quarta-feira, 30 de setembro de 2015

MOMENTO DE ACORDAR

O neurologista e escritor inglês Oliver Sacks , ao saber que estava com câncer em estado terminal, declarou que tinha de viver o restante de sua vida da maneira mais rica, profunda e produtiva que conseguisse.
Sua declaração repercutiu pelo mundo e se tornou um exemplo de sabedoria, altruísmo e de devoção e respeito aos seus semelhantes.
Em seu lugar, muitos teriam preferido gozar o resto de suas vidas de forma devassa. Outros teriam mergulhado nas drogas, ou passariam a seguir   rituais fervorosos de religiosidade.
Essa manifestação de Oliver Sacks me levou a refletir por que a proximidade tão iminente da morte despertou nele o desejo de manifestar ao mundo esse seu traço de viver com tanto vigor e intensidade.
Sim, porque essa já era sua forma de viver. Pessoas como Oliver Sacks sempre vivem suas vidas da forma mais rica, profunda e produtiva independentemente de qualquer circunstância.
Mas porque estou divagando sobre esse assunto?
Não estou na iminência da morte como Oliver Sacks mas sua mensagem me atingiu de forma tão impactante e intensa   que decidi repensar minha vida e passar a viver o restante de minha existência da maneira mais rica, profunda e produtiva que conseguir.
Essa é uma decisão que desejo dividir com meus amigos e companheiros.
Passarei a cuidar melhor de minha saúde, entrarei em uma dieta, farei mais exercícios físicos e recomeçarei a praticar dança de salão, que foi um dos grandes prazeres de minha vida e que abandonei há uns 20 anos.
Talvez não me dedique com tanto afinco ao blog. Ou, quem sabe se, pelo contrário, essas atividades lúdicas não me darão mais disposição e inspiração para me aprimorar como blogueiro?
A vida é um sopro e o nosso maior compromisso deve ser vive-la em plenitude e felicidade.
Todos nós já ouvimos falar de pessoas que, após sobreviverem a situações de extrema penúria e sofrimento, deram guinadas radicais em suas existências e conseguiram se libertar de condições infelizes que atormentavam suas existências. 
Muitas tomaram coragem para romper com relacionamentos pessoais fracassados, outras fugiram do ambiente estressante, violento e de poluição sonora e ambiental das grandes metrópoles e se mudaram para cidades pequenas, tranquilas, prazerosas e saudáveis.
Alguns abandonaram empregos aos quais estavam presos apenas por uma questão de sobrevivência, mas onde se sentiam infelizes, oprimidos e frustrados e passaram a se dedicar a outras atividades que resgataram sua paz de espírito, sua   autoestima e sua realização pessoal.
Enfim, essas pessoas acordaram para o real sentido da vida.
Por isso intitulei esta nota como “Tempo de Acordar”.
Este acordar implica em impedir que uma situação constrangedora, opressora e castradora se apodere de nossas vidas e comprometa nossa felicidade. É preciso reagir, é preciso encontrar uma saída, é preciso mudar essa realidade deletéria.
Ninguém vai fazer isso por nós.
Não adianta se lamentar, se amargurar e nem culpar  quem quer que seja, porque essas situações foram consequências de nossas opções de vida, são problemas que nós próprios criamos e dos quais cabe inteiramente a  nós se  libertar.
Muitos dos aposentados e pensionistas que se encontram em uma situação financeira tormentosa, podem analisar seus gostos, suas habilidades, suas preferências e suas características pessoais e aplicar esses traços em alguma atividade produtiva que os auxiliem em sua reestruturação financeira. 
Conheço pessoas que tem o pendor para a culinária e que, nestes momentos de crise, passaram a fornecer refeições para fora ou montaram restaurantes caseiros muito bem frequentados em suas próprias residências. Outros que gostavam de fotografia tornaram-se fotógrafos profissionais. O mesmo ocorre com várias pessoas que curtem marcenaria, costura, música, consertos de equipamentos eletrônicos, etc. Muitos passaram a dar aulas de informática e outros a dar aulas de línguas estrangeiras.
Existem muitas mulheres que trabalham em suas horas vagas como manicures, cabeleireiras, cuidadoras de crianças ou de idosos. Outras costuram e consertam roupas. Muitos são professores bem-sucedidos em várias especialidades. Outros são advogados e corretores.
Com a morte do marido, uma vizinha minha que sempre gostou de cachorros, montou um pequeno canil em casa.  Conheço muitos dançarinos que, nestes momentos bicudos, se tornaram dançarinos profissionais (os chamados dançarinos de aluguel) e passaram a usufruir de um bom rendimento extra.
Enfim, é um número imenso de atividades de toda ordem que podem propiciar uma boa renda complementar até que as pessoas normalizem suas situações financeiras.
Muitas dessas funções podem ser exercidas em horas vagas e em suas próprias residências.
Também existem muitas maneiras de fazer economia.
Logo após a guerra, os franceses passaram a cortar os cabelos de seus membros familiares em casa, que é um hábito que muitas famílias francesas mantêm até hoje. Comer fora? Nem pensar. É um prazer que só voltou a imperar na França quando do retorno ao tempo das vacas gordas no pós-guerra.  O uso de bicicleta na Europa é muito difundido o que faz com que muitas pessoas se desfaçam de seus carros em momentos de crise. Os europeus, de forma geral, costuram e consertam suas roupas, poupando-as até o ponto de terem de comprar roupas novas.
Tive uma amiga francesa que me disse que os brasileiros não economizam porque nunca passaram por guerras.  Respondi que fazíamos economia sim, mas não ao ponto de sermos sovinas como os franceses. E que, ao contrário dos franceses, teríamos vergonha e não orgulho de ter passado por guerras.
Ironicamente, acho que uma das poucas atividades que dá muito trabalho, traz despesas e, às vezes, ainda causa problemas, é a de blogueiro.
Como blogueiro, eventualmente arrumo desafetos por divergências de pontos de vista, mas, por outro lado, faço muitos amigos e luto por causas nobres que podem reverter em benefício de toda a categoria de aposentados.
Já me chamaram de puxa-saco, lambe botas, baba ovo e cronista social; já alcunharam este blog de ‘’blog de m...”, ”blog inútil’’ , etc.
Fico até satisfeito com esses “elogios”. É sinal que estou colocando o dedo na ferida.
Acho que qualquer pessoa precisa de elogios, incentivos e ajuda em suas atividades.
Por isso considero que o mínimo que posso fazer é usar este blog de forma positiva, apoiar as associações e elogiar companheiros que atuam em diversas frentes para defender de forma incansável, destemida e determinada nossos interesses e nossas causas.
Sobre esse aspecto, transcrevo adiante dois artigos aparentemente contraditórios do filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, “Adulação” e “Reconhecimento”, nos quais ele aborda com perspicácia aspectos controvertidos da “arte” de apoiar e elogiar pessoas:
Adulação
Quando colocamos um livro no mercado, quando fazemos um projeto e deixamos que ele seja desenvolvido pelas pessoas, quando estamos em alguma atividade de gestão pública ou privada, quando formamos filhos e filhas, enfrentamos um grande perigo, que é a adulação. E é um perigo para o adulado. Porque a pessoa que adula, a que faz um elogio exagerado, me impede de ter uma visão crítica sobre o que estou pensando. Ela faz com que haja uma redução da capacidade de correção de rota.
Como ninguém é capaz de fazer tudo certo, o tempo todo, de todos os modos, o adulador é um inimigo muito poderoso.
O pensador Tácito dizia que os aduladores são o pior tipo de inimigo. Porque eles reduzem a capacidade de rever, de reinventar, de refazer.
O adulador, ao dizer que aquilo que eu fiz, escrevi, cantei, mostrei é o melhor, aquele que fica o tempo todo me bajulando, prejudica a minha capacidade de reinterpretar, de melhorar, de me elevar a um patamar superior.
Ainda que todo afago no ego seja gostoso e todo elogio quando merecido nos faça bem, é preciso distinguir o que é elogio do que é adulação, aquilo que nos deixa de olhos vendados.

Reconhecimento
Quem não gosta, como estudante, como profissional, como irmão, como filho, da ideia de reconhecimento? Quem não gosta de ser lembrado, elogiado e afagado naquilo que faz? O reconhecimento é uma das formas de incentivo e quem lida com pessoas sabe o quanto isso é importante. A própria palavra “reconhecimento” significa conhecer de novo.  Eu sou aquilo que faço. E quando alguém acha positivo aquilo que faço, isso me anima, me dá vitalidade, me faz crescer.
Há pessoas, porém, que acham que, se ficarem elogiando, vão enfraquecer a outra pessoa. Isto é uma tolice. O reconhecimento faz com que a pessoa se sinta bem e ganhe força. No entanto, Aristóteles, grande pensador grego do século IV a.C., tem uma frase clássica: “O reconhecimento envelhece depressa”. Porque a nossa necessidade de animação, de nos conhecermos como pessoas que têm importância, que têm valor também para outras pessoas, é frequente no dia a dia.
Não se pode reconhecer de maneira falsa. Não se pode apenas fingir um elogio para que a outra pessoa se sinta bem, porque isso é cinismo. Mas é preciso reconhecer de maneira contínua para que a pessoa saiba a importância que tem e, sobretudo, para que siga melhorando.

Os artigos de Mário Sérgio Cortella nos colocam em uma encruzilhada.  É muito tênue a linha que separa a adulação do reconhecimento. Muitas vezes já me perguntei se fui adulador quando me referi elogiosamente a uma pessoa.  E outras tantas vezes já me arrependi de não ter elogiado alguém sobre seu valor pessoal ou sobre algum feito de relevância de sua autoria.
O jeito é publicar o que nossa consciência aponta, mesmo que sejamos mal interpretados.
Como norma geral procuro ser pródigo em meus elogios e extremamente limitado em minhas críticas.
Porque poupar elogios bem colocados a pessoas que lutam de forma bem-sucedida pelos nossos interesses?
E porque massacrar ainda mais alguém que cometeu um erro do qual se arrependeu e que está de consciência pesada?
Voltando ao título desta nota “Momento de Acordar”, temos de sempre e reiteradamente, lembrar aos aposentados e pensionistas do BB que, apesar de todas as limitações e problemas impostos pela idade, a defesa de nossos interesses é um problema vital de sobrevivência nosso, de nossos familiares e de todos os companheiros aposentados.
Se não nos juntarmos às associações e aos grupos organizados na rede e apoiarmos seus dirigentes, com quem contaremos para combater tantas ameaças que pairam sobre nossas cabeças?   
Com mais ninguém !!!
As associações têm sites, tem jornais, tem boletins informativos, tem revistas.  Se não pudermos sair de casa por motivos vários, podemos fazer consultas, esclarecer dúvidas e mandar nossas sugestões, críticas, avaliações e reclamações para as associações por meio de telefonemas, cartas (podem ser escritas a mão ou em máquina de escrever) e mensagens por e-mail.  Todo esse material é meticulosamente analisado pelos diversos departamentos técnicos dessas entidades que avaliarão a viabilidade   de implementação dessas colaborações.
Como aposentado, também com limitações, lembro a todos os companheiros que a história é repleta de exemplos de atrocidades humanas de toda ordem em que os que não tiveram forças para acompanhar o passo de seus grupos foram os primeiros a serem dizimados.
Estamos longe dessa situação, portanto vamos acordar e partir para a luta.
O que não podemos, sob nenhuma hipótese, é nos mantermos alienados ao que ocorre à nossa volta.
Depois não adianta se lamentar porque será tarde.
É importante que os companheiros mais idosos participem dos almoços promovidos pela AAFBB no centro da cidade. São oportunidades ímpares para reencontrarem antigos companheiros e se inteirarem das novidades sobre assuntos vitais de nosso interesse.
Quando necessitarmos de informações também podemos acessar diversos espaços dos sites das associações.
O site da AAFBB conta, entre outras, com as colunas “Antenado” e “Notícias” que são excelentes fontes de referência. O site da ANABB tem as colunas “CASSI em debate” e “Notícias”. A ANABB também conta com o espaço “Vídeos ANABB” em que são colecionados vídeos muito esclarecedores sobre os assuntos de interesse dos aposentados e pensionistas da PREVI.
Também podemos acessar os sites de diversas outras associações de funcionários que nos prestam informações relevantes.
Esta conclamação aos funcionários aposentados e pensionistas para que sejam mais participativos em relação aos seus próprios interesses é um recado que já transmitimos várias vezes neste veículo e que sempre tornaremos a reprisar até que ele penetre na consciência de cada aposentado como se fosse por um processo de osmose.
Esperamos que essa mensagem frutifique para a mobilização dos funcionários aposentados e das pensionistas   para a defesa de seus interesses e para a    felicidade, saúde e bem-estar de seus familiares.

Adaí  Rosembak - Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

6 comentários:

  1. Prezado Adaí:
    todo meu apoio para o senhor, mesmo sendo anônimo.
    A propósito, leia o conteúdo deste site:
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2015/09/jesus-da-nilo-morre-em-porto-alegre-aos-49-anos-4859404.html
    Não conhecia esta pessoa, mas pelos comentários (acho que sinceros) era uma pessoa marcante. Não sugiro que o senhor enverede por este caminho, mas, realmente, poucas coisas são importantes na nossa vida. Nos enchemos com ilusões, e desafios impostos por terceiros (ainda não tem emprego?, quando vais ter tua casa própria?, ainda não tem filhos?, e por aí vai).
    Cuide-se bem e dance bastante. É uma coisa que eu decidi fazer em 1998 e já estamos em 2015 e ainda não fiz. Acho que devo começar agora!
    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Fiquei muito emocionado e gratificado com seu comentário.
      Vou ler agora o site que você indicou.
      Realmente somos sempre cobrados pela nossa posição social, sobre o que fazemos, por nossa família, por nossos bens, enfim por uma série de coisas que acabam nos aprisionando.
      Quanto a dançar não perca tempo.
      É muito bom, é um exercício maravilhoso.
      Você aprimora sua postura corporal, a suavidade dos movimentos, a elegância exigida para ser um bom dançarino, a respiração, etc. Sempre é tempo de começar.
      Comece agora como você disse.
      Vou entrar no site que você indicou agora mesmo.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Colega Adai,

    Gostei muito do seu artigo. O senhor foi muito objetivo quando disse que não adianta se lamentar. Pelo que estamos vendo há muito tempo o Governo aos poucos vem acabando com o BB. O BB que conhecemos no passado já era há muito tempo. E a PREVI com seu capital fabuloso está deixando os associados em uma situação deplorável. Os aposentados que se lasquem porque dessa cartola não vai sair mais nada. Vou acabar vendendo amendoim na zona para sobreviver com essa merreca de pensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      A situação tá braba. E olhe que em relação aos demais fundos de pensão de estatais somos os que estão em melhor situação. Minha mulher foi da Varig e sabe quanto ela recebe atualmente? NADA !!! O desmonte do BB já vem de muito tempo. Primeiro foi cm a criação do BACEN e depois foi a criação de outros órgãos que passaram a fazer o que o BB fazia.
      Querem nos tirar tudo mesmo. É triste.
      Nós que somos da velha guarda ficamos a lamentar as perdas e, o pior é que ninguém nos ouve.
      Estamos virando mais um bradescão da vida.
      Conheço muita gente jovem que saiu do BB para tentar a vida em outros lugares.
      Tenho o maior respeito pelas moças que exercem seu desgastante trabalho na zona. Acho que vender amendoim na zona deve ser um bom negócio.Muita gente que vai lá não tem mais vigor e nem tem dinheiro para comprar viagra. O negócio é apelar para o amendoim. Vá em frente e boas vendas.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Colega Adaí, acho que no meu caso, aposentado, estou pagando por acreditar nas pessoas, os que nos representam, nas instituições, anteriormente, intocáveis . Me associei em várias associações de funcionários, sindicato, sempre pensando - ah, eles estão nos representando. Aí que vem a frustração ano a ano. Me aposentei pós97, sem anuenio, sem as promoções ,peguei Parcela PREVI, INSS se corroendo ano a ano. E tenho ainda, que aguentar colegas se aposentando com valores fora da realidade, OS SEM TETO. Enfim, resta se unir, se manter informado, como abnegados dos blogs, como o teu caso, Aday. Continue na luta. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Caro Annônimo,

    Hoje é dia 15 e seu comentário é do dia 03.10.
    Esqueci de lhe responder. Tenho andado um tanto atribulado.
    Perdoe-me discordar de você mas não perca a esperança e nem se amofine.
    As pessoas entram nas associações e em outras entidades cheias de ideias e sonhos como você.
    Mas os obstáculos são muitos a começar pelo Governo que sempre procura uma forma de nos sugar cada vez mais.
    Gostei da sua qualificação de SEM TETO. Só apelando para a ironia.
    Mas a luta continua.
    Não podemos esmorecer.
    Aí vai ser pior.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir