sexta-feira, 25 de novembro de 2022

“BANCO DO BRASIL DISTRIBUI LUCRO A ESPECULADORES A CUSTO DE SEUS CLIENTES”

Caros Companheiros,

 

Ao acessar o blog do JOÃO CARLOS LAGO NETO , “BLOG DO LAGO NETO”, tive a surpresa de me defrontar com o artigo  “BANCO DO BRASIL DISTRIBUI LUCRO A ESPECULADORES À CUSTA DE SEUS CLIENTES”, de 22.11.2022, de autoria de JOÃO FUKUNAGA, que reproduzo adiante.

A gravíssima denúncia de JOÃO FUKUNAGA é extremamente grave e deve ser investigada a fundo pelas autoridades competentes para que se tomem as medidas cabíveis a fim de reverter o processo apresentado.

Ao tempo em que parabenizo JOÃO FUKUNAGA pela oportunidade, iniciativa e coragem de retratar com realismo a situação do BANCO DO BRASIL atualmente, alerto todos os companheiros do BB para que se mobilizem pelos destinos do BANCO DO BRASIL S.A., que foi, é,  e continuará a ser a mais importante instituição financeira para o progresso do BRASIL e o bem -estar dos brasileiros.

À Vossa Apreciação.

 

Atenciosamente

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB 

 

BANCO DO BRASIL DISTRIBUI LUCRO A ESPECULADORES À CUSTA DE SEUS CLIENTES

A atual direção do Banco do Brasil acaba de se vangloriar de ser o banco mais lucrativo do sistema financeiro nacional. 

Os resultados do 3º trimestre de 2022 mostram, de fato, que o lucro líquido trimestral ajustado da empresa cresceu 50% em relação ao ano anterior.

Graças, dentre outros fatores, ao crescimento de 11% nas receitas de prestação de serviços e ao incremento de 16,7% na margem financeira bruta, mostrando que o banco aumentou a diferença entre as taxas cobradas dos clientes e a remuneração paga aos investidores.

O BB, como banco público, poderia e deveria fornecer crédito mais barato e contribuir para reduzir o spread bancário. 

Mas atualmente a direção do BB faz o contrário.

Para citar alguns exemplos, o BB cobra as mais altas taxas de juros no crédito rotativo do cartão de crédito entre os cinco bancos oligopolistas do sistema financeiro nacional.

No comparativo entre estes 5 maiores bancos, o BB cobra a segunda maior taxa de juros do financiamento imobiliário, as maiores taxas para financiamento de capital de giro para pessoas jurídicas, a terceira maior taxa para operações de crédito consignado do INSS e de crédito pessoal.

Estes dados estão disponíveis no site do Banco Central, que divulga estatísticas quinzenais comparando as taxas cobradas pelos bancos.

Este resultado fez brilhar os olhos dos investidores privados, que já fazem as contas dos gordos dividendos que receberão em seguida.

A metade das ações do BB está nas mãos de investidores privados, nacionais e estrangeiros.

O atual governo prefere descapitalizar as empresas públicas e comprometer a sua capacidade de investimentos para descaradamente favorecer o capital financeiro com a distribuição de lucros astronômicos.

Os bancos brasileiros são, sabidamente, aqueles que cobram as mais altas taxas de juros do planeta.

Desta maneira, se apropriam de grande parte do resultado gerado por empresas, empreendedores, agricultores e da população em geral.

São alguns dos mais potentes e radicais agentes da concentração de renda nas mãos de poucos, responsáveis pelo aprofundamento da desigualdade social que tanto mal faz à maioria da população brasileira.

Nem sempre foi assim.

O BB foi o grande responsável por tornar o Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Foi pioneiro a levar crédito e serviços bancários a todas as regiões nacionais, inclusive às comunidades periféricas e pequenos centros urbanos, dinamizando a economia local e contribuindo decisivamente para a geração de emprego e renda.

O atual governo, no entanto, não tem medido esforços para esvaziar o papel do BB em suas missões de empresa pública e o transforma em um banco privado qualquer, que aumenta sua lucratividade à custa de milhões de empresas e de empreendedores e de seus 81 milhões de clientes.

O BB, cuja direção é povoada de dirigentes indicados por familiares e amigos do atual Presidente da República derrotado nas eleições de outubro, não tem cumprido as suas funções de banco público.

A atual direção do Banco trabalha em benefício do capital especulativo privado, à custa do sacrifício de seus funcionários assediados diariamente para ultrapassar metas abusivas e à custa de sugar   recursos da população brasileira a quem deveria servir.

Esta política afugenta clientes e leva ao sucateamento do Banco pela sua descapitalização.

Isto precisa mudar.

A maioria do eleitorado brasileiro escolheu um novo governo que esteja voltado para favorecer os interesses da maioria da população, rechaçando este que vem trabalhando em prol de uma pequena minoria de privilegiados.

 

JOÃO  FUKUNAGA – Diretor executivo do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB

fonte......https://spbancarios.com.br/11/2022/banco-do-brasil-distribui-lucro-especuladores-custa-de-seus-clientes?

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE MUDANÇAS NO BRASlL

Caros Amigos,


Temos novo presidente: LULA foi eleito!

O BRASIL nunca passou por uma escolha tão estressante e disputada como essa!

O país ficou dividido.

Agora temos de baixar a bola, nos acalmarmos, planejarmos tudo com cuidado, medirmos as palavras e fazermos tudo para que o novo governo seja bem-sucedido, independente do candidato em quem tenhamos votado.

Por isso, é inaceitável que surjam movimentos criminosos e aguerridos que queiram afrontar a escolha democrática dos brasileiros, como foi o caso dos caminhoneiros, que prejudicaram toda a sociedade.

Aliás, é muito estranho que essa categoria vira e mexe recorra a esse tipo de movimento.

É importante que as autoridades investiguem e punam com rigor os líderes desse tipo de bloqueio criminoso de rodovias.

LULA vai ter uma oposição feroz.

Atrevo-me a dizer que vai ser a mais raivosa oposição que qualquer outro presidente do Brasil já se defrontou.

Mesmo considerando-se o período de Getúlio Vargas.

Como bem observou um jornalista, LULA não vai ter oponentes, vai ter inimigos.

Não vai haver margem para novas falhas do nível das que ocorreram no Governo DILMA, senão BOLSONARO voltará em 2026 mais forte do que nunca, e LULA e o PT irão para as calendas.

Leio hoje nos jornais que uma manifestação de LULA fez o dólar subir e derrubou a Bolsa de Valores.

O episódio foi classificado como “uma reação do mercado”.

É até compreensível o desabafo de LULA, muito embora, daqui por diante, LULA compreenda que um estadista para ser bem-sucedido deve controlar seus arroubos emocionais.

Na montagem da estrutura governamental, é preciso ponderar que todo início de governo é tumultuado.

Todo mundo quer cargos, quer apontar nomes, impor seus pontos de vista e defender seus interesses.

É de se prever que a rotatividade de ocupantes de cargos vai ser intensa.

No entanto, temos de considerar que o povo e o país amadureceram muito.

As próprias empresas estatais e órgãos públicos, como exemplos a PETROBRÁS e o BNDES, que foram enxovalhados no Governo DILMA, passaram por expurgos e reestruturações internas e hoje são instituições saneadas, renovadas, lucrativas e pujantes. 

Esse processo de mudança atingiu uma vasta amplitude de atuação em todas as instituições e em toda a sociedade brasileira.

Muita coisa anda está acontecendo e muito ainda vai ser feito.

O que importa é que a sociedade mudou e continua em um processo de mutação para um futuro de sucesso e de felicidade para todo o povo brasileiro.

Os excelentes índices de reativação da economia e  de aumento do emprego, chegando ao nível de termos baixa deflação em lugar de inflação, faz com que tenhamos alvissareiras esperanças de dias melhores.

E isso não é mérito de BOLSONARO e nem de LULA.

É resultado do processo de mudança implementado pelo povo brasileiro.

Temos características maravilhosas: um processo amplo de integração e miscigenação de raças e uma forma ímpar de resolvermos nossos problemas por meios pacíficos.

Em conversa com um amigo norte-americano ele me dizia que não entendia o chamado “complexo de vira-latas do povo brasileiro”, tão bem alcunhado por NELSON RODRIGUES. 

Esse americano se dizia uma pessoa dividida entre o BRASIL (era casado com uma brasileira) e os ESTADOS UNIDOS.

Declarou viver muito mais feliz no BRASIL, apesar de reconhecer  o espírito destemido, empreendedor e libertário do povo norte-americano.

É isso amigos. Nada é perfeito.

Então vamos torcer e lutar para que o novo governo seja bem-sucedido e traga progresso e felicidade para o BRASIL e seu povo.

Em relação ao que tange aos interesses do BB, da PREVI e da CASSI e de todos os objetivos de nossa categoria, recomendo a leitura dos artigos adiante relacionados, nos seguintes blogs:

 

BLOG DO MEDEIROS

“As Barbas de Molho”, de 06.11.2022

“E agora, com a Vitória de Lula, será que saem as Melhorias do ES?”, de 31.10.2022

 

BLOG DE  ROSALINA DE SOUZA

“MP formaliza pedido de investigação das “superaposentadorias” de R$ 70mil do Banco do Brasil”, de 08.11.2022

 

Torçamos por um BRASIL melhor!!

Felicidades para todos.

Atenciosamente

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB