domingo, 18 de junho de 2017

REVOLUÇÃO SEM FIM

Companheiros,

Estamos em um processo revolucionário sem tempo para acabar.
A Operação Lava-Jato já tem 3 anos.
Isso, sem acrescentarmos o tempo do Mensalão.
Dia após dia, a mídia nos traz novas e bombásticas notícias.
Para que possamos entender o que acontece, temos de considerar que não é só a classe política que está passando por uma mutação.
São todas as instituições da sociedade e todos os extratos da população que vão continuar a passar por transformações.
Nos perguntamos até onde vai a extensão dessa revolução. Não temos resposta para essa questão.
O que podemos assegurar é que esse é um caminho sem volta e que vai atingir a todos nós.
Não cremos que vá acontecer com a Operação Lava-Jato o que aconteceu com a Operação Mãos Limpas na Itália.
Aqui no Brasil, ao contrário do que ocorreu na Itália, esse processo ganha cada vez mais apoio, energia, abrangência e velocidade.
Quais serão os novos atores e as novas mudanças políticas, econômicas e sociais que nos serão colocadas à frente? São incógnitas sobre as quais nos aventuramos a fazer apenas conjecturas.
O que podemos afirmar é que, apesar das surpresas que a Operação Lava-Jato constantemente nos proporciona, estamos apenas no início dessa epopeia.
Mas a política não segue um caminho linear; muitas vezes toma um desvio   ardiloso  até entrar novamente nos trilhos.
As reformas e reestruturações econômicas e sociais necessárias para o crescimento do país serão prejudicadas e retardadas pelos efeitos das ações saneadoras contra a corrupção que grassa em instituições governamentais.  
São, na linguagem militar, os chamados danos colaterais.
É o preço a pagar pela mudança.
Da mesma forma que ocorreu com o somatório de prejuízos deixado pelas delações das empreiteiras, o saldo de arrasamento resultante da delação da JBS atingirá profundamente a pecuária no Brasil.
Certamente, em breve, perderemos o cetro de maior exportador de proteína animal no Mundo.
As manchetes econômicas já noticiam que a China substituirá o Brasil pelos Estados Unidos na compra de proteína animal.
Preventivamente, a China está tomando medidas para garantir o suprimento de proteína animal para sua população, em razão da desorganização da pecuária no Brasil, causada pelas ações de revide dos políticos contra as delações da JBS.
Como a mídia já noticia, o comércio de gado no país está sentindo os efeitos paralelos dos problemas que estão atingindo a JBS.  
Esse é o resultado que foi previsto e anunciado quando foi implantada a política concentradora, equivocada e deletéria, praticada no Governo Dilma Rousseff, pelo ex-ministro Guido Mantega, auxiliado pelo Secretário do Tesouro, o trotskista Arno Augustin, criador da “contabilidade criativa”.
Foi durante os governos do PT, que a JBS foi escolhida como uma das empresas “campeãs” junto ao BNDES, para obtenção de grandes financiamentos a juros ínfimos e facilitações operacionais   de toda ordem.
Em curto prazo, essa política econômica corrompida e prejudicial ao país, enriqueceu a JBS, e a transformou em um gigante que monopolizou a comercialização de proteína animal no Brasil.
Com a JBS encurralada, estão surgindo sérios problemas na área da pecuária, que trarão mais desemprego, mais miséria e mais prejuízo para o Brasil.
À medida que novas investigações e delações surgirem, aparecerão outras “campeãs do BNDES”, com seus corolários de   problemas a se abaterem sobre o país.
Não foi sem razão que Maria Sílvia Bastos abdicou da presidência da instituição quando percebeu que não tinha apoio e nem poder para mudar esse estado de coisas.
Ela fez muito bem. Não maculou sua biografia.
É impressionante como, nesse cenário que retrata a degradação de nossos políticos, os opostos se unem contra o inimigo comum.
O Presidente Michel Temer declara que entrará com ações civil e penal contra Joesley Batista, e Lula diz que a entrevista do empresário não tem valor jurídico.
Ainda mais chocante é ver como sectários fanáticos do PT atacam jornalistas, em aeroportos e aviões, pelo fato desses profissionais da mídia denunciarem esse mar de lama que cobre o país.
Será que essa gente não tem um mínimo de autocrítica?
Será que são cegos e não enxergam o triste papel a que se prestam, e não avaliam a dimensão do mal que fazem para si mesmos, para o país, e para seu povo?
Tudo isso é degradante e triste, mas, inexoravelmente, essa é a Via-Crúcis pela qual teremos de passar para a redenção do país e o soerguimento de uma nova sociedade.
Parte de nós não viverá para presenciar o nascimento desse novo Brasil  mas, desde já, poderemos partir orgulhosos de termos criado as fundações para um país mais justo, humano e desenvolvido  para as gerações  futuras.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB
  


13 comentários:

  1. Ri muito do inapropriado emprego do vocábulo revolução.... Texto muito similar aos dos articulistas golpistas.

    Enviado do Yahoo Mail no Android

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Eu também ri muito de seu comentário.
      Revolução é mudança. Na maior parte das vezes mudança profunda.
      Quanto aos golpistas de direita ou esquerda eu quero que se lixem.
      O que precisamos é de paz, saúde, emprego, solidariedade, compaixão, ordem e progresso.
      É muito? Acho que merecemos isso tudo.
      Somos um povo maravilhoso. Temos muitas qualidades.
      Essa é a verdadeira revolução que desejamos para o Brasil.
      Eu e você !!!

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Espero que o seu otimismo prevaleça e que o Pais possa tomar novos rumos. No entanto, considerando a história do Brasil desde sua descoberta, inclusive mantendo o Setor de Educação sob controle para que o povo não evoluísse e considerando que o Empresariado e as Instituições civis não tenham se manifestado capazes de encabeçar um movimento com projetos de uma nova Constituição que estabeleça diretrizes de um profunda reforma Política, com os poderes absolutamente independentes, sem que eleitos para o Legislativo possam ocupar pastas do Executivo, que as funções do Judiciário sejam ocupadas por elementos de Carreira, única forma de acabar com o toma lá da ca e que não haja foro privilegiado de qualquer espécie - São essas as condições indispensáveis para que a mudança com que você está sonhando possa se realizar. Com respeito aos crédulos é isso o que penso.

    Pedrito - Campínas-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedrito Fabis,

      Você disse tudo.
      Não há nada a acrescentar ao seu texto.
      Essa é realmente a revolução que temos de ter em nosso país.
      Não um banho de sangue.
      Continue a encaminhar seus lúcidos comentários.
      Parabéns.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. José Roberto - Florianópolis SC19 de junho de 2017 às 10:45

    Com este comentário mostras o quanto és SECTÁRIO, CEGO, e com PENSAMENTOS DE RICO.

    Não citastes uma virgula de um GOLPE que instalou no poder a MAIOR QUADRILHA já vista em todos os governos passados, só tem ministro delatado e o Falso Presidente acusado do roubar 40.000.000,00 de Dólares ou +ou- 120.000.000,00 de Reais, são zeros que não acabam mais.

    Não citastes que, com quase certeza, votastes no Mineirinho, que iria instalar no PAIS o maior centro do PÓ ROYAL das Américas e entregar o país aos traficantes internacionais.

    Não citastes que deram o GOLPE dizendo que iam acertar a economia, faz um ano e os dados são desastrosos...

    Não citastes que todos os dias os "jornalistas" entram em minha casa e me agridem com suas falácias.....

    Não citastes os desempregados, que os Golpistas ( inclusive você ) jogaram na sarjeta ao paralisarem diversos setores, ainda florescendo. ( Industria Naval, Indústria petroquímica ....)

    NÃO CITASTES.....

    NÃO CITASTES....

    Escreveria um livro sobre o mal que os pensadores como você fizeram a nossa Pátria Amada Brasil!!

    Não te conheço e não quero te conhecer.

    José Roberto
    Florianópolis (SC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Roberto,

      Tenho o maior respeito pelas opiniões divergentes, e tenho muitos amigos que são esquerdistas militantes.
      Na minha juventude também me iludi com a "doença infantil do comunismo", como dizia Lenin.
      Apesar de me considerar um democrata e um liberal, tenho muito amigos de esquerda.
      E são pessoas pelas quais tenho admiração, estima e consideração.
      E votaria em muitos políticos de esquerda que são pessoas íntegras, de cabeça aberta e antenadas com a atualidade do Mundo.
      Como exemplo, cito o Senador Cristovão Buarque que é um político honesto, íntegro e atualizado com o mundo e os tempos em que vive.
      Ele não um é um sectário fanático e apegado a ideologias ultrapassadas, como o fascismo e o comunismo, que já foram enterradas há décadas. É um homem que vive em constante reciclagem política.
      Outro político admirável é o Senador Pedro Simon.
      Existem muitos outros políticos admiráveis que não vou relacionar aqui.
      Não sei a sua idade mas, pelo que você fala e da forma que pensa , penso que seja um jovem impulsivo e revoltado com toda essa esculhambação em que se transformou nosso país.
      Eu também sou um revoltado com tudo isso.
      Só não consigo - por mais esforço que faça - é aceitar como uma pessoa sã, inteligente, e que redige tão bem como você, que, certamente, é uma pessoa aculturada, defende o PT que conseguiu afundar o país.
      Nunca, na história do Brasil, tivemos um sonho tão elevado que se transformou em um terrível pesadelo, como foi a sequência de governos do PT.
      Tenho amigos que foram petistas doentes e que hoje são pessoas desiludidas.
      Admiro sua pessoa como um espécime raro.
      É difícil de aceitar, mas é admirável como uma pessoa possa ter ideias tão ultrapassadas e esteja tão envenenada por conceitos políticos que já foram enterrados, seja um cego político que não consegue ver um palmo à frente, e haja de forma tão agressiva contra aqueles que divergem da sua forma de pensar.
      Outro dia, conversei com uma pessoa que disse que essa estória do homem ter ido à Lua, é uma mentira deslavada que não passa de uma invencionice dos americanos.
      Dizer o que frente a uma afirmação como essa? Respondi que ela tinha razão. Não tentei convence-la de nada. Pelo contrário. Fiquei admirado como uma pessoa possa ser assim.
      Tem de tudo neste mundo. Os tipos mais estranhos.
      Você é um desses.
      Continue a pensar da forma que pensa. É um direito que lhe assiste.
      Mas, para seu bem, aceite um conselho: Não seja bucha de canhão e preserve sua vida.
      Conheci gente em 64 que entrou na luta armada. Não embarque nessa canoa furada.
      Desejo seu bem. Relaxe, estude e viva a vida.
      Mude a si mesmo e você mudará o Mundo.

      Seja Feliz


      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Correção:
      Por favor, mude a palavra "haja" para "aja".
      Foi uma falha.
      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Caro Adaí,
    Parabéns pelos belos e bem fundamentados textos.
    Abraços,
    Norton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Norton Seng,

      Estamos vivendo tempos estranhos. São momentos de mudança.
      Obrigado por sua apreciação.

      Grande abraço

      Excluir
  5. De acordo, caro Adaí!
    Abraços,
    Norton

    ResponderExcluir
  6. Caro Norton,

    Amigo, Obrigado !!

    Abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  7. Amigo,

    Pare de malhar em ferro frio.
    Comunista é igual a cachimbo. Só serve para levar fumo.
    Deixa eles darem com a cabeça na parede.
    Não perca seu tempo.
    O senhor não conseguir que um porco cante.
    Continue a escrever seus lúcidos artigos e não publique os comentários dessa gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Confesso que dei algumas gargalhadas com as expressões que você usou.
      A de que comunista é igual a cachimbo é para a gente dar nó de tanto rir.
      Mas gosto de dialogar com as pessoas, muito embora nunca tenha conseguido mudar um comunista pelas palavras. Eles mudam é pelos fatos.
      Como exemplo cito a ex-URSS que implodiu. Morreram cerca de 70 milhões (ou mais) de seres humanos em razão de uma ideologia furada. Em lugar da URSS surgiu a atual Rússia fascista.
      Enquanto isso por aqui tem meia dúzia de gatos pingados que fazem questão de continuarem a tentar nos impor a doutrina comunista.
      O jeito é deixar eles convivendo com suas ideias e lutando pela defesa de seus ideais.
      Afinal de contas vivemos em uma democracia.
      É isso.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir