sexta-feira, 3 de julho de 2015

Rebate ao comunicado "Prestando Contas - PREVI", DE 30.06.2015

Ao final desta nota, segue cópia do comunicado “Prestando Contas-PREVI”, de 30.06.2015, da chapa “Unidade na Previ” (www.unidadebb.com.br), firmado pelo Sr. Marcel Juviniano Barros , diretor de Seguridade da Previ.
Inicialmente, estranhamos que um grupo isolado, representante de uma chapa, se utilize de logo da PREVI que, no nosso entender, deveria ser de uso exclusivo da instituição.
Nesse comunicado são externadas opiniões para desqualificar a atuação da    Diretora Executiva da PREVI  Cecília Garcez e não para     justificar a não implantação na área de governança da PREVI de  pontos do  estudo de atualização de gestão corporativa.
Sim, porque a diretora foi enfática quando afirmou que as reformas que ela já está implantando estão restritas à área de TI da PREVI, que estão dentro do seu âmbito de atuação que é a Diretoria Executiva (vide o artigo “Vocês lembram da fábula do Sapo e do Escorpião?”, de 02.06.2015, no blog de Cecília Garcez ).
No comunicado “Prestando Contas-PREVI”, de 30.06.2015, firmado pelo  Sr. Marcel Juviniano Barros,  é reproduzido  texto que está no site da PREVI para que, como  diz o autor do comunicado, “cada um possa avaliar quem esteve durante todo o tempo com a verdade dos fatos.”
Para começar minha exposição , friso que “A  Diretora Executiva da PREVI Cecília Garcez, esteve durante todo o tempo com a verdade dos fatos.”
As propostas absolutamente legítimas   do   estudo contratado pela PREVI, foram uma atualização tecnológica na área de TI, que está  defasada em  15 anos, redução do quadro de funcionários, redução do número de diretorias de 6 para 4 e terceirização da gestão de atividades operacionais da PREVI.
A Diretora Cecília Garcez é enfática em seu artigo “Vocês lembram da fábula do Sapo e do Escorpião?”, de 02.06.2015, quando afirma que “a PREVI tem uma gestão compartilhada, onde as decisões são colegiadas. Ninguém decide nada sozinho, pois as alçadas de cada diretoria são pequenas.”
Mais adiante, a diretora volta à carga quando indaga “Por  que não é divulgado como foi a decisão da diretoria? Que deixou bem claro que não houve discussão sobre os pontos referentes à governança e que apenas aprofundamos a questão da área de tecnologia, que diz respeito à minha diretoria?”
Pelo exposto, reitero que o intuito do comunicado da chapa “Unidade na Previ”, não foi fazer  crítica a qualquer ponto abordado no estudo contratado pela PREVI mas, única e exclusivamente, denegrir a imagem  da Diretora Cecília Garcez.
Vamos nos focar com mais apuro à análise dos pontos levantados pelo estudo contratado pela PREVI.
Indubitavelmente, o objetivo do estudo foi cortar custos e aumentar a produtividade e eficiência no atendimento aos associados e pensionistas da PREVI.
E aí este articulista  pergunta porque as demais diretorias da PREVI não avançaram na adoção das propostas do estudo.
Em relação à redução do quadro de funcionários e de diretorias na PREVI  (os funcionários voltariam  a trabalhar no BB e, portanto, não ficariam desempregados ) , isso redundaria em uma economia colossal de recursos, que poderia atender aos associados.
Os associados estão em uma situação aflitiva e as pensionistas em condição desesperadora.
A falta de dinheiro no fim da vida para atendimento de necessidades básicas é um  elemento devastador na vida de qualquer ser humano.
Para se avaliar o que determinados custos representam para a PREVI, o último artigo no blog do Ari Zanella, “Caindo de Madura”, de 01.07.2015, registra que somente os R$ 9 milhões que se paga à PREVIC pela Tafic (Taxa de fiscalização e controle da Previdência Complementar) já daria para aumentar o percentual das pensionistas de 60% para 80%.
Se a PREVIC fosse um órgão atuante tudo bem. Mas  essa autarquia do Ministério da Previdência tornou-se mais um cabide de empregos inoperante que não fiscaliza e nem controla coisa nenhuma.  Se tivesse autonomia de decisão muitas medidas em benefício  dos associados da PREVI  teriam sido aprovadas.
E muitos problemas surgidos na área de  fundos de pensão não teriam ocorrido (vide os exemplos do AERUS e do Postalis).
Por essa razão,  os associados e pensionistas tem de lutar pela PREVI, porque nenhum órgão ou autarquia ministerial vai nos defender.
Aí reitero o princípio judaico que diz: “Quem por ti, senão tu?”
Dentro dessas premissas, estamos de acordo com as propostas do estudo contratado pela PREVI e que não foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo do órgão, na  reunião de 26.06.2015.
Enfatizamos    que é preciso fazer um enxugamento no quadro funcional da PREVI e implementar uma política de  redução de gastos   para beneficiar  os associados  e, principalmente, as pensionistas.
Enquanto no BB, o corte de funcionários tem sido radical em razão da informatização dos serviços bancários, na PREVI  , em 2001, o quadro  era de 387 funcionários e, em 2014, subiu para 624 servidores, sem contar um grupo relevante de terceirizados.
Em 2001, as despesas administrativas eram de R$ 84,8 milhões. Em 2014, foram de R$ 317,9 milhões, já com uma dedução de R$ 42,1 milhões, que foi aprovada em um corte na previsão orçamentária de R$ 360 milhões avaliada para àquele ano.
Qualquer leigo em administração em face desses dados  pode avaliar que existe uma situação absolutamente distorcida e abusiva   na atual estrutura de administração da PREVI. 
Sobre esse aspecto, recomendamos a leitura de excelente  texto sobre a PREVI, elaborado pelo companheiro João Rossi Neto, extraído do blog do Ari Zanella e que reproduzo neste blog, no artigo “Um Desfecho para uma Agressão”, de 24.06.2015.  É um depoimento muito esclarecedor sobre a atual situação da PREVI.
Quanto a terceirizar a gestão de atividades operacionais para o BB , porque não? As atividades estratégicas bem como os recursos continuariam sendo de domínio exclusivo da PREVI. Com certeza, o BB faria uma gestão muito mais aperfeiçoada e menos dispendiosa  que a prestada pela PREVI. Isso nunca seria entregar a PREVI ao BB mas seria, tão somente, terceirizar  serviços  operacionais que deixariam de serem executados pela PREVI, gerando economia de recursos.
A PREVI não é um clube de milionários e não pode se dar ao luxo de ter uma estrutura  tão dilatada para servir de cabide de empregos  para acolher sindicalistas e apadrinhados a procura de cargos muito bem remunerados  , como acabou de confessar Lula, o fundador do PT , quando disse “A gente acreditava em sonhos, hoje a gente só pensa em emprego”.
Em passado recente, o político Garotinho (de quem não gosto mas respeito) se referiu ao PT, como “o partido da boquinha”. Foi massacrado pela esquerda. Já o Lula ... isso é outra estória.
O Conselho Deliberativo da PREVI não tem a legitimidade e nem deveria ter o direito de  negar a adoção das  propostas emanadas do estudo contratado pela própria PREVI pois, nesse caso, está lutando  em causa própria e em detrimento dos associados e pensionistas.
Essa decisão da PREVI que vai contra os interesses dos associados e das pensionistas,   só atende ao espírito de corpo elitista do sindicalismo organizado que se apossou, loteou cargos, aparelhou e dominou a máquina pública do país.
A PREVI não é exceção. Ainda mais com a criação do voto de minerva (voto de qualidade) pela LC. 108, de 29.05.2001.
Esse assunto deveria  ser submetido à avaliação de  uma instância superior isenta e sem interesses diretos envolvidos na questão.
A  PREVIC seria um  exemplo de árbitro para essa questão, se  tivesse autonomia.
Ou o próprio Ministério da Previdência Social. 
Mas, utilizando o chulo  linguajar dos chefões do crime organizado, podemos afirmar que  “está tudo dominado.”
Não nos resta outra alternativa a não ser nos curvamos à realidade dos fatos.
Quanto a esse aspecto, registro um comentário  de um  jurista de que “essa  é  uma situação de fato e não de direito.”
As nossas esperanças  para reverter essa deplorável situação  estão na mudança e no saneamento da estrutura política do país.
E isso só ocorrerá nas próximas eleições , ou com alguma decisão decorrente do processo da lava-jato ou outro fator extemporâneo que venha a interromper o atual mandato presidencial de  Dilma Rousseff.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RFS e ANAPLAB


  

56 comentários:

  1. Prezado Colega Adaí,

    Cada um de nós é único e original, não existem copias, Deus nos fez sem duplicatas, fomos criados por Ele, em um gesto supremo de Amor e, somente com Ele, poderemos alcançar a felicidade, viemos do Amor e para ele somos dirigidos.

    A dignidade absoluta da pessoa humana é, por isso, algo que não se vende, nem se transfere e não se pode abdicar, porque, de origem divina, somos iguais uns aos outros em todos os aspectos da vida, independente de qualquer categoria.

    As desigualdades produzidas ferem a Dignidade da Pessoa Humana, onde tal ocorre, Deus está sendo crucificado novamente no meio de nós.

    Eu sempre foi uma das pessoas que acreditei na Cecília Garcez, desde antes mesmo da eleição, sempre a incentivei a candidatar-se para nos ajudar a equilibrar o peso da balança, sempre a tive em alta conta, nunca aceitei sua derrota por diferença de 660 votos para o atual Diretor de Seguridade, mas sinceramente esperava bem mais da sua postura depois de eleita para a Diretoria de Administração.

    Ela fechou em copas, não desmente os discursos podres do Marcel Barros e se cala diante desta vergonhosa propaganda velada antes do próximo pleito para a Diretoria de Seguridade em 2016.

    O princípio da Dignidade da Pessoa Humana, antes mesmo de qualquer elaboração filosófica, tem sua origem na gratuidade divina, Deus mesmo quis criar o homem à sua imagem e semelhança, conforme nos relata o primeiro Livro da Bíblia, denominado Gênesis (Gn 1,26), Deus nos criou com inteligência, com vontade própria e com a capacidade de tomar decisões, fomos criados por amor e para o amor.

    Esta palavra magica é o que falta nos dois últimos ocupantes da pasta da Seguridade, tem nos tratado com crueldade e desprezo, nos levado a humilhação e privação de sentidos, com dores na alma por não poder reagir a tamanho massacre.

    Cecília Garcez é hora de você reagir, teve ao seu lado mais de 34 mil colegas que acreditam na mudança, no novo, trabalhamos com nossa alma para que a chapa 3 fosse eleita, não é justo esse silencio contra nós.

    Se somos irmãos, vivamos como tal! todos somos filhos de Deus, como tal, somos seres racionais, conscientes e livre, diferentes dos animais, vegetais e minerais, também criados por Deus, mas não “`a sua imagem e semelhança”.

    Ainda tem meu apoio, mas esta na hora de reagir, não com revanche, mas com informação e nomes aos verdadeiros culpados por esta inercia do corpo diretivo da Previ, em seus Conselho e Diretoria.

    Ha que ter um fim nesta falta de respeito com nós, aposentados e pensionistas dos dois planos, PB-1 e Futuro.

    Com meus Respeitos,

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina,

      Por favor analise meu artigo com mais apuro.
      A Cecília Garcez está sendo atacada por ir contra situações, abusos e privilégios que estão massacrando a categoria dos aposentados e das pensionistas.
      Ela está nessa fogueira para defender seu interesse e os interesses de tantos outros aposentados e pensionistas.
      Você prefere quem para o lugar dela? O Marcel? O Sasseron?
      Abra os olhos.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Prezado Adaí,

    Eu prefiro a verdade, nada além da verdade, quem esta sendo atacado, goza do direito a defesa, e esta, até o presente momento a Diretora Cecília Garcez, não fez o uso.

    Pedi a ela em um comentário antigo em seu blog, as notas do voto contrario tanto na aprovação do ES-FLEXIBILIZAÇÃO bem como na nova modalidade do ES em configuração e a resposta foi que por motivo de confidencialidade não seria possível tal informação.

    Se o Marcel bem como o Sasseron pode usar um relatório da consultoria acenture, sem as devidas provas de que a mesma esta propondo mudanças que si quer foram aprovadas pelo Deliberativo da Previ, qual o motivo que o Presidente da Previ ainda não pós fim a esta baixaria.

    Somos uma instituição, dela os Diretores deve respeito, e obediência as normas e regulamentos, assim como tudo na previ é sob sigilo estranho o fato da Diretora Cecília Garcez não fazer uso da Palavra, nem do direito de resposta junto a Contraf-Cut, pois a mesma deu destaque em matéria contra a mesma a cerca do Relatório que sugere mudanças na gestão e administração da Previ, para o futuro e não somente na área de TI.

    Estou de olhos bem abertos colega Adaí, mas o fato concreto é que até o presente a Colega Cecília Garcez, mesmo atacada, não fez uso do direito de resposta e no ditado popular, diz:

    Quem cala consente, ou omite a verdade e os fatos que estão fervendo no nosso meio.

    Como eleitora da CHAPA 3, que hoje não existe mais, e também como ajudante na eleição, angariando votos para dita chapa vencedora, faço questão que a verdade venha a toca, doa a quem doar, e que se estão usando de leviandade que busque na justiça reparação moral e material para os Demais envolvidos nesta falta de clareza e presteza com nós aposentados e pensionistas dos PB-1 e Futuro.

    Creio estar justa na minha explanação,

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina,

      Vamos ver como fica o desenrolar desse angu de caroço.
      Isso causa um tremendo mal estar em todos nós.
      Enxergo uma cúpula encastelada em um mourisco cada um pensando em se locupletar da melhor forma possível.
      E companheiros aposentados e pensionistas passando por privações desnecessárias.
      É isso.

      Um abração do amigão

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Prezado Adaí!

    Observo que na maioria de suas postagens há referência a outros comentários ou artigos de outros colegas em outros blogs, e que até são republicados aqui em seus artigos, o que os tornam, na maioria da vezes, longos, repetitivos, enfadonhos.

    Sugiro que suas postagens sejam o reflexo de seus próprios pensamentos e colocações, pois o considero muito capaz para tanto. Em assim sendo, penso que seu blog passaria a ser mais autêntico. Fica o feedback. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      É verdade.
      Sempre utilizo referências de outros blogs, de comentários diversos e de material de outras fontes.
      Procuro ser limitado , objetivo e conciso.
      Mas não consigo e, com isso, meus artigos ficam longos.
      Não acho que perca a autenticidade mas concordo que para muitos possa ser maçante.
      Grato pelo feedback.
      Vamos ver se melhoro esse meu estilo de redigir tratados e não simples notas.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Sr Adai, e so parar para pensar, a Cecilia como os outros, esta em todas, na Anabb, na Previ e em participadas.Como diretora durante alguns anos nada fez pelos associados da Previ, sempre com enrolação e mentiras.O blog dela e so para quando a interessa, ai ela publica mas os posts ficam semanas sem alteração. NAO inspira a menor confiança. Agora a guerrinha com o Marcel, me cheira a conspiração, acho que eles se dao muito bem e com isso vao tirando o foco do que realmente nos interessa.Nada ela sabe, nada ela ve, não faz parte da alçada dela, não participei da reunião,votei contra mas não temos acesso ao voto e por ai vai.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Você tem de considerar que o cargo da Cecília é essencialmente político.
      Por mais que ela queira mudar as coisas ela é minoria no colegiado que conta com o voto de minerva do patrocinador.
      É óbvio que ela tem de se entender com seus pares em uma série de questões e isso não implica em dizer que ela está envolvida em conchavos.
      Ela esteve em um grupo que ganhou uma série de disputas eleitorais e por isso não é perdoada por seus oponentes.
      Só seria poupada, ou melhor, só seria digna de pena, se fosse uma perdedora.
      E isso ela não é. Ela já provou isso.
      Em relação ao episódio a que eu me referi no artigo acima ela foi contra interesses fortíssimos encastelados na PREVI e por essa razão está sendo atacada por todos os lados.
      É um vespeiro danado.
      Ela contrariou interesses de muitos apadrinhados políticos.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Adaí,

    Tenho certeza que a Cecília não está se omitindo, está sim aguardando o melhor momento para apresentar um defesa sólida, consistente e esclarecedora.
    Afinal ela está lutando contra um gigante (não me refiro ao Marcel) que é o regulamento da PREVI que não vale para o Marcel, mas é usado na íntegra contra os demais eleitos.
    A Cecília mais uma vez sairá vencedora desta batalha!
    Um abraço.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antônio Orlando,

      Concordo com você.
      Ela não está se omitindo. Ela está lutando contra forças poderosas.
      Sua luta visa ao bem da PREVI , de seus associados e das pensionistas.
      Mas é minoria no colegiado da PREVI e ainda tem um regulamento que tem de ser atualizado.
      Espero, como você, que ela vença essa batalha.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. João Antônio Leite - AAFBB-SC4 de julho de 2015 às 07:07

    Adão! Parabéns pelo artigo. João Antônio Leite, aafbb Sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Antônio Leite,


      Primeiramente meu nome é ADAI e não Adão. Esse era o marido da Eva.
      Grato pelo elogio ao artigo.
      Dá um trabalho danado elaborar um artigo desse.
      É uma peça técnica que exige consultas a diversas fontes, elaborar todo um contexto de ideias e de encaixe do material colhido, consultas na internet, cuidado na grafia, conhecimento técnico de internet, etc.
      Mas o trabalho e elogios como o que foi dado por você compensam o esforço.
      Não ganho absolutamente nada com isso, muito pelo contrário acabo tendo muitas despesas e dispêndio de muito tempo.
      Mas me sinto satisfeito com esse hobby.
      E isto é o que importa.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Amigo,

    Li o comentário de 03.07.2015, às 20.54h e não concordo com ele.
    Acho que você faz um grande trabalho pegando informações daqui e dali para ir montando seus artigos.
    Afinal de contas, ninguém é dono da verdade e sempre é interessante passarmos adiante o que de melhor as pessoas dizem.
    Seus artigos são peças completas e trabalhosas. Muito boas e sempre as leio.
    Vejo outros blogueiros que somente repassam artigos de jornais e de outros blogueiros, não dizem nada próprio.
    Isso é fácil.
    Continue do jeito que está.
    Quanto a essa briga da Cecília Garcez também acho que ela tem razão.
    Ela está em um ninho de cobras.
    Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Acabei de responder ao comentário anterior usando o mesmo termo "peça técnica".
      É uma terminologia muito usada na área jurídica.
      Vejo que você conhece muito bem as dificuldades de ser blogueiro.
      Se você me perguntasse se eu entraria nessa de ser blogueiro se soubesse anteriormente a trabalheira que dá, com certeza eu diria não. Um NÃO com letra maiúscula.
      Mas agora que estou no meio da roda não vou sair.
      Essa atividade me dá muita satisfação e faço muitos amigos.
      Às vezes eu também transcrevo artigos inteiros no blog quando os considero relevantes mas sempre procuro dar meu toque pessoal.
      Quanto à Cecília, tenho fé de que ela vai sair altiva dessa futricada de baixo nível.
      É uma feroz lutadora pelos nossos interesse e é uma pessoa muito capaz.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Colega Adaí,

    Você meteu o dedo na ferida.
    Disse a verdade com todas as letras.
    A PREVI virou um covil de apaniguados.
    Todo mundo só olha para o seu umbigo.
    Os aposentados e as pensionistas são o resto.
    A Cecília foi muito corajosa em peitar essa turma.
    Vamos ver se ela aguenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo com você.
      É o que vejo.
      Não entendo alguns que ainda atacam a Cecília Garcez nesse caso.
      Parece que tem antolhos.
      Não sei onde essa brigalhada vai dar mas até agora os maiores prejudicados vão ser os aposentados e pensionistas que vão pagar por essa farra na PREVI.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Amigo,

    O presidente da PREVI tem jeito de paisagem.
    Esse rolo todo acontecendo em seu quintal e não se houve uma manifestação dele.
    Até o Sasseron, que parece um fantasma que de vez em quando aparece decidiu se manifestar.
    A Cecília Garcez está no mato cercada de cachorros. Au. au. au. au ....

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo,

    O atual presidente da PREVI assumiu o cargo há pouco tempo.
    E já se defronta com um angu de caroço como esse.
    Sinceramente, se estivesse no lugar dele, seguiria o que dizem as normas da PREVI.
    E acho que é isso que ele fez.
    Particularmente, considero errado que o Conselho Deliberativo do órgão decida sobre um assunto em que ele é parte envolvida.
    Disse no meu artigo que não vejo legitimidade para tanto.
    O que dizem as normas da PREVI ?
    O Conselho Deliberativo tem alçada para tanto? Que assim o seja.
    Não acho correto nem justo pois quem vai pagar por isso são os aposentados e as pensionistas.
    Se estivéssemos em outra conjuntura política isso poderia ser alterado.
    Vamos ver o que o futuro nos reserva.
    As eleições em 2018 mudarão muita coisa neste país.
    Ou não mudarão. Vai depender de nós.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  11. Senhor Adaí,

    Eu aprecio a forma como o senhor responde a cada comentário.
    Isso é respeitar o comentarista.
    Tenho acompanhado essa luta da Cecília Garcez versus Marcel/Sasseron.
    Ela tem se defendido muito bem dos ataques que vem sofrendo desses dois.
    É só acessar o blog dela.
    Por isso não entendo essa colega Rosalina.
    Primeiro ela manda uma mensagem confusa em que mistura, religião, política e uma série de ocorrências do passado e que não estão relacionadas ao assunto que é discutido.
    Em outra mensagem, levanta outra série de questões do passado contra a diretora Cecília que também não tem nada a ver com o assunto discutido.
    O que ela quer afinal? Que o estudo seja cancelado? Que continuemos a ser humilhados e prejudicados pelo grupo dominante?
    As pessoas estão realmente sem rumo, perdidas por completo.
    Não é por outro motivo que estamos nessa situação.
    Por fim, gostei de seu artigo. Foi tiro na mosca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Gosto muito da Rosalina.
      Ela é da ANAPLAB.
      Tem muito tempo de militância nos assuntos que concernem aos aposentados e as pensionistas.
      E é uma pessoa muito atuante. Sempre manda seus comentários que são bem articulados.
      Desta vez, ela expressou uma opinião pessoal que deve ser respeitado por mais que não concordemos com seus pontos de vista.
      Acho pessoalmente que ela misturou uma série de assuntos e, que por isso, se desfocou da discussão da matéria principal que foi apresentada.
      O meu intuito no artigo foi primordialmente dizer que o estudo sobre o aperfeiçoamento da governança na PREVI redundaria em grande economia de recursos que poderiam ser revertidos para beneficiar os aposentados e, principalmente, as pensionistas.
      Não entrei no histórico de atuação da Cecília Garcez e de nenhum outro diretor. Até porque cada um tem formas de atuar em relação a assuntos diferenciados que pode não a que melhor nos agrade.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  12. Anônimo das 09:47,

    Primeiro você se esconde no anonimato para atacar a Dona Rosalina, que sempre assina seus comentários e como apoiadora da Diretora Cecília Garcez, cobra posição sobre os fotos que estão acontecendo e de conhecimento de todos os aposentados e pensionistas.

    Acredito que ela tem livre acesso a Diretora, pois ela foi até citada em seu discurso de posse, portanto acredito que quem esta perdido por completo é o colega anonimo que não conhece o passado de lutas da nossa Guerreira Pensionista.

    Adaí gosto muito do seu Blog pela democracia, mas tem certos anônimos que realmente estão sem rumo.

    José Maria Antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Maria Antunes,

      Eu aprecio muito a Rosalina quem muito tempo de atuação na defesa dos interesses de aposentados e pensionistas.
      Inclusive, já troquei mensagens pessoais com ela.
      De modo que eu tenho grande respeito por ela.
      Apenas acho nem sempre somos os donos da verdade e, como seres humanos temos o direito de errar.
      Eu próprio já opinei sobre diversos assuntos em vários artigos que não dominava com profundidade e fui massacrado.
      Reli minhas notas e vi que realmente tinha cometido falhas.
      Como respondi ao comentarista anônimo de 09.47h achei que a Rosalina foi muito extensa no seu comentário e fugiu do foco principal .
      O que não podemos é por uma pequena falha aqui ou acolá pararmos de lutar pelo que achamos certo.
      Já errei muito em vários artigos e continuarei a errar e não vai ser por isso que irei parar.
      Peço à Rosalina que me perdoe por esta opinião sincera e imploro, pelo amor de deus, que não pare de mandar seus comentários que tanto ajudam na defesa de nossas causas.
      Nós lhe amamos Rosalina.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  13. Decisão do Conselho da Previ mostra que denúncia da Contraf era verdadeira
    O Conselho Deliberativo da Previ publicou nota recente que comprova que a denúncia feita pelo diretor Marcel Barro e publicada pela Contraf de fato era verdadeira e trazia riscos aos associados da Previ.

    A nota afirma que, do resultado do diagnóstico do modelo operacional e organizacional da Previ, realizado pela consultoria Accenture, encaminhado pela Diretora Cecília Garcez, "a única iniciativa analisada, aprovada e em fase de implantação é a revisão do modelo organizacional de tecnologia da informação, cuja melhoria irá gerar economia e maior satisfação aos associados. Todas as demais iniciativas propostas dependem de análise prévia e expressa aprovação da Diretoria Executiva ou do Conselho Deliberativo, conforme o caso."

    O trecho mais importante na nota diz que "no tocante às propostas da consultoria de alterações na estrutura organizacional, uma das possibilidades apontadas pelo estudo seria a de avaliar a redução do número de diretorias, das atuais seis para quatro, respeitada a paridade entre eleitos e indicados". O Deliberativo determinou à Diretoria Executiva que providencie a revisão da proposta, sob a premissa de manutenção do número atual de diretorias, preserve as iniciativas que tragam eficiência operacional e reapresente o estudo ao Conselho.

    A previsão de redução das diretorias, conforme denunciado pelo Diretor Marcel Barros, diminuiria a representação e atuação da área dos eleitos e, consequentemente a redução do quadro de funcionários da Previ, que retornariam ao banco descomissionados.

    No 26º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil os delegados participantes de todo o país já haviam deliberado por cobrar esclarecimentos sobre a consultoria citada.

    Diz o texto da resolução aprovada no CNFBB: "Cobrar esclarecimentos sobre os estudos realizados pela empresa de Consultoria Accenture. Os participantes da Previ tem o direito de saber quais são as propostas. Há forte preocupação no funcionalismo sobre a possibilidade de redução de representação de diretorias eleitas pelos funcionários. Além disso, pairam dúvidas sobre propostas de terceirização da gestão dos investimentos e da administração."

    Para Wagner Nascimento, Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, mais uma vez fica claro quem está do lado dos associados da Previ e de fato defende as instituições. "Vamos sempre defender a Previ de qualquer ataque que ponha em risco o modelo consolidado pelos associados e que traz solidez e segurança para nossas famílias."

    Fonte: Contraf-CUT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo(13:36)
      A contraf-Cut está denunciando o quê? que a PREVI contratou uma consultoria?
      Banco do Brasil contrata consultoria, Vale do Rio Doce contrata consultoria, Petrobrás contrata consultoria, qualquer grande empresa no Brasil e no mundo pode ou não contratar consultoria.
      Efetuada tais consultorias, cabe aos administradores dessas empresas analisarem a sugestões/propostas e implantá-las ou não. A Decisão nunca é da consultoria contratatada.
      Então porquê a Contraf-Cut(leia-se Marcel) está tentando jogar a opinião dos participantes contra a Diretora de Administração Cecília Garcez? Obviamente se implementadas algumas medidas muitos "companheiros" ficarão desempregados tamanho o cabide de empregos montado dentro da PREVI via terceirizados.
      O corte de funcionários cedidos pelo BB seria pequeno e é obvio também que tanto a Diretora Cecília jamais concordariam com a redução de diretorias.
      Quanto aos empréstimos simples e imobiliários, porque não terceirizá-los junto ao BB desde que se mantenham ou melhorem as atuais condições. Isso certamente traria uma grande redução de despesas por parte da PREVI.
      Finalizando, toda consultoria deve ser estudada, debatida, modificada e por último aprovada ou reprovada, no caso da PREVI ou uma outra grande corporação por um colegiado, que é exatamente o que está acontecendo.
      Entendo que a Contraf-Cut, esta sim, está precisando urgentemente de uma consultoria para que venha defender e lutar de fato pelos trablhadores desse país.
      Uma Boa noite!
      Marco Antonio Orlando

      Excluir
  14. Complementando a resposta dada acima.
    ....é óbvio também que tanto a Diretora Cecília, quanto os demais diretores ou conselho deliberativo, jamais.......

    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marco Orlando,

      A resposta que você deu ao comentarista anônimo de 13.36h, que defendeu a posição da Contraf-CUT, não deixou espaços para acréscimos.
      Você foi preciso e abrangente em suas bem fundamentadas críticas.
      A Accenture é uma das multinacionais na área de consultoria mais respeitadas no mundo.
      A PREVI virou um cabidão de empregos para acolher apadrinhados e sindilcalistas a procura de uma "boquinha".
      Virou uma estrutura grande, cara , burocratizada e, nem por isso, mais eficiente.
      Se fosse mais enxuta, certamente seria mais eficiente e os recursos economizados iriam reverter para os associados e pensionistas.
      Mas aí entra o fator político.
      O próprio comentarista da Contraf-CUT de 13.36h, diz que os funcionários retornariam ao BB "descomissionados".
      Por fim, você definiu a situação quando disse que cabe ao órgão aceitar ou não as propostas do estudo.
      Mas, nunca aceitariam a decisão de cortar custos por mais certas que fossem as propostas.
      E como fariam para reposicionar seus apadrinhados?
      A única área que está sendo modernizada na PREVI é a de TI, de responsabilidade da Diretora Cecília Garcez.
      Nada mais será mexido. Cargos muito bem remunerados e dispensáveis não serão cortados.
      E os aposentados e pensionistas continuarão a ser prejudicados.
      Assim, meu caro, temos mesmo é de esperar até as próximas eleições ou a saída antecipada da Dilma.
      O esquema está "dominado".

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  15. Ainda bem que todos que aqui opinaram leram o relatório da consultoria Accenture, aquele contratado pela diretoria de administração ao custo de 1 milhão de reais. Que no começo era sòmente para mudanças na área de TI, mas que descobriu-se proposta de mudança estrutural e de governança. na analise do CD. Cargos muito bem remunerados e com bônus(maquiado) é que deveriam ser cortados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Em razão da reação do Diretor Marcel (CONTRAF-CUT) e do ex-diretor Sasseron, elementos desse estudo da Accenture chegaram ao conhecimento de todos.
      Se o custo do relatório foi de um milhão de reais, dado a abrangência do trabalho, não acho que tenha sido um valor extorsivo se comparado com gastos de partidos para eleger seus candidatos.
      Nós é que estamos ganhando muito pouco e aí as cifras nos assustam.
      O que é preciso deixar claro nisso tudo é que a PREVI não é uma empresa que visa lucros, é uma instituição de assistência e pagamento de benefícios.
      Portanto deveria ter uma estrutura enxuta, e ser isenta de injunções políticas perniciosas.
      Quem paga isso tudo , repetimos, são associados e pensionistas.
      Cortar essas benesses vai ser um processo muito traumático.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  16. Caro Adaí e demais colegas,
    Agradeço muito aos colegas, em especial ao Adaí, de ressaltar alguns pontos que não fecham nesses ataques direcionados à minha pessoa. Sinceramente, eu não sei onde eles querem chegar, pois isso só torna a situação deles mais complicada, pois a verdade virá a tona.
    A Previ publicou na sexta-feira, dia 03.07, nota de esclarecimento sobre o que está sendo feito em relação ao diagnóstico apresentado pela Empresa Accenture. Em nenhum momento foram discutidos temas como redução de diretorias nem de terceirização de serviços. Acredito que essa nota da Previ esclarece esses pontos. Segue abaixo:

    "PREVI aprimora Modelo Operacional de TI
    O projeto trará ganhos para a qualidade de serviço prestado, sem ameaçar a continuidade dos atuais benefícios conquistados. O objetivo é fazer mais e melhor, com menor custo.
    A Revisão do Modelo Operacional e de Governança de TI, trabalho que prevê a melhoria de processos, modernização tecnológica e mudanças na estrutura organizacional da área de tecnologia da PREVI, está em fase de execução.
    .
    O projeto é a única iniciativa já aprovada do diagnóstico do modelo operacional e organizacional da PREVI, realizado pela consultoria Accenture e apreciado pelo Conselho Deliberativo na reunião ordinária de junho. Todas as demais possibilidades apontadas pela Consultoria serão objetos de avaliação pela Diretoria ou Conselho Deliberativo.
    O objetivo do trabalho é aumentar ainda mais a eficiência da área de tecnologia, a fim de gerar entregas ágeis e assertivas, melhorando os processos da Entidade. Trará ganhos para a qualidade de serviço prestado, sem ameaçar a continuidade dos atuais benefícios e facilidades oferecidos aos associados, preservando os direitos conquistados.
    Internamente, o projeto foi apresentado à diretoria, aos executivos e assessores, gerentes e facilitadores de comunicação. As reuniões de trabalho e um amplo plano de comunicação, envolvendo todos os colaboradoras, são providências adotadas para contribuir com a gestão da mudança.
    Está previsto um piloto com duas gerências, para teste e ajuste dos novos processos e modelo de trabalho, antes da implantação em todas as áreas. O piloto terá duração de seis semanas, com previsão de término em agosto. A revisão do modelo operacional de TI tem estimativa de conclusão para dezembro deste ano.
    A Revisão do Modelo Operacional e de Governança de TI contribui para o objetivo estratégico de ter uma Gestão Eficiente e Eficaz, em linha com a missão da PREVI de garantir ao associado o pagamento de benefícios de forma eficiente, segura e sustentável." (Fonte: www.previ.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Diretora Cecília Garcez,

      Em relação à área de TI, o esclarecimento da PREVI não poderia ser mais satisfatório.
      Não podemos de deixar de manifestar nossos parabéns à sua atuação à frente desse setor.
      Resta abordar a situação das demais diretorias da PREVI, que constituem as àreas de governança, que ainda permanecem em uma área cinzenta e que não foram objeto de referência no comunicado.
      Os associados e as pensionistas ficariam extremamente satisfeitos com avanços nesses setores que implicassem em redução de custos, enxugamento de pessoal e terceirização de serviços, o que iria gerar considerável redução de custos, que poderiam ser revertidos em benefício dos associados e, principalmente, das pensionistas que passam por uma situação aflitiva.
      Sem qualquer sombra de dúvida, é o que todos desejam.

      Atenciosamente

      Adaí Rosembak

      Excluir
  17. Blogueiro Adaí,

    Estou acompanhando todo esse processo.
    Acesso o seu blog e outros, inclusive o de Cecília Garcez.
    Então como fica a PREVI sem se manifestar sobre o número de funcionário e o aumento de custos da PREVI como um todo?
    Os dados estão no blog da Cecília e o senhor também colocou no seu artigo.
    Como fica essa situação ?
    Quem paga por esse esbanjamento de recursos são os associados.
    Esse assunto está incompleto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Essa é uma resposta difícil de responder pois depende de mudanças na política nacional.
      Se o PT continuar no poder não antevejo perspectivas de mudança.
      Acho muito difícil que a PREVI tome medidas de peso em prol dos aposentados e pensionistas.
      O peso da influência do sindicalismo organizado e atuante que é a base do PT e que tem o domínio da máquina pública e a fome inesgotável por cargos bem remunerados para colocar seus membros e apadrinhados não nos deixa qualquer esperança de mudança.
      Os associados e as pensionistas nesse contexto são somente "detalhes" de pouca relevância.
      Infelizmente é isso que resta aos verdadeiros "donos" da PREVI que são os associados.
      Por isso não alimente ilusões de que essa situação mude.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  18. Prezado Adaí, bons e oportunos, seus comentários, leio de analiso todos com atenção. Continue sempre nos informando. Peço agora que lute também pelos 7% para Julho. Sds. Mariano Branquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mariano Branquinho (ou João Branquinho ?),

      Li comentários a respeito desse reajuste de 7% em julho.
      Vamos esperar para ver se é verdade.
      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Adaí, trata=se da mesma pessoa. JOÃO Mariano de S Branquinho. Abs.

      Excluir
  19. " Todas as demais possibilidades apontadas pela consultoria serão objetos de avaliação pela Diretoria e pelo Conselho ""
    -Quais seriam essas demais possibilidades ? Reformas estruturais ? Extinção de diretorias, transferências ao Banco de operações com participantes ? São essas possibilidades apontadas pelos "inimigos da diretora", que não estão esclarecidas.
    Todos "falam bonito" mas, ninguém esclarece. O presidente da Previ ficou de divulgar o relatório. Então aguardemos antes de canonizar ou demonizar quem quer que seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      É isso. Você tem razão.
      Vamos esperar por alguma manifestação oficial da PREVI nessas possibilidades de mudança que não foram abordadas.
      "Falar bonito" faz parte do jogo em qualquer circunstância.
      Se o presidente da PREVI ficou de divulgar comentários sobre o relatório, vamos esperar.
      Longe de mim querer demonizar quem quer que seja.
      Todos tem um papel preponderante na conjuntura.
      Vamos esperar pelos esclarecimentos prometidos.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  20. Adaí,

    O que está acontecendo na PREVI e nas associações é o que está acontecendo no Brasil.
    Tá tudo uma bagunça, uma zona.
    Desta vez o Lula tem razão. Não há mais idealismo em nada.
    É um bando de sangue-sugas a chupar nosso sangue.
    Se a coisa continuar desse jeito, o país vira de cabeça para baixo e a PREVI vira junto.
    Não sei onde tudo isso vai parar.
    Tá muito difícil !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Estamos passando por um momento de turbulência.
      Acho que é o resultado da perda de ilusões.
      Eu me lembro de que, quando mais jovem, enxergava no comunismo a salvação da humanidade.
      Depois surgiu o Lula no Brasil e eu via nas palavras e no comportamento das pessoas que eles achavam que o Lula seria a salvação da pátria. Não foi.
      O que aconteceu nessas situações ?
      Acho que fomos procurar situações ideais fora de nós mesmos. Como se não fossemos os responsáveis por tudo que está aí.
      Acho que estamos nos aproximando da verdade. Ou seja, o mundo só mudará quando mudarmos nossa maneira de ver o mundo. E o mundo só muda quando mudamos a nós mesmos.
      Então temos de dar atenção ao nosso quintal e colocarmos ordem na nossa casa antes de tentarmos colocar o país em ordem.
      É o caso da PREVI. Temos de nos movimentar para mudar esse estágio de coisas.
      Se não conseguirmos colocar nossa casa em ordem muito menos conseguiremos colocar o país em ordem.
      Falei muito mas acho que é por aí mesmo.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  21. Ari, Cecília, Adaí e Medeiros
    No meu primeiro encontro com a Cecília, aqui em Belo Horizonte(MG), ainda em frente a sede do BB na Rua Rio de Janeiro, questionei sobre a candidatura de colega do plano Previ Futuro para cargo de direção, no caso o Décio.
    Na ocasião a Cecília me convenceu da importância dos candidatos do Previ Futuro nas eleições. Acho que essa união de candidatos dos dois planos foi fundamental para a vitória da Chapa 3, pois a adesão dos colegas da ativa foi maciça, como nunca antes havia acontecido.
    Hoje, sinto que a nossa principal bandeira nas próximas eleições deve ser a separação de diretoria por planos (seis diretorias para o plano 1 e seis diretorias para o plano Previ Futuro). Podem dizer que isso irá elevar os custos. Correto, mas nada impede também que os custos sejam também separados por planos, afinal estamos bancando também com NOSSOS RECURSOS toda a estrutura do PREVI FUTURO.
    Fico receoso, que mais tarde, com todos os indicados e eleitos sendo do PREVI FUTURO, que venha a surgir um plano mirabolante de UNIFICAR as reservas.
    Seria o FIM!
    O que estamos vendo hoje, agora, nos leva a acreditar que isto venha acontecer, sejam quais forem os governantes ou partidos no poder.
    Qual seria o interesse de eleitos do Previ Futuro em nos garantir melhorias? Nenhum! Talvez seja exatamente o contrário, para garantir com nossos recursos, melhorias para eles em um futuro próximo.
    Com toda essa ganância hoje existente entre os que administram nossos recursos e sabedores que o plano Previ Futuro não lhes garante hoje uma aposentadoria polpuda, com certeza o "olho grande" estará atento.
    Vamos sim, propor a separação das Diretorias por plano, se possível recorrer até a esfera judicial para isso.
    Um grande abraço.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marco Antônio ,

      Pode ser que isso até possa acontecer no futuro.
      Mas acho que não existem condições para tomar qualquer medida efetiva no momento contra essa possibilidade.
      E temos de analisar um aspecto importantíssimo em tudo isso: mobilizar aposentados para a defesa de qualquer pleito é uma coisa dificílima. Eu também sou aposentado e vejo essa realidade.
      Outro aspecto é o custo de duas administrações distintas na PREVI, uma para o PB' e outra para o plano Futuro.
      Iríamos multiplicar os cargos.
      Se já reclamamos que a estrutura atual da PREVI ficou muito grande, pesada e tornou-se um cabide de empregos bem remunerados para apadrinhado, o que aconteceria se dobrássemos o número de servidores para atender aos dois planos?
      Realmente acho essa ideia impraticável.
      O que temos é de exercer uma fiscalização e uma cobrança efetivas sobre tudo o que acontece na PREVI.
      E temos de ter representação política para tanto.
      Se tivéssemos no passado tido uma representação atuante, a Resolução 26 não teria tido êxito.
      É isso.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  22. Complementando,
    Se as eleições forem separadas por planos, nós não teremos nenhuma dificuldade em eleger candidatos "nossos", sem a interferência nem uso da máquina dos sindicatos, pois os aposentados serão sempre a maioria absoluta nas eleições.
    Aí sim estaremos sempre fortalecidos.
    Marco Antonio Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marco Orlando,

      Vamos cair no problema da desmobilização dos aposentados.
      O baixo nível de participação de aposentados nas eleições da PREVI, CASSI e nas associações, é um exemplo disso.
      É de dar revolta.
      Já encontrei aposentados que não sabem o que é BET, Res. 26 ou coisas do gênero.
      É duro dizer isso mas é a verdade.
      Infelizmente temos de contar com a participação dos ativos na defesa dos interesses gerais da categoria.
      E com isso, evidente, que os aposentados cederão parte do seu poder.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  23. Colega Adaí e demais aposentados e pensionistas,

    Assistam hoje às 21:30, na ESPN, programa Bola da Vez, onde o lateral direito do Barcelona e da Seleção Brasileira, confirma que o treinador Pepe Guardiola já tinha a escalação da Seleção Brasileira para a Copa dos 7 a 1. A CBF preferiu o Felipão, "amigo" dos funcis do BB

    Wander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wander,

      É isso. Até no futebol estamos levando pancada.

      abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  24. Caro blogueiro Adaí,
    Gosto de seu blog mas acho que o senhor força a barra ao elogiar muita gente.
    Todo mundo é político. É tudo baba de quiabo. É tudo farinha do mesmo saco.
    Dizem uma coisa e depois não fazem nada.
    Acompanho os artigos no blog e quando o senhor fala da AAFBB sempre elogia a Célia Laríchia. Elogia excessivamente.
    Agora o senhor defende a Cecília Garcez e ataca o Marcel e o Sasseron.
    Está circulando na rede que a Célia Larichia, o Sérgio Rosa e o Sasseron vão se candidatar a Previ.
    E aí? Vai defender a Cecília ou a Célia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Excelente questionamento.
      Aliás, você não é o primeiro que faz. Já me chamaram até de puxa-saco por causa dos elogios que faço a diversos companheiros.
      Quem não gosta de elogios, de ser paparicado e de ter os seus esforços reconhecidos por outros?
      Eu, por exemplo, adoro quando elogiam meu blog. Pode ser até mentira mas gosto assim mesmo.
      Vou responder pela ordem das indagações.
      A AAFBB é a associação do BB que mais frequento porque moro no Rio.
      Embora seja sócio de outras - ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB - nunca fui a essas associações por se situarem em outras cidades.
      Quanto aos elogios à Célia Laríchia é um reconhecimento à sua excelente administração.
      Ela tem relevantes qualidades pessoais que a credenciam para esse sucesso.
      Há muito tempo tive um problema de ordem pessoal na associação - que já foi completamente superado - em que ela
      me deu grande apoio.
      Desconheço qual é a sua linha política, ou se está ligada a algum grupo político.
      Repito que os elogios se devem à sua atuação frente à AAFBB, à sua postura pessoal e ao trato com os associados.
      Aliás, não analiso as pessoas pelo lado político.
      Muito embora já tenha confessado que não sou petista tenho amigos e pessoas que admiro tanto no PT como na CONTRAF-CUT.
      Como exemplo cito o Senador Paim (PT-RS), o Senador Suplicy (PT-SP), a Miriam Focchi e o William Mendes que são diretores da CASSI e são da CUT entre tantos outros.
      Tenho que confessar que sou um democrata. sou partidário da renovação política. Acho que o PT já deu o que tinha de dar. Agora a situação está ruim. É hora de mudar.
      Quanto à Cecília Garcez fiquei revoltado com o golpe baixo e sorrateiro que partiu do Diretor Marcel que depois foi apoiado pelo Sasseron.
      Pouco sei do Sasseron. É uma figura controvertida e alvo de comentários diversos sobre sua atuação. Confesso que não me aprofundei a respeito até porque ela está sumido. Também não tenho nada contra o Marcel, mas tão somente seu papel deplorável nesse episódio da Cecília Garcez. Para lhe dizer a verdade até simpatizava com ele depois que vi uma foto dele dançando num baile na AABB e dando um passo de dança bem floreado. Fiz dança de salão durante muito tempo e nunca vi dançarino de baixo astral.
      Assim, ressalto que não há nenhum toque de crítica pessoal a ninguém no meu artigo.
      Quanto a essa chapa englobando a Célia, o Sérgio e o Sasseron também ouvi comentário a respeito.
      Mas a eleição ainda está um longe.
      Por último, se vou defender a Cecília ou a Célia, respondo que defenderei ambas se foram alvos de ataques covardes e rasteiros.
      Não podemos deixar que as disputas descambem para essa baixaria.
      É isso.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  25. "Meu pai me ensinou a não ser escravo do poder"

    Daniel Alves - Lateral do Barcelona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      A máxima é muito boa e é conhecida e ela pode, em razão da interpretação de cada um, ser aplicada ao assunto em foco.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  26. Prezado Colega Adaí, mensagem enviada a Previ:

    Data: 9/7/2015

    Tipo: Reclamação

    Mensagem: Ao Presidente da Previ,

    Sr. Gueitiro Matsuo Genso,

    No contra cheque que recebemos em nossos lares, desde quando passei a receber a minha pensão no ano de 2001, recebemos propagandas de produtos e também da Cooperforte, numa flagrante agiotagem institucional, já que a Previ sempre alardeou que usa a margem consignável dos 30%, para o seu produto Empréstimo Simples.

    Na revista que é nos enviado sempre há destaque ao programa de educação financeira e previdenciária da previ, mas a mesma Previ, faz propaganda a gastança com uma serie de propagandas que faz com que em muito casos tenha paginas extra na confecção dos contra-cheques.

    a) A Previ recebe por estas propagandas, existe contrato firmado para que estas empresas e até mesmo o patrocinador faça uso deste espaço,quanto a Previ arrecada com tais propagandas?

    b) Quanto foi o gasto com o programa de educação financeira e previdenciária da Previ, não é uma contradição muito grande ter um programa sobre educação financeira quando se faz apologia a gastança.

    c) A LEI No 10.820, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2003, é descumprida pela Previ, a mesma mudou os critérios na ultima revisão do Empréstimo Simples, mas na pratica ficou negativa, mas acima do permitido dentro dos 30%, pois existe uma grande maioria que esta com descontos acima dos 80%, numa flagrante afronta a lei e que nunca foi proibida a sua pratica na previ que abriu a folha a todos os convênios, jogando para os participantes a sua responsabilidade e mesmo com a concordância do mutuário a com pedido administrativo a Previ continua a invocar os contratos de terceiros para manter a desobediência as leis e aos verdadeiros donos da Previ, como o Senhor gosta de chamar nós participantes e assistidos do PB-1.

    d) Por ultimo pedir um aumento nos nossos benefícios previdenciários na ordem de 10%, já a contar desde 20/07/2015, pois a nossa situação esta a beira da falência alimentar, e invocando o ADIANTAMENTO que os DIRETORES e o PRESIDENTE da previ recebem com o BÔNUS agora com o nome charmoso de REMUNERAÇÃO VARIÁVEL, uma pequena quantia para as melhores cabeças da Previ, os premiados, os justiceiros, os SEMI DEUS do palácio de cristal Mourisco.

    Diante de tantas injustiças damos como certo estas justas reivindicações nossas, no momento em que a inflação esta galopante e num quadro agudo de desconfiança dos participantes pela gestão dos nossos ativos, muitos administrados pela BB-DTVM, mas que dão o credito para que os Senhores se torne um pouco mais ricos, diante da nossa pobreza extrema, pobreza mesmo de faltar o alimento na mesa, enquanto os figurões dos CARGOS continuam o toma la da ca.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina de Souza,

      Perfeito !! Perfeito !! Todas suas colocações estão absolutamente corretas e muito bem fundamentadas.
      São dignas de análises mais aprofundadas.
      Estou xerocando sua mensagem e vou estudá-las com mais apuro.
      É importante que você repasse suas observações para outros blogs, associações, etc. para que os assuntos sejam analisados com o cuidado que merecem.
      Se tiver notas complementares sobre tudo que foi colocado, estamos no aguardo.

      Um abração do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  27. Blogueiro,

    O que você pretendeu com esse seu artigo?
    Não vai mudar nada.
    A única área que vai ter mudanças na Previ é a de TI que é justamente a da Cecília Garcez, que foi quem botou a boca no trombone.
    O resto - é só ler os blogs e os comunicados da Previ - vai continuar na mesma, a começar pela área do Marcel.
    Ou seja, continua tudo como dantes no quartel de abrantes.
    Em condições normais é impossível mexer em privilégios. Só em caso de guerra mesmo.
    Os lascados nessa situação vão continuar a ser os aposentados e as pensionistas, como o senhor diz.
    Também quem mandou ser aposentado ou pensionista?
    O Carvalho, que foi votado por nós, acaba de dizer no seu blog em 08.07 (item 2) que "Diante de especulações tendenciosas, oportunistas, inverídicas e até maldosas que circularam na internet,..."
    E durma-se com uma declaração como essa.
    Não se iluda meu caro, nada vai mudar.
    A mordomia e o cabide de empregos vai continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro blogueiro,

      Você está absolutamente certo em tudo que disse.
      Estive ocupado com assuntos pessoais por estes dias.
      Mas emitirei uma nota sobre esse assunto o quanto antes.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  28. ADAÍ, excelente sua abordagem do assunto PREVI/Governança em 03/04/2015.

    Assuntos a aserem cobrados em BC dia 17/07.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro Marcelino Maus,

      Quero cre que você errou a data. Deve ser 03.07.2015 e não 03.04.2015.
      Darei uma resposta o mais rápido que possa a esse assunto.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir