJ), há anos atrás, um candidato pichou em letras pretas bem grandes em um paredão branco, os seguintes dizeres:
      "Bosta por bosta, vote em J. Costa".
      E não é que o cara foi eleito?
      É isso aí.
      A democracia está sempre nos reservando surpresas.
      Só não há surpresas é nas ditaduras.
      Vamos esperar até o dia 26. Estou ansioso para saber quem vai ganhar.
      Espero que tenha cheiro de rosas.
      Vamos fazer uma aposta para ver quem ganha?

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. "Quando alimentei os pobres,
    chamaram-me santo, mas
    quando perguntei por que
    há gente pobre, chamaram-me
    comunista"
    Dom Helder Pessoa Camara
    Perseguido na ditadura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Eu já conhecia essa expressão de Dom Helder Câmara.
      Mas não entendi a razão da colocação da mesma em seu comentário.
      Ainda mais com a nota de que foi perseguido pela ditadura.
      Ele já faleceu e nunca concorreu a nenhuma eleição.
      Portanto, não entendi o sentido de seu comentário.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  11. Caro Adaí,

    Estou de saco cheio com essa brigalhada nos debates.
    Já tenho meu voto definido e vou tratar é de cuidar da minha vida porque a deles já está ganha.
    Não vou assistir mais nenhum debate.
    No dia 26 vou exercer meu dever cívico e chega de perder tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Compreendo e respeito sua posição.
      A baixaria que foi desencadeada pelo PT deixou muita gente chateada e desencantada com esses debates.
      Para dizer a verdade, eu já defini meu voto e não vou mais perder meu tempo assistindo a esses debates deprimentes.
      Realmente é de encher o saco.
      Eu sempre sou partidário da renovação no poder.
      É um princípio muito valioso em um regime democrático.
      Certamente outros problemas surgirão. É da vida.
      Mas acho que o PT se esgotou nesse processo de corrupção generalizada e ingovernabilidade.
      É hora de mudança.
      O regime está doente e o povo não aguenta mais esse desfile contínuo de degradação, corrupção e descontrole do Governo.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  12. Foi redundância do comentarista acrescentar que ele foi perseguido pela ditadura. Ser taxado de comunista já era uma ação discriminatória e não era necessária muita coisa para cair nas mãos dos milicos. Engraçado é que meu pai, dono de um sitiozinho lá do interior do Ceara, acreditava que passava por uma revolução e naquela época revoluções só aconteciam em Cuba, China, Rússia...Dava para confundir qualquer um num país em que falar a verdade era um caminho para o pau-de-arara. Não havia corrupção, igualzinho ao que se via em Minas até agora há pouco.

    Carlos Roberto A. Marinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos Roberto A. Marinho,

      Nos dias de hoje, com a internet varrendo o mundo em segundos, com a tecnologia de informação instantânea dos modernos veículos de comunicação , das redes de TV captando tudo, dos celulares que enviam fotos para qualquer lugar do mundo na hora da fotografia dos acontecimentos, penso que não existem condições para se implantar ditaduras nos moldes de 1964, ou do tipo do stalinismo ou hitlerismo da década de 30.
      No caso de seu pais, hoje ele teria sua TV lá no sitiozinho do interior do Ceará e estaria informado de tudo.
      O mundo mudou.
      Ouvimos falar de casos de corrupção daqueles anos e que hoje seriam inadmissíveis pois as polícias possuem tecnologia avançadíssima para detectar e gravar tudo isso. Os telefones são grampeados , contas bancárias são rastreadas, tudo é registrado...
      Você diz que não havia corrupção? Desculpe-me mas acho que havia muito mais do que agora só que não era investigada porque as polícias da época não dispunham dos recursos tecnológicos atuais.
      Você fala em corrupção em Minas mas e nos outros estados, nas estatais e no Governo Central?
      Um dos erros do PT foi não procurar esclarecer os atos de corrupção de imediato, como por exemplo, no Mensalão.
      Agora o mesmo está ocorrendo no Petrolão.
      As urnas darão a resposta a tudo isto no dia 26.
      Faltam poucos dias.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir