terça-feira, 10 de outubro de 2017

MUDANÇAS NAS GRANDES CIDADES

Caros Companheiros,

Li no jornal O Globo um artigo que focou o desejo de parte dos cariocas de se mudarem para cidades menores, mais tranquilas e seguras, se tivessem condições para tanto.
Esse, certamente, também é o sonho de moradores que moram nas periferias e comunidades de outras megalópoles no Brasil, que sofrem os efeitos da poluição sonora e ambiental, do excesso de veículos que criam congestionamentos constantes, do desemprego, da educação deficiente, da falta de assistência de saúde e de carências de toda ordem.
As pessoas mais pobres são as maiores vítimas da violência pois, além de   sofrerem diariamente os efeitos de tiroteios entre quadrilhas pelas disputas de territórios e de choques entre bandidos e forças policiais, ainda são submetidas à extorsão por parte de grupos de criminosos e de milícias fortemente armadas.
Tudo isso leva a população mais carente a ter uma existência miserável e tensa, que leva as pessoas a terem sérios problemas de ordem emocional causados pela  insegurança e medo.
A vida é uma aventura única que deve ser usufruída plenamente de forma digna e prazerosa.
É isso que as massas desassistidas desejam para si e seus familiares.
A ânsia de alcançar esse ideal de vida está levando famílias inteiras a abandonarem suas moradias e seus pertences para entrarem em um  êxodo desesperado  à procura de uma vida mais digna, produtiva e segura.
Esses fluxos migratórios de grandes megalópoles para cidades médias e pequenas já ocorreram e continuam ocorrendo em outros países.
No Brasil, os processos de interiorização e gentrificação tendem a se expandir cada vez mais.
Em relação a esse assunto, li a manifestação de uma moradora de uma comunidade da zona sul do Rio, que falava do crescente processo de gentrificação naquela localidade.
Ela dizia que aquela área   estava completamente descaracterizada pela compra de imóveis por estrangeiros, que pagam preços razoáveis por aquelas moradias simples mas com vista deslumbrante para o mar, para, logo após, as demolirem e erguerem pousadas luxuosas para serem  ocupadas por turistas  de alto poder aquisitivo.
Esse é um ótimo negócio para os moradores dessas áreas, pois a venda de suas casas rende o suficiente para comprarem bons imóveis em outras cidades e ainda sobra dinheiro para montarem algum negócio.
Ou seja, é uma negociação de ganha-ganha, tanto para o vendedor como para o comprador.
Será que, em futuro próximo, poderemos contar com novas localidades sofisticadas, no estilo da Costa Amalfitana, na Itália, nas áreas montanhosas que margeiam a costa oceânica do Rio?
Pensar e sonhar são devaneios e permissividades da imaginação.
Um exemplo clássico do processo de gentrificação na Cidade Maravilhosa é a Cruzada São Sebastião, situada no Leblon, o bairro mais nobre do Rio.
Há tempos que a Cruzada São Sebastião vem mudando sua imagem.
Até há pouco tempo, era uma área degradada, afetada pela criminalidade e pelo tráfico de drogas.
Agora um apartamento na Cruzada São Sebastião é valorizadíssimo.
Muitos moradores daquele conjunto habitacional estão vendendo a bom preço seus apartamentos ao tempo que fazem boas transações imobiliárias e se estabelecem em outras localidades, enquanto pessoas de maior poder aquisitivo compram suas unidades na Cruzada.
Esse processo também ocorre em outras megalópoles no exterior. 
Em New York, por exemplo, vários bairros miseráveis e perigosos, em pouco tempo, foram transformados pelo processo de gentrificação em áreas valorizadíssimas.
A gentrificação é uma perspectiva a ser analisada e implementada pelas autoridades para a transformação das grandes cidades superpovoadas no Brasil.
O Rio de Janeiro, em particular, que conta com áreas belíssimas que foram ocupadas por comunidades carentes, é o exemplo mais promissor para o incentivo à política de gentrificação.
Seguidas administrações municipais que pregavam uma agenda demagógica de falso igualitarismo social para obter votos das populações mais oprimidas, provocaram e incentivaram a ocupação desregrada dos espaços livres da cidade.
No momento, partes da Cidade do Rio de Janeiro ainda são áreas  degradadas,  perigosas, com alto nível de desemprego e de onde  grandes empresas  se afastaram em razão da desorganização e da violência.
Mas essa situação vai mudar.
O Rio de Janeiro tem uma capacidade extraordinária de reagir contra suas mazelas e se reinventar.
O Rio de Janeiro continua a ser o tambor político do país.
Tudo que ocorre no Rio de Janeiro se reflete em todo o Brasil.
Dedico ao Rio de Janeiro, essa bela cidade   afligida por tantos problemas, mas tão amada, tão trepidante, tão apaixonante e envolvente, tão idolatrada e cantada em prosa e verso,  o belíssimo poema do poeta e dramaturgo bengali Rabindranath Tagore, sobre a flor de lótus, a mais bela e perfumada de todas as flores, que desabrocha no meio da lama e do lodo, da mesma forma que a Cidade Maravilhosa consegue ser cada vez mais maravilhosa  em meio ao caos.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB


A   FLOR  DE   LÓTUS


“ No dia em que a flor de lótus desabrochou, a minha mente vagava, e eu não percebi.
Minha cesta estava vazia e a flor ficou esquecida.
Somente agora e novamente, uma tristeza caiu sobre mim.
Acordei do meu sonho sentindo o doce rastro
De um perfume no vento sul.
Essa vaga doçura fez meu coração doer de saudade.
Pareceu-me ser o sopro ardente do verão, procurando completar-se.
Eu não sabia que a flor estava tão perto de mim.
Que ela era minha, e que essa perfeita doçura
Tinha desabrochado no fundo do meu coração. ”

Rabindranath Tagore

6 comentários:

  1. Amigo,

    Gostei muito de sua análise. Você apresentou saídas para resolver o caos do Rio de Janeiro. Depois de Sérgio Cabral, Eike Batista e tantos outros na cadeia, acho que a corrupção vai ter uma queda.
    Vai ser a hora de agir para reconstruir a cidade. Suas ideias poderão ser bem aproveitadas.
    Também gostei muito do poema.
    Nunca tinha ouvido falar desse poeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Grato ao reconhecimento do artigo.
      Os dois processos, tanto o de gentrificação quanto o de interiorização já modificaram completamente o tecido social de outros países.
      Os Estados Unidos são o exemplo mais flagrante do êxito desses dois processos.
      Penso realmente que a interiorização e a gentrificação, entre outros ajustes, vai recolocar o Rio nos eixos.
      Quanto ao poeta, ele é muito conhecido no oriente mas nem tanto no Brasil.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Jose Roberto Eiras Henriques11 de outubro de 2017 às 11:44

    Adaí,
    Em que pese a situação calamitosa da segurança pública no Rio de Janeiro, mudar para localidades menores em busca de tranquilidade é um ledo engano, pois levando em conta as devidas proporções, o índice de criminalidade em todos os municípios do país é o mesmo.
    É só observar que nas entrevistas dadas pelos responsáveis pela segurança pública eles sempre dizem que a criminalidade encontra-se dentro da normalidade.
    Normalidade para quem? Para mim, normalidade é não haver crime algum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Roberto Eiras Henriques,

      Vou começar a responder pelo fim de seu comentário.
      Dizer que criminalidade tem nível de normalidade é um total absurdo.
      Concordo absolutamente quando você diz que normalidade é não haver crime algum.
      Muito embora esse desejo seja uma utopia. Onde não existe crime? Mesmo nos países nórdicos, que são os mais avançados, exite criminalidade embora em nível muito baixo.
      Quando falei em gentrificação e interiorização, me referi à solução de outros aspectos negativos do sufocamento das grandes metrópoles.
      Acho efetivamente que a interiorização vai esvaziar comunidades apinhadas de miseráveis. Se, pelo menos parte desse povo encontrar emprego, casa e condições melhores no interior, o nível de criminalidade tende a cair.
      De qualquer modo medidas cada vez mais duras tem de ser tomadas para melhorar essa situação.
      Do jeito que está é que não pode ficar.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Caro Senhor,

    Acabo de ler que na Cruzada São Sebastião, que o senhor tanto exalta como modelo de gentrificação, teve um tiroteio que matou gente. O senhor ainda defende essa área?

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,

    Defendo sim. O processo de gentrificação não acontece em um piscar de olhos. Demora. Mas na atual situação em que nos encontramos, tiroteios podem acontecer em qualquer lugar. Estamos vivendo dias de mudanças radicais e isso coloca seres humanos em choque.
    Não podemos valorizar problemas pontuais.

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir