segunda-feira, 10 de setembro de 2018

AAPBB em FOCO - 10.09.2018 - 1ª PARTE


Caros Companheiros,

Mais uma vez a “AAPBB – Associação de Aposentados, Funcionários e Pensionistas do Banco do Brasil” está parabenizada pela promoção do “II Simpósio sobre Fundos de Previdência Complementar Fechada e Planos de Saúde de Autogestão”, realizado em 05 e 06 de setembro de 2018, no Salão Margarida, na Sede da AABB-RJ, na Lagoa, no Rio de Janeiro RJ.
O evento contou com a presença e o esforço conjunto dos mais importantes dirigentes da AAPBB, como seu Presidente WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA,
                                 

 VP Desenvolvimento MARCOS COIMBRA,
                                 

 VP Administrativo CARLOS ANTÔNIO NEVES BEZERRA, VP Previdenciário                           FRANCISCO ANTÔNIO GOMES DA SILVA, VP Assuntos Assistenciais CELSO DE MEDEIROS DRUMMOND, VP Jurídico PAULO CESAR ARAGÃO DA SILVA, VP Adjunto Desenvolvimento CÉLIA MARIA DE OLIVEIRA AVELLAR E ALMEIDA, VP Adjunto Previdenciário SÉRGIO ROBERTO COSTA DE CASTRO  e VP Adjunto Financeiro ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO.
A perfeita organização, assistência e sucesso do encontro foi possível graças ao eficiente corpo Administrativo da AAPBB, tendo à frente   o chefe de escritório VALDEMIR CRISPIM e as atenciosas e eficientes secretárias KÉZIA MULLEM e MAIARA GERMANO DOS SANTOS ARAUJO.
O simpósio foi aberto pelo Presidente da AAPBB, WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA que, inicialmente, agradeceu ao Presidente da AABB, ODALI DIAS CARDOSO, 
                                 

seu apoio por recepcionar o evento na Sede da AABB-Lagoa-RJ.
A primeira palestra foi proferida pelo Meritíssimo Senhor Juiz Federal FÁBIO SOUZA, 
                               

      que é professor adjunto da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Mestre e Doutor em Direito Público pela UERJ.  Mestre e Doutor em Sociologia e Direito pela UFF.  Coordenador acadêmico do Instituto Latino-Americano de Direito Social. Diretor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.
Sua magnífica apresentação suplantou as melhores expectativas da plateia.
Foi uma verdadeira aula magna sobre a amplitude de temas que abrangem o universo da Reforma da Previdência Social e suas Implicações.
A exposição do Meritíssimo Juiz Federal FÁBIO SOUZA se constituirá em ferramenta extremamente útil e enriquecedora para a luta dos representantes de diversas categorias de trabalhadores e de entidades que se fizeram presentes ao encontro, por mostrar a fundo a complexidade e o quadro abrangente e multifacetado da Previdência Social.
O tempo de apresentação do Juiz Federal FÁBIO SOUZA foi ultrapassado de muito pois, além da extensão da matéria abordada, que prendia a atenção de todos,  ainda houve muitas perguntas e questionamentos dos presentes sobre sua exposição.
Tamanho foi o sucesso da fala do Juiz Federal FÁBIO SOUZA que, muitos dos presentes, sugeriram aos dirigentes da AAPBB que o convidassem para o próximo simpósio promovido pela entidade.
Em seguida, após um intervalo para o café, houve a palestra do representante da PETROS, Sr. FERNANDO SIQUEIRA, que falou em lugar do Sr. PAULO TEIXEIRA BRANDÃO, Conselheiro Fiscal da PETROS, que não pôde comparecer ao evento.
A fala centrou-se em  comentários sobre a PETROBRÁS e a PETROS  no período do Governo TEMER, em que o economista PEDRO PARENTE, nomeado como presidente da PETROBRÁS, teve de tomar medidas duras e radicais para tirar a PETROBRÁS da profunda crise  financeira, administrativa, e de corrupção generalizada em que se encontrava aquela estatal, como resultado da atuação deletéria de governos anteriores.
A seguir, pela UNIDASPREV e FAPES/BNDES, falou LUIS FERREIRA XAVIER BORGES,
                                

 expositor articulado, carismático, experiente e bem preparado,  que captou   a atenção de todos e abordou com sucesso os assuntos de sua área.
Comentou com profundidade aspectos referentes às áreas jurídica, financeira, administrativa e econômica da UNIDASPREV e FAPES/BNDES.
LUIS FERREIRA XAVIER BORGES, além de ser um palestrante hábil e objetivo, provou-se muito oportunista pois aproveitou ao máximo  seu tempo de exposição,  além de explorar os  espaços entre outras palestras e até o tempo  do café para estender seus comentários.
Em seguida, houve a apresentação de LUIZ ALBERTO MENEZES BARRETO,
                               

 que falou  pela ADCAP-Associação dos Profissionais dos Correios, na condição de ex-presidente dessa entidade.  Registramos que LUIZ ALBERTO MENEZES BARRETO   participou do “I Simpósio sobre Fundos de Previdência Complementar Fechada e Planos de Saúde de Autogestão”, promovido pela AAPBB em 12 e 13 de abril de 2016, e que foi alvo de artigos neste blog.
LUIZ ALBERTO MENEZES BARRETO é uma pessoa corajosa em suas críticas e denúncias.
Em sua exposição, voltou a relacionar uma série de irregularidades no POSTALIS, incluindo até falsidades em documentos. 
Quando da apresentação dos vídeos do simpósio, os internautas terão a oportunidade de conhecer a íntegra de suas denúncias.
Na segunda etapa do simpósio, no dia 06.09.2018, o Presidente da AAPBB, WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA, voltou a ressaltar a importância do evento para a defesa de nossos interesses e agradeceu a presença de ex-presidentes da AAPBB e, em especial, de RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA
                              

, considerado o maior ícone e líder na defesa de nossos interesses.
Chamado de “a enciclopédia viva do sindicalismo”, RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA foi entusiasticamente aplaudido por todos os presentes ao encontro.
Logo após, o Presidente da ANABB, REINALDO FUJIMOTO
                               

 tomou a palavra e falou sobre as fortes pressões governamentais sofridas pela CASSI e outros planos de saúde de autogestão para a implantação das diretivas da Resolução CGPAR 23.
Dissertou sobre o imenso esforço dos dirigentes da ANABB que conseguiu mobilizar mais de 40.000 associados da ANABB para mover uma ação legal contra dispositivos da Resolução CGPAR 23. 
REINALDO FUJIMOTO agradeceu a união das demais associações de funcionários da ativa e aposentados do BB, como AAPBB, AAFBB, FAABB e outras, no propósito comum de defesa de nossos interesses.
A próxima palestrante, a Defensora Pública do Rio de Janeiro, PATRÍCIA CARDOSO MACIEL TAVARES, declarou que, após profunda análise, mostrou-se pasma com a Resolução CGPAR 23 que afronta diretamente dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e da Lei 9656/98, que regulamenta  Planos de Saúde.
Considerou isso uma ilegalidade e alertou mais uma vez, como outros que a antecederam no debate, para o jogo pesado e bruto do governo para atingir seus objetivos.
A saída para essa situação opressiva, ressaltou ela, é recorrer ao Poder Judiciário como está fazendo a ANABB.
O Presidente da AAPBB, WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA, em sequência à exposição da Defensora Pública PATRÍCIA CARDOSO MACIEL TAVARES, passou a palavra ao Defensor Geral Público do Rio de Janeiro, Doutor ANDRÉ LUIZ MACHADO DE CASTRO.
Foi uma satisfação para os presentes saber que o Dr. ANDRÉ LUIZ MACHADO DE CASTRO, já havia sido associado da AABB e, em sua juventude, havia praticado natação na associação.
Em sua fala, ele corroborou o que foi exposto pela Dra. PATRÍCIA CARDOSO MACIEL TAVARES, estendeu-se na exposição do embasamento jurídico da Lei 9656/98 e, novamente, alertou a todos sobre a forte pressão governamental para implantar diretivas de ordem econômica que atropelam fundamentos legais estabelecidos.
A seguir, abordando o tema Conselho de Usuários da CASSI, falou a companheira VÂNIA ROMEO TOMAZ.
Em artigos anteriores neste blog, VÂNIA ROMEO TOMAZ já havia sido citada diversas vezes por seus bem colocados e incisivos comentários.
Mas esta foi a primeira vez em que ela foi apresentada como palestrante.
Confesso que fiquei surpreso e sai enriquecido com sua apresentação, não só pelo profundo e abrangente domínio da específica matéria abordada – “Conselho de Usuários da CASSI” – como pelo universo de informações sobre a CASSI, a PREVI e a previdência complementar como um todo.
VÂNIA ROMEO TOMAZ recebeu seguidas e entusiásticas salvas de palmas de todos os presentes ao encontro e, especialmente, do vibrante time feminino do Conselho de Usuários da CASSI, que contava com   REGINA MARÇAL, TEREZA BRANDÃO, VERA DE JESUS e DEUSELI FERNANDES.
Parabéns VÂNIA ROMEO TOMAZ !!
Seguindo o roteiro de palestrantes, falou FERNANDO AMARAL
                               

, Conselheiro Deliberativo da ANABB.
FERNANDO AMARAL começou sua exposição elogiando, vamos dizer assim, “o paraninfo” da solenidade, o Doutor RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA, o mais brilhante e importante defensor de nossas causas.
Em seguida, dentro de seu inconfundível estilo e oratória primorosa, e com a experiência de décadas de luta sindical, aliada à sua vivência como causídico e estudioso de Fundos de Previdência Complementar Fechada e Planos de Saúde de Autogestão, FERNANDO AMARAL deu seu “show de bola”.
Tenho uma coleção de vídeos de FERNANDO AMARAL e estou ansioso para somar mais essa preciosa apresentação a esse conjunto.
Não vou me estender em comentários sobre a palestra de FERNANDO AMARAL, senão teria de criar um artigo exclusivo para tanto.
Tão logo receba cópia do vídeo de sua exposição terei o imenso prazer de o reproduzir para deleite dos internautas que acessam este blog.
Lamentavelmente, por motivo de força maior, não pudemos contar com a presença da palestrante LORENI DE SENGER, Presidente da AAFBB.
                               
A seguir, representando o APÓS-FURNAS/REAL GRANDEZA, falou a jovem advogada PATRÍCIA MELO E SOUZA, Diretora de Seguridade da Fundação Real Grandeza.
PATRÍCIA MELO E SOUZA abordou os diversos aspectos da atual situação do APÓS-FURNAS/REAL GRANDEZA com profundidade e objetividade.
Também prefiro não me estender em comentários em razão da extensão e complexidade da matéria tão bem abordada pela Dra. PATRÍCIA MELO E SOUZA.
Tão logo receba cópia do vídeo de sua apresentação, também o reproduzirei neste informativo.
Logo após, houve uma apresentação e homenagem pessoal do Presidente da AAPBB, WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA, ao nosso patrono Doutor RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA.
WILLIAMS  FRANCISCO DA SILVA dissertou sobre a longa, combativa e vitoriosa trajetória de lutas de RUI BRITO DE OLIVEIRA FEITOSA pelo  sindicalismo no Brasil e,  especialmente, pela defesa dos fundos de previdência complementar fechada e planos de saúde de autogestão  das empresas estatais.
Após a homenagem de WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA, RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA foi mais uma vez ovacionado com salvas de palmas por todos os presentes.
O discurso de encerramento do simpósio proferido pelo Presidente da AAPBB, WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA, ressaltou a importância do evento que contou com a presença dos ex-presidentes da associação RAYMUNDO GONÇALVES DA MOTTA, FRANCISCO CARLOS FARIAS TRIGUEIRO, PAULO LIMA RIBEIRO e RUI BRITO DE OLIVEIRA FEITOSA.
Por motivo de força maior o ex-Presidente JOSÉ ADRIÃO DE SOUZA não pôde comparecer ao simpósio.
Encontros dessa relevância são importantíssimos para o conhecimento e discussão dos assuntos de nossa área.
E aí não importa que defendamos uma ou outra posição em relação a alguma causa específica.
O que vale é nos informamos o máximo possível sobre o que é debatido e tomarmos uma decisão de acordo com nossas consciências. Até porque, seguindo o que escreveu o saudoso escritor NELSON RODRIGUES, “Toda Unanimidade é Burra.”
Esses encontros também são momentos em que temos o prazer de reencontrar amigos e colegas do BB e de fazermos contato com companheiros de outras instituições.
Na busca de ampliar meus conhecimentos, fui falar com o emérito escritor e VP Desenvolvimento da AAPBB, MARCOS COIMBRA, para que me informasse em qual livraria eu poderia adquirir a obra “BRASIL SOBERANO”, de sua autoria.
Ele me disse que, infelizmente, o livro está esgotado.
Mas me restam as opções de fazer pesquisas de seu livro pela internet e até reproduzir sua obra por cópias xerox.
O que tenho certeza é que não ficarei privado de ter acesso aos seus importantes e atualizados escritos.
Em relação à AAFBB, que é a associação que mais frequento, encontrei os dirigentes JÚLIO ALT, ARI SARMENTO DO VALLE BARBOSA                                 




, ADOLPHO GONÇALVES NOGUEIRA
                               
                                  
 e o CARLOS FERNANDO DOS SANTOS OLIVEIRA (CAFÉ).
                                

 Eu e o ADOLPHO recordamos momentos de quase 45 anos atrás, em que trabalhávamos  em Brasília na COGER.
Nesta altura da vida, adquiri o saudável hábito de cultivar novas amizades, procurar aceitar e entender os que divergem de minhas ideias e eliminar mágoas do passado.
Um encontro da grandeza como esse promovido pela AAPBB é um momento propício para o exercício desses princípios.
Como exemplo, encontrei o companheiro NASSER JOSÉ KADRI, mais conhecido como NASSER DA BAHIA, e sanamos resquícios de entreveros que tivemos pela internet sobre questões pontuais. Certamente ele teve a mesma sensação de alívio espiritual e a certeza de ter conquistado mais um amigo.
É importante que simpósios como esses sejam mais concorridos.
Em conversa com o companheiro CARLOS ANTÔNIO NEVES BEZERRA, VP Administrativo na AAPBB, ele me falou do imenso trabalho envolvido na concretização de um evento daquela magnitude.
Assim, é de se esperar que mais colegas compareçam a encontros dessa importância, até para se manterem atualizados e não venham a reclamar que as associações não  lutam pelos seus interesses.
Parabéns renovados à AAPBB pelo empenho, alto nível, organização, brilhantismo, e tão bem-sucedido evento.
Estamos no aguardo de outros!!
Atenciosamente

ADAÍ  ROSEMBAK

10 comentários:

  1. Caro Amigo,

    Li seu artigo. Muito bem redigido e apresentado.
    Só que fiquei em dúvidas.
    Você é a favor do sim ou do não em relação a proposta da CASSI?
    Você é a favor ou não da Resolução CGPAR 23?
    Iso não ficou claro no seu artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Minha intenção com este artigo foi retratar o excelente simpósio promovido pela AAPBB.
      Não coloquei minhas minhas opções e escolhas.
      Esse não era o espaço apropriado para tanto.
      Tive contato com participantes que tinham opiniões diversificadas sobre todos os assuntos que foram debatidos.
      Isso é uma maravilha.
      Do debate democrático é que nascem as melhores propostas e soluções para nossos problemas.
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Meu caro,

    Tenho acompanhado suas notas.
    O senhor, por diversas vezes se declarou favorável ao SIM. Como é que neste longo artigo expõe declarações defendendo o NÃO?
    De resto, o artigo está muito bem escrito.
    Espero pelas outras partes com os vídeos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Como disse para o comentarista anterior minha proposta com este artigo foi apresentar o excelente encontro promovido pela AAPBB. Foram apresentações com os mais importantes representantes de diversas categorias profissionais e com representantes do Poder Judiciário.
      A minha opinião pessoal a favor do SIM ou do NÃO já foi expressa em várias oportunidades neste blog e não seria apropriada para ser expressa neste artigo.
      Este artigo foi dedicado à apresentação das palestras do Simpósio da AAPBB.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Adaí,
    O artigo está bem feito mas é grande.
    Quando colocará os vídeos?
    Esses faço questão de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Serei breve. O artigo é grande e não poderia ser de outra forma. E note que procurei reduzir aos extremo as exposições.
      Tão logo receba os vídeos da AAPBB eu os colocarei neste blog.
      Tenha certeza de que você ficará satisfeito. Faça questão de ver.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Cara,

    Fica esse povo de blá-blá-blá querendo colocar o BB, a CGPAR e o Governo de joelhos.
    Estão cheios de ilusões e só vão levar fumo.
    Vou salvar o que posso.
    Voto SIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Tenho imenso respeito pela opinião dos outros.
      Nesse particular assunto da CASSI as opiniões estão muito divididas.
      Existem prós e contras.
      De qualquer forma, teremos de abdicar de muita coisa vença o SIM ou o NÃO.
      Forçosamente teremos de fazer profundos ajustes na CASSI.
      Que vença a melhor opção.
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. João Gomes André - AAPBB11 de setembro de 2018 às 17:00

    Adaí,

    Quero parabenizá-lo pela excelente ata" sobre o recente Simpósio promovido pela AAPBB. Difícil fazer melhor.

    Abraço

    João Gomes André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo João Gomes André,

      Procurei fazer o melhor, mas assim mesmo cometi falhas.
      Complementarei o assunto com mais artigos incluindo os vídeos do simpósio.
      De qualquer forma fico imensamente recompensado por sua opinião.
      Muito obrigado pelo incentivo.

      Abração deste amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir