quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Manifestação de Repúdio da AAFBB


Já abordamos esse assunto neste blog na nota “Porque optar pelo caminho da derrota? ”, de 04.10.2015.
Agora transcrevemos a manifestação oficial da AAFBB na “Nota de repúdio à carta dirigida aos associados da AAFBB”, publicada em seu site em 05.10.2015.
Decidimos publicar o desagravo oficial da AAFBB por dois motivos.  
Primeiro, porque abrange aspectos não abordados na nota “Porque optar pelo caminho da derrota? ”, de 04.10.2015.
Segundo, porque a carta caluniosa da associada dirigida aos associados da AAFBB continua a circular e a ser abordada e reproduzida em grupos organizados na internet.
Esperamos que, com a publicação neste blog da nota “Porque optar pelo caminho da derrota” em 04.10.2015 e com a “Nota de repúdio à carta dirigida aos associados da AAFBB”, de 05.10.2015, reproduzida adiante, se ponha um cobro definitivo a esse assunto tão deprimente, desagradável e prejudicial aos interesses dos funcionários da ativa do BB e aos aposentados e pensionistas da PREVI.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB
http://www.aafbb.org.br/img/px.gif
http://www.aafbb.org.br/img/px.gifNota de repúdio à carta dirigida aos associados da AAFBB
A AAFBB repudia veementemente o conteúdo da carta aberta enviada aos seus associados, divulgadas nas redes sociais em 02/10/15, em que são feitas acusações agressivas, infundadas e deselegantes a colegas que individualmente se inscreveram para participar das eleições ANABB.
Dirigimo-nos aos colegas da ativa, aposentados e pensionistas para afirmar que estamos fazendo um debate sobre propostas concretas para o fortalecimento de nossas entidades, com ÉTICA E TRANSPARÊNCIA, porém não poderíamos deixar de nos manifestar sobre o referido documento, no qual se denota flagrante oportunismo eleitoral.

A propósito do contido no referido texto temos a esclarecer:
 - o processo eleitoral da AAFBB é regulado pelo Estatuto Social e Regulamento especifico. A Eleição por aclamação ocorre somente quando apenas uma das chapas preenche os requisitos indispensáveis a sua homologação;
- As inscrições para o processo eleitoral da ANABB são individuais, não havendo, portanto, qualquer impedimento à participação de colegas dirigentes de qualquer entidade representativa da ativa ou aposentados. O que certamente motiva essas pessoas é poder contribuir com sua capacidade, experiência e seriedade, no fortalecimento da ANABB;

- A participação dos colegas da AAFBB em outras entidades tem o escopo de propagar a cultura exitosa de Governança, tais como: vedação à contratação de funcionários, fornecedores e prestadores de serviço que tenham ligação de parentesco e/ou comercial com algum dirigente ou funcionário da ANABB, medida já vigente na AAFBB;

- Quanto ao BET, supomos que a autora da carta desconhece a regulamentação sobre o tema quando responsabiliza diretamente algum dirigente da PREVI pelo término do benefício especial temporário;

- Causou-nos estranheza o comentário da autora sobre a participação de dirigentes em outras entidades, considerando que a mesma tem ocupado simultaneamente cargos em diversas instituições, tais como: CASSI, ANABB, COOP-Anabb, ANABBPrev, além de empresas participadas da PREVI;
- Nossos Representantes são livres para apoiar qualquer candidato merecedor de seu apoio. Portanto é absurda a acusação de prática de assédio moral junto aos Representantes;
 - O Estatuto Social da AAFBB veda a destinação de recursos para participação em qualquer processo eleitoral de entidades representativas, exceto CASSI e PREVI, ficando por conta dos candidatos as despesas para o custeio do material de divulgação;

- A AAFBB reitera que sua atuação é independente e sem vinculação político-partidária. Registramos que até o presente momento não recebemos formalização de pedido de desfiliação da autora da referida carta.
AAFBB - Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil
Conselho Administrativo - Conselho Deliberativo - Conselho Fiscal
http://www.aafbb.org.br/img/px.gif

9 comentários:

  1. TUDO FARINHA DO MESMO SACO... Como diria Brizola.

    Ao assistir, indignado, à guerra das "Estrelas" contra o "Universo", mais chego à tranquilidade de que minha conclusão é correta e o melhor a fazer, em nosso benefício, refiro-me naturalmente aos DECENTES, ao "pó consciente das estrelas", é desfiliar-se dessas entidades desvirtuadas, transformadas em meros cabides de esmolas, meras folha-2 do orçamento de cobras autofágicas.

    Porém, o valor generoso, inversamente proporcional ao prejuízo porque passam os nossos castrados benefícios, regiamente pago aos dirigentes e conselheiros da empresas participadas, capitalizadas com o fundo garantidor das NOSSAS aposentadorias, me demonstra uma nova necessidade, tão urgente quanto o definitivo afastamente dessa corja.

    Trata-se da urgente necessidade de que limitemos o valor da remuneração desses "nossos representantes dirigentes" a apenas 10% daquele pago aos verdadeiros profissionais das empresas, canalizando os outros 90% ao NOSSO fundo garantidor das NOSSAS aposentadorias e saúde, agregando-o aos benefícios (sonegados) de TODOS.

    E deixo aqui um desafio, com a certeza de que não vai ser aceito, o de que alguma chapa assuma esse compromisso, não em troca do apoio da imensa maioria silenciosa a quem me dirijo - cada vez mais avessa a eleições corporativas contaminadas pelo voto eletrônico e controladas pelo empregador e seus prepostos (talvez devesse chamar de capitães-de-mato...) - mas, apenas, por uma questão de solidariedade social, honestidade pessoal e prova de altruísmo.

    O que é isto? SOLIDARIEDADE, HONESTIDADE E ALTRUÍSMO. Utopia?... Quimera?!...

    Não!... É a atitude, humana e possível, de verdadeiros colegas - não a dessa maioria canalha postulante de prebendas - de que quando estiver dirigente, não aceitar vantagem circunstancial, transitória, mas somente merecer qualquer benefício pessoal no bojo de sua cota-parte do "bolo" estendido de que TODOS participam.

    Até as calendas...

    Com meu forte abraço fraternal apenas aos decentes,

    Zilton Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilton Tadeu,

      Primeiramente esclareço que não ganho um tostão furado com este blog.
      Pelo contrário ele só dá despesas e me consome um tempo valioso.
      Atuo nele como uma forma de me inteirar do que ocorre nas inúmeras frentes em que lutamos.
      Permito-me dizer que o pessoal que conheço na AAFBB trabalha e estuda muito para exercer suas funções e estar apto a defender nossas causas e a AAFBB em qualquer forum e em qualquer hora.
      E são obrigadas por dever de ofício a comparecer a solenidades, eventos , debates diversos e a diversos outros compromissos no Rio ou fora do Rio.
      Muitas vezes são debates e convenções demoradas e cansativas. Muitos gostariam de estar com suas famílias e seus netos ao invés de esquentarem a cabeça nessas fatigantes reuniões para depois serem tachados de marajás.
      Já presenciei colegas que mesmo doentes não se furtaram a cumprir com seu papel. São idealistas.
      Tem de estar bem vestidos e apresentáveis nesses eventos extremamente formais.
      Todos estão imbuídos pelo motivo nobre de estarem defendendo causas que reverterão em benefício dos companheiros aposentados, as pensionistas e os colegas da ativa.
      Essa é a minha visão pessoal e que tenho a oportunidade de checar toda vez que vou à AAFBB.
      Por essa razão criei este blog onde procuro dar apoio a essas lutas.
      Já vencemos muitas causas e tivemos sucesso em muitas frentes com a ajuda das associações.
      Se poderia ser melhor? Óbvio que sim. Mas faltam recursos e o que é mais importante: gente apta, preparada intelectual e fisicamente para essa maratona.
      O que mais doi é serem chamados de canalha, corja inútil e marajás.
      É muito duro.
      Essa é a minha visão do assunto.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Ilustre ADAÍ ROSEMBAK:


    Cheguei a conclusão que o Vosso ilustre blog e o do Dr. MEDEIROS são os únicos que ainda publicam alguma coisa contra os DESMANDOS e os ALMOFADINHAS da PREVI;
    Fico ENOJADO quando vejo nossos colegas RASTEJANDO e IMPLORANDO um ES-RENEGOCIAÇÃO que está mais para ES-CONFUSÃO, ao EXECRÁVEL Sr. MARCEL BARROS. Quanta FALTA de COMPOSTURA e DIGNIDADE! É INÚTIL apelar para essa criatura que já PROVOU e COMPROVOU que SOLIDARIEDADE e HUMANISMO não fazem parte de seu caráter. Quanto as nossas Associações, RUIM COM ELAS, PIOR SEM ELAS. Sou sócio da ANABB e AFABB-RS, muito feliz da vida e NEM UM POUCO PREOCUPADO COM O SALÁRIO DOS DIRETORES.
    A nossa SALVAÇÃO, está em MUDARMOS TUDO na PREVI em MAIO/2016. Abraços.


    José Afonso Sobrinho - (RN), 08/outubro/2010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Afonso Sobrinho,

      Não me considero ilustre. Sou uma pessoa tímida, sensível e simples. Se tenho alguma virtude é ser dedicado e idealista. E a vida me ensinou a revidar e bater forte quando sou atacado.
      Outra virtude? É fazer amigos, respeitar as pessoas e ajudar os que mais necessitam e estão desesperados.
      Eu ataco a PREVI como uma forma de contribuir para o engrandecimento de nosso fundo de pensão.
      A PREVI tem muita coisa boa. Para começar é o mais forte fundo de pensão da América do Sul.
      Foi pago o BET durante anos e só parou devido ao fato de não podermos ultrapassar limites estabelecidos pelo plano.
      Quando converso com outras pessoas que estão em outros fundos vejo muito desgosto e a carga de reclamações é grande.
      Minha mulher foi da VARIG e hoje recebe o fabuloso benefício do AERUS de R$ 0,00. Isto mesmo: ZERO !!!
      É como você diz: Ruim com elas, pior sem elas.
      As associações nos dão muito apoio.
      Temos de mudar muita coisa sim, temos de combater abusos sim, temos de freiar a interferência governamental sim, mas ;e preciso união de luta.
      É isso.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Prezado Adaí:

    o colega Zilton Tadeu, com contundência, colocou em palavras o que a maioria sem voz gostaria de ter dito. Infelizmente é utopia, é quimera, como o Zilton Tadeu diz.
    Lamentável a que ponto chegamos.
    Um abração de um anônimo que admira sua luta.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,

    Leia a resposta que dei ao Zilton Tadeu acima.
    Sinceramente, penso que se ele se informasse melhor sobre o trabalho das associações não faria críticas tão contundentes como fez.
    Por experiência própria sei que eles fazem muita coisa. Só em causas da AAFBB são quase 20 o que é muita coisa.
    Se mais não pôde ser feito foi pela interferência deletéria do Governo.
    Como exemplo está aí a Resolução 26. Mas apesar disso as associações continuam a lutar.
    Agora é essa luta contra o BB que quer acabar com a CASSI, pelo menos no que se refere aos aposentados.
    Informe-se mais e frequente mais as associações .
    Posso apostar que você vai mudar sua visão.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  5. Mestre ADAÍ ROSEMBAK:


    Como o amigo (desculpe a intimidade) não gostou, deixei de chamá-lo de ILUSTRE. IDENTIFIQUEI-ME PLENAMENTE com o Mestre, sobretudo quando diz: "E A VIDA ME ENSINOU A REVIDAR E BATER FORTE QUANDO SOU ATACADO". Como EM TEMPO ALGUM inicio um ataque a quem quer que seja, tenho portanto o DIREITO LEGÍTIMO de REVIDAR FORTE e NUNCA COSTUMO OFERECER A OUTRA FACE (infelizmente).
    Agradeço ter publicado meu comentário e já vi que o amigo (novamente a intimidade) NÃO TEME À CRÍTICA AOS MAIS FORTES, principalmente quando NÃO ESTÃO SENDO NEM ÍNTEGROS NEM JUSTOS. Acredito não haver nenhuma INJÚRIA, DIFAMAÇÃO, CALÚNIA ou FALTA DE RESPEITO, quando se pergunta AONDE ESTÁ o Sr. GUEITIRO GENSO? Será que isso é o suficiente para GERAR Processos contra o AUTOR DO BLOG? Está observando nos demais blogs a MEGA CONFUSÃO COM O ES-SIMPLES? Também ELOGIO o fato de o Sr. SE DAR AO TRABALHO DE RESPONDER OS NOSSOS COMENTÁRIOS. Muito obrigado.
    Finalmente, sou MODERADAMENTE extrovertido, timidez só até antes de ingressar no Banco, e gosto de humor-negro (SEM SADISMOS). Bom-fim-de-semana. Abraços.

    José Afonso Sobrinho - Natal - (RN), 10/outubro/2015.

    ResponderExcluir
  6. José Afonso Sobrinho10 de outubro de 2015 às 13:31

    Mestre ADAÍ ROSEMBAK:


    Como o amigo (desculpe a intimidade) não gostou, deixei de chamá-lo de ILUSTRE. IDENTIFIQUEI-ME PLENAMENTE com o Mestre, sobretudo quando diz: "E A VIDA ME ENSINOU A REVIDAR E BATER FORTE QUANDO SOU ATACADO". Como EM TEMPO ALGUM inicio um ataque a quem quer que seja, tenho portanto o DIREITO LEGÍTIMO de REVIDAR FORTE e NUNCA COSTUMO OFERECER A OUTRA FACE (infelizmente).
    Agradeço ter publicado meu comentário e já vi que o amigo (novamente a intimidade) NÃO TEME À CRÍTICA AOS MAIS FORTES, principalmente quando NÃO ESTÃO SENDO NEM ÍNTEGROS NEM JUSTOS. Acredito não haver nenhuma INJÚRIA, DIFAMAÇÃO, CALÚNIA ou FALTA DE RESPEITO, quando se pergunta AONDE ESTÁ o Sr. GUEITIRO GENSO? Será que isso é o suficiente para GERAR Processos contra o AUTOR DO BLOG? Está observando nos demais blogs a MEGA CONFUSÃO COM O ES-SIMPLES? Também ELOGIO o fato de o Sr. SE DAR AO TRABALHO DE RESPONDER OS NOSSOS COMENTÁRIOS. Muito obrigado.
    Finalmente, sou MODERADAMENTE extrovertido, timidez só até antes de ingressar no Banco, e gosto de humor-negro (SEM SADISMOS). Bom-fim-de-semana. Abraços.

    José Afonso Sobrinho - Natal - (RN), 10/outubro/2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Afonso Sobrinho,

      Concordo plenamente quando você diz que não existe nenhuma injúria, difamação , calúnia ou falta de respeito quando se pergunta onde est''a o presidente da PREVI.
      Da mesma forma quando você pode perguntar o que for.
      Não é o que se pergunta mas da forma que se pergunta o que importa.
      Às vezes leio notas de baixo nível sobre uma série de coisas.
      Discordo dessa forma de tratamento.
      Trato todos com extrema educação pois é assim que quero ser tratado.
      Quanto ao ES que está deixando muita gente desesperada acho que se vai achar alguma solução até porque estamos em período de eleições na ANABB.
      É isso.
      Ótimo fim de semana e um

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir