quinta-feira, 17 de agosto de 2017

AAFBB e CASSI em FOCO - 17.08.2017


Companheiros,

Ontem, 16.08.2017, tive a satisfação de participar do almoço mensal promovido pela AAFBB.
Nesta altura da vida, em que os filhos já tomaram seus próprios rumos, rever colegas com quem trabalhamos no BB há décadas e que hoje são nossos amigos, é um dos grandes prazeres em nossa vida.
Logo na entrada do salão tive o prazer de receber um abração do JÚLIO ALT, que trabalhou comigo na CACEX, sempre com seu otimismo e esfuziante alegria. Lá estava ele, bem colocado, junto com um grupo exultante de “meninas da AAFBB”. Esse é o “Cara”, como diria o Obama.
Também participavam do convescote o MÁRIO BASTOS, o WALDYR ARGENTO e o NELSON LEAL. Trabalhei com o MÁRIO e o WALDYR na CACEX. O NELSON LEAL é o meu “comuna” de coração. Vira e mexe temos riquíssimos debates ideológicos. Mas somos amicíssimos.  Esse quarteto  forma uma turma animada e sempre almoçamos juntos. Desta vez, como cada um se atrasou por motivos vários, fui almoçar com o FRANZ, o “alemão”, com quem também trabalhei no passado.   
Ressalto que os almoços mensais promovidos pela AAFBB são saborosíssimos, e sempre regados a refrigerantes, sucos de frutas, água mineral e vinhos brancos e tintos.
Friso que esses almoços SÃO PAGOS por todos os convivas!!  É importante esse registro.
Outro motivo fundamental que nos leva a participar desses encontros, é que, quase ao final dos almoços (antes de serem servidas as sobremesas e o café), os dirigentes da AAFBB, comunicam e debatem com os comensais as novidades sobre temas de interesse de nossa categoria.
Na mesa de dirigentes da AAFBB, estavam CÉLIA LARÍCHIA, Presidente do CADMI,  GILBERTO MATOS SANTIAGO, Presidente do CODEL, MARIA TEREZA DE SOUZA SILVA, Presidente do CONFI, ARI SARMENTO DO VALLE BARBOSA, Vice Presidente do VIFIN, CARLOS FERNANDO DOS SANTOS OLIVEIRA, Vice-Presidente do VIPAD, ERNESTO M. PAMPLONA C. R. NETO (que sobrenome imenso!), Vice-Presidente do VISEB. Entre os presentes, que observei, estavam outros dirigentes da AAFBB, como NELSON FRAGOSO LEAL, 1º Secretário do CODEL, MÁRIO DE OLIVEIRA BASTOS, 2º Secretário do CODEL, ADOLPHO GONÇALVES NOGUEIRA, Secretário do CONFI, WALDYR ARGENTO, Advogado Coordenador do Contencioso Trabalhista da AAFBB e JOSÉ MAURO MARTINS CORDEIRO, Diretor do VISEB.  
Nesse encontro, os debates foram abertos pelo simpático colega CARLOS FERNANDO DOS SANTOS OLIVEIRA (CAFÉ), Vice- Presidente de Administração-VIPAD, que passou a palavra para CÉLIA MARIA XAVIER LARÍCHIA, Presidente do Conselho Administrativo - CADMI.


CÉLIA LARÍCHIA agradeceu a presença de todos e, de forma objetiva e direta, abordou o assunto que está preocupando todos os participantes de planos de saúde de autogestão, que somam mais de 5 milhões de beneficiários, abrangendo em torno de 120 organizações, aí incluída a CASSI, que  são as minutas das resoluções  da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR).
CÉLIA LARÍCHIA descreveu o esforço por parte da AAFBB para reverter esse quadro, ressaltando o papel da Vice-Presidente Deliberativa da AAFBB e da CASSI, LORENI DE SENGER , que se encontrava em Brasília, participando de debates sobre o assunto.
CÉLIA LARÍCHIA falou ainda da Audiência Pública na Câmara dos Deputados, que acontecerá    em 22.08.2017, com a participação da CONTRAF, CONTEC, ANABB, FAABB e a AAFBB , a qual será representada por LORENI DE SENGER .
CÉLIA LARÍCHIA discorreu sobre as principais consequências que viriam a atingir a CASSI, se tais propostas forem implantadas, que são:
-   A adesão de novos empregados em planos de saúde, modalidade autogestão, seria permitida desde que o plano de saúde atenda a diversas condições, como: mensalidade por beneficiário, de acordo com faixa etária e salarial;
- Estabelecimento de prazos de carência para os empregados cuja adesão ocorra após seis meses do início do contrato de trabalho;
-    Delimitação de dependentes;
- Paridade de custeio entre o patrocinador e funcionários. No caso da CASSI, o Banco do Brasil contribui atualmente com 4,5% e os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas com 3% (sem considerar as contribuições extraordinárias até dezembro 2019);
- Limite de gastos com assistência à saúde até 8% da folha de pagamento de ativos e aposentados;
Companheiros, como se pode analisar pelas propostas acima, se esse novo ataque à CASSI, que já está sendo chamado de “Resolução 26 da Saúde”, for consolidado, de imediato iríamos perder todas as garantias que foram duramente discutidas, conquistadas  e celebradas com o BB, dentro do acordo de “Sustentabilidade da CASSI”,  como também estarão em risco a própria  sobrevivência de todas as atuais modalidades de planos de saúde da instituição.  
Essa é a situação realista do atual desafio que a CASSI enfrenta e que foi objetivamente  apresentada durante o almoço por CÉLIA LARÍCHIA, e que foi alvo de vários apartes. Dentre esses, destaco as intervenções do colega “fazendeiro” NILTON e do nosso mui estimado professor universitário e especialista em contabilidade, finanças e economia, ADOLPHO GONÇALVES NOGUEIRA, atual Secretário do CONFI.
Também se falou sobre as próximas eleições na AAFBB.
Nesse aspecto,  um colega  disse que a AAFBB estava dividida em grupos do “Bolinha” e da “Luluzinha”, e que mudanças deveriam ocorrer nos Estatutos da AAFBB.
De pronto, o companheiro foi rebatido por CÉLIA LARÍCHIA, que declarou desconhecer divisões por gênero ou qualquer outro motivo  dentro da AAFBB, e que todos ali estavam irmanados em torno de um objetivo comum, que é o engrandecimento da AAFBB.
GILBERTO MATOS SANTIAGO, Presidente do CODEL, outro colega que falou, disse que mudanças nos estatutos da AAFBB sempre houveram e continuarão a haver, e que, sempre que necessário, serão marcadas AGOs específicas para esse fim. GILBERTO SANTIAGO acrescentou que, em relação às chapas a serem selecionadas para as próximas eleições na AAFBB, nunca houve discriminação em relação a quem quer que seja. A única exigência em relação à escolha das chapas, é o cumprimento incondicional e integral das normas estabelecidas no Regulamento Eleitoral.
Transcrevo, adiante, o texto de cópia do Comunicado “AAFBB promove debate sobre a nova Regulamentação de Planos de autogestão”, de 16.08.2017, que foi distribuído aos participantes do almoço na AAFBB, que aborda de forma mais detalhada o assunto “Nova Regulamentação de Planos de autogestão.”
À Vossa Apreciação
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

AAFBB – Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil
Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2017
AAFBB promove debate sobre a Regulamentação de Planos de Autogestão
A AAFBB reuniu-se com outras entidades representativas do funcionalismo da ativa, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil nesta quarta-feira (9/8), em sua sede social no Rio de Janeiro, com o objetivo de dar continuidade às discussões sobre as minutas das resoluções propostas pela Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) que propõem mudanças nos planos de saúde de autogestão, envolvendo um universo superior a 5 milhões de beneficiários atendidos por cerca de 120 instituições filiadas, entre elas a CASSI.
Estiveram presentes, a presidente da AAFBB, CÉLIA MARIA XAVIER LARÍCHIA, o vice-presidente Administrativo, CARLOS FERNANDO DOS SANTOS OLIVEIRA, o presidente do Conselho Deliberativo, GILBERTO MATOS SANTIAGO, a vice-presidente Deliberativa da AAFBB e da CASSI, LORENI DE SENGER, a presidente do  Conselho Fiscal, MARIA TEREZA DE SOUZA SILVA.   
Pela UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, compareceram o presidente, ADERVAL PAULO FILHO, o Diretor de Integração, ANDERSON MENDES, e o Consultor Jurídico, Dr. JOSÉ LUÍS TORO.    A ANABB esteve representada pelo presidente, REINALDO FUJIMOTO e os membros do Grupo de Assessoramento Temático (GAT) da “Saúde e Qualidade de Vida”, FERNANDO AMARAL, e MARIA AVANI CERVO.  Pela CASSI, estavam o Diretor de Saúde e de Rede de Atendimento, WILLIAM MENDES, o Gerente de Unidade do Rio de Janeiro, RICARDO TAVARES e JÚLIO SOUZA.   O Conselho de Usuários CASSI-RJ foi representado pelo Conselheiro CELSO DRUMMOND.   Pela CONTRAF, RITA MOTA,  pela CONTEC, ADOLFO LIMA e pelo Sindicato dos Bancários – RJ, FERNANDA CARÍSIO.
Também estiveram presentes demais diretores e assessores da AAFBB.
CÉLIA LARÍCHIA abriu a reunião colocando a preocupação da AAFBB e demais entidades sobre os pontos das resoluções propostas pela CGPAR que apresentam riscos para a CASSI e seus associados, destacando principalmente:
- A adesão de novos empregados em planos de saúde, modalidade autogestão, seria permitida desde que o plano de saúde atenda a diversas condições, como: mensalidade por beneficiário, de acordo com faixa etária e salarial;
- Estabelecimento de prazos de carência para os empregados cuja adesão ocorra após seis meses do início do contrato de trabalho;
-    Delimitação de Dependentes;
- Paridade de custeio entre o patrocinador e funcionários. No caso da CASSI, o Banco do Brasil contribui atualmente com 4,5% e os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas com 3% (sem considerar as contribuições extraordinárias até dezembro 2019);
- Limite de gastos com assistência à saúde até 8% da folha de pagamento de ativos e aposentados.
Após a fala da presidente e as considerações iniciais da vice-presidente LORENI DE SENGER e dos Srs. ADERVAL FILHO e ANDERSON MENDES, o Dr. LUIZ TORO citou os artigos e parágrafos constantes das minutas das Resoluções, envolvendo aspectos técnicos, trabalhistas e legais para subsidiar as entidades em seu trabalho junto aos intervenientes desse processo.
Na sequência, o debate foi aberto para perguntas e considerações a fim de colher elementos para fundamentar as estratégias de mobilização visando a não aprovação das resoluções da CGPAR as quais, caso aprovadas, causariam graves e incalculáveis consequências nos planos de saúde de autogestão ligados a instituições com participação da União, sejam eles de pequeno ou grande porte.
A partir de um calendário traçado pelas entidades que compõem a Mesa de Negociações CASSI (AAFBB, ANABB, FAABB, CONTRAF e CONTEC) foi criada uma força-tarefa na ANABB para a elaboração de um plano de ação conjunto, envolvendo medidas administrativas, políticas e, se for o caso, judiciais, com o objetivo de preservar os direitos e interesses dos associados.
Matéria pulicada no site da AAFBB em 10/08/2017

2 comentários:

  1. Caro Adaí,

    A respeito de seu comunicado "AAFBB e CASSI em FOCO - 17.08.2017" fiquei com terrível dúvida e resolvi lhe perguntar: em que parte (ou partes) das resoluções propostas está contida a ameaça que "de imediato iríamos perder todas as garantias que foram duramente discutidas, conquistadas e celebradas com o BB"?
    Desculpe-me a indagação, mas li as citadas resoluções e não fui capaz de detectar tais ameaças.

    Cordialmente,

    Paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Companheiro Pedro Paim,

      As garantias que alicerçam principalmente nosso Plano Associados, foram expostas tanto no meu intróito como no comunicado da AAFBB. São um total de 5 condições. Está bem exposto no artigo.
      Abração deste amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir