quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

AAFBB em foco - I I

Ontem, ao elaborar o artigo “AAFBB em Foco”, tive de interromper o trabalho por uma razão urgente. Quando voltei à labuta, cometi a falha de publicar o material sem verificar que faltava a inclusão de comentários sobre as mensagens e a apresentação dos integrantes do CADMI, do CODEL e do CONFI.
O que fazer? Cancelar o artigo e redigir outro completo? Alterar o artigo fazendo a inclusão do comentário não publicado ?
Não daria pois já tinha mandado a matéria pela internet e já tinha publicado no blog.
O jeito foi redigir este novo artigo incluindo somente o comentário que não foi publicado na nota “AAFBB em Foco”.
Penso que foi a solução adequada.
Adaí Rosembak

Mensagens e a apresentação dos integrantes do CADMI, do CODEL e do CONFI

Conheço a  maioria dos integrantes  do CADMI, do CODEL e do CONFI.  No  BB, tive a  satisfação de trabalhar com o Mário de Oliveira Bastos,  na CACEX-Rio, na qual ele era um dos gerentes de área.  O “Grande Mário”, como sempre o chamei na brincadeira, sempre foi brincalhão , risonho e conciliador.  Mas que ninguém se iludisse pois ele era íntegro, eficiente  e era um “pé de boi”. Perfeccionista, exigia cumprimento das metas e trabalho perfeito. O fato de ser um advogado com rico saber jurídico   facilitava sua tarefa de analisar casos intrincados. Devo a ele minha indicação para um cargo comissionado na CACEX-Rio. Tenho saudades daquele período. Guardo fotos daquela época tão boa. Ainda não domino a tecnologia em informática para repassar essas fotos para o meu blog. Mais cedo ou mais tarde eu o farei.
O outro companheiro que passei a respeitar e a apreciar  cada vez mais à medida que fui me envolvendo com os assuntos diversificados na área da PREVI, da CASSI e dos aposentados e pensionistas foi o Gilberto Santiago.
O seu quase  monopólio de artigos na Coluna “Antenado”, no site da AAFBB, passaram a ser minha referência e consulta obrigatória para o esclarecimento de qualquer dúvida e  redação de qualquer arrazoado. Considero Gilberto Santiago meu guru-mor nessa área. Sempre estou relendo seus artigos que tem a marca inconfundível de seu estilo objetivo,  analítico, equilibrado e realista ao abordar assuntos em sua maioria tortuosos,  espinhosos e conflituosos.
O Nelson Leal me foi apresentado pelo Mário de Oliveira  Bastos. Trabalham juntos, trocam ideias e são amigos. Nelson Leal é outro pé de boi. Quando não está elaborando atas está sempre fazendo alguma coisa. Parece uma formiga.   Fora isso é uma figura espirituosa, divertida e culta. Gosto dele.
Uma outra pessoa que admiro é  a companheira Célia Laríchia. Eu a conheci recentemente. Chego a me perguntar porque a AAFBB não descortinou há mais tempo seu potencial e suas qualidades pessoais para ser presidente da AAFBB.
Célia Laríchia, em sua maneira polida, amigável, conciliadora, boa ouvinte, diplomática e política,  conquista qualquer um no primeiro contato.
É o que poderíamos efetivamente chamar de “amor à primeira vista”.
Mas que não se enganem com uma personalidade como essa.
Por trás de seu perfil com  voz  suave, sempre atenciosa  e com gestos envolventes, se esconde uma pessoa absolutamente determinada, íntegra, que está a par de tudo e que não perde o foco de suas metas.
Mas que se acautelem seus adversários. Abaixo da plumagem sedosa se escondem garras afiadas.  O revide virá de forma implacável, na hora certa e na dosagem certa.
Gosto desse tipo de personalidade, gosto dessa forma de agir e aprecio a forma como conduz a AAFBB.
O corpo de associados da  AAFBB pode se considerar   muito  feliz , seguro e orgulhoso de tê-la  como presidente.
Outra surpresa para mim foi a Loreni de Senger. Nas poucas conversas que tive com ela aprendi muito sobre a CASSI, a PREVI e a AAFBB. É uma pessoa objetiva, determinada e de ação rápida. Não deixa nada para depois. Quer tudo certo, no lugar certo e na hora certa.
Vou descrever um episódio pela primeira vez e que a própria Loreni não sabe.
Certo dia, fui ao CODEL para consultar o Gilberto Santiago sobre uma dúvida relativa a um assunto que queria abordar em um artigo.
Era horário de almoço.
Olhei pelo vidro e a única pessoa que enxerguei foi a Loreni de Senger.
Estava organizando arquivos da área. Era um mar de documentos e pastas espalhadas por todos os lados. Não tive coragem de a interromper.
Sem que ela percebesse fiquei por vários minutos a apreciar  sua intensa labuta.
Após presenciar aquela trabalheira sem que ela me visse,  fui ao 11º andar tomar um café e folhear um jornal. Depois  fui almoçar no 2º andar.
Após um demorado  almoço ( atualmente procuro comer cada vez mais devagar), quando já degustava  uma sobremesa e quando o restaurante estava prestes a fechar, Loreni de Senger  adentrou no refeitório.
Apesar de ser uma pessoa dinâmica e cheia de energia, sua fisionomia não escondia o cansaço resultante do esforço no qual estava envolvida.
Fui novamente no CODEL olhar como estava o recinto.
Estava tudo absolutamente organizado. O visual era outro. Loreni havia concluído sua tarefa. A partir daquele episódio passei a olhar para aquela guerreira com outros olhos.
Uma  pessoa   com quem tive pouco contato mas do qual tenho uma ótima impressão foi o companheiro José Odilon Gama, o vice-presidente de Seguridade e Benefícios. Tem um perfil  discreto, altivo e analítico. Sempre participa de encontros  importantes da AAFBB como, por exemplo, a Audiência Pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) realizada em Brasília DF em 02.07.2014 , onde participou ao lado de Célia Larichia. Ou no encontro com diretores da PREVI em 18.11.2014 onde, ao lado de Gilberto Santiago, foi discutir formas de obter um reajuste extra para os aposentados, pensionistas e colegas em atividade no Banco do Brasil. Pretendo  conhece-lo melhor.
Outros companheiros no CADMI com quem tive encontros superficiais mas que  desejaria ter um maior contato  são Ernesto Pamplona, Ari Sarmento e Carlos Fernando. E, no que tange ao CADMI, não poderia deixar de passar em branco   a atuação do grupo feminino que atua no gabinete de Célia Laríchia. São todas pessoas atenciosas, simpáticas e eficientes.
No CONFI já conversei  algumas vezes com a presidente Maria Tereza de Souza Silva, pessoa discreta e simpática e que é esposa de nosso querido companheiro Mario Fernando  Engelke. Aprecio  conversar com  Noé Fernandes Marques Neto, que tem um  amplo domínio dos assuntos de nossa área e que tem o mesmo gosto de viajar como eu.  A grande surpresa que tive no CONFI foi reencontrar  o colega Adolpho Gonçalves Nogueira, que conheci no BB há quase 50 anos atrás. Na época Adolpho já trabalhava na Direção Geral onde teve uma carreira brilhante. Eu, pelo contrário, era um esquerdista convicto e estava em luta contra a ditadura militar,  período em que  cheguei a estudar russo durante dois anos para estudar na ex-URSS. Ilusões da juventude.
Foi nessa época que conheci Adolpho Gonçalves Nogueira. Terei oportunidade de conversar mais calmamente com ele sobre aqueles tempos tumultuados e as mudanças que ocorreram em nossas vidas desde então.
Por fim, embora não tenham sido citados no Jornal da AAFBB nº 98, não poderia deixar de citar duas pessoas por quem tenho muito respeito ,  admiração e amizade ,   que são o Nelson Luiz, da VIPAR e o Júlio César Alt, do VIPAD.
Em relação à predileção do Nelson Luiz de empinar pipas , cheguei a escrever  o artigo “Lições sobre a arte de empinar pipas” e outro  com o pretensioso  título  “O sentido da luta e da vida”. Nesse último levantei a hipótese de que o motivo que teria levado Nelson Luiz a empinar pipas teria sido o sonho frustrado de não ter sido aviador.  Ele deu boas gargalhadas com essa minha citação.
Nunca me furto ao prazer de, quando vou à AAFBB, ir dar um abraço no meu amigo Nelson Luiz e aproveitar para apreciar o florido e alegre  time feminino que o cerca.
O Nelson Luiz tem razões de sobra para ser feliz. Nos seus momentos de lazer exerce o seu revigorante “hobby” de empinar pipas e, quando está no batente, se alegra  ao admirar o  maravilhoso grupo feminino à sua volta. Até há um tempo atrás ele era o único cravo no meio das rosas. Agora parece que surgiu o Ernesto Pamplona para acabar com esse monopólio.
Já o Júlio César Alt trabalhou comigo na CACEX. Trabalhávamos muito mas nos divertíamos à beça. Julinho era um namorador emérito, apreciador das boas coisas da vida, contador de “causos” e piadas.  Mas era muito  inteligente  e eficiente no trabalho. Um pé de boi.
Sempre alegre e alto astral. Era um dos  “fotógrafos”  de  outro colega da área, o artista Grou (uma figura !!) nas festas promovidas no setor. Haja tempo para contar estórias ...
Reencontrar o Júlio César Alt depois de tantos anos, como executivo na AAFBB e, agora casado e com filhos, foi um grande prazer.
Quando vou à AAFBB sempre procuro um tempo para me reencontrar com o Julinho.
Adiante seguem as mensagens do CADMI, CODEL e CONFI.

Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

CADMI – Mensagem de Célia Laríchia , Presidente do Conselho Administrativo
“Ao terminar o primeiro ano de mandato , queremos compartilhar com nossos associados a convicção de estarmos no caminho do fortalecimento de nossa AAFBB para enfrentar os desafios que se impõem ao trabalho institucional e à defesa dos valores que priorizam o bem comum e a solidariedade, características fundamentais do associativismo.
A oferta de melhores benefícios, a busca permanente de soluções que atendam aos anseios de todos e a modernização da gestão são alguns de nossos compromissos junto aos associados da ativa, aposentados e pensionistas do BB e suas famílias.
Para tanto, entendemos ser imprescindível a colaboração inestimável de nossos dirigentes e funcionários e o apoio de nossos associados. A todos, agradecemos a confiança e reafirmamos nosso propósito de gerir com independência, ética e apartidarismo a nossa AAFBB, perseverando na defesa intransigente dos direitos e interesses dos participantes da CASSI e da PREVI.
Desejamos que a prosperidade e o entendimento sejam companheiros de jornada de todos nós em 2015 !

CODEL – Mensagem de Gilberto Santiago , Presidente do Conselho Deliberativo
“Aproxima-se o início de um novo ano e o primeiro sentimento que nos contagia é o de mudança. Um desejo que se torna ainda mais forte em face dos acontecimentos negativos do ano que se encerra.
Além de perdermos o BET, vimos com tristeza e apreensão a situação preocupante de nossa CASSI, para cujo equilíbrio seremos certamente chamados a contribuir. No caso especial da PREVI , o ano está perdido e praticamente nulas as possibilidades de uma nova distribuição de excedentes.
Vamos torcer para que o mês de dezembro, época de otimismo e renascimento, venha incutir em nossas mentes a constatação de que, na adversidade, não há outra alternativa senão a união de todos , com seus diferentes talentos e conhecimentos, apartadas as disputas ideológicas e as divergências pessoais. Até porque, para uma mudança significativa, é essencial que ela se opere, primeiramente, dentro de nós mesmos. Como único caminho para que possamos ter, realmente, um feliz ano novo.

CONFI – Mensagem de Maria Tereza Silva, Presidente do Conselho Fiscal
“A sinergia se faz a partir da união e colaboração de todos, em prol de um mesmo objetivo.
Com a proximidade do Natal, sentimo-nos gratificados por termos feito parte dessa grande família da AAFBB, grupo coeso pnde os objetivos institucionais estiveram sempre presentes, determinando o foco do nosso trabalho.
Neste ano que termina, você foi um membro dessa equipe e graças aos esforços mútuos, todos atingimos metas e obtivemos muitas conquistas.
Desejamos que neste Natal os queridos associados, os funcionários, os nossos dirigentes e nossos especiais parceiros prestadores de serviços, recebam em Graças Divinas o coroamento da sua dedicação ao trabalho e amor à Associação.
Que em 2015, com a mesma coesão que sempre norteou nossos passos, fixemos justos objetivos, para alcançarmos sempre os melhores resultados na governança da instituição. Feliz Ano Novo a todos 

5 comentários:

  1. Caro Senhor,
    Qual o seu interesse em defender a AAFBB ?
    Quanto é que o senhor está ganhando com isso ?
    O que é que essa gente está fazendo pela gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Eu até poderia eliminar sua pergunta.
      Mas vou responder.
      Não ganho nada com isso.
      Muito pelo contrário. Poderia estar cuidando de meus interesses ou curtindo a vida e não ficar de frente ao computador procurando formas de defender os interesses de aposentados e pensionistas.
      Aliás, em seu covarde anonimato você não diz se é do banco, se é aposentado ou da ativa do BB.
      a AAFBB é um dos baluartes que nos defendem no esmagamento de nossos direitos.
      A outra grande associação que nos defende é a ANABB.
      Saia desse covarde anonimato, abra sua mente , lute pelos seus direitos.
      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. COLEGAS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, NAO CHEGOU A HORA DE PARARMOS DE LAMBER AS BOTAS DOS ELEITOS DA CHAPA 3? NAO ADIANTA FICARMOS ESCREVENDO: "POR FAVOR", "CABRA MACHO", "QUERIDA CECILIA", "PREZADO CARVALHO", ETC….ESSE PESSOAL CLARAMENTE NAO ESTA NEM AI CONOSCO. VOCES NAO PERCEBERAM AINDA?
    NA CAMPANHA ELEITORAL DELES NOS ENGANARAM DIZENDO QUE FARIAM TUDO PARA A PREVI VOLTAR A SER NOSSA. MENTIRA! EU FUI UM IDIOTA POR VISITAR 4 AGENCIAS DO BB AQUI EM S.PAULO PARA FAZER PROPAGANDA E DISTRIBUIR PANFLETOS PARA O CARVALHO POIS PARA MIM ELE ERA A NOSSA TABUA DE SALVACAO. HOJE USANDO SEMPRE A MESMA DESCULPA DE QUE AS DECISOES NA PREVI DEPENDEM DE UM COLEGIADO E QUE A SITUACAO EH MAIORIA ELES CRUZAM OS BRACOS E AO MENOS RESPONDEM NOSSAS QUESTOES OU PUBLICAM O QUE REALMENTE ESTA ACONTECENDO NOS BASTIDORES DA PREVI COM OUTRA DESCULPA MENTIROSA DE QUE TUDO "E SEGREDO DE ESTADO". ORA, MESMO SENDO MINORIA ESSE PESSOAL DA CHAPA 3 DEVERIA TER A DIGNIDADE DE NOS INFORMAREM COMO OCORREM "REALMENTE" AS COISAS DENTRO DO FUNDO. PRESTAR ESCLARECIMENTOS BEM CLAROS SOBRE O QUE FAZEM, QUE ATITUDES TEM TOMADO A NOSSO FAVOR. TODOS ELES SO ESCREVEM DIZENDO "ESTAMOS BATALHANDO" E OUTRAS MENTIRAS PIEDOSAS. SE SE NEGAM A INFORMAR EH PORQUE TENDO SIDO ELEITOS OS INTERESSES PROPRIOS PREVALECERAM. CHEGA DE FICARMOS "JOGANDO CONFETES" NESSAS PESSOAS QUE NOS ENGANARAM DESDE SUAS CAMPANHAS PARA SE ELEGEREM. VOCES NAO NOTARAM AINDA QUE ESSE PESSOAL TEM O MESMO DISCURSO PRONTO DA PREVI QUANDO ESCREVEMOS PARA O "FALE CONOSCO"? A RESPOSTA JA ESTA PRONTA, O DISCURSO EH O MESMO.
    TEMOS MESMO EH QUE PARTIR PARA PASSEATAS, PUBLICACOES EM JORNAIS, ARRUMARMOS DINHEIRO PARA ACAMPARMOS NA FRENTE DA PREVI NO RIO DE JANEIRO. FAZER UMA GUERRA. AFINAL SOMOS MILHARES.
    COLOQUEMOS OS NOMES DESSE ENGANADORES DA CHAPA 3 PREGADOS COM IMA EM NOSSAS GELADEIRAS PARA DIARIAMENTE RECORDARMOS DESSES JUDAS QUE POR 30 MOEDAS NOS CRUCIFICARAM. CHEGA! CERTAMENTE ESSE CLAMOR NAO SERA PUBLICADO EM NENHUM DOS BLOGS MAS PELO MENOS "ELES" PERCEBERAO QUE O CASTELO DE AREIA DE MENTIRAS E ENGANACOES TEM QUE RUIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Caro Anônimo,
      Eu entendo a sua revolta.
      Ela é a mesma de todos os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas do BB.
      E também é a minha revolta. Não sou exceção.
      Mas acho que, levado pelas emoções, você está sendo injusto com o pessoal que foi eleito pela Chapa 3 e está sendo irrealista na análise do assunto.
      Eu sempre acesso os blogs dos eleitos e o site que eles criaram para o grupo e vejo que todos eles estão sempre nos defendendo.
      Mas infelizmente são votos vencidos nas decisões da PREVI. Quem sempre vence são os nomeados que são a maioria.
      Nesta altura dos acontecimentos , você ainda acha que teremos sucesso fazendo uma "guerra" contra a PREVI ?
      Fazendo uma passeata ou acampando em frente da PREVI ?
      Depois da Novembrada que, desculpem-me os que ainda a defendem, em minha avaliação foi um fiasco, não tivemos nenhum outro movimento do gênero que tivesse qualquer projeção significativa.
      O último encontro - ao qual também compareci - foi numa pracinha em frente ao prédio do Mourisco onde fica a PREVI. Sequer foi permitido que os aposentados adentrassem dentro das instalações do Mourisco como ocorreu na Novembrada.
      Muito calor, muito sol, todo mundo em pé, garras de água sendo distribuídas, companheiros se sentindo incomodados com aquela situação, advogados discursando e defendendo causas diversas em que, obviamente, como patronos ganhariam muito tutu e sindicalistas com o mesmo discurso inflamado e radical de 30 anos atrás.
      A única representante da PREVI que foi conversar com os manifestantes foi a Diretora Cecília Garcez que foi vaiada por alguns, num flagrante desrespeito a uma mulher e à pessoa que , de moto próprio, se propôs a representar a PREVI e a dialogar com os que ali estavam. Na época do evento fiz uma crítica neste blog a essa baixaria.
      Quais os resultados de tanto espalhafato? Nada, absolutamente nada.
      Por isso acho que não é por aí que obteremos sucesso em nossos pleitos.
      Ponho muito mais fé nesse oportuníssimo encontro promovido pela ANABB em que se desenvolveram conversações de alto nível junto ao BB e à CASSI para discutir diversos assuntos relativos à instituição a começar pela sua saúde financeira.
      A ANABB vai desenvolver outras discussões sobre o assunto junto ao BB e à CASSI.
      Por outro lado, a AAFBB, representada por Gilberto Santiago, Presidente do CODEL e José Odilon Gama, Vice-Presidente de Assistência aos Associados e de Representações, promoveu um encontro em 18.11.2014, junto com os diretores da PREVI, Cecília Garcez, Diretora de Administração, Marcel Juviniano Barros, Diretor de Seguridade e Décio Bottechia, Diretor de Planejamento, para discutir reivindicação de reajuste extra aos associados da PREVI de 10% além do INPC.
      É por esse caminho que temos de agir.
      Essa é a minha visão do problema.
      Não se acanhe de encaminhar a este blog as suas ponderações e as suas contestações em relação ao exposto.
      Embora possa não concordar com os métodos que você propõe aprecio pessoas aguerridas como você.
      Precisamos de pessoas atuantes, inteligentes e interessadas como você.
      Terei imenso prazer em colocar no blog os seus pontos de vista.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      P.S.: Também não se acanhe em se identificar.

      Excluir