domingo, 1 de fevereiro de 2015

Resposta a um comentarista

Caros Leitores,
Ao ler a nota do comentarista anônimo abaixo, inicialmente não dei maior atenção ao assunto. Mas, a revolta e o radicalismo do comentarista em reagir à atual situação em que nos encontramos e que ele retrata de forma tão enfática  não abandonaram minha mente.
Me revi nos tempos em que tinha 20 e poucos anos quando, nas palavras de Cazuza, era “um jovem que queria mudar o mundo”.
Os meus pensamentos e as minhas palavras eram as mesmas do comentarista. Era um ativista radical.
Participei de movimentos de reação contra a ditadura militar.
Frequentei rodas de intermináveis discussões políticas muito embora não tenha embarcado na canoa furada do terrorismo.
Na época, levado por um ativista comunista e por minha professora de russo Vera Newerova, conheci Apparicio Torelly , o “Barão de Itararé” em seu apartamento simples na Praça São Salvador. Era uma pessoa simpática e afável, escritor,cientista, matemático, diplomata, poeta, pintor e por aí vai.
Mas uma das maiores qualidades dele e que poucos citaram, era o cafezinho saboroso que fazia e que não nos contentávamos com uma só chícara. Sempre risonho e brincalhão dizia: “não sou cafetão mas faço um cafezinho imperdível”.
Hoje, aos 71 anos me pergunto onde o esquerdismo falhou.
E a pergunta , por mais óbvia que seja, mas que em nossa cegueira e em nosso dogmatismo político não foi feita, é: “Perguntaram aos cidadãos se eles querem abraçar esse projeto radical?”
NÃO !! A pergunta não foi feita.
Recomendo ao articulista que reflita sobre essa lição de vida e que a aplique ao momento atual.
Seguem o comentário e a resposta deste articulista.
Adaí Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

COLEGAS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, NAO CHEGOU A HORA DE PARARMOS DE LAMBER AS BOTAS DOS ELEITOS DA CHAPA 3? NAO ADIANTA FICARMOS ESCREVENDO: "POR FAVOR", "CABRA MACHO", "QUERIDA CECILIA", "PREZADO CARVALHO", ETC….ESSE PESSOAL CLARAMENTE NAO ESTA NEM AI CONOSCO. VOCES NAO PERCEBERAM AINDA?
NA CAMPANHA ELEITORAL DELES NOS ENGANARAM DIZENDO QUE FARIAM TUDO PARA A PREVI VOLTAR A SER NOSSA. MENTIRA! EU FUI UM IDIOTA POR VISITAR 4 AGENCIAS DO BB AQUI EM S.PAULO PARA FAZER PROPAGANDA E DISTRIBUIR PANFLETOS PARA O CARVALHO POIS PARA MIM ELE ERA A NOSSA TABUA DE SALVACAO. HOJE USANDO SEMPRE A MESMA DESCULPA DE QUE AS DECISOES NA PREVI DEPENDEM DE UM COLEGIADO E QUE A SITUACAO EH MAIORIA ELES CRUZAM OS BRACOS E AO MENOS RESPONDEM NOSSAS QUESTOES OU PUBLICAM O QUE REALMENTE ESTA ACONTECENDO NOS BASTIDORES DA PREVI COM OUTRA DESCULPA MENTIROSA DE QUE TUDO "E SEGREDO DE ESTADO". ORA, MESMO SENDO MINORIA ESSE PESSOAL DA CHAPA 3 DEVERIA TER A DIGNIDADE DE NOS INFORMAREM COMO OCORREM "REALMENTE" AS COISAS DENTRO DO FUNDO. PRESTAR ESCLARECIMENTOS BEM CLAROS SOBRE O QUE FAZEM, QUE ATITUDES TEM TOMADO A NOSSO FAVOR. TODOS ELES SO ESCREVEM DIZENDO "ESTAMOS BATALHANDO" E OUTRAS MENTIRAS PIEDOSAS. SE SE NEGAM A INFORMAR EH PORQUE TENDO SIDO ELEITOS OS INTERESSES PROPRIOS PREVALECERAM. CHEGA DE FICARMOS "JOGANDO CONFETES" NESSAS PESSOAS QUE NOS ENGANARAM DESDE SUAS CAMPANHAS PARA SE ELEGEREM. VOCES NAO NOTARAM AINDA QUE ESSE PESSOAL TEM O MESMO DISCURSO PRONTO DA PREVI QUANDO ESCREVEMOS PARA O "FALE CONOSCO"? A RESPOSTA JA ESTA PRONTA, O DISCURSO EH O MESMO.
TEMOS MESMO EH QUE PARTIR PARA PASSEATAS, PUBLICACOES EM JORNAIS, ARRUMARMOS DINHEIRO PARA ACAMPARMOS NA FRENTE DA PREVI NO RIO DE JANEIRO. FAZER UMA GUERRA. AFINAL SOMOS MILHARES.
COLOQUEMOS OS NOMES DESSE ENGANADORES DA CHAPA 3 PREGADOS COM IMA EM NOSSAS GELADEIRAS PARA DIARIAMENTE RECORDARMOS DESSES JUDAS QUE POR 30 MOEDAS NOS CRUCIFICARAM. CHEGA! CERTAMENTE ESSE CLAMOR NAO SERA PUBLICADO EM NENHUM DOS BLOGS MAS PELO MENOS "ELES" PERCEBERAO QUE O CASTELO DE AREIA DE MENTIRAS E ENGANACOES TEM QUE RUIR.

RESPOSTA AO COMENTARISTA
Caro Anônimo,
Eu entendo a sua revolta.
Ela é a mesma de todos os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas do BB.
E também é a minha revolta. Não sou exceção.
Mas acho que, levado pelas emoções, você está sendo injusto com o pessoal que foi eleito pela Chapa 3 e está sendo irrealista na análise do assunto.
Eu sempre acesso os blogs dos eleitos e o site que eles criaram para o grupo e vejo que todos eles estão sempre nos defendendo.
Mas infelizmente são votos vencidos nas decisões da PREVI. Quem sempre vence são os nomeados que são a maioria.
Nesta altura dos acontecimentos , você ainda acha que teremos sucesso fazendo uma "guerra" contra a PREVI ?
Fazendo uma passeata ou acampando em frente da PREVI ?
Depois da Novembrada que, desculpem-me os que ainda a defendem, em minha avaliação foi um fiasco, não tivemos nenhum outro movimento do gênero que tivesse qualquer projeção significativa.
O último encontro - ao qual também compareci - foi numa pracinha em frente ao prédio do Mourisco onde fica a PREVI. Sequer foi permitido que os aposentados adentrassem nas instalações do Mourisco como ocorreu na Novembrada.
Muito calor, muito sol, todo mundo em pé, garrafas de água sendo distribuídas, companheiros se sentindo incomodados com aquela situação, advogados discursando e defendendo causas diversas em que, obviamente, como patronos ganhariam muito tutu e sindicalistas com o mesmo discurso inflamado e radical de 30 anos atrás.
A única representante da PREVI que foi conversar com os manifestantes foi a Diretora Cecília Garcez que foi vaiada por alguns, num flagrante desrespeito a uma mulher e à pessoa que , de moto próprio, se propôs a representar a PREVI e a dialogar com os que ali estavam. Na época do evento fiz uma crítica neste blog a essa baixaria.
Quais os resultados de tanto espalhafato? Nada, absolutamente nada.
Por isso acho que não é por aí que obteremos sucesso em nossos pleitos.
Ponho muito mais fé nesse oportuníssimo encontro promovido pela ANABB em que se desenvolveram conversações de alto nível junto ao BB e à CASSI para discutir diversos assuntos relativos à instituição a começar pela sua saúde financeira.
A ANABB vai desenvolver outras discussões sobre o assunto junto ao BB e à CASSI.
Por outro lado, a AAFBB, representada por Gilberto Santiago, Presidente do CODEL e José Odilon Gama, Vice-Presidente de Assistência aos Associados e de Representações, promoveu um encontro em 18.11.2014,  com os diretores da PREVI, Cecília Garcez, Diretora de Administração, Marcel Juviniano Barros, Diretor de Seguridade e Décio Bottechia, Diretor de Planejamento, para discutir reivindicação de reajuste extra aos associados da PREVI de 10% além do INPC.
É por esse caminho que temos de agir.
Essa é a minha visão do problema.
Não se acanhe de encaminhar a este blog as suas ponderações e as suas contestações em relação ao exposto.
Embora possa não concordar com os métodos que você propõe aprecio pessoas aguerridas como você.
Precisamos de pessoas atuantes, inteligentes e interessadas como você.
Terei imenso prazer em colocar no blog os seus pontos de vista.

Um grande abraço

Adaí Rosembak

P.S.: Também não se acanhe em se identificar.

25 comentários:

  1. Parabéns Adaí !Penso igualzinho a você !
    Mas...não dá pra caprichar um pouquinho mais na redação ?
    Vejamos a matéria sob resposta:

    "..que os aposentados adentrassem dentro ..." ( adentrar fora foi permitido ?)
    "... garras de água .." (ou seriam garrafas ?)
    "... promovem um encontro junto com os Diretores ..." (é possível um encontro que não seja junto ?_
    Cordial abraço do colega aposentado que já completou 83 anos de idade e 62 de filiação à CASSI

    Moacyr Ayres Novaes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Moacyr Ayres Novaes,

      Gratíssimo em relação à sua concordância com meu pensamento.
      Você tem mais 12 anos do que eu e, evidentemente, muito mais experiência.
      Quanto aos erros que cometi são realmente chocantes.
      Já os corrigi. Só não posso corrigir o que mandei pela rede.
      É isso que dá quando se redige às pressas sem um exame minucioso da matéria.
      Surgiu um assunto repentino e eu conclui o assunto às pressas. E depois mandei.
      Foi uma lição para conter minha pressa.
      De qualquer forma obrigado pelas correções.
      E, por favor, quando ler outros artigos meus me avise das falhas.
      Um grande abraço
      Do já amigo
      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Como a NOVEMBRADA foi um fiasco ? Discordo, se me permite a opinião. Esse "acontecimento" ajudou a eleger a Chapa 3. Aqueles que a organizaram e também aqueles que embarcaram
    de ultima hora .
    Dizer que a situação (BB/PREVI) tem a maioria e o voto de minerva, convenhamos, é conveniente.
    Concordo -em parte- com o anônimo criticado.
    De reuniões com as "autoridades" de sempre, se obteve os mesmos resultados.
    Creio que o que representa bem essas reuniões e´o Acordo de 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      É possível que os integrantes da Chapa 3 tenham sido ajudados pela Novembrada.
      Mas até isso coloco em dúvida.
      Na minha opinião o maior mérito da vitória da Chapa 3 residiu no fato de que seus integrantes inovaram nas eleições com a força de seus blogs de grande projeção.
      Tenho acompanhado diariamente todos os blogs da Chapa 3 e sempre observei que todos eles defendem os nossos interesses de forma incontestável.
      A situação BB/PREVI que tem a maioria e o voto de minerva é um fato. Não é uma justificativa.e muito menos uma alegação conveniente para justificar eventuais derrotas
      Como é que você, no lugar deles, agiria para mudar essa situação?
      Dentro da legalidade jurídica a Resolução 26 é uma aberração.
      Todo mundo é contra, todo mundo a combate, inúmeras iniciativas já foram tentadas para a derrubar e, no entanto, ela continua em vigor a despeito de sua ilegalidade.
      Por isso ponho fé nessas iniciativas promovidas pela AAFBB e ANABB.
      É com conversações, com a tática do convencimento, com bons argumentos, com diplomacia e com muita habilidade pessoal que conseguiremos alguma coisa na atual conjuntura.
      Na marra é que não conseguiremos nada. É continuar a dar testadas na parede.
      Essa é a minha modesta opinião.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Tenho que concordar com o senhor.
    Não fui na tal da Novembrada mas ouvi os comentários de um participante.
    Disse que foi uma gritaria, arruaça e brigalhada.
    Lamentável.
    Depois a brigalhada continuou na internet.
    E ainda tem gente que pede passeata e sugere acampar na PREVI.
    Que ele ponha sua barraquinha lá.
    Não conte comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      É isso.
      Eu fui à Novembrada. Esperava outra coisa.
      Mas aconteceu exatamente o que o outro participante lhe falou.
      E pelo que estou vendo não aprenderam a lição.
      Um abraço
      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Colega Adaí,
    Até concordo com o senhor que a Novembrada foi uma bagunça que não nos trouxe nenhum benefício.
    Mas acho que ela acordou as grandes associações que se encontravam no marasmo promovendo bailinhos, bingos,concursos de poesias, disputas de sinuca e outras atividades irrelevantes em suas sedes.
    Agora acho que a ANABB e a AAFBB acordaram senão ficariam completamente desacreditadas.
    Acho que a Novembrada teve esse mérito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Porque não se identificou ?
      O seu comentário foi muito objetivo.
      Concordo com você que embora a Novembrada (no meu ponto de vista) tenha sido um fiasco justamente pela "bagunça" que você citou, ela teve o mérito de acordar e tirar as grandes associações do marasmo.
      Vamos ver se as associações não voltam à situação de pasmaceira em que se encontravam.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Só não entendo porque o articulista faz questão de permanecer anônimo.
    Assinar-se o que se escreve não é demérito. Pelo contrário, se o que for publicado expressar a verdade de todos conhecida, como é o caso do que foi escrito pelo anônimo, só haverá motivos para aplausos por parte daqueles que também estão sendo vítimas de tantos golpes e fraudes.
    A menos que a publicação tenha objetivos inconfessáveis, o que parece não ser o caso.
    José Madeira - GRUPO REAGIR

    "O MAIOR TEMOR DE UM HOMEM DEVE SER O SEU PRÓPRIO SILÊNCIO, PORQUE ESTE ACABARÁ POR MATAR SUA DIGNIDADE"

    Madeira Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo Madeira Bastos,

      Concordo totalmente com você. Não entendo a razão porque tantos comentaristas com argumentos muito bons não se identificam.
      É medo de cometer algum erro e ser ridicularizado por outros?
      Errar é humano.
      Eu próprio, na pressa, cometi vários erros neste artigo.
      Agradeço a um comentarista (que se identificou) pelas correções.
      Coloquei seu comentário no meu blog com esta resposta.
      Acesse o blog. Penso que você vá gostar.

      Um grande abraço do companheiro que o admira.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Senhor Adaí,
    Desculpe discordar do senhor quando insiste para as pessoas se manifestarem como anônimas.
    Acho que o sentimento dos outros tem de ser respeitados.
    Existem pessoas que tem medo, inibição e vergonha por se manifestarem.
    Acho o senhor muito corajoso porque abre a boca e diz com todas as palavras o que tem de ser dito.
    Mas nem todos são assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Respeito seu ponto de vista mas como acho importante que as pessoas manifestem seus pontos de vista também acho importante esclarecer as pessoas sobre a necessidade de lutar contra esses freios interiores.
      Temos de discutir e de debater os problemas que nos afligem para chegar às melhores soluções.
      Mas se não falarmos, se mantivermos esses bloqueios interiores só manteremos o status quo.
      Acho que o simples fato das pessoas se identificarem quando mandam uma simples mensagem a um blog já é um grande passo nesse sentido.
      Isso que você chama de sentimentos não são sentimentos. É medo.
      É importante colocarmos o medo de lado para seguirmos na jornada.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Adaí, Compreendo seu comentário como sério e desapaixonado. Ele não tem o viés político-partidário que outros blogs dos integrantes da chapa 3 apresentam. Todavia, as queixas do comentarista anônimo, que você teve a gentileza de publicar e responder, se fundamentam, principalmente, no descumprimento de promessa da campanha eleitoral, quando a chapa 3 centrou todas suas críticas na suspensão do BET e no retorno da contribuição. Tal argumentação foi usada como estratégia para ganhar eleição, posto que o desgaste da diretoria da PREVI era evidente com a adoção daquelas duas medidas. Assim sendo, creio que a resposta-esclarecimento, não obstante a boa vontade, apenas tangenciou as críticas do nosso colega anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Continuo a não compreender porque pessoas como você que colocaram comentários tão bem fundamentados não se identificam.
      Em relação ao seu comentário realmente continuo a achar que os integrantes da Chapa 3 não descumpriram qualquer promessa de campanha eleitoral.
      Acompanho diariamente todos os blogs dos integrantes e não consigo enxergar como eles poderiam mudar essa situação em que são minoria e onde o BB tem o voto de minerva.
      É preciso considerar que a Resolução 26, que disciplina todo esse assunto e que considero uma aberração jurídica sequer partiu da PREVI ou do BB.
      Não tenho medo nem papas na língua quando exponho minhas argumentações. Se eu enxergasse qualquer falha na conduta dos integrantes da chapa 3 eu criticaria.
      Mas até o presente momento eu não vi nenhum sinal de deslealdade por parte deles.
      Acho que é muito desgastante ouvir constantes críticas em relação a problemas que eles não podem mudar embora lutem para tanto.
      Este é o meu ponto de vista.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Prezado Adaí:
    A chapa 3 pecou pela ingenuidade. Prometeu coisas que não podia cumprir por si só. Sindicalistas, políticos etc são cobras criadas e com instinto de preservação fantástico. Se precisar machucar, machucam. Se precisar matar, matam. Você sabe disso tão bem quanto eu. Os que mandam na Previ vão utilizar estas armas nas eleições do ano que vem, que vão eleger o próximo diretor de seguridade. E vão vir com carga pesada. Muito jogo sujo e rasteiro que a chapa 3 não vai aguentar. Pode ter certeza disto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Não me resta lhe dar a mesma resposta que dei ao anônimo anterior.
      Volto a insistir que até o presente momento não enxerguei nenhum traço de deslealdade por parte deles.
      Se eu enxergasse eu criticaria.
      Sinceramente eu não sei o que eles podem fazer se são voto vencido nas decisões da PREVI.
      Essa é a minha opinião.
      Um grande abraço
      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Prezado senhor Adaí:
      Em nenhum lugar do meu texto falei em deslealdade. Somente quis dizer que venderam um produto e depois descobriram que não o conseguem entregar, porque eles não têm o poder de produzi-lo. Simples assim. E isto vai ser explorado ao máximo pelos adversários, porque os nossos colegas aposentados e pensionistas são acomodados e alienados demais e só pensam em si e acham que a Chapa 3 foi a responsável pelo arrocho pelo qual estamos passando.
      Abração.

      Excluir
  9. A chapa 3 vai aguentar a carga pesada, sim.
    Tem integrantes acostumados a muitas eleições e cargos na Previ. Dona Cecília, por exemplo, tem bastante experiência.
    O sr. Teixeira, outro integrante da chapa 3 é ou já foi sindicalista. Também tem experiência. Sem contar seus apoiadores
    que também já estiveram ou na Previ ou na Cassi ou na Anabb e que nos remetiam correspondências de apoio a referida chapa.
    Não há ingênuos ou inocentes nesse jogo que também é politico. Todos se defendem . Só nós assistidos ou participantes é
    que ainda aguardamos " o herói no cavalo branco " para nos defender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Poderia lhe dar as mesmas respostas que dei aos comentaristas anteriores mas gosto de conversar.
      Por óbvio, todos eles tem experiência sim.
      Já foram líderes sindicais, já ocuparam cargos na PREVI, na CASSI ou nas associações.
      Não são ingênuos nem inocentes. Muito pelo contrário.
      MAS NÃO PODEM FAZER MILAGRES !!!
      São minoria no colegiado dentro da PREVI e o BB tem o voto de minerva.
      Se você estivesse lá não poderia fazer diferente.
      Acompanhe os blogs deles e me aponte em qualquer um deles um traço de deslealdade.
      Duvido que você encontre.
      Infelizmente essa é a realidade.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. Caro senhor Rosembak. Sabedor a séculos das condições de minoria e voto de minerva, por certo , na minha opinião, PARTICIPAR do colegiado é referendar a situação. Situação esta que muitos condenam. Repito, na minha modesta opinião,
    a luta seria para mudar essa situação desigual , não aceitando as "eleições" dentro dessas regras. Boicote !
    Como não poderia fazer diferente, se lá estivesse, sequer me candidataria, embora tentadores os ganhos.
    Saúde e paz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Alguém tem de nos representar na PREVI.
      Votei nos candidatos da Chapa 3 porque confiava e ainda confio neles.
      Eles sugerem e lutam pelos nossos interesses. Suavizam arestas de propostas que partem do BB, eliminam outras, propõem alternativas, discutem os assuntos com outros diretores que são apontados pelo BB, propõem reuniões com a cúpula do BB, enfim, procuram alternativas de todos os lados para nos favorecer.
      Mas sempre surge em grande parte dos casos a maioria no colegiado que provem do BB e o voto de minerva.
      Volto a observar que o próprio BB obedece a diretivas governamentais. A Resolução 26 que tanto combatemos não partiu do BB nem da PREVI e sim do CGPC.
      De modo que é como um companheiro disse: "- Estamos no mato sem cachorro!!".
      É por aí que temos de avaliar nossa real posição.
      Até gostaria que fosse diferente.
      Mas como mudar ?

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  11. Prezado Adaí,
    Concordo com todos os seus argumentos, fazendo a ressalva que a "novembrada" foi a semente para o nascimento da Chapa 3.
    Fiz trabalho pela internet e em várias agências onde fui administrador pela chapa 3, a qual prometia "lutar" pelos anseios dos participantes, jamais prometeu "fazer" isso ou aquilo, conforme alguns colegas afirmam.
    Continuo acreditando no diálogo e trabalho nos bastidores realizados por seus integrantes
    Teremos mais força sim, em 2016, quando poderemos eleger o Diretor de Seguridade. Aí sim a cobrança poderá ser mais forte, forçando sempre, se necessário, o Voto de Minerva.
    Parabéns pelo nível de suas postagens e dos participantes do Blog.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marco Antônio Orlando,

      É com surpresa e satisfação que recebo seu comentário.
      Sinceramente não sabia que, como você colocou, a "Novembrada" foi a semente para o nascimento da Chapa 3.
      Tenho muito respeito e confiança em todos os participantes da Chapa 3. No tumulto da Novembrada conheci pessoalmente o Medeiros, a Cecília Garcez e o Carvalho. Depois me reencontrei com o Medeiros na AAFBB e revi a Cecília Garcez rapidamente na outra movimentação em frente ao Mourisco. Não vi mais o Carvalho e não conheci pessoalmente o Ari Zanella.
      Concordo plenamente quando você diz que eles prometeram "lutar" pelos nossos interesses" mas nunca prometeram "fazer isso ou aquilo".
      Aliás, é bom ressaltar, nem poderiam ou deveriam fazer isso. Seria pura demagogia.
      Como você, ponho fé no diálogo e no trabalho de bastidores do pessoal da Chapa 3.
      Por isso os defendo de forma tão veemente.
      Isso até nos coloca em uma situação delicada pois eles são muito capazes e não precisam de ninguém para os defender.
      Deixo claro que é um direito meu atacar ou defender posições ou pessoas com as quais tenho divergências.
      Vamos ver se elegemos o Diretor de Seguridade em 2016.
      Gostaria de ter um contato mais estreito com você.
      É importante contarmos com pessoas com a sua clarividência.
      Conte com este blog nessa luta.
      Fico muito lisonjeado pelos seus elogios quanto ao nível das postagens e dos participantes do blog.
      Aliás, em relação aos comentários, que me lembre, só eliminei um comentário por conter palavras de baixo calão.
      De resto, mesmo que exaltadas ou revoltadas, eu sempre acolho todas as sugestões
      Este é um espaço de manifestação e abertura democrática.
      Estou no aguardo de outros comentários de sua parte.
      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  12. Como é que o senhor quer que as pessoas se identifiquem ? Para passar vergonha com as suas respostas?
    Cada um pensa de um jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Desculpe-me mas não o entendo.
      Nunca ofendi ninguém.
      Muito pelo contrário.
      Respeito a opinião de todos e procuro dar resposta a todos os comentários.
      Por que você faz essa acusação? Não vejo motivo para ninguém passar vergonha com minhas respostas.
      E, por fim, respeito a maneira de cada um pensar.
      A isso chamamos de democracia.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir