segunda-feira, 20 de novembro de 2023

A eleição de JAVIER MILEI - O LOUCO

 Caros Companheiros,

Já fui – desde meus 18 anos – umas 15 ou mais vezes à ARGENTINA.

E nunca me decepcionei nem com o país nem com o povo.

Ao contrário das poucas vezes em que fui à EUROPA, onde temos de ter cuidado para não nos aborrecermos com o tratamento arrogante e até estúpido como, muitas vezes, somos tratados. Comumente, na EUROPA, somos encarados como a escória do Terceiro Mundo.

Cada vez me surpreendo e fico mais entusiasmado com a ARGENTINA.

“Los Hermanos Argentinos são fantásticos”.

Considero que a ARGENTINA é o país perfeito para termos como parceiro principal do BRASIL.

Se os planos econômicos de JAVIER MILEI para colocar a ARGENTINA em ordem vão dar certo, torço para que deem certo, mas se não derem certo – e, no fundo, acho que não darão certo pela forma como estão sendo arquitetados - isso é apenas um detalhe e, no final, pouco importa.  

Mais cedo ou mais tarde – tudo entrará nos eixos.

A ARGENTINA tem tudo para dar certo.

É um grande país, conta com terras férteis, tem um povo altamente educado, as ditaduras militares são coisa do passado.  

Adicionalmente, não tem guerras e têm uma das maiores concentrações de judeus do Mundo.

Hoje desfruta de uma democracia plena, com imprensa livre, e têm um Congresso e um Judiciário atuantes.

A ARGENTINA e seu povo – de uma forma ou outra – foram, são e continuarão fantásticos, calorosos e admiráveis.

Particularmente, enalteço o maravilho tango que, como ex-dançarino, treinei por muito tempo.

O tango é  uma dança  e um ritmo que retrata a alma apaixonada e sensual do povo argentino.

Dizem que os japoneses têm uma habilidade ímpar em arrumar soluções para todos os problemas econômicos e os argentinos são hábeis em piorar e criar novos problemas para às já deploráveis    situações econômicas do país.

Mas se me perguntassem se eu preferiria morar no JAPÃO ou na ARGENTINA, inquestionavelmente eu diria que seria na ARGENTINA.

Adoro o espírito libertário, volúvel, mercurial e apaixonado do povo argentino.

Não existe lugar igual à ARGENTINA. Reitero que a ARGENTINA é um país maravilhoso para se viver.

Os argentinos conseguem fazer piadas fantásticas com seus próprios problemas. São como os brasileiros – conseguem rir da própria desgraça.

Uma dessas piadas é que um estrangeiro chegou à ARGENTINA e perguntou a um argentino otimista como estava a situação do país e o argentino otimista respondeu:

“- A situação está uma merda!!”

Espantado, o estrangeiro se perguntou: “- Se o otimista me disse isso, o que dirá um pessimista?”

Adiante, o estrangeiro encontra um argentino pessimista e lhe faz a mesma pergunta: “- Como está a situação argentina?”

E recebe a resposta:

“-A situação está uma merda. E o pior é que a merda não vai dar para todo mundo.”

Em uma de minhas viagens à ARGENTINA, encontrei uma senhora que passava por sérios problemas. Havia perdido um casaco onde estava todo seu dinheiro. Estava sem dinheiro e com frio.

Eu lhe emprestei um sobretudo, a levei para almoçar, e paguei todas as suas despesas até o final da viagem.

Quando chegamos a BUENOS AIRES, ela me apresentou à sua família e fui tratado maravilhosamente.

Duvido que isso ocorresse em qualquer país europeu.

O rapaz da família era muito divertido e me disse que a melhor atração turística da ARGENTINA eram “os culos” das garotas.  E contou isso na presença da família, inclusive da irmã, que era uma moça lindíssima.

Ri muito e o avisei que tivesse cuidado com esse tipo de piada no BRASIL.

Uma outra piada (do Chico Anísio) era dizer que um erro a evitar na vida era arrumar uma amante argentina. Em pouco tempo ela poderia nos levar à falência.

Temos de ajudar a ARGENTINA a sair da situação dramática em que se encontra.

A ARGENTINA é o nosso segundo parceiro comercial e os argentinos são nossos “Hermanos”. Mais do que qualquer outro povo no Mundo.

E não podemos esquecer que ontem passamos pela mesma situação que eles estão passando hoje.

Em níveis até piores ao que na ARGENTINA.

Lembram-se do over-night, das maquininhas remarcadoras de preços que funcionavam dia a noite, dos “fiscais do Sarney”e, finalmente, do golpe dado por Fernando Collorde Mello e sua Ministra da Economia Zélia Maria Cardoso de Mello, que surrupiaram todas nossas economias? E, fundamentalmente, da saúde e da normalidade psíquica do povo, que ficaram abaladas com isso tudo?

Depois disso tudo, Zélia Cardoso de Mello casou com Chico Anísio e se refugiou em NEW YORK, onde vive até hoje. Com vergonha, certamente.

Então, só nos resta torcer para que a ARGENTINA saia com sucesso da situação em que se encontra atualmente.

Com Milei ou sem Milei.

O BRASIL deve ajudar a ARGENTINA a sair dessa arapuca em que se encontra com toda a experiência e sucesso que acumulamos para superar nossas próprias adversidades.

VIVA A ARGENTINA!!!!!

 

Abraços em todos.

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB

 

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

AAFBB em FOCO - 13.11.2023

Caros Companheiros,

Falar sobre reuniões de Conselheiros do CODEL (Conselho Deliberativo da AAFBB), em princípio, é um assunto um tanto – diria – sem interesse para quem não é do quadro da associação.

Mas a reunião de 13.11.2023 foi um caso absolutamente singular.

Por essa razão, senti-me compelido a elaborar este breve artigo.

Me debruçarei sobre um único tema que mexeu com minhas emoções, que foi a série de homenagens ao meu guru e grande amigo GILBERTO SANTIAGO, que nos observa do   andar de cima desde 09.10.2023.

Falarei em meu nome.

Para mim, ele foi “meu guru”, amigo, confessor, irmão, guia, apoiador, professor e, pessoa absolutamente sincera, ética e confiável.

Almoçamos juntos várias vezes e, nesses encontros, às vezes conversávamos em inglês, para preservar a discrição do conteúdo de nossos diálogos.

Ele tinha um domínio perfeito do inglês. Inclusive, era professor do vernáculo anglo-saxão.

Agora, com seu passamento, vou me abrir em relação ao conteúdo de um desses almoços, em que abordamos um assunto muito delicado.

Vou direto ao ponto. E de forma bem objetiva e sincera.

Perguntei a GILBERTO SANTIAGO se ele tinha entrado com uma ação judicial, junto com as companheiras LORENI DE SENGER e CÉLIA LARÍCHIA, contra uma blogueira que os havia caluniado de procedimentos desonestos dentro da AAFBB.

GILBERTO SANTIAGO confirmou que estava entrando com uma ação judicial. Não me disse se as demais companheiras fariam o mesmo.

Disse a ele que tivesse cuidado pois eu já havia passado por uma situação como aquela quando trabalhava no BB e que as pessoas eram hipócritas e tinham um prazer sádico em acusar e degradar levianamente seus semelhantes, mas, quando confrontadas a provar suas malsinações mentirosas, eram absolutamente covardes e não apresentavam qualquer prova, testemunha ou argumentação e nem, pasmem, qualquer indício de suposto delito que viesse a sustentar suas calúnias.

Esses tipos de seres humanos são como os repelentes vermes que rastejam nos esgotos, são repugnantes e têm medo da luz.

No final, avisei que ele gastaria dinheiro com advogados, perderia muito tempo, e se aborreceria demais.

Mas GILBERTO SANTIAGO contra-argumentou dizendo que a acusação caluniosa fora feita em um veículo de domínio público, que a imagem dele fora abalada em todos os ambientes em que transitava, que estava deprimido e aborrecido, e que já tinha dado andamento ao processo.

Ao final – como já abordei em artigo anterior – o juiz lhe deu ganho de causa, mas não condenou a caluniadora a lhe indenizar em espécie pelas difamações, os danos pessoais causados, os aborrecimentos e a depressão, o tempo perdido, o dinheiro gasto, e os dispêndios pecuniários com a ação.

Considero que GILBERTO SANTIAGO poderia ter apelado da decisão judicial em uma instância mais elevada da Justiça face a essa real “injustiça”.

Mas ele já estava muito chateado com tudo isso.

Considerou-se satisfeito com o ganho de causa dado pelo árbitro.

Faço questão de abordar novamente esse assunto profundamente desagradável e tocante para reafirmar, de uma vez por todas, que meu irmão, amigo, companheiro e “guru” GILBERTO SANTIAGO sempre foi uma pessoa absolutamente honesta, ética, sensível, inteligente, amiga e confiável.

E estarei disposto a defender sua imagem em qualquer foro,  se necessário for.

Trabalho com emoções e sou movido por emoções. Poucas vezes na vida cai em prantos pela perda de um ser humano que significou tanto para mim como foi o caso de GILBERTO SANTIAGO.

QUE DEUS O GUARDE MEU GRANDE AMIGO!!

Encerro por aqui a abordagem sobre a reunião do CODEL.

Abraços a todos.

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB