domingo, 30 de agosto de 2015

SUSTENTABILIDADE da CASSI - Informe 5 - 30.08.2015

Neste assunto da Sustentabilidade da CASSI estamos em uma guerra sem quartel com o negociador do BB, que usa de todos os artifícios e métodos, os mais ardilosos e implacáveis, para nos pressionar a aceitar condições que implicam a retirada de direitos inalienáveis e inegociáveis a fim de liberar o BB do cumprimento de seus compromissos em relação à CASSI.
Todos os dias nos defrontamos com informes nos grupos na internet relativos a novos detalhes sobre as negociações entre o BB e os representantes dos funcionários.
Participamos das palestras promovidas pela CASSI para nos inteirarmos mais detalhadamente dessas negociações e da atual situação da instituição.
Nesses encontros, nossos representantes se desdobram para nos apresentarem um retrato atual da situação da sustentabilidade da CASSI e o que está sendo feito para o aprimoramento da gestão do órgão.
Existem problemas de gestão, estrutura e controle. Sempre existirão. Fazem parte da evolução. A perfeição é e sempre será uma meta utópica a ser atingida.
Mas pontuais problemas detectados têm sido prontamente corrigidos e novos métodos de gestão, estrutura e controle são introduzidos com o auxílio do avanço da TI (Tecnologia de Informação).
É fundamental que se separe o que é resultado de dolo premeditado e até criminoso e o que é consequência de problemas que surgem em consequência de problemas administrativos, controle precário e outras falhas inerentes ao sistema.
O que não é aceitável  são notícias catadas à esmo e com base em boatos e que são publicadas em grupos na internet sem qualquer comprovação concreta e que só contribuem para tumultuar e causar apreensão nos associados. Isso só serve para denegrir a imagem da CASSI ao misturarmos problemas reais com problemas fictícios.
Como exemplo de acusações desse jaez citamos a sugestão da redução/ extinção de departamentos da CASSI (é citado o número de 52 “cabides de emprego”) e a afirmação de médicos credenciados da CASSI que ganham R$ 16.000,00 e não vão ao emprego. Fala-se de diretores que tem à sua disposição carros alugados, não pagam aluguel, tem cartão corporativo, etc. Cita-se um número de 600 servidores do BB deslocados para a CASSI.  E por aí vai...
Esses comentários aleatórios causam muito constrangimento e atingem a honorabilidade dos dirigentes da CASSI.
Este próprio articulista sente-se prejudicado por essas acusações não comprovadas em razão de ter ressaltado em várias notas o esforço e a dedicação de gestores na administração da CASSI.
Ainda por cima ninguém é acusado isoladamente. São acusações que atingem todo o órgão e seus dirigentes.
Ao perguntarmos quais são esses “cabides de emprego”, quem são, onde e quando ocorreram esses problemas com médicos que não cumprem suas jornadas de trabalho, quais são os reais benefícios concedidos aos diretores, qual o número efetivo de funcionários do BB à disposição da CASSI, não recebemos qualquer resposta conclusiva e as comprovações dessas acusações não são apresentadas.
Essas “notícias” se espalham como rastilho de pólvora e, quando conversamos com associados, muitos usam o adágio de que “onde tem fumaça tem fogo” e, assim, essas acusações assumem uma aura de verdade absoluta até porque não são contestadas.
Já surgiram no “Fantástico”, da TV Globo, notícias (que foram confirmadas com filmagens) de médicos do INSS que abandonavam seus postos de trabalho para trabalhar em seus consultórios particulares. Nunca tomei conhecimento de que isso ocorresse na área da CASSI.
A questão do “cabide de empregos” já foi objeto de comentários em relação à área administrativa da PREVI em razão de uma auditoria efetuada pela empresa Accenture. Também nunca tomei ciência desse tipo de problema na CASSI.
Não se trata aqui de tentar suprimir a verdade do conhecimento público e nem de cercear a liberdade de expressão de ninguém.
Apesar de todos os problemas pelos quais estamos passando, vivemos em um ambiente democrático sólido onde impera a liberdade de expressão e de mídia.
Por isso mesmo, escândalos e falcatruas são noticiados e discutidos diariamente nos jornais e nas TVs e a Operação Lava Jato prossegue a todo vapor.
Essa situação seria impossível durante a ditadura militar onde imperava o silêncio das baionetas.
Na área de comunicação erramos muito pelo que falamos e erramos muito mais pelo que deixamos de falar em razão de inibição ou medo das consequências de nossas palavras.
Para não incorrermos no risco de errar por deixar de denunciar   irregularidades precisamos estar alicerçados por fatos sólidos em relação ao que publicamos.
É preciso ter em mente que calúnia contra a imagem de uma pessoa ou de uma instituição não se trata de um erro de informação, mas de uma ação deliberada para degradar e denegrir a imagem de outrem o que, perante a lei, não é encarada como liberdade de expressão, mas sim de uma ação criminosa passível de sanções legais.
Face ao problema levantado e para preservar a imagem de probidade dos dirigentes da CASSI, julgamos de bom alvitre que seja implementada uma auditoria independente para, no jargão popular, “separar o joio do trigo” na gestão da CASSI.
A propósito de sugestão de auditoria na CASSI, reproduzo parte de nota sobre o assunto publicada na REDE-SOS@yahoogrupos.com.br:
“Problemas de gestão são praticamente um consenso... Os números (medianos) da UNIDAS, bastante inferiores aos observados nos da CASSI são indicadores cristalinos dessa necessidade. A elevação desmesurada das despesas administrativas, nos últimos anos, outro indicativo. O aparente “inchaço” dos quadros funcionais...tantos, tantos itens que merecem apuração com pessoal especializado...Auditoria nos grandes centros cirúrgicos evitando internações longas e pagando-se diárias a preço de hotéis cinco estrelas; as tais “máfias” de equipamentos prescritos para grande número de cirurgias e próteses...Ah, como terá trabalho a empresa eleita para auditar a CASSI !!”
Adaí  Rosembak
Associado da  AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB  

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro Adaí, o que você escreveu pode até ter fundamento, porém, tanto Cassi como Previ se vale de mil desculpas para ocultar dos associados informações objetivas sobre se existem altos salários, despesas administrativas exageradas, e etc. É só colocar tudo às claras para os associados, que cessaram os boatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Luiz Castro,

      Essa questão de remunerações de dirigentes sempre gera celeumas.
      Em verdade penso que você tem razão.
      Pessoalmente, já afirmei que os rendimentos de dirigentes da PREVI, CASSI e associações deveriam ser de conhecimento público. Assim, cessariam acusações infundadas de rendimentos absurdos que são anunciados a quatro ventos.
      Seria como você diz: aí cessariam os boatos.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Transparência irrestrita revelará o que é fato e o que é boato. Se não há transparência, os boatos viram fatos. Simples!!!!!!!!
    O que se pode inferir de tudo o que se fala da CASSI, o problema é de gestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo plenamente com você e coloquei essa posição no artigo.
      Como você bem diz, se não há transparência os boatos viram fatos. E até muito piores do que a própria realidade.
      Também você está certo sobre o problema da gestão.
      Muita coisa poderia ser melhorada.
      E, sempre, da mesma forma quando não existe transparência, os piores boatos acabam virando realidade.
      É preciso colocar as cartas na mesa. Abrir o jogo.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Prezado Adaí
    O artigo está perfeito, salvo na pedra jogada à DITADURA... Sinto que desconhece muito do Banco naqueles tempos. EU ASSISTI, EU ASSISTI...
    Edgardp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Edgardo Rego,

      É sempre uma honra receber um comentário de uma pessoa com sua clarividência, experiência e inteligência.
      Eu também passei pelo BB naqueles tempos. Eu também vi e assisti...
      Os militares fizeram muita coisa boa para o pregresso do Brasil.
      Transformaram o país em uma potência.
      Na Argentina os militares só roubaram. Nem o metrô de Buenos Aires foi modernizado.
      E, para culminar, ainda arrumaram uma guerra com a Inglaterra.
      Fora péssimos administradores e piores ainda como guerreiros.
      Mas voltemos ao Brasil.
      Houve muita bandalheira, muita corrupção e grandes grupos foram construídos naquela época escudados no silêncio da ditadura.
      Sim, as baionetas colocaram ordem no país e impediram que este país explodisse.
      Mas não podemos negar a podridão que as baionetas esconderam.
      Hoje, com a democracia, é possível uma operação como a Lava Jato que vai passar o país a limpo.
      As instituições como TCU, PF, STF, PGU, e a própria imprensa livre estão atuando a toda carga.
      Os tempos realmente são outros.
      Hoje, com a moderna tecnologia de informação, contamos com recursos com que nem sonhávamos naquela época.
      Um simples funcionário com um conhecimento médio de TI pode fazer gravações em um pen drive, pode fotografar documentos em um celular (naqueles tempos não existiam celulares). Pode mandar mensagens em tempo real.
      Hoje existem micro gravadores que não existiam à época.
      Quem quiser fazer denúncias de irregularidades dispõe de tecnologia avançada e sofisticada.
      E ainda vem coisa mais avançada do que tudo isso.
      Foi sobre esses aspectos que eu me referi.

      Um grande abraço deste admirador

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Se existe má gestão é do BB, pois Ele detem o Presidente e o Financeiro, os eleitos são ,
    rainha da Inglaterra..
    AUDITORIA URGENTE...
    GUADALUPE

    ResponderExcluir
  6. Colega Adaí,

    Depois que a Accenture mostrou a bagunça na PREVI o senhor acha que a CASSI também vai contratar uma auditoria externa?
    É preciso ser muito inocente achar que eles vão mostrar a caIXA PRETA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Pelo que sei a Accenture não mostrou qualquer "bagunça" na PREVI.
      A auditoria fez sugestões sobre redução de diretorias e aperfeiçoamentos na área de TI.
      Foi constatado um crescimento de pessoal acima do padrões normais de acordo com padrões da Accenture.
      Isso foi o que veio a público.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Já divulgaram o relatorio Accenture ? Quando ? O que mostrou? O que propunha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      A auditoria da Accenture já foi feita há bastante tempo.
      Sugiro que o companheiro entre em contato com a PREVI para tomar conhecimento de informações mais detalhadas.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Senhor Adai, o presado respondeu a minha pergunta na sua resposta das 20.25 a outro anônimo.
      Não se pode falar mais sobre o relatório porque só se divulgou parte. A Previ prometeu divulgar o relatório completo. Aguardemos em Jó.

      Excluir
    3. Caro Anônimo,

      Houveram duas perguntas da mesma natureza.
      Isto pode ter causado a confusão nas respostas.
      Quanto ao relatório da Accenture, você tem razão. Só se divulgou parte.
      Por isso considero interessante que quem estiver interessado na revelação integral do relatório se dirija e pressione a Previ.
      Pessoalmente, acho que o conhecimento desse relatório deveria ser totalmente aberto aos associados que são os mais interessados nessa questão.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir