terça-feira, 25 de agosto de 2015

AAFBB Em Foco - 24.08.2015

Impressões da Sede Campestre da AAFBB em Xerém.
Em 22.08.2015, pela primeira vez, visitei a Sede Campestre da AAFBB em Xerém para participar do 18º Festival de Queijos e Vinhos, animado com orquestra e dança.
A breve estadia naquele tranquilo lugar superou minhas melhores expectativas.
Para conhecer com segurança o trajeto até Xerém, optei pelo transporte por van disponibilizada pela própria AAFBB por um preço bem módico.
Por falar em preços, os mesmos são bem baixos para a ampla diversidade de atrações e serviços prestados pela associação.
Só em eventos especiais, como foi o caso desse festival e em comemorações e festividades tais como Carnaval, Reveillon, Natal, Páscoa e outras, os preços sofrem pequena majoração, mas nada comparável aos escorchantes preços de estabelecimentos congêneres como hotéis e pousadas particulares.
As tabelas com as tarifas estão no site da AAFBB, no indicativo Sede Campestre.
Ao chegar, fomos muito bem atendidos pelo eficiente e polido pessoal da recepção. Nos prestaram todas as informações e peguei as chaves de um apartamento.
Na saída da sala da recepção tem uma feirinha com joias  de artesanato local e roupas de inverno. As mulheres adoram.
Na chegada ficamos surpresos com a vasta arborização do local, com um imenso viveiro de pássaros e com coelhos e porquinhos da índia que circulam pelos gramados e jardins. Existem abrigos adequados para todos os animais.
Pelas árvores circulam muitos micos-estrela.  Comecei meu tour oferecendo bananas para eles.
As crianças vibram de alegria com toda essa bicharada e os adultos registram os momentos felizes tirando fotos.
Toda a sede campestre é muito bem cuidada.
Não notei a mínima sujeira em qualquer área da sede.  O fumo é permitido nas áreas descobertas, mas os fumantes, civilizadamente, colocam as guimbas dos cigarros em recipientes espalhados por toda a associação. 
Todos os caminhos e instalações são bem sinalizados com placas e tudo é muito bem organizado e limpo. Os estacionamentos são amplos, com vagas marcadas no chão e situados em locais arborizados.
Os gramados, jardins, árvores e arbustos são bem cuidados e podados. Os jardins, em especial, são maravilhosos e contam com uma imensa diversidade de flores. Também são muito fotografados.
Um ponto imperdível é a “fazendinha”, uma feliz criação do ex-diretor da Sede Campestre Carlos Fernando dos Santos Oliveira (mais conhecido como CAFÉ), onde se encontram aves de várias espécies, coelhos e cabras. A garotada adora apreciar os gansos, patos e marrecos no laguinho e os perus, as galinhas d’angola e diversas outras aves ciscando pela fazendinha.
É maravilhoso acordar pela manhã com o canto do galo.
Vou pesquisar junto à administração a possibilidade de acrescentar na fazendinha uns pavões, umas emas e uns avestruzes. Com certeza iriam ser complicadores na fazendinha e por isso não sei se minha ideia vai frutificar.    
A piscina é de tamanho olímpico e tem em toda a sua volta cadeiras, espreguiçadeiras e mesas com toldos para proteção contra o sol.  Na área da piscina estão localizadas as saunas.
A associação dispõe de sala de jogos e várias quadras para eventos esportivos, todas pintadas e bem cuidadas.
O auditório para eventos é amplo e moderno. Ao lado do auditório está o serviço de enfermaria para atendimentos de emergência.
Vários caminhos com árvores frondosas que oferecem muita sombra também têm mesas e cadeiras para os associados descansarem, conversarem e usufruírem dos serviços do bar.
O bar é um capítulo à parte. É o “point” mais frequentado.
Está sempre cheio com pessoas assistindo TV e conversando enquanto desfrutam do diversificado cardápio de comidinhas, petiscos e bebidas. Os atendentes são simpáticos, alegres e atenciosos.
Uma ideia excelente da diretoria foi implantar o sistema de “dinheiro de plástico”. Muito prático para o controle de caixa. Parabéns à administração pela criativa iniciativa.
Quando passei em frente ao bar fui festivamente recebido com um apertado abraço e um largo sorriso pelo meu amigo Carlos Fernando, o CAFÉ, que me apresentou o Jorge Barroso, atual diretor da Sede Campestre.
Enquanto conversávamos, logo percebi porque a sede campestre é tão bem organizada, limpa e administrada. O Jorge Barroso é um homem que está sempre   atento a tudo, é meticuloso, detalhista, perfeccionista e dinâmico. Enquanto conversávamos, ele anotava minhas impressões e sugestões para posterior análise.
O homem não perde tempo. É uma águia.
Em outra oportunidade, ao conversar informalmente com o José Odilon Gama da Silva, Vice-Presidente do VIPAR e com o ex-presidente do CODEL Jorge Pereira de Almeida, enquanto tomava uma coca diet e saboreava uns petiscos, descobri que o bar também é um local ideal para discutir, de forma informal e descontraída, assuntos de interesse dos aposentados como o BB, a Previ e a Cassi.  
Por um bom tempo, nós três conversamos sobre esses temas. O ponto mais complicado abordado com o José Odilon foi como mobilizar os associados aposentados para a defesa de nossas causas.   Escreverei uma nota sobre esse tópico na série “Sustentabilidade da CASSI” que lancei em meu blog.
O Jorge Pereira de Almeida trouxe à baila a atual situação dos seguros. Confesso que preciso me inteirar melhor sobre essa matéria.
Na Sede Social da AAFBB na cidade, esse diálogo franco e aberto entre os associados e os dirigentes é impraticável. Todos os diretores estão em suas salas de trabalho, tudo é muito formal e compartimentalizado (e nem poderia ser de outra forma) e os associados ficam isolados no espaço dos aposentados no 11º andar. Ou seja, existe uma lacuna de comunicação com os associados difícil de ser contornada, a não ser nos almoços mensais e nas AGOs e AGEs.
Os quartos e chalés da sede campestre têm uma decoração simples, mas são muito bons, asseados e contam com todas as comodidades oferecidas por qualquer hotel de bom padrão, como sabonetes, toalhas de banho e de rosto em invólucros de plástico, ótimas roupas de cama, cobertores extras, geladeira, ar condicionado, TV e serviço de telefone.  Isso tudo sem contar com o silêncio, o ar puro e o canto do galo pela manhã.
Após a chegada, coloquei uma bermuda, uma camiseta e fui andar e conhecer as instalações.
O primeiro lugar que visitei foi o salão de festas. Para minha surpresa, encontrei meu amigo Nelson Luis de Oliveira, o “Empinador de Pipas”, coordenando, junto com a Kátia, a organização do salão. Foi uma surpresa encontrar o pessoal da sede trabalhando a todo vapor na sede campestre.
Era muito trabalho: organização de mesas, com numeração, colocação de toalhas, guardanapos, copos e talheres, organização de mesas de queijos e vinhos e de frutas.
O capricho era tanto que chegaram a fazer perfeitas tartarugas e tatus com frutas. Lindo trabalho, só que o rabo do tatu (uma cenoura) caiu quando o mesmo era transportado deixando o bicho aleijado. Sai logo para não interromper a trabalheira coordenada pelo Nelson.
À noite, fomos para o salão de baile. Todo mundo estava elegantemente trajado.
Comecei os “trabalhos” saboreando as pastinhas com torradas e degustando taças de vinho tinto seco e bebendo muita água.
A orquestra começou a todo vapor e a pista logo lotou.
O Ari Sarmento do Valle Barbosa estava com sua mulher e ficou quietinho com ela.
Por outro lado, o Carlos Fernando, o CAFÉ, estava animadíssimo e brincava com todo mundo.
O Nelson Luis e o Jorge Barroso riam com tudo e estavam felizes com o sucesso da festa. 
Até o José Odilon, sempre muito sério e formal em solenidades oficiais, estava descontraído e até ensaiou uns passinhos de samba.
O ambiente estava animadíssimo com muitas mulheres maravilhosas e a pista estava cheia com exímios dançarinos.
Depois de umas e outras taças de vinho, comecei a me descontrair e me contagiar pela música tocada pela orquestra e fui dançar um tanto inseguro e tentando relembrar os passos dos tempos de dançarino nas academias de dança. Para minha surpresa, efusivamente, o Carlos Fernando veio me dar um abraço e nos parabenizar pela performance na pista.
Fiquei surpreso com a presença da sorridente, animada e bonita Viviane que fotografava a todos. Parabéns a  essa moça que atua com sucesso na sede social e que  presta sua colaboração na sede campestre. 
Enfim, a festa foi um absoluto sucesso em todos os aspectos. Imperdível.
No outro dia, para minha surpresa, no café da manhã, uma senhora se aproximou de minha mesa e veio me parabenizar por eu dançar tão bem. Agradeci e fiquei surpreso com os elogios. Era sinal de que não esqueci de tudo que havia aprendido nas academias de dança.
Depois do almoço, andamos um pouco até a hora da chegada da van que nos levou de volta para o Rio.
Voltei ao Rio feliz com a ida à sede campestre da AAFBB.
Agora entendo a razão da Presidente Célia Laríchia haver ressaltado em um discurso os laços afetivos que prendem os associados à sede campestre da AAFBB.
Acrescento que, para minha surpresa, encontrei associados de outros estados que se encontravam ali hospedados e que, além dos prazeres da sede campestre, também desfrutaram de passeios nas vans da associação para visitar Petrópolis, perto de Xerém, que é a cidade onde o imperador Dom Pedro II tinha sua residência de verão. Petrópolis conta com muitos lugares históricos importantes, museus, palácios e atrações ligados à família imperial. Em verdade, conhecer Petrópolis mais detalhadamente, demanda vários dias de visitas. Petrópolis tem excelentes restaurantes, parques e um comércio vibrante de roupas sofisticadas   (Rua Teresa) que atrai compradores de todo o Brasil. É um passeio sensacional e cheio de boas surpresas.
Também é possível visitar as cidades serranas de Teresópolis, Friburgo e Itaipava. São cidades belíssimas que contam com restaurantes de alto padrão, parques, atrações locais e feiras de artesanato e roupas de inverno.
Ainda no que tange a associados de outros estados, reitero que outras informações detalhadas, fotos, preços e programação de eventos encontram-se no site da associação.
Para finalizar, reafirmo que a visita à sede campestre da AAFBB foi uma experiência revigorante para o corpo e enriquecedora para o espírito que pretendo repetir em outras oportunidades.
ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

10 comentários:

  1. Júlio César Alt - AAFBB26 de agosto de 2015 às 08:25

    ​Prezado Amigo Adaí,
    gostaria de agradecer-lhe pela matéria do seu Blog sobre a Sede Campestre da AAFBB. O seu testemunho é para nós motivo de orgulho e de estímulo para tentar sempre fazer o melhor em prol dos Associados e Convidados. Esperamos que sua presença seja constante e sempre feliz e agradável.
    Abração,
    Julio Alt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão Júlio Alt,

      Fico satisfeito que sua impressão sobre a minha nota tenha sido tão positiva.
      Procurei descrever com fidelidade minha experiência na Sede Campestre.
      Gostei demais e, quando for possível, voltarei a desfrutar dos prazeres daquele maravilhoso lugar e da companhia prazerosa de amigos aposentados do BB.
      Pena que você não tenha ido.
      Mas nos encontraremos em outra oportunidade.

      Um abração do sempre amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Blogueiro Adaí,

    Sou de outro estado e quando fui ao Rio visitei a sede campestre da AAFBB.
    De tudo que já li até agora sobre a sede campestre a sua descrição foi a mais ampla e fiel ao que é aquele verdadeiro lugar prazeroso e tranquilo.
    Adorei. Parabéns pelo artigo.
    Acho que se pode fazer mais para quem fica mais tempo e quer ver outros lugares do Rio.
    Além das cidades serranas é possível organizar excursões ao Rio, a Parati, a Cabo Frio, /búzios, etc.
    Em relação a fazendinha uns pavões seriam interessantes. E poderiam ser plantadas mais árvores.
    É só. O resto, como o senhor disse, é perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Fico alegre que você tenha concordado com as minhas impressões sobre a Sede Campestre da AAFBB.
      Quanto a passeios a outras localidades se você for novamente à sede campestre pode fazer essa sugestão diretamente ao companheiro Jorge Barroso que dirige a Sede Campestre.
      Acho mesmo que esses comentários que trocamos vá chegar ao conhecimento do próprio Jorge Barroso que analisará a viabilidade de suas sugestões.
      Quanto aos pavões não sei se o espaço comporta pavões, não sei quais são as peculiaridades sobre criação de pavões. Tudo isso tem de ser analisado. Ademais é preciso ver quanto custa um casal de pavões.
      Essa ideia com certeza também será analisada.
      De resto, concordo com você que o lugar é maravilhoso. Perfeição é sempre uma utopia a ser almejada.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Oi Adaí.
    Moro tão pertinho da sede de Xerém. Realmente tudo que disse é verdade. Aqui tudo é tranquilo e calmo. Quando puder faça uma visita a sede de Teresópolis, não deixa nada a desejar a de Xerém.
    Abraços da Ludmila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmila,

      Vários companheiros já me falaram muito bem sobre a AABB de Teresópolis. Não tive a oportunidade de a visitar embora tenha ido muitas vezes a Teresópolis.
      Mas estamos falando da Sede Campestre da AAFBB e não da AABB.
      Quanto à Sede Campestre da AAFBB, embora não conheça a AABB de Teresópolis, penso que não haja parâmetros de comparação em termos de acomodação. A Sede Campestre da AAFBB tem quase 100 apartamentos e uma estrutura hoteleira completa.
      Acho que a AABB de Teresópolis pode ser muito bonita mas não deve ter essa estrutura.
      Da próxima vez que for a Teresópolis não deixarei de visitar a AABB local.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Boneco gigante de Lula fez jornal da Globo ser apresentado de cortinas fechadas
    Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo Notícias – sex, 28 de ago de 2015
    Primeiro jornal a ser transmitido pela TV Globo em seu dia, o Bom Dia São Paulo foi apresentado nesta sexta-feira (28) de cortinas fechadas. O motivo da mudança, que despertou grande curiosidade nos telespectadores, foi a presença do boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Ponte Estaiada, que serve como cenário do telejornal.

    Após aparecer pela primeira vez nos protestos do dia 16 de agosto, em Brasília, e fazer sucesso nas redes sociais, o "Lula Inflado" estava passando por reparos em São Paulo. O boneco tem 12 metros de altura e, além da roupa de presidiário, possui uma placa no peito com os números "13" e "171".
    Embora tenha amanhecido na ponte, o "Lula Inflado" já estava desinflado por volta das 7h45. A figura foi criada pelo Movimento Brasil, um dos grupos que têm organizado protestos contra a presidente Dilma Rousseff, e custou R$ 12 mil. Segundo Ricardo Honorato, um dos líderes do movimento, a ideia é que o boneco faça uma turnê pelo Bras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Já li essa notícia nos jornais.
      Desculpe-me mas não entendo qual a ligação que essa matéria possa ter com este artigo sobre a sede campestre da AAFBB.

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir