sexta-feira, 20 de março de 2020

O DESAFIO CHINÊS


 Caros Companheiros,

Em 1967, li  a magistral obra “O DESAFIO AMERICANO”,  do escritor e jornalista francês JEAN-JACQUES SERVAN SCHREIBER, que descortinou    com maestria as tensões e insatisfações sociais daquela época, que desaguaram nos movimentos estudantis que tiveram seu ápice em  Maio de 1968.

O grande mérito de JEAN-JACQUES SERVAN SCHREIBER não foi apresentar propostas e nem soluções para a criação de uma sociedade mais humana e igualitária.

O “DESAFIO AMERICANO” mostrou  que já ocorriam mudanças nos ESTADOS UNIDOS, representadas por movimentos libertários e inovadores  de toda ordem,    dentro do espírito democrático americano,    sem precisar apelar para a fome devastadora, as guerras e os expurgos internos que resultaram no extermínio  de milhões de seres humanos para a implantação da    ordem marxista-leninista dentro da RÚSSIA e que, em 1922, com a agregação de países satélites, possibilitou a criação da UNIÃO SOVIÉTICA.

O socialismo na UNIÃO SOVIÉTICA, quando do lançamento do “O DESAFIO AMERICANO”,  já se mostrava um sistema  superado,  estagnado e opressor.

Quanto sofrimento e sangue derramado para a criação da URSS em 1922, para, 70 anos depois,   exatamente em 26.12.1991, o gigante soviético implodir em um piscar de olhos, através da GLASNOST e da PERSTROIKA, implementadas por MIKHAIL GORBACHEV !!
  
Quem viveu naquele período se pergunta, ainda hoje, como foi possível que, depois de tanto sacrifício, a URSS desaparecesse daquela forma!!

A CHINA, até aquele momento, era considerada apenas uma seguidora do modelo organizacional da UNIÃO SOVIÉTICA, submetida ao regime ditatorial de MAO-TSÉ-TUNG, que também fracassou em diversos planos implementados na  CHINA.  

Só no “GRANDE PASSO PARA A FRENTE”, cerca de 55 milhões de chineses morreram de fome.

MAO TSÉ-TUNG também lançou a “REVOLUÇÃO CULTURAL”, que  exterminou milhões de pessoas, mergulhou a CHINA em  um grande atraso, e só serviu para manter a população chinesa sob o jugo do fanatismo político da Guarda Vermelha, criada e dominada por  MAO-TSÉ-TUNG e seus asseclas.

Após a morte de MAO-TSÉ-TUNG, o dirigente DENG XIAO-PING ascendeu ao poder em 1978, e transformou a CHINA, segundo seu princípio de que “NÃO IMPORTA A COR DO GATO DESDE QUE ELE CAÇE RATOS”.

Em sentido contrário ao que foi feito na URSS, DENG XIAO-PING, fortaleceu a unidade e a disciplina do PCC-PARTIDO COMUNISTA CHINÊS, fortificou e modernizou o EPL-EXÉRCITO POPULAR DE LIBERTAÇÃO , abriu a economia para um radical capitalismo selvagem, e criou as ZEEs-ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS.

Essas transformações, desde aquele período até hoje, possibilitaram que a CHINA partisse para um progresso  ininterrupto e acelerado de dois dígitos, que a tirou   da condição de uma das nações mais  miseráveis e  atrasadas  do Mundo,  para se tornar a superpotência econômica, tecnológica e científica da atualidade,  sendo – “somente e ainda” - suplantada pelos ESTADOS UNIDOS.

Nem tudo foi pacífico nesse salto da CHINA para o futuro.

Para a manutenção da celeridade do progresso, das arrojadas medidas de abertura capitalista, para manter a unidade do território chinês, e para impedir a ação de forças contrarrevolucionárias, DENG XIAO-PING foi obrigado a  tomar medidas drásticas e violentas, entre as quais destaca-se  “O MASSACRE DA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL”, ocorrida em BEIJING em 1989.

Sabendo de minha paixão por essa epopeia na CHINA, que continua a ocorrer até hoje, uma pessoa amiga   me avisou que a NETFLIX havia acabado de lançar o filme “INDÚSTRIA AMERICANA”, que ganhou o Oscar de melhor documentário em 2019.

Assisti a essa obra 3 vezes e posso afirmar – sem qualquer exagero – que considero esse documentário   o melhor que já assisti até hoje, e o mais merecedor de receber o OSCAR desde que essa premiação foi criada.

Revelarei poucos detalhes da película para despertar o interesse e mostrar o contexto básico do filme, mas não o suficiente para tirar o prazer e a curiosidade dos telespectadores que venham assistir à peça.

O filme baseia-se na criação da fábrica de vidros para automóveis FUYAO GLASS AMERICA INC.,   na Cidade de DAYTON, OHIO, pela Multinacional Chinesa FUYAO, que investiu US$ 500 milhões  no projeto e na área que antes tinha sido  ocupada pela GM (General Motors), que fora à falência.

Inicialmente o projeto despertou o interesse do operariado local que viu naquela iniciativa a oportunidade de baixar e até eliminar o nível de desemprego que assolava toda a região.

Gradualmente, surgiram as diferenças culturais e de trabalho entre chineses e americanos, a interferência de políticos e de sindicatos locais e diversos outros complicadores e, por pouco, a fábrica não foi fechada pelos dirigentes chineses.

Não vou revelar mais  detalhes.

Deixo aos telespectadores essa apreciação.

Nestes desagradáveis momentos em que estamos submetidos a um regime de quarentena, principalmente os idosos, em razão dos efeitos avassaladores da disseminação do Coronavírus (COVID-19) -,volto a  recomendar a todos que aproveitem o tempo em que estarão recolhidos em seus lares para assistirem “INDÚSTRIA AMERICANA”  pela NETFLIX. 

Analisem e usufruam dessa realista e magnífica obra cinematográfica – criação de um casal de cidadãos norte-americanos -  que tiveram  um encontro privado com o ex-Presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA e sua esposa MICHELLE OBAMA, para conversarem sobre a complexidade e profundidade da  peça e abordarem  o despertar e o futuro da CHINA, que NAPOLEÃO BONAPARTE  já previra em 1816, que reproduzo adiante:

“QUANDO A CHINA DESPERTAR, O MUNDO TREMERÁ”.
Napoleão Bonaparte

DELEITEM-SE !!

Atenciosamente


ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB



P.S:  A pedido   do amigo e Presidente da AAPBB – Associação de Aposentados, Funcionários e Pensionistas do Banco do Brasil, WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA, transcrevo adiante a importantíssima solicitação de nosso interesse encaminhada em 17.03.2020, pela AAPBB à PREVI para a suspensão de pagamentos de parcelas relativas ao  ES – EMPRÉSTIMO SIMPLES.

Parabenizamos WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA pela iniciativa, e torcemos para o sucesso do pleito da AAPBB junto à PREVI:

“PREVI – Empréstimo Simples: Suspensão de Pagamentos de Parcelas

Mui estimados colegas, dirigentes de Associações e representantes de entidades, membros da comunidade BB em geral:

Envio meus fraternos cumprimentos a todos e todas, laboriosos colegas de Banco e de lutas.

A AAPBB – RJ enviou correspondência à PREVI, solicitando a imediata suspensão da cobrança de parcelas dos Empréstimos Simples e Financiamentos Imobiliários, face ao desastre na saúde pública que estamos vendo chegar, ao qual, tudo indica, se juntará um desastre econômico sem precedentes, não apenas em nível mundial como nacional.

Estamos fragilizados e, nesse contexto, mais ainda nossos aposentados, em geral com mais de 55 anos, sendo a maioria já passada dos 60 anos… Nessa faixa etária, a maior vulnerabilidade perante o CoronaVírus (COV19) está sendo apresentada em todos os meios massivos de comunicação. 

Sem alarmismos, mas é hora de nos prepararmos para as contingências, pois a possibilidade dessa pandemia se acercar a nós e a nossos familiares é imensa. 

Mesmo os colegas da ativa não estão imunes e livres dessas terríveis circunstâncias no campo da saúde, economia e finanças.

É hora de nos unirmos, para nos protegermos e nos apoiar mutuamente Precisamos, portanto, contar, mais que nunca, com nossas Entidades PREVI e CASSI, para nos ajudar no enfrentamento desta questão.

Por isso, CONCLAMO a todos os colegas que se unam à nossa demanda junto à nossa Caixa de Previdência, para reforçar o pedido de suspensão imediata do pagamento de parcelas de Empréstimos Simples e de Financiamentos Imobiliários, para aqueles que o desejarem, facultando-se a continuidade dos pagamentos para os que assim optarem. 

Cada um que estiver de acordo poderá colaborar, seja fazendo uma carta específica, ou enviando uma correspondência ratificando os termos da que já enviamos e protocolamos junto à PREVI.

Precisamos nos unir, mostrar que somos realmente coletivistas e não individualistas, e atuar em bloco. Se não, nós da AAPBB – RJ, seremos apenas uma voz clamando no deserto…

Ajudem-nos a ajudar, por favor.

WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA

Presidente da AAPBB-RJ”


Nota: segue a carta já protocolada  –>   Clique aqui!












6 comentários:

  1. Caro Amigo,

    Gostei muito de seu artigo, embora somente a nota do Williams venha atender aos nossos interesses.
    Assisti ao filme e adorei. Não vejo como fugir do desafio chinês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Como você também não vejo como fugir do desaio chinês.
      Os chineses trabalham 12 horas por dia 6 dias por semana e, em situações especiais. 7 dias por semana. Em situações extremas e de necessidade de necessidade estatal ficam até um ano ou mais sem ver suas famílias. Quando voltam a ver suas famílias seus filhos ficam sem reconhecer seus pais.
      Se aceito ou acho essa situação normal, respondo taxativamente que não.
      Por isso é que reafirmo que não encontro saída para enfrentar o desafio chinês.
      Mas a China ainda precisa passar por uns 20 anos ou mais para atingir a grandeza que deseja.
      Reveja o filme e analise detalhadamente e maneira do chinês encarar a vida.
      Louvar a grandeza da empresa onde trabalha como se fosse uma religião , considerar que a vida é trabalho, foram aspectos culturais chineses que apavoraram os técnicos americanos que visitaram a sede da FUYAO na China. Viram com os próprios olhos o desafio chinês.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Apreciei muito o seu artigo. Parabéns.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Edgardo Amorim Rego,

      Já visitei a China e vi com meus próprios olhos o progresso da China.
      Confesso que fiquei literalmente chocado com o ritmo e dedicação do chinês no trabalho.
      Já se disse que a China foi o único país que foi ao inferno e voltou.
      Não sei qual vai ser o futuro do Mundo para sobreviver ao desafio chinês.
      Veja, analise e reanalise o filme.
      É difícil prever qualquer futuro, e tirar qualquer conclusão desse processo.

      Abração deste seu admirador

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Williams Francisco da Silva - Presidente da AAPBB23 de março de 2020 às 19:03

    Meu querido amigo Adaí,

    Como sempre, ademais de imensamente gentil e cavalheiresco, és brilhante.

    Forte abraço.

    Williams Francisco da Silva

    Conselheiro de Empresas e Entidades

    +55 (32) 98809-937 / 99955-9637 (WhatsApp)

    De: Adai Rosembak
    Enviado: sábado, 21 de março de 2020 04:20
    Para: WILLIAMS F SILVA
    Assunto: Carta da AAPBB para a PREVI

    Caro Williams F. Silva,

    Coloquei o artigo "DESAFIO CHINÊS" no meu blog.

    Ao final do texto dessa matéria, coloquei um artigo sobre a AAPBB.

    Veja de ficou de seu agrado.

    Abraçao


    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro WILLIAMS F. SILVA,

      Espero que sua iniciativa junto à PREVI seja vitoriosa.
      Veja novamente o filme. Sempre tiramos novas conclusãoes.

      Seu amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir