quarta-feira, 31 de maio de 2017

O HOMEM QUE OUVIU DEMAIS

Companheiros,

Estamos passando por tempos surreais.
A delação premiada de Joesley Batista em que ele colocou a cabeça do Presidente Temer na guilhotina, é o tipo de situação em que a realidade, de longe, superou a ficção.
O Presidente Temer ainda não conseguiu se recuperar do golpe.
A prova disso é que, em uma de suas últimas declarações, ele declarou que o Joesley Batista cometeu o “crime perfeito”.
Mas que crime perfeito o delator da JBS cometeu? Quem cometeu um crime chulo e inexplicável foi o Presidente da República Michel Temer.
O Joesley Batista deu um golpe de mestre.
Entrou em acordo com as autoridades para rastrear valores que foram doados a políticos pelo Caixa 2, não titubeou, desde o primeiro momento, em colaborar nas investigações (ao contrário do Emílio Odebrecht que, só quando não havia outra saída, decidiu abrir o bico).
Enfim, Joesley Batista fez tudo de acordo com as suas reais conveniências, e com o figurino de obediente e bom moço.
Deve estar comemorando o seu feito em New York, em sua cobertura de 38 milhões de dólares, dando boas gargalhadas, ao tempo em que degusta   com seu cúmplice e irmão, Wesley Batista, um Romanée Conti 1934, de US$ 25,000.00 a garrafa.
Conseguiu mostrar para o povo brasileiro, bem escancaradamente, a dimensão dessa mistura fétida de politicagem rasteira corrompida com uma classe dominante inescrupulosa.
E ainda faturou em cima do golpe. Comprou US$ 1 bilhão e vendeu ações na alta.
Agora, esfolados pela sova e sedentos por vingança, seus parceiros de rapinagens    contra o Estado, o querem punir por crimes que ele não cometeu.
Vai ser difícil a CVM caracterizar como crime de “insider trading”, a operação da JBS de compra de dólares e venda de ações. Principalmente no Brasil, onde  Nagi Nahas, depois de quebrar a Bolsa de Valores no Brasil   na década de 70, em lugar de estar mofando na cadeia, acabou sendo o cicerone de Lula, quando de sua visita a países árabes. Isso sem falar dos golpes de Eike Batista, o empresário galã, queridinho da Dilma Rousseff.
Porque não abrem o bico e acusam Joesley Batista pelos crimes que ele realmente cometeu? Isso, obviamente, não vão fazer, porque aí seus acusadores também estariam colocando suas cabeças no cadafalso.
Ademais, os irmãos Joesley e Wesley, conseguiram com a Procuradoria Geral da República, um generosíssimo acordo que os livrou de novas acusações, não foram presos, não usarão tornozeleiras eletrônicas, e estão livres para viajarem para onde quiserem, em troca de suas delações premiadas.
“ - Êta Acordão Bão, Sô!!! ”, deve estar exclamando a  dupla sertaneja “Jo e We”, em seu linguajar caipira, pelo excelente acordo, da mesma forma como faziam seus ótimos negócios de  compra e venda de políticos e  cabeças de gado. Com todo meu respeito ao gado. 
Confesso que, depois do desastre do Governo da ex-Presidente Dilma Roussef, que jogou o país no abismo, estava confiante na recuperação financeira e no caminho do desenvolvimento econômico do Brasil.
Não tenho simpatia por nenhum partido político e menos ainda em seus próceres.
Mas confesso que tive grandes esperanças com o início do Governo Temer, com a perspectiva de aprovação das dolorosas, mas necessárias reformas no Congresso, que viriam aumentar o nível de investimentos, dinamizar a economia, e diminuir o desemprego.
Pensava que só um imprevisto cataclísmico poderia interromper a rota virtuosa   no caminho do ajuste financeiro e do desenvolvimento econômico do Brasil, e sua afirmação como país progressista, sério e respeitado no cenário internacional.
Mas nunca poderia imaginar que pudéssemos cair de novo em uma esparrela tão vexaminosa como essa em que o Temer entrou.
Até agora estou pasmo como foi possível que o Presidente Temer tenha entrado nessa arapuca, principalmente depois do que ocorreu em maio/2016 , quando o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, gravou telefonemas comprometendo o ex-Presidente José Sarney, o Senador Renam Calheiros, e o Senador Romero Jucá que, inclusive, foi apeado do cargo de Ministro do Planejamento.
Receber à noite, às escondidas, no Palácio do Jaburu, um empresário sem escrúpulos, sem caráter, e sem limites, que já estava sendo investigado pela PF, por subornar autoridades públicas e políticos, por financiar criminosamente partidos políticos por Caixa 2, por efetuar operações irregulares junto a fundos de pensão, e ser beneficiário de   empréstimos bilionários com espantosos privilégios  do BNDES, por influência do ex-Ministro Guido Mantega, em troca de doações ilícitas para o PT?
Temer não é um neófito na política, não é um despreparado, tem um histórico bem-sucedido em sua ascensão como político.
Ademais, é um advogado experiente, é uma pessoa contida, hábil, discreta e educada.  Como professor de Direito Constitucional conhece bem nossa Constituição.
Não é uma doidivanas, estúpida, grosseira e despreparada como Dilma Rousseff.
Por isso, repito, é absolutamente incompreensível que tudo isso tenha ocorrido justamente com ele.
Esse é um segredo que Michel Temer guarda a sete chaves.
Quem sabe se, no futuro, quando publicar suas memórias de seu período na Presidência do Brasil, ele revele o real motivo que o moveu a agir dessa forma?
Tenho para mim que a razão que o levou a receber o empresário delinquente na calada da noite, foi uma curiosidade mórbida em tomar conhecimento de alguma futrica ocorrida nos subterrâneos palacianos, que fugisse ao seu conhecimento.
Ouvi as gravações umas três vezes e, confesso, não ouvi nenhuma manifestação conclusiva por parte do Presidente Temer que, de fato, o comprometessem.
Por essa razão, concordo com a afirmação de que “a montanha pariu um rato”.
As gravações são de péssima qualidade, próprias de amadores no ramo, e as interferências do Presidente Temer são inaudíveis.
O motivo que, de fato, condena o Presidente foi ele não ter mandado prender, de imediato, o empresário tagarela e mal-intencionado pelas suas revelações criminosas.
Por isso, volto a frisar que a curiosidade angustiante de tomar ciência de alguma fofoca, o fez esquecer das medidas cautelares em relação a todo o contexto da situação.
É conhecido o adágio popular de que o homem erra quando fala demais.
O caso de Michel Temer é inédito.
Inverteu  a lógica do ditado.
Ele pecou por ouvir demais e agir de menos.
Temos de considerar que estamos só no início das revelações da delação da JBS.
A mídia noticia que, somente 30% do conteúdo das delações da JBS, chegou ao conhecimento da opinião pública.
Leio hoje que, em nosso nicho, o ex-Presidente da PREVI, Ricardo Flores, é alvo de inquérito aberto pela Polícia Federal.
Pelo visto, a Operação Greenfield ganha novo impulso.
Ainda vem chumbo grosso por aí.
E que revelações esperar dos demais delatores que estão na fila?
Muitos brasileiros consideram tudo isso um grande desencanto. 
Muito voltam a ser perguntar se somos viáveis como povo e como nação.
Mas essa é uma visão equivocada e derrotista.
É fundamental que essa chaga se abra cada vez mais e toda a podridão que permeia nossa sociedade seja expurgada, e a luz volte a brilhar em nossas entranhas.
Mao Tsé Tung, em uma de suas máximas políticas, disse: “Da lama nasce o lótus, a mais bela flor”.
A perda das ilusões faz parte desse processo de renascimento.
Essas são as dores do parto de uma nova sociedade.
É fundamental que nosso povo deixe de crer em salvadores da pátria.
Seja qual for o presidente eleito no próximo pleito, a forma de se fazer política no Brasil nunca mais será a mesma.
Essa redenção vinda de cima se infiltrará e se espraiará por toda a sociedade.
Os poderes executivos e legislativos, em nível nacional, estadual e municipal, terão todas as suas iniciativas monitoradas e levadas ao conhecimento e julgamento de toda a população, em tempo real, pela mídia.
O Poder Judiciário também   passará por uma varredura e purgação interna.
Duvido que, de agora em diante, qualquer empresário se atreva a obter favores escusos através do financiamento de partidos políticos pelo Caixa 2, ou tente  subornar políticos ou agentes públicos para obter vantagens em seus negócios.
E também não haverá mais espaço para ideologias apocalípticas que pregam   o ódio entre irmãos e a guerra.
O povo quer educação, saúde, trabalho, paz, honestidade, seriedade, ordem e progresso.
Esses espécimes pseudo-revolucionários, que não passam de caricaturas políticas frustradas e fracassadas, estão sempre à espreita, para sorver o sangue dos caídos.
Uso, de forma paradoxal, a expressão da revolucionária comunista Dolores Ibárruri, na Guerra Civil Espanhola, para repetir que “Eles Não Passarão”.
O quarto poder, a mídia, estará cada vez mais atenta e vigilante, e terá cada vez mais penetração em tudo que acontecer no cenário político brasileiro.
Acima de tudo, desempenhará um papel preponderante e revigorante na informação e na formação de uma nova mentalidade no país.
Tudo isso ocorrerá, e só poderia ser possível de acontecer, dentro do regime democrático que vivemos, onde prevalece a Constituição, a liberdade de expressão, e a força das instituições garantidoras da Lei.
Por tudo isso, reafirmo minha fé absoluta no futuro radioso deste país.
Atenciosamente

ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

16 comentários:

  1. Adaí,

    Precisamos, realmente, ultrapassar o fundo do poço para ver o nascimento de uma nova nação, e acredito que isto vai acontecer.

    É aquele negócio: "Tudo que chega ao cume, tende a cair.", e a podridão que se vê por aqui vai se transformar em aroma de lavanda.

    Esta mudança vem, se Deus quiser, e sei que Ele vai querer.
    Lydio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lídio,

      Concordo integralmente com tudo que você disse.
      A mudança que você sonha já está acontecendo.
      Mesmo que a Operação Lava-Jato pare de uma hora para outra, a mudança já se operou e a política nunca mais será a mesma no Brasil.
      Não podemos ser inteiramente derrotistas.
      Temos uma integração maravilhosa de raças, uma só lingua, as mesmas leis, não temos guerras, temos um território vasto, e não temos problemas de fronteiras com nenhum país.
      Então temos tudo para ser uma potência econômica e pacífica.
      Estamos no caminho certo.
      Parabéns por suas palavras e sua confiança neste país.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Meu caro,

    Gostei muito do artigo.
    Também achei a imprensa e a TV muito afoitas nos primeiros momentos da revelação das gravações de Temer com o Joesley.
    É bem possível que o senhor esteja certo e o erro do Presidente foi não ter mandando prender o denunciante.
    Mas como é que ele iria fazer isso se ele próprio não mandou gravar nada.
    Nos Estados Unidos qualquer conversa do presidente é gravada.
    Isso tudo me soa muito estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Todo esse episódio que ocorreu com o Presidente Temer foi e continua a ser estranhíssimo.
      Mas, mesmo que tenha sido por curiosidade mórbida, ele errou e tem de pagar pelo erro.
      Mas, considerando o que você colocou, como poderia o Presidente Temer mandar prender o Joesley naquela conversa no porão do Palácio Jaburu, sem provas?
      Como é que o Presidente Temer aceitou conversar com um empresário sem caráter, envolvido em inúmeros crimes e investigado pela PF, sem que essas conversas fossem gravadas e filmadas?
      Como você diz isso seria impossível nos Estados Unidos.
      Continua o mistério.
      E, com base nessa trapalhada, a oposição desqualificada aproveita para tentar jogar o país no tumulto e no caos novamente.
      Lamentável tudo o que está ocorrendo.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Dizer que esperava pelas reformas, ou digo pela perda de direitos dos trabalhadores e do povo como o INSS e CLT, da para se imaginar que voce nunca participou de uma greve revindicando algum aumento ou reposição salarial, acho que voce sabe que todos os direitos adquirido pelo povo foi por luta e muito suor, nunca foi dado nada de graça pelo patrão ou governo, agora perder os direitos por politicos que não estrutura moral para tira-los, fizeram um golpe, não me interesse contra que partido, porque todos sabem que foi golpe, para atacar os direitos do povo e nossa soberania, será que algum dia seremos uma NAÇÃO ou continuaremos ser um país, com esse governo temos a politica que os perderam queriam implantar, mas com meu voto nunca terão essa oportunidade, temos que socializar as riquezas do país, as empresas tem queter lucros, aumenta-las, mas uma parte desse lucro tem que voltar ao povo, como salario, educação, saude, segurança e não ficar no bolo de meia duzia de agiotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gilberto Machry,

      Reafirmo que precisamos de reformas no INSS e CLT. Existem inúmeros dispositivos trabalhistas absolutamente ultrapassados que, inclusive, vão contra os interesses dos próprios trabalhadores.
      O maior interesse dos trabalhadores, no momento, é o soerguimento da economia para aumentar o mercado de trabalho.
      Temos 14 milhões de desempregados e não são com normas trabalhistas ultrapassadas que sufocam e engessam o emprego que iremos sair do buraco em que nos encontramos.
      Ninguém sobrevive dignamente do que recebe do INSS como aposentado. Precisamos aumentar os planos de previdência e os fundos de pensão.É isso que proporcionará uma aposentadoria digna a todos os trabalhadores.
      Mas o que precisamos, primeiramente, é disciplinar, moralizar e dinamizar a máquina pública para acabar com a corrupção, a má administração e o desperdício.
      A deposição, dentro dos preceitos constitucionais, da ex-Presidente Dilma do cargo de Presidente da República foi a melhor coisa que ocorreu para o Brasil.
      Mas teremos de lutar muito para tirar o país do buraco em que ela nos jogou.
      Você não abordou nenhum desses aspectos.
      Estamos cheios de sindicatos de fachada que só existem para favorecer, através da corrupção, seus dirigentes e apaniguados. Você também defende isso?
      Por favor, não estenda suas equivocadas conclusões sobre quem não conhece.
      Não sei qual sua idade. Hoje tenho 74 anos e já tive minhas ilusões esquerdistas na juventude.
      Já participei de passeatas e, inclusive, já fui detido.
      Tudo pela defesa de princípios que considerava certos.
      Já fui iludido por demagogos de sindicatos, de movimentos estudantis e por outros tantos ilusionistas políticos.
      Para simplificar, no fim, a URSS acabou e os Estados Unidos são a maior superpotência onde a classe trabalhadora goza do maior padrão de vida do planeta e a economia é a mais forte do mundo.
      É isso que quero para nosso país.
      Um povo bem educado, com saúde, boas moradias, bons empregos e uma economia vibrante.
      O resto é palavrório jogado fora.
      Continue com suas ilusões.
      É uma pena.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Sr. Adaí,

    Parabéns!
    Excelentes suas colocações.

    Eliana




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Eliana Roiffé,

      Grato pelos seus elogios.
      Procurei, dentro de minhas limitações, expressar pontos de vista que, acredito, pessoas esclarecidas como você também têm.
      Continue a mandar seus comentários. Podem ser mais longos.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Amigo Adair

    Permita-me uma observação. Eu não acredito nas boas intenções (ate porque o inferno esta cheio delas) dos politicos carreiristas. Nossa Democracia merece rodizio nos poderes. Não o rodizio nas cadeiras, ou das cadeiras, mas mudança de seus ocupantes a cada 4 anos de mandato, sem direito a reeleição em nenhuma instancia. E tampouco colocação de filhos, netos, bisnetos, sobrinhos para continuarem a obra (por melhor - ou pior - que tenha sido).

    Ja que gostam tanto de copiar os americanos, por que não copiam as empresas americanas que não permitem parentes em seus quadros? Trabalhei em uma delas e essa era uma questão a ser respondida antes da admissão - "tem parentes trabalhando na empresa"?

    Essa sujeira toda que estamos presenciando tem muito dessa continuidade no poder. Ha muito tempo para fazerem conxavos, acertos, planejamentos de como ganhar o maximo em termos pessoais e familiares.

    Não viveremos mais 50 anos para, quem sabe, podermos um dia saber de fato o que vem acontecendo....por enquanto sabemos o que a midia permite que saibamos, e olhe la.

    Vamos torcer para que o Brasil, depois de espremido esse furunculo (que mais parece um antraz), cicatrize e um tecido novo nasça regenerando a ferida.

    Um abraço.

    Nelza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelza Martins,

      Seu comentário coloca ideias muito interessantes.
      Eu acredito fundamentalmente não é em políticos. É na força das instituições.
      E, felizmente, até agora, esse antraz como você certamente classifica, está sendo expurgado é um processo doloroso, sem tempo para acabar, que está sendo operado pela atuação de nossas instituições.
      Aí estão o STF, o PGR, a PF e tantos outros órgãos que estão atuantes.
      E ainda tem o quarto poder - a mídia - que nos informa em tempo real tudo o que ocorre.
      Por outro lado, o cenário internacional de refúgio dos recursos desviados pela corrupção no cenário internacional, está sendo rastreado e denunciado, desde o ataque às Torres Gêmeas.
      Quanto à renovação ou não dos mandatos públicos a cada 4 anos, isso passa pela aprovação do Congresso.
      Mas, perdoe-me por insistir em minha tese, nada adianta essa renovação ou não, se não houver essa atuação constante de nossas instituições de Estado.
      Hoje a PF conta com recursos tecnológicos sofisticadíssimos para investigar a corrupção. Tive a oportunidade de conversar com um amigo da PF e ele me falou disso. E acrescentou que cada vez mais surgem novidades nessa área. Ou seja, o cerco está se fechando e ficando cada vez mais difícil a corrupção progredir.
      Estou sendo irrealista? Talvez. Mas temos de ser otimistas.
      Quanto a colocar a parentada em cargos públicos é outro exemplo de problema difícil de enfrentar.
      Você fala dos Estados Unidos, mas o John Kennedy - só para citar um exemplo - nomeou Ted Kennedy como Secretário de Justiça. E o atual Donald Trump, também nomeou parentes para o auxiliarem. E o que dizer da Dinastia Ford ? Desde o pioneiro Henry Ford, a dinastia vem perdurando até hoje. Muito embora os líderes administrativos não pertençam à família.
      Penso que eu e você estamos satisfeitos com tudo que está acontecendo no Brasil atualmente.
      Depois da faxina - que acho que ainda vai demorar muito - sairemos renovados como povo e como nação.
      Gostei de seu comentário. Mande outros.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Prezado Colega
    Adaí Rosembak.
    Permita-me parabenizá-lo por sua perfeita análise da atual situação em que se meteu o Sr. Michel Temer, o que certamente tem tirado dele algumas noites de sono. Mas fica aí a lição para que se ainda tivermos algum político de bem que possa vir a assumir as rédeas do país, não cometa tais deslizes.

    Abraços.
    Dilson P.O.Péres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dilson P. O. Peres,

      Existem alguns erros que podemos cometer na vida,mas tem alguns que não podemos cometer de forma alguma. São fatais.
      O erro de Term se enquadra na última categoria.
      Não diria que o fato tem tirado algumas noites de sono do Temer.
      Acho sim que ele criou sua própria sepultura.
      E o pior é que com seu gesto, ele prejudicou toda a mudança virtuosa que se anunciava para o país.
      O índice de baixa dos juros foi uma das consequência.
      A avaliação do país no cenário econômico mundial foi completamente prejudicada por essa irresponsabilidade.
      É de dar raiva, tristeza e frustração.
      Isso não foi um deslize. Foi uma verdadeira loucura.
      Lamentável sob todos os aspectos.
      Vamos ver o que vem por aí.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Genésio F. Guimarães2 de junho de 2017 às 15:37

    Prezado Adai Rosembak,
    Dá gosto ler suas mensagens, seus artigos.
    Agradeço sua gentileza de enviá-los pra minha caixa de mensagens.
    Um abraço,

    Genésio - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Genésio,

      Agradeço sua apreciação.
      Mas, sinceramente, gostaria que os fatos que relatei não tivessem ocorrido.
      É frustante. É triste.

      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Dilson de Oliveira Peres2 de junho de 2017 às 15:51

    Há pouco acessei teu Blog, geralmente acompanho tuas postagens muito relevantes.

    Abraços. Dilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dilson de Oliveira Peres,

      Já respondi a um comentário seu acima.
      De qualquer forma, manifesto minha satisfação pela sua apreciação em relação às minhas postagens.

      Grande abraço.

      Adaí Rosembak

      Excluir