domingo, 21 de dezembro de 2014

Corrupção na Petrobrás

Amanhã cedo estarei viajando e só voltarei no Ano Novo.
Se por um lado ver outros ares é sempre salutar, sinto-me um tanto frustrado por não ter tempo hábil para elaborar uma nota mais estruturada sobre a situação de corrupção na Petrobrás.
Acabei de assistir no “Fantástico”, na TV Globo, a entrevista da  Gerente de Abastecimento da Petrobrás Venina Velosa da Fonseca , não me contive e elaborei este limitado arrazoado.
Estou tão excitado com as declarações dessa moça  que acho que nem conseguirei dormir.
Normalmente já sou um noctívago e com uma bomba como essa é que não conseguirei dormir mesmo.
Nem as declarações do Pedro Collor que desencandeou o processo de deposição de Fernando Collor de Mello foram tão impactantes como o de Venina Velosa da Fonseca sobre a corrupção na Petrobrás.
Afinal de contas  Pedro Collor era irmão do Presidente Fernando Collor de Mello e essa denunciante acupa um cargo de gerente de área na Petrobrás; nem diretora ela é.
Para tentar detê-la e isolá-la a transferiram para a unidade da Petrobrás em Cingapura; em lá chegando foi avisada que não teria nenhuma atuação executiva e que passaria a fazer um curso.    São uns canalhas e covardes !!
Essa entrevista vai render muitas manchetes mais aprofundadas na mídia.
Essa mulher desafiou todo um gigantesco sistema de corrupção montado dentro da maior empresa brasileira.
Não deixou pedra sobre pedra.
Mas ainda falta muito mais para falar e ela prometeu que não vai parar.
Não vai parar em respeito a ela mesma, às suas filhas, à sua família, à Petrobrás e ao Brasil.
Está sofrendo pressões e ameaças de toda ordem.
Apelou para seus companheiros na Petrobrás para que a acompanhem nessa epopéia.
Nunca em minha vida vi um depoimento tão impressionante como o dessa  mulher raçuda e determinada.
É de gente assim que o Brasil precisa para fazer uma faxina geral.
É um processo sofrido e só essa mulher corajosa sabe o que está passando em razão das denúncias que está fazendo.
A melhor coisa que Venina Velosa da Fonseca fez foi denunciar tudo no “Fantástico”.
E ela sabe que, a partir do momento em que  começou a afrontar o “sistema” esquematizado dentro da Petrobrás, ela não pode mais parar.
Tem mais é de voltar com mais material e expor tudo na TV.
O que essa quadrilha que se instalou na Petrobrás mais teme é a luz do sol.
Eles atuam nas trevas.
São ratos de esgoto.
Parabenizo aqui o blog TERCEIRA VIA (que pode ser acessado através deste blog) que foi o primeiro que abordou a entrevista de Venina Velosa da Fonseca  na nota “Venina é uma Heróina”.
Espero que os demais blogueiros se debrucem sobre essa matéria que, sem exagero, classifico como um marco histórico.
Espero encontrar matéria farta e empolgante sobre o assunto para degustar em minhas leituras noturnas quando voltar de viagem.
Feliz Natal e um Ano Novo pleno de saúde, felicidade e sucesso para todos.

Adaí  Rosembak

Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

6 comentários:

  1. Assisti ao Fantástico só p/ouvir esse depoimento. Concordo plenamente com o texto e assino embaixo. Eloy Severo de Rosário do Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eloy Severo,

      Acabei de chegar de viagem e ainda estou tomando ciência do que andou acontecendo por aqui.
      Após chegar de um país com uma temperatura abaixo de zero e de ter aguentado o tubo de saída do avião com uma sensação térmica de 55º tive uma crise alérgica com início de bronquite.
      Estou me medicando.
      Agora me defronto com as manchetes dos jornais e não vejo quase nenhuma notícia sobre a corrupção na Petrobrás
      e muito menos sobre a entrevista da executiva Venina Velosa da Fonseca.
      A TV noticia o tempo todo ataques terroristas na França e passeatas com a participação de mascarados contra aumento de tarifas de ônibus.
      Ou seja, muita coisa mudou muito rapidamente e preciso me inteirar melhor sobre o que ocorreu nesse curto período.
      De qualquer forma penso que o assunto Petrobrás voltará às manchetes e, como prometeu Venina Velosa da Fonseca, espero que ela apresente provas consistentes das irregularidades que apontou.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Adaí,

    Infelizmente não pude assistir ao depoimento da Gerente Venina da Petrobrás no Fantástico.
    Mas pelo que foi colocado no blog Terceira Via e no seu blog (achei seu texto bem mais contundente que o texto do blog Terceira Via) fiquei muito impressionada.
    Hoje li no O Globo a entrevista dela.
    É como o senhor disse uma mulher de fibra e corajosa.
    Deus queira que outros colegas dela na Petrobrás tenham a mesma coragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônima,
      Peço que leia a resposta acima a Eloy Severo.
      É o que posso dizer do presente momento.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. CASO PETROBRAS - NESSA HISTÓRIA NÃO EXISTEM "VIRGENS VESTAIS"
    O Brasil está ficando sacudido com os últimos acontecimentos envolvendo corrupção na maior empresa brasileira.
    Porém, se formos refletir, temos que pensar que a história não é bem assim. Quando se trata de negócios, públicos ou privados, no Brasil em uma escala maior que nos países desenvolvidos, mas isso (corrupçâo), ocorre em maior ou menor escala.
    Basta olharmos o exemplo dos escândalos “privados” das gigantes Siemens e Alston, além de que, seria inocência de nossa parte, negarmos que as empreiteiras envolvidas nesta grande negociata são da iniciativa privada, e fazem parte do esquema como corruptores, o que podemos, coerentemente chamar estes escândalos que dia a dia sacode as estruturas do Brasil de, na verdade um “escândalo de economia mista”, o que na verdade a Petrobras se encaixa.
    Se formos analisar friamente, podemos perceber que nesta história, não há lugar para “virgens vestais”, ou seja, não há inocentes, mesmo ao mais desavisado cidadão brasileiro.
    Todos nós assistimos perplexos, no jornal da “Vênus Platinada” (que é um belo exemplo a não ser seguido quando o assunto é corrupção), a mais uma testemunha, a agora conhecida Venina Veloso (ou seria Venina Venosa?), que numa entrevista bombástica, mal conseguiu explicar a sua participação nesta história toda. Entrevista constrangedora, tanto da parte da agora “famosa”, ou melhor dizendo, “notória” (com licença de poder utilizar a expressão yankee), como também da “jornalista” Glória Maria, que o tempo todo, demonstrou que a entrevista foi uma bela “armação”, visto que as perguntas não saiam de sua cabeça, mas sim de outras pessoas por detrás de seu “gadjet”, o qual ela olhava mais do que nos olhos de sua entrevistada.
    Se bem que, pelos olhos fugidios, tristes e com um ar de “distanciamento, carregado de arrependimento”, tentando explicar a sua participação durante todos os anos que trabalhou para a gigante petrolífera, podemos concluir que nesta história não existem mocinhos nem “Virgens Vestais”. Ficou a impressão que ela estava insegura, e que não passaria por um teste no detector de mentiras.
    Veremos agora como esta história toda vai se desenrolar, mas aguardemos os próximos capítulos, e veremos quem vai se salvar neste mar de lama todo.
    É difícil também de acreditar que estes mesmos fatos de corrupção não possam existir em outras empresas de todas as esferas Federal, Estadual e Municipal. A cidade de Itaguaí, do prefeito tucano que o diga.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Teixeira-BB,

      Porque não se identificar por inteiro? Teixeira é o sobrenome de um sem número de colegas.
      Estou voltando de viagem com uma séria complicação pulmonar pelas temperaturas baixas que enfrentei e agora esse calorão infernal. A velha carcassa e os pulmões não aguentaram o baque.
      Por isso queria abordar assuntos amenos.
      Mas vamos à resposta para o seu comentário sarcástico.
      Eu citei a Venina Venosa que, aliás, para minha surpresa, desapareceu completamente do noticiário em razão de tantas coisas que aconteceram e ainda estão acontecendo em espaço tão curto.
      Isso se assemelha aos velhos filmes mudos que às vezes aceleravam as cenas.
      Não se atenha à Venina Venosa. Ela é apenas uma entre muitos outros lobos e lobas solitários que surgirão para denunciar toda essa podridão e pus que fermenta por baixo de nossos pés.
      Venina Venosa promete que não vai parar. Tomara que não pare e que disponha de elementos sólidos para alicerçar suas denúncias.
      Surgirão novas denúncias e elas virão acompanhadas de documentos, pen-drives, fotos e todo um apoio que não permitirá lugar para acusações de falta de fundamento, ímpetos destrutivos guiados pelas emoções, insegurança que não passa por um detector de mentiras, doidice, descontrole, ambição pessoal, etc, etc.
      Serão provas consistentes que se sucederão umas às outras.
      A PF, O MPF, a Justiça Federal , o TCU são órgãos do Estado que estão trabalhando entrelaçados em um esforço contínuo e muito bem coordenado. Não há como escapar dessa trama.
      É só esperar pelos resultados.
      Por isso me orgulho do que está acontecendo atualmente no Brasil.
      As feridas putrefatas estão estourando e o pus está saindo das entranhas da máquina pública.
      Vou parar por aqui pois já surgiram acusações de Marta Suplicy, novas denúncias no Petrolão, o Cerveró acusou a Dilma, etc. etc.
      A chapa está quente.
      Vamos ver que caminhos essa novela vai tomar.

      Adaí Rosembak

      Excluir