quarta-feira, 22 de março de 2017

AAFBB em FOCO - 22.03.2017

Companheiros,

Após várias semanas sem ter ido à AAFBB, por motivos pessoais, ontem, fui à associação para obter uma orientação no Serviço de Assistência Jurídica, sob comando do Dr. HUGO JERKE.
Fui atendido pelo jovem causídico Doutor RENAM LOUREIRO, simpático, capacitado e atencioso advogado, que presta sua colaboração naquela área.  
Registro meus agradecimentos pela presteza e amabilidade com que fui atendido pelo Dr. RENAM LOUREIRO.
Adicionalmente, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Dr. WALDYR ARGENTO JÚNIOR, filho de meu amigo e colega de longa data, WALDYR ARGENTO. Eis que, de repente, adentrou no recinto, o WALDYR ARGENTO, o  pai.
Pai e filho, duas cabeças literal e figuradamente brilhantes.
O WALDYR  me fez recordar da rasteira que me deu em uma partida de futebol disputada há 35 anos atrás, quando defendíamos o time da CACEX. Um jogador do outro time tinha cometido uma falta contra o WALDYR (filho), na época um adolescente.
O WALDYR, furioso com a agressão ao filho, foi tomar satisfações com o jogador que cometeu a falta, e a resposta recebida foi que futebol era para “homem”. Ato contínuo, o WALDYR, indignado com a resposta, deu um soco direto que deixou o jogador desfalecido. O tempo fechou.   
Eu estava na turma do “deixa disso”, e tentei conter o WALDYR, que estava mais raivoso que um touro miúra.  O troco pela minha intervenção apaziguadora, foi uma pernada tão bem dada pelo WALDYR, que subi no ar, e caí em cheio no gramado. Fiquei com as pernas doloridas por um bom tempo. Prometi a mim mesmo nunca mais jogar futebol em time no qual o WALDYR também participasse.
Ontem, 35 anos após a ocorrência, o episódio foi motivo de boas gargalhadas.
A seguir, fui visitar pela primeira vez, o CARLOS FERNANDO (CAFÉ), no 9º andar, para tomar um cafezinho, mas ele estava em reunião com sua equipe. Lá estava o alto-astral JÚLIO ALT, meu amigão de longa data. O cafezinho ficou transferido para outra oportunidade.
Logo após, fui ao 4º andar, rever o JOSÉ ODILON, mas ele estava de férias. Fui atendido pelo sempre simpático e risonho NELSON LUIZ DE OLIVEIRA, o “Empinador de Pipas”, que me noticiou a ausência do ODILON.  Que figura cativante o NELSON LUIZ. Sempre risonho e de bem com a vida.
Cruzei com o ARI SARMENTO algumas vezes. O homem deveria estar resolvendo vários problemas urgentes.
Finalmente, fui ao CODEL. Encontrei meu amigo NELSON LEAL. Faço questão de ressaltar que eu e o NELSON temos visões políticas diferenciadas, mas temos recíproca admiração e respeito, e um excelente relacionamento.
Logo após, o GILBERTO SANTIAGO, a LORENI DE SENGER, e o MÁRIO BASTOS, retornaram do almoço.
Conversei rapidamente com o MÁRIO BASTOS sobre uma ação comum que está sendo conduzida pela filha dele, a advogada Doutora MARILENE BASTOS PARREIRA.
Depois, parabenizei o GILBERTO SANTIAGO pela surpresa que foi a solenidade de inauguração da sala de leitura, no 11º andar, dia 13.03.2017, a qual levou seu nome. O evento contou com a presença das figuras mais destacadas da associação.
Poucas vezes, vi o ambiente do CODEL em tão alto astral.
A LORENI DE SENGER estava descontraída e falante como eu nunca a tinha visto antes. Discorreu sobre seu espírito alegre e sobre passagens duras de sua vida em que ela sempre fez prevalecer esse aspecto de sua personalidade. Parabéns Querida Loreni de Senger. Que Deus sempre lhe mantenha assim!!
Por fim, fui visitar a sala de leitura recém-inaugurada com o GILBERTO SANTIAGO.
Ele, evidentemente, com muito orgulho, me apresentou as instalações. Cumprimentei o LUIZ FERNANDO, simpaticíssimo rapaz, que é o responsável pela área, e solicitei que ele tirasse algumas fotos.


Observem, em uma das fotos, o nome que está na placa de inauguração, “SALA DE LEITURA GILBERTO SANTIAGO”.
Aproveito este ensejo, sem ironia e com muito prazer, para justificar porque chamo o GILBERTO SANTIAGO pela alcunha de “meu guru”.
Passei a frequentar a sala dos aposentados na AAFBB, lá pelos idos de 2011, quando abdiquei de atuar na área privada.
Comecei, então, a me dedicar aos assuntos inerentes aos aposentados pela PREVI.
Foi nos artigos do Gilberto Santiago, no site da AAFBB e na revista da associação, que encontrei as orientações mais claras e objetivas sobre todos os temas de nosso interesse.
O Gilberto Santiago tem a notável qualidade de dissecar informações extensas, empoladas, prolixas e complexas, em notas concisas e assimiláveis para qualquer pessoa neófita em nossos assuntos. Ele vai direto ao âmago dos problemas, destrincha-os, e os devolve de forma direta e inteligível para os leitores. 
Aí não podia deixar de avaliar porque tinha perdido tanto tempo ao ler textos longos e empolados que me deixavam cheio de questionamentos, quando poderia ter lido   um artigo suscinto e claro do Gilberto Santiago. Teria ganhado tempo e colocado um ponto final ao assunto.
É dito que uma característica inerente aos diplomatas é que eles são especialistas em escreverem longos textos para não dizerem nada. O Gilberto Santiago é o contrário. Em poucas palavras ele diz tudo.
Foi por isso que passei a chamá-lo de “meu guru”.
Outra qualidade notável do GILBERTO SANTIAGO é que ele consegue ver além do que as pessoas comuns conseguem enxergar.
Essa é uma virtude rara.
Por todos esses traços é que muitas pessoas o consideram a eminência parda em qualquer área em que ele atue.
Ironicamente, é igual aos orientais que tem os olhos fechadinhos, mas enxergam longe.
Uma pessoa que também tinha essa qualidade era meu saudoso amigo ALDO ALFANO. Almocei algumas vezes com o ALDO ALFANO e aprendi muito com ele. Uma vez, ele me disse que, como blogueiro, não bastava eu escrever bem. Eu deveria ter cuidado com as palavras, pois elas são armas.
Nunca esqueci desses ensinamentos e, vez por outra, me penitencio por resvalar nessa falha.
Por tudo isso, a minha ida à AAFBB foi muito profícua.
Outras oportunidades surgirão.
Abraços em todos.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário