domingo, 16 de julho de 2023

AAFBB em FOCO - 16.07.2023

Caros Companheiros,

 

Este artigo está no “Blog do Adaí Rosembak”.

Lembramos que para colocar comentários,

visualizar fotos e vídeos, é necessário acessar

o blog pelo Google ou pela internet em

www.adairosembak.blogspot.com

 

Tive o prazer de comparecer ao encontro da AAFBB em 10.07.2023.

Foi um evento profícuo e prazeroso sob vários aspectos.

Primeiramente, registro a imensa satisfação de rever meu amigo e “guru” GILBERTO SANTIAGO, que estava ladeado por LORENI DE SENGER e CÉLIA MARIA XAVIER LARÍCHIA que, de forma muito elegante, demonstraram em conjunto, seu carinho, respeito e admiração pelo queridíssimo amigo e Presidente da AAFBB GILBERTO SANTIAGO (não coloquei o “ex-“antes do “Presidente”,  pois ,  lembrem-se,  quem já foi rei, nunca deixará de ser majestade).

Registro que comecei tardiamente, após 18 anos de aposentado - período em que me aventurei em experiências não muito exitosas na iniciativa privada - a   me interessar mais profundamente pelos assuntos pertinentes aos aposentados do BB, ao ler os excelentes artigos escritos por GILBERTO SANTIAGO na antiga revista da AAFBB.

Um dia, após sair da sede da AAPBB, acompanhado pelo companheiro NOÉ FERNANDES, fui à AAFBB pela primeira vez, onde conheci pessoalmente o GILBERTO SANTIAGO.

Para minha surpresa, revi meus amigos e ex-colegas WALDYR ARGENTO e MÁRIO DE OLIVEIRA BASTOS, com quem havia trabalhado na CACEX-Rio e, a partir daí, fui conhecendo outros membros da AAFBB, inclusive as atuais dirigentes LORENI DE SENGER (CADMI) e CÉLIA MARIA XAVIER LARÍCHIA (CODEL).

Aos poucos, fui sendo apresentado a outros companheiros, como JOSÉ ODILON GAMA DA SILVA, ARI SARMENTO, NELSON LUIZ DE OLIVEIRA e JOSÉ MAURO MARTINS CORDEIRO. 

Mais recentemente, conheci o JOSÉ PAULO ANTUNES DE AGUIAR, o KUIS EDUARDO SAMPAIO MACIEL e o PAULO CHAVARRY.

Poderia citar inúmeros outros companheiros, mas vou parar por aqui.

Todas são pessoas que já atuam há muito tempo – a maioria desde que se aposentou - na AAFBB, em outras associações e   instituições na defesa de nossos interesses.

Observando minha própria trajetória e a de outros, cheguei à conclusão de que um fator fundamental para mobilizar mais gente para a luta pelas nossas causas, é utilizar de forma mais intensiva e mais organizada,   os modernos meios de comunicação para divulgar os assuntos de interesse de nossa categoria.

Nunca foi tão verdadeira a máxima “A propaganda é a alma do negócio”.

Aí estão a internet, os sites, as redes sociais, o You Tube e outros meios de comunicação de “IA” (Inteligência Artificial) que ainda estão subutilizados.

Outro dia, conversei com o LUIS EDUARDO SAMPAIO MACIEL, Vice-Presidente de Assistência aos Associados e de Representações-VIPAR da AAFBB, que desenvolve um excelente trabalho na área de assuntos lúdicos, sociais e de eventos da AAFBB, sobre a criação de uma área específica de comunicação para a discussão mais ampla de assuntos jurídicos, econômicos, financeiros e, por que não acrescentar, também políticos.  

Até porque, efetivamente, tudo na vida envolve política, inclusive nossas relações pessoais e familiares.

Para encerrar este já longo artigo, informo que, no encontro de 10.07.2023, tivemos uma esclarecedora exposição do causídico Dr. RENAM LOUREIRO sobre a AÇÃO DE REVISÃO DAS MULHERES, assunto de grande interesse de funcionárias aposentadas do BB.

O Dr. RENAM LOUREIRO também fez considerações sobre a AÇÃO DE REVISÃO DA VIDA TODA, relativa a reajustes de benefícios do INSS.

Devido à extensão e complexidade das matérias abordadas pelo Advogado Dr. RENAM LOUREIRO, não nos aprofundaremos sobre elas neste artigo, mas as mesmas estão detalhadamente expostas no site da AAFBB.

 

Felicidades e Paz para todos.

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB

 

 

 

sábado, 8 de julho de 2023

UMA OPÇÃO POLÍTICA

Companheiros, 


Outro dia, um amigo me fez uma pergunta bem objetiva:

“você é a favor de LULA OU BOLSONARO? Eu lhe faço essa pergunta porque você já fez críticas aos dois em seu blog”.

E, de fato, fiz comentários pontuais sobre os dois.

BOLSONARO é um tipo, diríamos, como TRUMP.

Segue o instinto, é impulsivo e, sem meias palavras, diz o que lhe vem às ventas.

É contraditório, abusivo e, muitas vezes, ofensivo.

Por exemplo: quis liberar, por completo, o porte de armas para todos os cidadãos.

Digo “por completo” porque, de fato, a bandidagem encastelada em comunidades mais carentes, está mais bem armada que a polícia e tem pleno domínio sobre os moradores indefesos dessas áreas.

Por essa razão, defender o armamento para todos é um discurso fácil e demagogo e que tem penetração em vários extratos da população.

Mas aqui, estamos no BRASIL e não nos USA.

Nos USA, as armas são liberadas por disposição constitucional e, por essa razão, lembramos que, a despeito dos seguidos massacres promovidos por desajustados de toda ordem, principalmente em escolas americanas, naquele país vigora o império da Lei.

Por isso, até que o Congresso Americano mude essa disposição constitucional, as armas continuarão a ser liberadas naquele país.

A violência nos USA leva alguns a dizerem que a violência é um traço que faz parte da genética americana; outros, argumentam que a história americana é a história da violência.

Também é conhecido o diálogo entre um político brasileiro e um norte-americano, em que o político brasileiro lamenta que, no Brasil, presidentes da República sejam destituídos do cargo.

O político americano contra-argumenta e diz que nos USA eles não depõem presidentes. Eles são mais práticos. Eles os matam.

Será que Bolsonaro não analisou o aspecto pacifista de nossa Psiquê?

O outro tema que, até hoje, não entendi muito bem, foi a pregação “anti-vacina contra a covid”. Um verdadeiro mistério sem fundamento.

E , para culminar,  ainda tem uma série de outras denúncias que estão aflorando para o conhecimento público.

O que ele ganhou com tudo isso? No meu entender, nada. Aliás, além de não ganhar, PERDEU!!!

Depois dos desgovernos do PT, principalmente de DILMA ROUSSEF, BOLSONARO até poderia ter ganho as eleições.

Ao comentar o assunto com minha secretária do lar,

ela foi absolutamente objetiva, franca e breve:  

“- ELE É BURRO !!”

Em sua simplicidade, ela disse tudo!

Vamos ao LULA.

Exaltar o MST e convidar essa, permitam-me chamar de “organização criminosa”, para seu discurso de posse, foi um tiro no pé.

Conseguiu colocar o agronegócio, que é o segmento   mais bem sucedido de nossa economia, em alerta contra o Governo.  

O MST, com a invasão, saques e depredação de áreas ocupadas, é o maior obstáculo que o agronegócio enfrenta em sua trajetória vitoriosa.

Ao abordar o tema da Guerra na UCRÂNIA, em um foro internacional, apoiou a RÚSSIA que iniciou essa guerra fratricida, alcunhada de  “operação militar especial”.  Quem chamar de “guerra”, que é a designação correta, pode ser condenado a até 15 anos de prisão.

Depois, LULA tentou mudar o discurso, mas já era tarde.

Mas me convenci de que, apesar desses deslizes, votei da melhor forma possível ao ter optado pelo LULA, por saber que ele é  um homem de espírito profundamente humanista, vindo de  berço  extremamente humilde e carente, mas possuidor de muito carisma,   um tino e um faro  políticos inigualáveis, muita habilidade pessoal  e vasta experiência adquirida em  uma longa, aguerrida e profícua  trajetória política.

Estava começando a me desencantar com suas escorregadelas quando, ao confrontar a Ministra do Meio Ambiente MARINA SILVA que, reiteradamente, é uma defensora demagoga e xiita de uma mescla de radicalismos     inaceitáveis ligados ao meio ambiente, que só trazem mais miséria e pobreza aos menos favorecidos, LULA disse:

“– LUTAREI PARA NÃO TRANSFORMAR EM SANTUÁRIO UMA REGIÃO QUE TEM 38 MILHÕES DE SERES HUMANOS PARA ALIMENTAR E TRABALHAR.”

Essa manifestação me deixou boquiaberto.

Nunca havia me defrontado com a grandeza de uma declaração franca dessa magnitude por parte de qualquer político, que se encaixa como uma luva na máxima “POLÍTICA É COMO VIOLINO. SE PEGA COM A MÃO ESQUERDA E SE TOCA COM A MÃO DIREITA.”

Depois dessa manifestação magistral de LULA, que revela uma profunda e sábia habilidade política, me convenci de que havia votado na pessoa certa.

LULA, faço votos para que tenha um bem-sucedido governo.

 

Felicidades para todos.

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB