sábado, 2 de julho de 2022

UNIÃO, RENOVAÇÃO E INCLUSÃO

 Caros Amigos,


Depois de um  longo período de inatividade deste blog,  por  motivos relacionados à Covid-19, que atingiram todos nós, direta ou indiretamente,  abordo  mudanças operadas nesse hiato de tempo em nossas  associações, dentre as quais destaco a ANABB e a  AAFBB, das quais sou associado, ao tempo em que  também faço  apreciações genéricas    e apresento sugestões que venham contribuir para o sucesso de nossas causas.

Enxergo a  necessidade imediata de  maior  união  dos dirigentes das nossas  agremiações para discutir a implementação de ações  em torno de  interesses comuns.

Como exemplo, cito o Projeto de Lei 1043/2019 e a Resolução CNPC 53/22, que tratam de assuntos importantes para nossa categoria.

O Projeto de Lei 1043,/2019 já está em discussão na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados,  e  propõe o absurdo de abrir agências bancárias aos sábados e domingos.

É desumano o que se pretende impor à categoria bancária.

Para atender ao público em geral, já bastam os terminais bancários que funcionam aos sábados, domingos e feriados.

A Resolução CNPC 53/22 é outro projeto que dispõe sobre a retirada de patrocínio e a rescisão unilateral de convênio de adesão no âmbito do regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.

Essa é uma dura conquista de décadas de luta  da classe trabalhadora e é fundamental que lutemos com todo vigor para que seja preservada.

Esses são exemplos dos desafios que precisamos enfrentar no Congresso Brasileiro.

Para tanto, precisamos de representantes altamente qualificados e atuantes para nossa defesa.

Como exemplo dessa atuação, dia 30 de junho do corrente, a Presidente da AAFBB, LORENI DE SENGER  e JOSÉ ODILON GAMA DA SILVA,  Vice-Presidente do CODEL, se deslocaram do Rio de Janeiro RJ para Brasília DF, a fim de  defender nossa categoria  contra a implantação  da Resolução CNPC 53/22, em audiência pública da Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público da Câmara  dos Deputados.

Nesses e em outros aspectos, não vejo espaço para existirem   divergências e disputas por primazia entre associações.

Devemos marchar e lutar juntos pelo objetivo comum.

A meta das entidades deve ser  a defesa de interesses   e a    proteção e  bem-estar de todos os associados das entidades e componentes de nossa categoria.

Permito-me, neste intróito, fazer um breve histórico    de minhas experiências na iniciativa privada após me aposentar no BB.  

Francamente, confesso que não tive sucesso relevante em minhas investidas “empresariais”.

Minha intenção é colaborar para que outros companheiros não repitam erros que muitos cometeram.  

Se conseguir isso, me sentirei profundamente recompensado.

Abordo esse tema porque compreendo muito bem a frustação e o sofrimento de muitos ex-colegas que, antes de se aposentarem, foram precipitados e saíram do BB em programas de demissão voluntária, os chamados “PDVs”, na    busca de outros caminhos que proporcionassem melhores perspectivas de sucesso em suas vidas.

Sempre alertei os colegas do BB que me consultavam, a não entrarem em PDVs sem antes já terem alguma alternativa de negócio bem estruturada fora do BB.

Minha primeira investida foi abrir uma loja no ramo de informática no Edifício Central, no “INFOCENTRO”, na Av. Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro.

Foi uma verdadeira escola de    vida atuar na “desumana selva”, que é ganhar o pão nosso de cada dia   na “iniciativa privada”.

E  aí é que se descobre que essa selva  abrange a maioria dos  ramos de negócios.

Depois de muito atropelo, eu e minha sócia, JANETE ZAPALLÁ, estimada ex-colega, que se aposentou na agência do BB em Botafogo, encerramos, entre lágrimas e prejuízos, nossa loja que, de pomposa, só tinha o nome: ZAPALLÁ ROSEMBAK INFORMÁTICA LTDA.

Denominação complicada até para pronunciar.

Melhor teria sido colocar outro nome menor e mais objetivo (no estilo  APPLE).

Será que GOLD nos teria trazido sucesso?

Tempos depois, criei, junto com um amigo e sócio  boliviano, LUIZ ALFONSO EGUIA, matemático, campeão de xadrez no RJ, executivo aposentado da Petrobrás, radicado no Brasil há mais de 40 anos, casado e com 4 filhos, um site de aluguel de apartamentos por temporada: www.accomodationrio.com , hospedado em um conhecido servidor em New York  que, à época, dominava a Costa Leste dos USA.

Esse site teve um excelente sucesso inicial. Trouxemos hóspedes do mundo inteiro.

Mas “aluguel por temporada” é uma área  sem sólido respaldo jurídico (ao contrário do  ramo legalmente bem estruturado de aluguel fixo).

Mas, depois de um crescimento inicial, não há condições de competir com o gigantismo das redes hoteleiras de grande porte, nacionais e internacionais, que contam com relevante aporte de capitais , capacidade administrativa  e know-how consolidados.

Esse campo é dominado por tradicionais grupos portugueses e espanhóis. Ou seja, só tem “feras” nesse nicho.

Mais a experiência valeu.

Além de ter concluído o curso superior para formação de corretores de  imóveis (CRECI), o que me credenciou para atuar legalmente no setor, adquiri muita experiência na área imobiliária, que foi de extrema valia  em vários  negócios.

Nesse ponto, meu interesse em me manter atuante,  levou-me a abraçar a defesa de  nossas causas.  

Associei-me  à AAFBB e criei este blog.

Em relação à linha em que pauto minha atuação neste veículo de comunicação,  zelo pela ética, nunca levantei calúnias contra ninguém, e sempre usei  um linguajar respeitoso e amigável com todos e,  com orgulho e prazer,  tento ressaltar  – as vezes com certo exagero, confesso – os melhores  traços de  todos os companheiros que também atuam neste campo.

Enfim, procuro seguir os princípios do   bem sucedido escritor   norte-americano DALE CARNEGIE em seu magistral “best seller”   “COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS”.

E isso, a despeito de nunca ter me acovardado frente a  inevitáveis choques e  futricas que sempre surgem em qualquer ramo.

Sempre nos confrontamos com  calúnias e fofocas disparadas ao léu.

Dentro do BB isso também acontece.

A calúnia traz um prazer sádico a quem a cria e divulga como se fosse uma verdade incontestável.

Depois de uma difamação ser proferida, ela toma vulto, se transmuta em uma infinidade de versões e se espraia incontrolavelmente.

Principalmente nestes tempos de internet e redes sociais.

A vítima passa a ser crucificada em vida sem qualquer chance de defesa.

Antes de ser associado da AAFBB, tomei ciência de calúnias sobre atuação inidônea de dirigentes da associação.

Nunca constatei qualquer indício de  existência de qualquer delito e nem de deslize por parte de quem quer que seja.

Pela inexistência de  qualquer delito  e, em consequência, de pseudo-envolvidos,   rebati ferozmente essas calúnias  neste blog.

Sobre esse assunto, cito um fato que ocorreu com meu amigo e “guru” GILBERTO SANTIAGO. Ele foi vitorioso em uma ação que moveu contra uma pessoa que assacou uma calúnia contra ele. 

O juiz que julgou a causa, embora atestando  a culpa e o dolo do caluniador, não impôs a ele qualquer punição de ordem argentária, por se tratar de ato “sem maior importância” o que, na visão do julgador, não causou qualquer prejuízo à vítima, no caso meu amigo GILBERTO SANTIAGO.

Ou seja, na visão do árbitro, o dolo à dignidade e à imagem pessoal da vítima, não tem qualquer valor, que não possa ser punido com pena de ordem pecuniária.

Na AAFBB, ainda falando sobre GILBERTO SANTIAGO, encantei-me e aprendi muito com os seus bem elaborados, espirituosos e profundos  artigos   no site da associação.  

Por isso, o nomeei  “Meu Guru”.

Também no CODEL, do qual tenho a honra de ser membro, tive a felicidade de me reencontrar com meus ex-colegas do BB e atuais amigos,   MÁRIO BASTOS e WALDIR ARGENTO, pelos quais nutro especial admiração e afeto e com os quais trabalhei na  antiga CACEX.

Registro que foi no CODEL que conheci o brilhante  companheiro   JOSÉ ODILON GAMA da SILVA que, quando adolescente, cursou o Colégio Naval em Angra dos Reis, ao tempo em que eu já trabalhava no BB, naquela cidade.

O JOSÉ ODILON GAMA DA SILVA, além de grande amigo, é um executivo diligente, hábil, discreto, objetivo e ponderado em suas tratativas.

Por isso tem tanta penetração e sucesso na AAFBB.

Ressalto o imenso orgulho e prazer de ter um excelente relacionamento  com a  Presidente do CODEL,  companheira CÉLIA MARIA XAVIER LARÍCHIA, que personaliza  o charme, o carisma, a inteligência e a beleza da mulher brasileira, e que é uma pessoa de admirável atuação.

No CODEL, também registro o importante papel  da executiva SONINHA, que é uma pessoa sempre prestimosa, atuante, eficiente e gentil.

Pela familiaridade, respeito, afetividade e afinidade que tenho por todos os membros do CODEL, não posso esconder  que o CODEL é um espaço pelo qual tenho especial apego e admiração e onde me sinto muito bem acolhido.

No CADMI, admiro sua presidente, a companheira LORENI DE SENGER, pessoa culta, serena, combativa, sensível, religiosa e que sabe, como poucos, criar um ambiente de união, eficiência, colaboração e implementação de  um programa de trabalho criativo e renovador e de despertar o entusiasmo em todo o corpo de executivos da AAFBB.

Em razão da escassez de tempo para conversas pouco objetivas, gerada pela concorrida agenda de trabalho no CADMI,  tive pouco contato pessoal com a LORENI DE SENGER. Mas, gradativamente, espero a  conhecer com mais profundidade.

O mesmo ocorre com o colega ARY SARMENTO, que hoje atua no Conselho Fiscal. O homem vive sempre correndo, trabalhando incessantemente, numa luta contínua para o melhor aproveitamento de seu tempo.

Tenho grande respeito e admiração por ele.

É detalhista, eficiente  e aprofundado em suas apresentações.

Por isso, nas poucas vezes que fui ao CADMI,  procurei ser breve   para não interromper sua intensa rotina de trabalho no setor.

Aliás, li um interessante artigo de um especialista em um hospital americano sobre executivos submetidos a alta carga de stress.

Cuidem-se companheiros, pois o coração tem seus limites!!!

No CADMI, também procuro ter um contato estreito com o JOSÉ MAURO MARTINS CORDEIRO que,  além de ser   meu “consultor de finanças”, é outra pessoa que toma a frente dos problemas e vive sempre apressado.

JOSÉ MAURO é uma pessoa que sabe tudo sobre finanças e resolve qualquer dúvida  nessa área.

Aliás, preciso esclarecer um detalhe sobre uso de cartões de crédito relacionado com o número de segurança de 4 dígitos que muitos riscam no verso dos cartões.

Os hotéis, principalmente no exterior, costumam criar óbices para o uso cartões com o número de segurança riscado. Fica a dica.

No CADMI, também destaco a figura do NELSON LUIZ DE OLIVEIRA.

Ele é uma pessoa que tem um imenso magnetismo pessoal e uma  capacidade nata e inigualável de fazer amigos e gerar um ambiente de trabalho acolhedor, caloroso e produtivo.

Trabalhar com ele deve ser um prazer, embora “no papo”, ele consiga sugar nosso sangue.

Sem exagero, se eu fosse Presidente da República, o nomearia Chanceler.

Ele é aquele cara que, com sua fina lábia, conversa mole, otimismo, e com o riso aberto e fácil, vende geladeira e picolé para esquimó e dá nó em pingo d`água.

Não poderia deixar de citar a área jurídica da AAFBB, que conta com o apoio e suporte do Escritório  HUGO JERKE  ADVOGADOS, e que, na AAFBB, é dirigido pela  Doutora AMYNE JERKE, esposa do Doutor HUGO JERKE e associada daquele escritório advocatício.

É um escritório vital para o sucesso da AAFBB em suas complexas, intrincadas e diversificadas demandas legais, além de prestar orientação e apoio a todos os associados, em todo o território nacional, em assuntos que envolvam problemas de ordem legal.

Como associado da AAFBB, sinto-me imensamente grato ao Escritório HUGO JERKE ADVOGADOS pela orientação e ajuda a mim prestadas, em diversas oportunidades, para a solução de vários problemas com os quais me deparei  na área legal.

Em relação à ANABB, lamento não participar, de forma presencial, do que acontece naquela entidade, em razão da ANABB ter sua sede em Brasília DF, e eu residir no Rio de Janeiro RJ. 

Mas sou um leitor compulsivo e entusiasmado do bem elaborado informativo da ANABB, o JORNAL AÇÃO.

Também acompanho as novidades da ANABB pelas redes de funcionários na internet e pela TV.

A ANABB é, indiscutivelmente, a maior e mais influente associação de funcionários da ativa e de aposentados do BB.

Conheço pessoalmente alguns dos  dirigentes da ANABB  e, entre esses, destaco ISA MUSA DE NORONHA, MARIA DAS GRAÇAS CONCEIÇÃO MACHADO COSTA, CÉLIA MARIA XAVIER LARÍCHIA e CECÍLIA GARCEZ.

Embora não compareça pessoalmente na ANABB, sempre me deleito com os brilhantes artigos de vários companheiros, entre esses o Presidente da ANABB, AUGUSTO CARVALHO e  vice-presidentes, como WILLIAM BENTO, NILTON BRUNELLI, LISSANE HOLANDA, CECÍLIA GARCEZ e tantos outros alto-executivos.

Espero, um dia, comparecer a algum encontro da ANABB em BRASÍLIA DF, e ter o imenso prazer de cumprimentar e abraçar todos esses colegas.

 

Fugindo dos tópicos relacionados diretamente com os interesses da classe bancária, centralizo-me na atual conjuntura política, que envolve os interesses de todo o Brasil e de sua população.

Estamos próximos da eleição de um novo Presidente da República.

As inúmeras correntes e a imensa diversidade de forças políticas que representam os mais diversos interesses de todos os extratos da  população brasileira já se movimentam, abertamente ou nos bastidores, na definição de nomes que concorrerão a esse pleito que definirá os destinos de nossa pátria para um novo período de quatro anos.

Oficiosamente, já existem nomes de destaque que representarão a população brasileira.

Outros candidatos surgirão.

Dentre os que ainda estão sendo consultados e analisados, destaco o da Senadora SIMONE TEBET,  filiada ao PMDB do MATO GROSSO DO SUL, em quem votarei.

Observo que, como grande parte dos brasileiros, de tão desencantado com a política no Brasil, já de longa data e após tantas decepções, havia prometido a mim mesmo votar no “menos pior” e não perder meu precioso tempo assistindo a comícios de qualquer candidato.

Até que, em uma manhã, quando liguei a TV, ouvi o repórter anunciar uma entrevista com a Senadora SIMONE TEBET, do PMDB, que seria o nome  escolhido pelos caciques do PMDB.

Quando SIMONE TEBET se apresentou no estúdio senti um verdadeiro impacto.

Fiquei fascinado, maravilhado com sua pessoa.

A presença e a postura de SIMONE TEBET conseguiu mexer com minha sensibilidade e meus sentimentos.

Já de longa data, não me lembro de ter sentido tanta esperança e segurança frente a algum candidato político que nos representasse de forma tão firme e digna.

Assisti sem interrupção à sua entrevista. Analisei todas suas propostas e programas. Anotei todas minhas dúvidas e questionamentos.

Para encurtar a conversa, daquele dia para cá, já assisti a mais de 20 entrevistas de SIMONE TEBET no YOUTUBE, e já me inteirei de uma imensa massa de informações sobre sua pessoa.

Meu entusiasmo com essa mulher valorosa e com potencial político de magistral envergadura é tão grande, que colocarei este blog à disposição de sua campanha e, se possível,  me mobilizarei pessoalmente para a sua eleição.

Vai ser uma experiência inédita em minha existência.

Nunca colaborei com a campanha de nenhum político.

A esta altura da vida, apesar de tantas decepcionantes experiências e desencantado com tantos dirigentes, o coração ainda pulsa de esperança pela redenção de nosso país.

Esse é o meu caminho. Essa á a minha opção.

 

Abraços e felicidades para todos.

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB.

 

 

 

 

 

 

 

5 comentários:

  1. Já esperava um artigo seu há longa data. Realmente a Covid 18. Sem reuniões presenciais na AAFBB e outras associações, ficamos sem tmar conhecimento das novidades e o ti-ti-ti de cocheira.
    Mas saiu um tijolaço de notícias. Muita coisa. O senhor deu uma geral por toda a casa.
    Gostei muito.
    O senhor escreve bem e não ofende ninguém.
    Diz a verdade.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Estava sentindo falta de seu blog.
    Compreendo as dificuldades pelas quais passou e ainda passa.
    A tecnologia de TI evolui dia a dia e se torna cada vez mais complexa. E a solução dos problemas não depende de nós. E as vezes não é nem resolvida no Brasil.
    Gostei do artigo. Você escreve bem.
    Estou no aguardo de outros artigos.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Adaí,

    Que bom que você está de volta à luta. Comungo com o seu entendimento de que nossas inúmeras Entidades precisam aprender a trabalhar em conjunto.
    Seja bem-vindo.

    Macilene Oliveira (Goiânia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Macilene, obrigado pelo incentivo. Mas está cada vez mais difícil ter um blog em nossa área,
      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Esse Blog aborda temas relevantes e tão importantes para o nosso futuro, que inevitavelmente serão pautados em 2023 e, por conseguinte, nortearão os meus votos no pleito que se avizinha, escolhendo os candidatos que revelem políticas de apoio às nossas causas e à preservação dos nossos direitos que foram assegurados quando do ingresso no quadro funcional do BB , tais como: velhice segura no que tange a previdência e saúde. É notório que a saída do Patrocinador será uma manobra para livrar o Banco de um PASSIVO, outrora considerado o seu maior patrimônio, e pavimentar o caminho para a privatização. Pena que nos outros Blogs imperam assuntos relativos ao ES que, apesar de relevante, ofuscam a visão do horizonte triste para os associados dos Fundos de Pensão das Estatais.

    ResponderExcluir