quarta-feira, 15 de novembro de 2023

AAFBB em FOCO - 13.11.2023

Caros Companheiros,

Falar sobre reuniões de Conselheiros do CODEL (Conselho Deliberativo da AAFBB), em princípio, é um assunto um tanto – diria – sem interesse para quem não é do quadro da associação.

Mas a reunião de 13.11.2023 foi um caso absolutamente singular.

Por essa razão, senti-me compelido a elaborar este breve artigo.

Me debruçarei sobre um único tema que mexeu com minhas emoções, que foi a série de homenagens ao meu guru e grande amigo GILBERTO SANTIAGO, que nos observa do   andar de cima desde 09.10.2023.

Falarei em meu nome.

Para mim, ele foi “meu guru”, amigo, confessor, irmão, guia, apoiador, professor e, pessoa absolutamente sincera, ética e confiável.

Almoçamos juntos várias vezes e, nesses encontros, às vezes conversávamos em inglês, para preservar a discrição do conteúdo de nossos diálogos.

Ele tinha um domínio perfeito do inglês. Inclusive, era professor do vernáculo anglo-saxão.

Agora, com seu passamento, vou me abrir em relação ao conteúdo de um desses almoços, em que abordamos um assunto muito delicado.

Vou direto ao ponto. E de forma bem objetiva e sincera.

Perguntei a GILBERTO SANTIAGO se ele tinha entrado com uma ação judicial, junto com as companheiras LORENI DE SENGER e CÉLIA LARÍCHIA, contra uma blogueira que os havia caluniado de procedimentos desonestos dentro da AAFBB.

GILBERTO SANTIAGO confirmou que estava entrando com uma ação judicial. Não me disse se as demais companheiras fariam o mesmo.

Disse a ele que tivesse cuidado pois eu já havia passado por uma situação como aquela quando trabalhava no BB e que as pessoas eram hipócritas e tinham um prazer sádico em acusar e degradar levianamente seus semelhantes, mas, quando confrontadas a provar suas malsinações mentirosas, eram absolutamente covardes e não apresentavam qualquer prova, testemunha ou argumentação e nem, pasmem, qualquer indício de suposto delito que viesse a sustentar suas calúnias.

Esses tipos de seres humanos são como os repelentes vermes que rastejam nos esgotos, são repugnantes e têm medo da luz.

No final, avisei que ele gastaria dinheiro com advogados, perderia muito tempo, e se aborreceria demais.

Mas GILBERTO SANTIAGO contra-argumentou dizendo que a acusação caluniosa fora feita em um veículo de domínio público, que a imagem dele fora abalada em todos os ambientes em que transitava, que estava deprimido e aborrecido, e que já tinha dado andamento ao processo.

Ao final – como já abordei em artigo anterior – o juiz lhe deu ganho de causa, mas não condenou a caluniadora a lhe indenizar em espécie pelas difamações, os danos pessoais causados, os aborrecimentos e a depressão, o tempo perdido, o dinheiro gasto, e os dispêndios pecuniários com a ação.

Considero que GILBERTO SANTIAGO poderia ter apelado da decisão judicial em uma instância mais elevada da Justiça face a essa real “injustiça”.

Mas ele já estava muito chateado com tudo isso.

Considerou-se satisfeito com o ganho de causa dado pelo árbitro.

Faço questão de abordar novamente esse assunto profundamente desagradável e tocante para reafirmar, de uma vez por todas, que meu irmão, amigo, companheiro e “guru” GILBERTO SANTIAGO sempre foi uma pessoa absolutamente honesta, ética, sensível, inteligente, amiga e confiável.

E estarei disposto a defender sua imagem em qualquer foro,  se necessário for.

Trabalho com emoções e sou movido por emoções. Poucas vezes na vida cai em prantos pela perda de um ser humano que significou tanto para mim como foi o caso de GILBERTO SANTIAGO.

QUE DEUS O GUARDE MEU GRANDE AMIGO!!

Encerro por aqui a abordagem sobre a reunião do CODEL.

Abraços a todos.

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário