terça-feira, 26 de abril de 2016

Simpósio sobre Fundos de Previdência Complementar Fechada e Planos de Saúde no Brasil promovido pela AAPBB

AAPBB em FOCO – 16.04.2016

1º BLOCO   -  INTRODUÇÃO
Tive a oportunidade  de participar do Simpósio Sobre Fundos de Previdência Complementar Fechada e Planos de Saúde, celebrado nos dias 12 e 13 de abril de 2016, planejado e organizado pela AAPBB – Associação de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil,  que contou com o APOIO da Academia Brasileira de Defesa (ABD), Academia Brasileira de Filosofia (ABF), Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CEBRES), Jornal Monitor Mercantil, Supremo Conselho do Rito Moderno (SCRM), Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, e da União Nacional dos Acionistas Minoritários do Banco do Brasil (UNAMIBB).
Registramos o alto nível do evento, dos palestrantes e de suas exposições e a perfeita organização do simpósio liderado por Marcos Coimbra, Vice-Presidente  de Desenvolvimento da AAPBB, com a colaboração e apoio técnico de João Carlos Pereira Lago, Vice-Presidente Adjunto de Desenvolvimento da AAPBB e da supervisão administrativa do companheiro Valdemir Crispim.
Não poderíamos deixar de citar o importantíssimo papel desempenhado pelas colaboradoras administrativas da AAPBB, Monique, Cristina, Kezia e Mullem, sempre solícitas, bem-humoradas, gentis e eficientes, sem as quais o evento não teria condições de ter sido tão bem-sucedido.
O encontro foi realizado com a cessão sem ônus das instalações do Clube da Aeronáutica, através do Presidente Major Brigadeiro do Ar Marcus Vinicius Pinto Costa, com a importante colaboração dos dois Vices Presidentes, Brigadeiro Hélio Gonçalves e Coronel Aviador Luís Mauro Ferreira Gomes. 
Sem exageros nem falsos elogios, classifico esse certame como o mais importante do qual já participei até a presente data.
Não só pelo alto nível dos palestrantes, mas fundamentalmente pela análise aprofundada e realista dos problemas que atingem os Fundos de Previdência Complementar Fechada e Planos de Saúde no Brasil. 
Nada foi deixado embaixo do tapete. 
Todos os artigos, comentários e denúncias abordadas pela mídia, foram atacados e amplamente discutidos com coragem e sem subterfúgios. Também foram discutidas notas publicadas nas redes de funcionários e aposentados do BB, nos sites de associações e entidades diversas ligadas aos nossos interesses, nos blogs e em outros meios de comunicação.
A    CPI dos fundos de pensão, que noticia perdas de R$ 113,5 bilhões, prejuízos de R$ 4,264 bilhões por má gestão e fraudes em 15 casos nos quatro maiores fundos - Postalis, Petros, Funcef e Previ -  também foi um assunto comentado. 
Todos os participantes tiveram total abertura para fazer seus comentários, por mais cáusticos e críticos que fossem.
Enfim, do início ao fim, o encontro brilhou pela objetividade e abertura democrática dos palestrantes, ao abordar quaisquer temas por mais espinhosos que fossem.
Ressalto que este blog espelha a visão pessoal deste articulista. 
Não faço parte da administração de qualquer entidade, portanto não defendo interesses corporativos de qualquer órgão. 
Meu fundamental compromisso é a defesa das causas e dos interesses dos associados da PREVI e da CASSI, categorias às quais pertenço.
De forma mais abrangente, também defendo e apoio os interesses e as lutas de outras EFPCs – Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
Nessa posição de independência, expressei elogios e também críticas, por vezes contundentes, em relação a aspectos pontuais do que foi exposto pelos palestrantes.
A elaboração e organização deste artigo foi demorada e cuidadosamente elaborada.
Foram intensas pesquisas na internet, mensagens por e-mail e telefonemas para à AAPBB, para palestrantes e aparteantes, esclarecendo dúvidas e solicitando informações complementares. 
Passo a passo, e com paciência, o conjunto desta peça foi sendo montado, procurando relatar com fidelidade todos os aspectos do evento. 
Infelizmente, não me senti seguro de transcrever as exposições do Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa, da Companheira Isa Musa de Noronha e do Ilustríssimo Desembargador Sérgio D’Andrea Ferreira, pela extensão e complexidade das matérias apresentadas. Preferi abdicar dessa tarefa, que iria além de minhas limitações, para não ferir a profundidade, a criatividade e a subjetividade de cada um dos expositores, ao tentar, debalde, expor os meandros das matérias de suas palestras.
Com certeza, teria meus esforços traídos se tentasse invadir a seara exclusiva e pessoal dos palestrantes, com textos limitados de minha autoria que, com certeza, não representariam nem de longe, a fidelidade dos ensinamentos que cada um dos expositores expôs com tanto brilhantismo.
Mas coloco este blog à inteira disposição dos três palestrantes, para que transcrevam em artigos específicos, o teor do riquíssimo conhecimento com que os presentes ao evento foram agraciados nas suas magníficas palestras.  
Será uma honra para este blog publicar relatos de tão alto valor histórico e jurídico.
A partir de determinado ponto, quando a coleta de informações começou a se avolumar e a ir além das projeções iniciais, observei que teria de organizar as palestras por painéis em separado, acessíveis por links, caso contrário seria uma massa tão grande de informações, disposta sem uma organização adequada, que causaria enfado e desinteresse às pessoas que acessassem este blog.
Qualquer contestação ou elogio ao presente artigo, pode ser exposto por meio de comentários, os quais serão respondidos dentro da possível brevidade. 
Voltamos a registrar que, se for de interesse dos palestrantes, poderemos elaborar novos artigos expondo a matéria de cada expositor, em separado e de forma mais abrangente.
Entremearemos nossos comentários com outros assuntos relevantes inerentes à   nossa categoria, discutidos informalmente com diversas personalidades presentes no evento.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

Links para as próximas partes do texto:

Parte II - INÍCIO DO SIMPÓSIO e PALESTRA DO DR. RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA

Parte III - PALESTRAS  DE  ANTÔNIO JOSÉ DE CARVALHO (PREVI)   e   RONALDO TEDESCO VILARDO (PETROS)

Parte IV - PALESTRAS DE JOSÉ ROBERTO FERREIRA (SUPERINTENDÊNCIA DA PREVIC) e ANTÔNIO AUGUSTO DE MIRANDA E SOUZA (FUNCEF)

Parte V - PALESTRA DE LUIZ ALBERTO MENEZES BARRETO (POSTALIS)

Parte VI - PALESTRAS DE ISA MUSA DE NORONHA (Presidente da FAABB) e do Dr. RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA (Presidente da AAPBB)

Parte VII - PALESTRA DE WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA  (Titular do Conselho Fiscal da PREVI) 

Parte VIII - PALESTRA DE MÁRIO SIMÕES TAVARES (PREVI)

Parte IX - PALESTRA DO DESEMBARGADOR FEDERAL SÉRGIO D'ANDRÉA FERREIRA




17 comentários:

  1. João Carlos Lago Neto26 de abril de 2016 às 20:05

    Estimado ADAÍ ROSEMBAK,
    Em meu nome pessoal, e no de toda a Diretoria da AAPBB e de seu corpo funcional, agradeço a elogiosa divulgação que tem feito do Simpósio promovido nos dias 12 e 13 de abril. Reconhecimentos como o seu são gratificantes e ratificam a importância de eventos da espécie.
    Aproveito para esclarecer que o COIMBRA é VP de DESENVOLVIMENTO e que eu sou o VP ADJUNTO de DESENVOLVIMENTO.
    Saudações Fraternas
    JOÃO CARLOS LAGO NETO
    em 26/04/2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos João Carlos Lago Neto,

      Eu apenas reconheci o magistral simpósio organizado pela AAPBB.
      Lamento que a publicação do artigo tenha demorado tanto mas o trabalho foi imenso.
      Não pude entregar antes do tempo.
      Vou revisar sua posição e a do Coimbra na AAPBB.
      Desculpe-me pela falha.
      Vou corrigir no artigo.
      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Carlos João Carlos Lago Neto,

      Eu apenas reconheci o magistral simpósio organizado pela AAPBB.
      Lamento que a publicação do artigo tenha demorado tanto mas o trabalho foi imenso.
      Não pude entregar antes do tempo.
      Vou revisar sua posição e a do Coimbra na AAPBB.
      Desculpe-me pela falha.
      Vou corrigir no artigo.
      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Estimado Mano Lago Neto:
    Parabéns pela competente e pronta resposta.
    Amanhã entrarei no blog do colega Adaí para apreciar o conteúdo, pois já estou na cama, preparando-me para dormir.
    O amigo é a pessoa certa no lugar correto.
    TFA.
    Marcos Coimbra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos Coimbra,

      Embora a mensagem tenha sido encaminhada ao Lago Neto, ela veio parar no meu blog e merece registro.
      Parabenizo-o pela organização do fabuloso evento.
      Foi o melhor simpósio relativo aos interesses de nossa categoria do qual eu já participei até a presente data.
      A elaboração deste artigo me consumiu muita energia e tempo para sua feitura.
      Mas me declaro plenamente gratificado pelos resultados.
      Faço minhas as palavras do Lago Neto: a projeção da AAPBB ganhou estatura depois desse simpósio.
      Só lamento não ter transcrito as palestras de Isa Musa de Noronha, do Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa e do Desembargador Sérgio D'Andrea Federreira.
      Mas coloco este blog à inteira disposição da AAPBB para que sejam publicadas as manifestações das três personalidades que são ícones em nossa área.
      Em razão da feitura do artigo, como expliquei em sua introdução, causou a publicação do mesmo com certo atraso. Mas, pelas manifestações que recebi até o presente momento, o interesse pelo evento não perdeu seu interesse apesar do tempo decorrido.
      E, sem falsa modéstia, penso que este artigo, que atinge associações e entidades da categoria por todo o Brasil, reavivou o interesse pelo encontro e carreará o aumento de associados da AAPBB.
      Estou inteiramente aberto a quaisquer críticas e sugestões em relação ao que coloquei no artigo.
      Toda a equipe que participou da criação e organização desse encontro é merecedora dos mais elevados elogios.

      Atenciosamente

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. João Carlos Lago Neto - AAPBB27 de abril de 2016 às 11:44

    Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Simpósio AAPBB parte X":

    Estimado ADAÍ, sabe você que sou leitor assíduo de suas manifestações, devido à qualidade de seus escritos. Como jornalista, julgo sagrado o direito à liberdade de expressão e você exerce, muito bem, esta liberdade. Registro, no momento, que a AAPBB concedeu inteira liberdade aos palestrantes para escolher o enfoque a ser dado em suas palestras (fornecemos apenas AOS COLEGAS DO BANCO o tema: CASSI ou PREVI). Logo, amigo ADAÍ, não há motivos para pedir desculpas à AAPBB e nem para afirmar que "meu
    compromisso maior não é com a AAPBB nem com a CASSI. É com a VERDADE!!". Agradeço, na qualidade de VP ADJUNTO DE DESENVOLVIMENTO da AAPBB, a excelente divulgação que o amigo tem feito do Simpósio promovido pela AAPBB. JOÃO CARLOS LAGO NETO, em 27/04/2016

    Publicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Carlos Lago Neto,

      Eu me senti compelido a fazer essa justificativa.
      Sempre se espera fazer um relato elogioso das matérias que abordamos e às pessoas às quais nos referimos.
      Confesso que foi com muito constrangimento e desapontamento que fiz críticas aos dois expositores que abordaram o tema CASSI.
      Não poderia agir de forma diversa.
      O que, na minha opinião, foi exposto, contrariou e magoou um número de grande de companheiros que são bem preparados para gerir a CASSI e tem um histórico de dedicação àquele órgão.
      Vão além do cumprimento de meras funções burocráticas, sacrificam interesses familiares e de ordem pessoal, para de dedicarem à CASSI.
      E também não foi por eles que disse o que disse. Falei em nome da VERDADE.
      Um abração do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. João Carlos Lago Neto - AAPBB27 de abril de 2016 às 12:00

    Estimado ADAÍ ROSEMBAK,

    Não necessita fazer nenhuma modificação em seu BLOG devido à correção que farei a seguir. O Moderador, quando da palestra inicial do RUY e, no Painel 4 (WILLIAMS, MÁRIO TAVARES e SÉRGIO DE ANDRÉA), fui eu, LAGO NETO, e não Marcos Coimbra. O responsável, certo ou errado, pelo tempo concedido aos mencionados palestrantes fui eu.
    Este esclarecimento é somente para o amigo. Esta troca de nomes não tem importância.
    Abraços
    LAGO NETO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Carlos Lago Neto,

      Fiz a correção de suas posições na AAPBB mas conservei o resto como redigi originalmente.
      Assim, estou atendendo ao que você coloca.

      Abração

      Adaí Rosembak
      P.S. Meu sobrenome é ROSEMBAK e não ROSEMBACK como saiu em algumas notas.

      Excluir
  5. João Carlos Lago Neto27 de abril de 2016 às 12:07

    Prezados Dirigentes da AAPBB,
    BLOG DO ADAÍ ROSEMBAK E MENÇÕES AO SIMPÓSIO PROMOVIDO PELA AAPBB

    Devido ao trecho abaixo, no blog do amigo ADAÍ ROSEMBACK - http://adairosembak.blogspot.com.br/2016/04/simposio-aapbb-parte-x.html, postei, no mesmo, comentário exibido após o trecho mencionado.
    Como estou enviando ao ADAÍ cópia desta, aproveito a oportunidade para acrescentar os tópicos abaixo a meu comentário postado no blog:
    a)- No Blog, julguei melhor ser sucinto e enfocar somente o aspecto principal: A liberdade total concedida aos palestrantes;
    b)- Parece-me que, diante da liberdade total concedida aos palestrantes pela AAPBB, ficou claro que à Associação não cabe julgar os conceitos emitidos;
    c)- Da mesma forma que a AAPBB, diante da diversidade de engajamento político de seus sócios e das opiniões várias que os mesmos têm diante dos problemas existentes na CASSI e na PREVI, não apoia chapas nas eleições de nossas Caixas, a Associação julga que a análise dos conceitos emitidos nas palestras do Simpósio fica a cargo de cada ouvinte;
    d)- Diante do exposto, ADAÍ, não vejo motivos para o amigo explicitar que não tem compromisso nem com a AAPBB nem com a CASSI, mas somente com a VERDADE. Você, ADAÍ, em relação às palestras de TÂNIA e de ANDRÉ, exerceu seu direito de opinião, da mesma forma que a AAPBB permitiu aos palestrantes, como de direito, a mesma liberdade;
    e)- Esclareço, devido a comentário feito na Parte 2 de sua matéria a respeito do Simpósio, de que os Presidentes da CASSI e da PREVI não indicaram, embora houvesse solicitação da AAPBB, representantes para o Simpósio, logo DOUGLAS LEONARDO falaria em seu nome pessoal e não pela CASSI, assim como fizeram ANTÔNIO CARVALHO e WILLIAMS SILVA, ao abordarem o assunto PREVI;
    f)- Ratifico, ADAÍ, meus elogios à qualidade de seus escritos e agradecimentos pela ótima divulgação dada ao Simpósio e sei que o amigo preza, tanto quanto eu, a liberdade de expressão.
    Devido ao teor desta mensagem, estou enviando cópia da mesma aos colegas TÂNIA KADIMA, ANDRÉ MASCARENHAS e VÂNIA ROMEO.
    Saudações Fraternas
    LAGO NETO
    em 27/04/2016

    TRECHO DE AUTORIA DO ADAÍ:

    Peço desculpas à AAPBB em relação à forma direta e franca com que retratei as palestras da Dra. Tania Kadima e do Sr. André Mascarenhas, mas acompanho o sentimento da companheira Vania Romeo Tomaz:
    “Meu compromisso maior não é com a AAPBB nem com a CASSI. É com a VERDADE !!”

    COMENTÁRIO DE LAGO NETO:

    Estimado ADAÍ, sabe você que sou leitor assíduo de suas manifestações, devido à qualidade de seus escritos. Como jornalista, julgo sagrado o direito à liberdade de expressão e você exerce, muito bem, esta liberdade. Registro, no momento, que a AAPBB concedeu inteira liberdade aos palestrantes para escolher o enfoque a ser dado em suas palestras (fornecemos apenas AOS COLEGAS DO BANCO o tema: CASSI ou PREVI). Logo, amigo ADAÍ, não há motivos para pedir desculpas à AAPBB e nem para afirmar que "meu
    compromisso maior não é com a AAPBB nem com a CASSI. É com a VERDADE!!". Agradeço, na qualidade de VP ADJUNTO DE DESENVOLVIMENTO da AAPBB, a excelente divulgação que o amigo tem feito do Simpósio promovido pela AAPBB. JOÃO CARLOS LAGO NETO, em 27/04/2016










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Carlos Lago Neto,

      Gosto de sua forma honesta e objetiva de abordar os assuntos concernentes à AAPBB.
      Não sabia que a PREVI e a CASSI, embora solicitados, não tivessem nomeado representantes.
      Logo, é o caso de expressar um elogio complementar ao papel pessoal que Douglas Leonardo desempenharia em nome da CASSI e às exposições de Antônio Carvalho e Williams Silva que tão bem representaram a PREVI.
      É importante que você, em nome da AAPBB, remeta cópias do artigo para Tania Kadima, André Mascarenhas e Vania Romeo. Não seria o caso de também mandar cópia para o colega Adolpho Nogueira, da AAFBB?

      Mais uma vez parabenizo-o pela sua atuação antes e após o simpósio.

      Um grande abraço

      Do já amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Marcos Coimbra - AAPBB27 de abril de 2016 às 12:24

    Estimado Mano Lago Neto:
    Muito bem colocado pelo amigo.
    Assino embaixo de suas considerações.
    Nenhum palestrante falou em nome dos órgãos respectivos, a não ser o da Previc, seu legítimo representante devido ao cargo ocupado.
    Aliás, penso que todos afirmaram isto, no início de suas palestras.
    O nosso Presidente Ruy também fez questão de falar como autoridade no asssunto em suas duas exposições e não na qualidade de Presidente da AAPBB.
    Fiz questão de enfatizar na abertura do Simpósio que PREVI, VALIA e CASSI declinaram dos convites, por intermédio de seus legítimos representantes, por razões diversas, nem indicaram substitutos, apesar de solicitados.
    TFA.
    Marcos Coimbra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos Coimbra,

      Como a mensagem veio parar no meu blog senti-me na obrigação de prestar uma satisfação às suas colocações.
      Efetivamente foi um detalhe que não observei apuradamente.
      Não abordei o fato de que vários órgãos, entre esses a PREVI, VALIA e CASSI, declinaram dos convites. E também de que o Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa, falou em seu próprio nome e não na qualidade de Presidente da AAPBB.
      Ressalto, no entanto, que o esforços individuais dos palestrantes são merecedores de efusivos elogios e do mais alto mérito.
      Mais uma vez, expresso meus elogios e minha admiração pela perfeita organização e brilhantismo do evento que foi reconhecida por todos os presentes no simpósio.

      Atenciosamente

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Prezados colegas Marcos Coimbra e Lago Neto,

    Muito obrigado por repassar a mensagem abaixo informando que o ADAI ROSEMBAK utilizou seu blog para fazer críticas as nossas apresentações: minha e da Tânia Kadima. Aproveito para anexar cópia do Projeto, bem como das apresentações realizadas na AAPBB-RJ e FAABB em Xerém-RJ.

    Pelo pouco que li do comentário do ADAI (sinceramente, não sei quem é o ADAI, muito menos sabia que ele tinha um blog) notei que as afirmativas dele carecem de qualquer dado técnico, levantamento, ou mesmo referenciais acadêmicos que lhe dê envergadura para tal. Usa aquele espaço para lançar difamações "ao vento"... Outro exemplo está logo abaixo contra a colega Leopoldina Corrêa.

    Temos a noção exata do perigo que corremos quando retiramos algumas das "cortinas de fumaça" existentes nos argumentos dos dirigentes da CASSI e PREVI, bem como os vários argumentos falaciosos das suas respectivas "tropas de choque". Para surpresa de todos eles, utilizamos como prova dos nossos argumentos "recortes" dos próprios relatórios de Administração da CASSI, PREVI e, principalmente, do BANCO DO BRASIL. Certamente sonhavam com a velha e carcomida ideia: "ninguém lê os relatórios".

    Sabemos que estamos mexendo em uma "casa de marimbondos de fogo" quando damos conhecimento dos problemas que promovem a desassistência a que estamos sendo submetidos ( colegas ficam internados por dias e semana aguardando autorização de procedimentos), bem como descortinamos os "mistérios" que levam a comprovação do tamanho da ineficiência existente na OPERADORA CASSI.

    Mas, para eles, o pior é a solução apontada por nós: PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DA CASSI, especialmente da GESTÃO DA SAÚDE com profissionais selecionados com base em critérios técnicos (teórico e prático).

    Não aceitam que sejamos contrários ao aumento da escorcha (elevação das contribuições) e de "GESTÕES PERDULÁRIAS", fruto de eleições de colegas eloquentes, porém com pouco conhecimento técnico específico para administrar uma das 200 maiores empresas do Brasil, cujo faturamento em 2015 alcançou o montante de R$ 3,4 BILHÕES e mais de 1 milhão de beneficiários: planos Associados, Família e Conveniados.

    Certamente, sentem-se ameaçados com a possibilidade de perda do "cabide de emprego" ou outras benesses amealhadas com a vinculações aos diversos grupos politico partidário ou sindical que estão incrustados na CASSI e PREVI, nestes últimos 20 anos. Estão vendo que a "estabilidade" assegurada com a "dança das cadeiras" entre os mesmos está sendo ameaçada. Resta para eles: denegrir, difamar, tergiversar, caluniar, etc.

    Parece que o ADAI se presta bem a este papel (veja outro exemplo logo mais abaixo), pois se utiliza do seu blog para com sua verborragia inconsequente destilar "seus venenos" ... Fica o aviso: ESTAMOS ACORDANDO!

    Após a minha assinatura, leiam o comentário da ISA MUSA DE NORONHA dirigida ao ADAI em defesa da colega LEOPOLDINA do Blog "Olhar de Coruja". http://olharcoruja.blogspot.com/2015/11/colocando-adai-rosembak-o-mensageiro-da.html

    Estou dando por encerrado minha participação neste episódio. Debates no nível proposto pelo ADAI não tem qualquer atrativo.

    A todos os demais, o julgamento.

    Antes, porém, ratifico o apreço a todos os dirigentes da AAPBB-RJ e, mais uma vez, agradeço pelo convite para participar no referido Simpósio.

    Abraço fraterno em todos!

    André Mascarenhas
    ======================

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiros da AAPBB,

      O palestrante colocou tanta matéria no seu comentário que o blog recusou a publicação de sua matéria na sua integralidade devido ao tamanho do texto.
      Estendeu-se em considerações sobre dados técnicos, levantamentos acadêmicos, "difamações ao vento" , "cortinas de fumaça" , argumentos falaciosos, tropas de choque (?), recortes de relatórios, elevação de contribuições , gestões perdulárias, cabides de emprego, estabilidade, "dança das cadeiras, e por aí vai.
      Até falou de um episódio que tive há tempos com a Sra. Leopoldina Correa e até meteu uma argumentação da querida Isa Musa de Noronha a que eu respondi (mas não colocou minha resposta) e que não tem nada a ver com o simpósio.
      Ou seja, uma imensa cortina de fumaça.
      Bastaria e tão somente bastaria apontar soluções para resolver o problema de caixa da CASSI o que ele não fez em sua exposição.
      Nesse aspecto fundamental ele não entrou.
      É o quanto me basta.
      O resto continua sendo cortina de fumaça tão confusa como inconsistente foi sua palestra.
      Antes de sua fala tinha as expectativas mais otimistas em relação à sua apresentação.
      Saí frustrado.

      Atenciosamente

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Colega Adaí,

    Gostaria de ouvir seus comentários sobre a mensagem retirada do blog do Dr. Medeiros. Sei de sua participação na AAFBB que nos defende, então vai aí o texto:

    Abraço

    Wander

    29 de abril de 2016 09:26
    Anônimo disse...
    Dileto Dr. Medeiros,

    Primeiramente já aviso que não me identifico por ter sobrenome peculiar e parente na Direção Geral.

    Em seguida gostaria de solicitar encarecidamente alguma providência com relação ao parecer da CPI dos fundos de pensão no que tange a governança praticada na Previ.
    Enquanto cidadão brasileiro, entendia que uma CPI fosse uma coisa crivada de seriedade. No entanto, o ex senador Gim Argello, conhecido no mundo da criminalidade como alcoólico, demonstrou que uma CPI pode ser um instrumento utilizado para amealhar recursos milionários para evitar investigações. Quanto maior o poder financeiro, maior as possibilidades de auferir recursos fiscais.
    A Dra. Janaína Paschoal deu um recado a nação brasileira madrugada adentro que, medo gera facilidade de ação para grupos ou pessoas mal intencionados.
    Espero que alguma associação se disponha a trabalhar no assunto através de assessoria jurídica p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wander,

      Essa é uma acusação muito séria.
      Acho muito difícil que um membro de uma CPI que está com a lupa da imprensa em cima, e em que está a PF e PGR checando dúvidas, se atreva a tanto.
      Hoje tudo é investigado pela PF.
      Como se diz na gíria, a chapa está quente.
      Se a pessoa que está levantando essa hipótese é porque já possui alguma matéria a esse respeito. E, nesse caso, é melhor que a pessoa vá à PF e denuncie tudo.
      Mas como existe muita futrica e boato, sinceramente, não vejo qualquer cabimento nessa estória.
      É minha opinião.

      Excluir