terça-feira, 27 de janeiro de 2015

AAFBB em Foco

Esta nota é dedicada à AAFBB.
Pela nomeação de Célia Laríchia como Presidente do CADMI – Conselho Administrativo, primeira mulher a assumir a Presidência da AAFBB.
Pela passagem dos 63 anos da associação, bem comemorados com um concorrido e animado baile na AABB em 31.10.2014, embalado pela Orquestra Tupy, sob a regência do Maestro Bruno Rodrigues.
E, por fim, pelo término do primeiro mandato da atual administração, com mensagens e a apresentação dos integrantes  do CADMI, do CODEl e do CONFI.
Muito embora também seja associado da ANABB, da AFABB-RS e da ANAPLAB, pelo fato de residir na Cidade do Rio de Janeiro,
meu ponto de encontro com ex-colegas, obtenção  de informações diversas, consultas jurídicas, leituras e pesquisas  na biblioteca, idas à sala dos aposentados no 11ºandar com café e revistas à disposição mais  confortáveis poltronas onde sempre tiro uma gostosa cochilada ,  almoços bem servidos e à baixo custo no 2º andar, algumas tacadas na sinuca e  uns tanto ou quanto desajeitados passos de dança nos bailinhos do 10º andar  são atividades que este “atribulado” associado exerce na AAFBB.
A propósito, me lembro de que quando ainda estava na ativa, ao conversar com um aposentado, ele me disse que se eu tivesse coisas para resolver eu resolvesse enquanto estava na ativa porque, quando estivesse aposentado, eu não ia ter tempo para nada. E  o homem tinha razão !!
Um dos pontos altos de minhas idas à AAFBB  são a  clarividência, o incentivo  e a inspiração para as notas em meu blog que extraio das  limitadas mas preciosas  conversas que mantenho  com Célia Larichia, Loreni de Senger ,  Gilberto Santiago, Mário de Oliveira Bastos e Nelson Leal, entre outros.
Por tudo  isso, sinto-me muito satisfeito em ressaltar neste   blog os eventos acima que já foram noticiados no Jornal da AABB nº 98, relativos aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2014.
São notícias alegres, felizes e alvissareiras que merecem ser relembradas.
Gabriel Garcia Márquez, em uma de suas citações mais tocantes disse: “Recordar é fácil para quem tem memória, esquecer é difícil para quem tem coração.”
Como temos coração, vamos relembrar o que a vida nos oferece de bom.
Adaí  Rosembak
Associado da ANABB, AAFBB, AFABB-RS e ANAPLAB

Aniversário de 63 anos da AAFBB e a eleição de Célia Larichia

A AAFBB está duplamente parabenizada pela passagem de seus 63 anos e por  Célia Larichia ter sido a primeira mulher eleita como presidente do Conselho Administrativo e como Presidente da AAFBB.
A data foi comemorada com um baile de confraternização no Salão Nobre da Associação Atlética do Banco do Brasil , animada com a Orquestra Tupy, regida pelo maestro Bruno Rodrigues. Compareceram dirigentes do Banco do Brasil, CASSI, AABBs, Cooperforte, Sindicato dos Bancários, associações e entidades ligadas ao funcionalismo do BB.
Célia Laríchia iniciou a cerimônia falando do simbolismo dos 63 anos da AAFBB.
Transcrevemos suas palavras:
“São poucas as entidades e instituições no Brasil e, talvez, no mundo , que conseguem chegar a essa idade com tanto vigor e disposição. Hoje, a AAFBB é reconhecida nacionalmente como uma das entidades que mais se empenham na defesa dos nossos participantes e assistidos. Isso é um orgulho para todos nós. Nada seria possível sem o apoio e sem a confiança que os nossos associados depositam em nossa Associação. Todos sabem a forma ética, independente e totalmente apartidária com que a AAFBB atua. Isso nos faz mais fortes e faz com que possamos seguir em frente nessa luta”.

Representantes de outras entidades também apresentaram felicitações e destacaram a importância da AAFBB. Entre esses, destacaram-se Rene Nunes, presidente da FENABB , Lygia Bastos, Gerente da Cooperforte no Rio de Janeiro, Mario Fernando Engelke, presidente do Conselho Deliberativo da AABB-Rio e Ricardo Soares, Superintendente do Banco do Brasil na Baixada Fluminense.

Parabéns à AAFBB pelas gestões junto à PREVI por um reajuste extra

Registramos aqui a satisfação dos aposentados , pensionistas e colegas na ativa no BB pela iniciativa da AAFBB de procurar a PREVI para propor um reajuste  extra de 10% , além do INPC , aos benefícios e salários concedidos a partir de  janeiro de 2015, conforme noticiado pela edição nº 98 do Jornal AAFBB.
Com esse objetivo, em 18 de novembro  de 2014, representando a AAFBB, os companheiros Gilberto Santiago, presidente do Conselho Deliberativo e José Odilon, vice-presidente de Assistência aos Associados e de Representações, se reuniram com os diretores da PREVI Cecília Garcez, de Administração, Marcel Juviniano Barros, de Seguridade e Décio Bottechia, de Planejamento.
Os motivos preponderantes para essa proposição foram o fim do BET , a volta das contribuições,  e o retorno da inflação que promete permanecer em 2015. Esses fatores causam intranquilidade aos associados.
Apesar do assunto ter sido bem encaminhado com   objetividade, calma e diplomacia, características pessoais dos representantes da AAFBB, os diretores da PREVI alegaram  que o pleito não poderia ser atendido por não haver reserva especial .  Isso só ocorreria  após a reserva de contingência captar mais R$ 8 bilhões para atingir R$ 30 bilhôes que constituem  25% da reserva   matemática (artigo 20, da LC 109, de 29.05.2001).  O que excedesse a isso seria a reserva especial (§ 1º do artigo 20 da LC 109).
Gilberto Santiago contra argumentou expondo a difícil situação  por que passam muitos aposentados e pensionistas com rendimentos sem reajuste pelos índices reais de inflação.
Falou  da possibilidade de mais um reajuste conforme prevê o artigo 63 do Regulamento de Benefícios do PB1.
Aventou a hipótese de se fazer, em vida, um adiantamento de 10% do pecúlio especial.
Prevemos  que venham  ocorrer novas reuniões com a diretoria da PREVI que ficou de examinar o assunto.
Ao tempo que parabenizamos os dirigentes da AAFBB Gilberto Santiago e José Odilon pela iniciativa, fazemos votos para que tenham sucesso nos próximos contatos com a PREVI em relação a  essa  iniciativa que atenderia aos anseios dos associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário