domingo, 26 de julho de 2015

AAFBB em Foco - 26.07.2015

O presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso, a convite do presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB, Gilberto Santiago, participou em 13.07.2015, da reunião ordinária bimestral do CODEL, realizada no auditório no 10º andar, da sede da AAFBB.
A solenidade contou com cerca de 60 participantes, entre os quais representantes das diretorias da AAFBB, como CODEL, CADMI e CONFI.
Natural de Siqueira Campos (PR), Gueitiro Matsuo Genso , entrou no BB em 1985, com 13 anos, onde começou sua carreira como menor aprendiz.
É formado em Administração pela Faculdade SPEI de Curitiba (PR). Tem MBA em Formação Geral Básica para Altos Executivos da Fundação Getúlio Vargas de Cascavel (PR) e MBA em Agronegócios na ESALQ de Piracicaba (SP).  
No BB, foi Diretor de Crédito Imobiliário (de 2011 a 2014), Diretor de Empréstimos (de 2010 a 2011). Foi responsável pela gestão da rede de varejo do BB na região Leste da grande São Paulo e pela gestão da estratégia de atacado na região sul.
No Banco Nossa Caixa foi Diretor de Produtos (2009). Já participou em conselhos de administração e fiscal de órgãos como a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), Grupo Segurador BB Mapfre e Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Antes de ser nomeado para a PREVI, seu último cargo no BB foi como Diretor de Clientes onde modernizou o autoatendimento via internet, celular e tablet.
Pelo seu exitoso histórico dentro e fora do BB, podemos afirmar que estamos muito bem representados na presidência da PREVI.
A impressão deixada por Gueitiro Matsuo Genso na AAFBB não poderia ter sido melhor.
Gueitiro Mitsuo Genso é uma pessoa simples, sincera, objetiva, simpática e absolutamente capaz de se desincumbir com sucesso da missão para a qual foi nomeado.
Em sua palestra na PREVI discorreu sobre o gerenciamento de diversos ativos da PREVI como Renda Fixa, Renda Variável, investimentos em aluguel de imóveis e outras aplicações. Abordou o cuidado do planejamento da PREVI face a demandas não programadas e eventuais riscos apresentados pelo mercado.
Falou sobre os investimentos na Sete Brasil, Petrobrás e Vale, devido ao peso que têm nos investimentos da PREVI.
Ressaltou o papel da PREVI na governança do sistema de fundos de pensão, baseada em três fundamentos: a gestão entre o BB e os participantes, o planejamento e as diretivas de investimentos e, por fim, o que consideramos de mais importante, a gestão dos ativos estar sob responsabilidade de funcionários do BB e de participantes da PREVI.
Abordou aspectos como o ES, BET, política de desinvestimento e os fundamentos para proteger o patrimônio da PREVI em momentos de crise e de volatilidade econômica.
Abriu a palavra a todos os presentes, e respondeu a todos os questionamentos de forma direta e sincera sem se desviar do foco das perguntas e nem tentar tergiversar sobre qualquer dos questionamentos e problemas abordados.
Ao final da palestra foi calorosamente aplaudido por todos os presentes.
A presidente da AAFBB, Célia Larichia aproveitou o ensejo para, em nome de todos os presentes, elogiar a brilhante apresentação de Gueitiro Mitsuo Genso e para apresentar o novo informativo da associação, a Revista Conexão AAFBB.
Segue sua fala:
“Há algum tempo tínhamos percebido a necessidade de aperfeiçoar a forma de nos comunicarmos com os nossos associados. Achamos que agora era o momento, pois o nosso jornal chegou à centésima edição. Então, aproveitamos este momento para lançar a Revista Conexão AAFBB com informações sobre a sustentabilidade da CASSI, temas sobre a PREVI, eventos e benefícios da AAFBB. Tudo para manter os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas conectados com o que acontece em nosso universo. Esse é apenas o início da modernização na nossa comunicação. ”
Célia Laríchia presenteou o presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso, com um exemplar do primeiro número da Revista Conexão AAFBB.
Diversas fotos e um resumo da solenidade estão no site da AAFBB, item Notícias, sub-item PREVI, Previdência e Fundos de Pensão.  Acessem, pois o artigo é bem interessante.
Aproveitamos o ensejo para parabenizar o CODEL, na pessoa de seu presidente Gilberto Santiago, pela iniciativa de convidar o presidente da PREVI para essa tão enriquecedora exposição.
Por fim, torcemos para que outros eventos dessa grandeza venham a ser promovidos pela AAFBB e que sejam extensivos a todo seu quadro de associados.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

22 comentários:

  1. Bem caro Adaí, mas, e daí? Dos nossos problemas (e são tantos) o que disse o tal presidente? Da sua competência não há duvidas. Tanto que o Banco o nomeou. Que ele é "absolutamente capaz de se desincumbir com sucesso da missão para a qual foi nomeado" também não. O meu medo, e acho que da grande maioria de "assistidos" (odeio este termo) da PREVI é exatamente esta: qual é a missão que o banco lhe deu na PREVI.
    A missão do Sérgio Iunes Brito na CASSI nós já sabemos qual é, qual foi a determinação do Carlos Neri a respeito. Não sei como fica o seu discurso de posse, quando afirmou:" Queremos convergir opiniões para superar desafios e oferecer o melhor produto dentro de aspectos técnicos, mostrando para o nosso participante que cada centavo é usado da melhor forma possível”, e logo depois sugere o absurdo sugerido.
    O problema, Adaí, é que tudo o que foi construído a duras penas durante os últimos 40 anos, está sendo desconstruído de forma rápida em 12 anos apenas.

    SolonelJr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Solonel Drumond Júnior,

      Solicito que você leia a resposta abaixo que dei ao comentário de Rosalina de Souza.
      Desejo acrescentar que tenho a mesma visão que a sua de que muita coisa que foi construída a duras penas durante os últimos 40 anos está sendo desconstruído de forma rápida em 12 anos.
      Isso tudo nos afeta muito diretamente.
      O país está passando por crises econômica e política inéditas em sua história.
      No que tange a fundos de pensão vários estão em situação crítica.
      Deve vir por aí uma CPI dos fundos de pensão. Vamos ver o que vai sair disso.
      Fui diretamente afetado pela quebra do AERUS.
      Quanto ao novo presidente da PREVI, ele fez uma boa apresentação na AAFBB , foi muito receptivo às nossas demandas, é uma pessoa sensata, simpática, sincera, equilibrada, um grande técnico e o acho merecedor de compreensão e de uma chance para o bom desempenho de sua missão.
      Temos de manter com ele um diálogo franco, amplo e bem fundamentado na defesa de nossos interesses.
      Por favor, leia minha resposta ao comentário da companheira Rosalina de Souza.
      Dentro da limitação deste espaço acho que fui esclarecedor.

      Um grande abraço do já amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Prezado Colega Adaí,

    Se sabe que sou muito ligada em suas postagens, acho que você é uma pessoa impar, sem picos de insanidade e muito responsável com uma riqueza de detalhes seus escritos.

    Mas sabe que particularmente sou uma ferrenha cobradora das duas maiores associações de aposentados e pensionistas do banco do brasil ANABB e AAFBB, que para mim são omissas e coniventes com o atual quadro de mazelas dos aposentados e pensionistas em especial do PB-1 da Previ.

    Não resta duvida que o atual Presidente da Previ é preparado para praticar ATOS DESFAVORÁVEL AOS NOSSOS PEDIDOS E RECLAMOS, MENTIU NO USO INSTITUCIONAL DO CARGO EM GOIÂNIA, QUANDO FEZ INTENDER QUE HAVERIA UM NOVO TIPO DE EMPRÉSTIMO, ATRELADO AO SEGURO DA CAPEC.

    Foi um dos responsáveis pela implantação do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO e é profundo conhecedor de que a Previ não cumpre essa lei, praticando descontos no contra cheque acima do permitido.

    Desde a sua posse o Superavit vem diminuindo, esta na casa dos 5 bilhões, com grande chance de fecharmos 31/12/2015, com déficit real sem nenhuma reserva.

    Como bem frisou em seu ultimo artigo, o Presidente Genso, não aplicou os rigores da lei para a briga da Cecília e do Marcel, mais uma vez ficou em cima do muro, com perda da sua popularidade e já desgastado pelos participantes da Previ.

    A área de comunicação da Previ é ligada diretamente a Presidência, tenho e-mail represados na Previ a mais de 10 dias sem resposta, classifico como a pior área em atual dentro da organização institucional e o que mudou na pratica foi que a CARAVANA DA ALEGRIA, que era as apresentações dos resultados, assim como o Bônus que virou remuneração variável, também mudou para reuniões presenciais da Diretoria e dos Conselhos, para dizer aos participantes que ESTÃO ESTUDANDO, ESTUDANDO, ESTUDANDO,ESTUDANDO, ESTUDANDO e ESTUDANDO.

    Mas ESTUDANDO o que exatamente, uma forma de matar a todos antecipadamente, porque nossos benefícios são insuficientes para a manutenção da vida, do pagamento das contas, enfim da compra dos remédios, fere a dignidade humana, os princípios da vida, que deveria ser a proposta de um gestor, verificar e melhorar as nossas vidas, após tantos anos de contribuição, tantos anos de dedicação, esforço para fazer a poupança da velhice, e hoje somos massacrados por esses Presidentes, que só acha brechas para enrolar, chega um ponto que não aguentamos mais o TEATRO, e o fim desta historia esta próxima, porque a fome não espera, e estamos criando pessoas capazes de qualquer coisa para ter de volta o minimo de dignidade, e me coloco como uma delas, não vou morrer a minguá sem antes ser capaz de arregimentar uma destituição em massa nos conselhos e na Diretoria da Previ.

    Tudo tem limite e o nosso infelizmente chegou no fim.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina de Souza,

      Eu sou um partidário incondicional do diálogo entre as pessoas.
      É de boas conversas que nascem grandes acordos.
      No artigo anterior a que você se referiu, basicamente reagi a uma agressão gratuita.
      Não aceito isso de forma nenhuma e, quando ainda estava no BB, entrei em choque com muita gente em razão de tratamentos inadequados.
      Voltando ao Gueitiro Matsuo Genso, ele foi colocado na PREVI por indicação do presidente do BB.
      Ele tem parâmetros a seguir . Ele tem uma fidelidade com o BB que, por sua vez, segue determinações governamentais.
      Em sua exposição na AAFBB ele falou dessas limitações dentro da estrutura da PREVI.
      Po risso temos de considerar que por esses motivos muitas de suas ações fogem do seu âmbito de decisões.
      O país está em crise econômica. O desemprego se alastra. O dólar sobe. Existe a crise política. A Lava-Jato está agindo a todo vapor e desencavando corrupção por todos os lados. A bolsa cai. O mercado imobiliário está em crise. Idem a indústria automobilística.
      O presidente da PREVI, em razão dessa situação grave que se abate sobre o país, disse que não quer dar um passo maior do que as pernas e acabar comprometendo o patrimônio da instituição.
      Temos de considerar a analisar criteriosamente essas colocações.
      É preciso enxergar que qualquer pequeno benefício concedido pela PREVI tem de ser multiplicado por 200.000.
      Considerando todos esses aspectos, acho que de fato existe uma grande responsabilidade da direção da PREVI na preservação do patrimônio da instituição.
      Outros fundos quebraram e, como disse no meu artigo anterior, milhares de aposentados foram lançados na rua da amargura.
      Mas, independente de todos esses fatores, temos lutando incessantemente para a correção de uma série de desajustes, contra a concessão de benefícios aos dirigentes que julgamos descabidos e a favor da concessão de benefícios para os aposentados e pensionistas. Principalmente as pensionistas como você.
      Isso tudo foi abordado nos questionamentos ao presidente da PREVI.
      Entendo que as necessidades prementes não esperam. Elas são para serem atendidas já. Agora.
      Mas infelizmente não temos outra alternativa a não ser dialogar, conversar e alcançar a melhor saída para todos os problemas.
      Partir para o desacato e a briga não vai nos levar a lugar nenhum.
      O último recurso é a Justiça mas aí é que os problemas emperram de vez.
      Investidas junto ao Poder Legislativo também deram em nada.
      Veja a luta eterna contra a malfadada Resolução 26.
      Tenha a certeza de que, apesar de tudo que foi dito, estamos atentos e continuamos a cobrar a correção de injustiças e a implementação de nosso direitos, a fiscalizar a correta administração do patrimônio da PREVI e a cobrar de seus dirigentes o correto cumprimento de medidas que beneficiem os associados e pensionistas.
      Esse é o melhor caminho para atingir o sucesso em nossos pleitos.
      Até porque não temos outra alternativa. Não adianta partir para o confronto.
      Lamento ser tão sincero.
      Mas assim é que é a vida.

      Um abração do seu grande amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Sr. Adaí!

    Não sei a quem possa interessar esse seu "rosário de salamaleques" a respeito do Sr. Gueitiro!!! Pois sabemos que o mesmo não passa de "pau mandado do BB"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Não faço salamaleques para ninguém.
      Muito pelo contrário. Se tiver de bater, bato pesado.
      Mas sou extremamente respeitoso, cerimonioso e atencioso com todos, da mesma forma como o presidente da PREVI, Gueitiro Matsu Genso, foi com os presentes na reunião da AAFBB.
      Ele respondeu a todas as perguntas e aos mais espinhosos questionamentos feitos pelos dirigentes daquela associação.
      E é assim que devemos agir com nossos semelhantes.
      Ele não escondeu de ninguém, até por que esse fato é de conhecimento público, que sua indicação partiu do presidente do BB.
      E daí ? Ele é prata da casa, é um administrador de alto nível que já prestou seus serviços de forma exitosa em diversas áreas e diretorias do BB e de outras instituições.
      Pior seria se fosse nomeado um estranho ao BB que não teria o mínimo de fidelidade à Casa e nem aos funcionários.
      Alimentamos a certeza de que com um diálogo adequado com uma pessoa dessa estirpe atingiremos nossos objetivos, se não de forma total, pelo menos da melhor forma possível.
      Essa é a minha posição e garanto que você não tem proposta melhor a apresentar.

      Passe bem.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Solonel Drumond Júnior26 de julho de 2015 às 20:21

    Bem caro Adaí, mas, e daí? Dos nossos problemas (e são tantos) o que disse o tal presidente? Da sua competência não há duvidas. Tanto que o Banco o nomeou. Que ele é "absolutamente capaz de se desincumbir com sucesso da missão para a qual foi nomeado" também não. O meu medo, e acho que da grande maioria de "assistidos" (odeio este termo) da PREVI é exatamente esta: qual é a missão que o banco lhe deu na PREVI.
    A missão do Sérgio Iunes Brito na CASSI nós já sabemos qual é, qual foi a determinação do Carlos Neri a respeito. Não sei como fica o seu discurso de posse, quando afirmou:" Queremos convergir opiniões para superar desafios e oferecer o melhor produto dentro de aspectos técnicos, mostrando para o nosso participante que cada centavo é usado da melhor forma possível”, e logo depois sugere o absurdo sugerido.
    O problema, Adaí, é que tudo o que foi construído a duras penas durante os últimos 40 anos, está sendo desconstruído de forma rápida em 12 anos apenas.

    SolonelJr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Solonel Drumond Júnior,

      Já respondi acima ao seu comentário.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Blogueiro Adaí,

    Eu até entendo suas intenções.
    Mas será que esse presidente da previ também entende?
    Será que ele vai fazer alguma diferença ?
    A começar pela administração da previ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Primeiramente, leia a resposta acima que dei ao comentário de Rosalina de Souza.
      O presidente da PREVI Gueitiro Matsu Genso está recém-empossado.
      Estamos em uma crise econômica e política como o país nunca atravessou antes.
      Tem muita coisa para ser corrigida e mudada.
      O país como um todo está assim.
      Agora mesmo fiquei pasmo com um artigo no O Globo noticiando a oferta de ativos de grandes empresas no Brasil.
      O total de ativos à venda monta a US$ 22 bilhões. Dá para construir duas usinas de Belo Monte.
      O desemprego e a corrupção está em todas as partes.
      O primeiro governo de Dilma Rousseff, que se dizia de esquerda, conseguiu quebrar todas as grandes empresas estatais, a começar pela Petrobrás.
      Você fala em administração da PREVI. Leia meu artigo, anterior a este, em que falo sobre o cabide de empregos em que se tornou a PREVI. Isso é o resultado de anos e anos de descontrole administrativo. Um problema delicado e difícil de resolver.
      Todos nós, aposentados e pensionistas, inclusive este articulista, estamos passando por uma situação difícil.
      Mas, apesar dos pesares, podemos nos considerar felizes em meio ao desemprego que grassa no país.
      O presidente da PREVI deixou um recado positivo em sua apresentação na AAFBB.
      Temos de dar um crédito a ele nesse início de gestão.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. ADAI, ACHO QUE VOCÊ TEM RAZÃO QUANDO RESPONDEU AO COMENTÁRIO DE 26.07, ÀS 19.26H.
    O GUEITIRO AINDA ESTÁ SENTANDO NA CADEIRA. COMO VOCÊ DISSE ELE É PRATA DA CASA, CONFIO QUE VAI PROCURAR FAZER O MELHOR POR NÓS. ISSO NÃO SIGNIFICA DIZER QUE VAI CONSEGUIR POIS AS INJUNÇÕES POLÍTICAS EXTERNAS SÃO MUITO FORTES. QUANDO DIGO QUE SOU APOSENTADO DO BB MUITOS AINDA ME CHAMAM DE MARAJÁ E NÃO SABEM A MERDA QUE ESTOU PASSANDO.TÁ DANADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Você é uma pessoa sensata.
      O rapaz acabou de assumir o cargo. Chamo de rapaz pois sou 30 anos mais velho que ele.
      Começou sua vida profissional aos 13 anos no BB como menor aprendiz.
      Tem uma sólida formação universitária, inclusive com 2 MBAs . Já atuou como diretor do BB em várias áreas.
      Ou seja, esbanja capacidade administrativa.
      Está assumindo agora. Os desafios são muitos.
      Já encontrou muitas coisas erradas e de difícil solução.
      Temos de continuar a pressionar pelos nossos direitos. Isso é óbvio.
      Temos de apresentar propostas factíveis, temos de denunciar erros, temos de dialogar.
      Esse é o caminho certo.
      Senão cairemos na Justiça ou no Legislativo. Aí é que nada anda mesmo.
      Procuro fazer minha modesta parte com este blog.
      Você - repito - é uma pessoa capaz e equilibrada.
      Atire-se à luta.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. "Um pequeno beneficio concedido pela Previ tem que ser multiplicado por 200.000" mas, um ENORME, GIGANTESCO, salário acrescido de uma REMUNERAÇÂO VARIÁVEL (outrora conhecida por BÔNUS) mesmo que multiplicado por POUCOS , fará um efeito mil vezes maior que o primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Sou contra abusos de qualquer natureza na cúpula da PREVI.
      Já abordei e ataquei esse assunto em vários artigos.
      Mas,embora a PREVI não seja uma instituição que vise lucro pois é um órgão de assistência ao funcionalismo e para a concessão de benefícios, penso que temos de considerar que seus dirigentes tem de ser bem remunerados para gerir um gigante como a PREVI., que tem investimentos colossais em diversos setores.
      A PREVI precisa dispor de quadros muito bem preparados para sua administração - é o caso do presidente recém-assumido Gueitiro Matsu Genso - e para tanto precisa os remunerar adequadamente para mante-los na instituição.
      Caso contrário eles vão para a iniciativa privada onde serão muito melhor pagos.
      Sou contra os exageros mas não podemos ser mesquinhos e ter uma visão limitada nesse assunto, senão poderemos levar a PREVI à bancarrota.
      A pior coisa não é pagar salários altos na PREVI. É colocar gente incompetente e despreparada em sua administração.
      Isso sim seria uma verdadeira tragédia.
      Acho que muito importante é acompanharmos a administração da PREVI cuidadosamente, cobrar explicações e, se for o caso, denunciar desvios.
      Procure enxergar o assunto sob esses aspectos.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Pedrito Fabis - Campinas SP27 de julho de 2015 às 13:55

    Até agora o sr. Gueitiro, novo Presidente da Previ, que vem sendo muito elogiado, inclusive nesse encontro, continua sem resolver ou mesmo abordar os assuntos que mais nos atingem - Acabar com o voto de Minerva - clarear os problemas do Teto e das novas abordagens em relação aos salários dos diretores da Cassi e quanto à nomeação de Conselheiros nas Empresas de que participamos e, porque não, também como descumprir a Res.26.

    As colocações abordadas nesse encontro, ao que nos parece já estavam sendo objeto de atenção e não acrescenta muita coisa às obrigações de uma boa gestão.

    Pedrito - Campinas-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedrito Fabis,

      O novo presidente da PREVI, Gueitiro Matsu Genso, acabou de assumir o cargo.
      Ainda está esquentando a cadeira.
      Dê um crédito para ele.
      Não é ele quem tem poderes para acabar com o voto de Minerva. Isso vem desde o tempo do Governo FHC.
      Quanto à Resolução 26, isso é resultado da gestão Lula. Ele também não tem poderes para mudar isso.
      Foi um senado do PT-CE quem comandou essa tragédia. Não vou dizer seu nome.
      E esse senador ainda diz, como se fosse uma justificativa ou motivo de orgulho, que a Res. 26 só atinge os aposentados pelo BD-Benefício Definido e não os do CD-Contribuição Definida.
      E duro ouvir isso de um senador do PT que foi presidente do sindicato dos bancários do Ceará e que fez sua carreira política com nossos votos.
      Quanto aos salários dos diretores da PREVI, por favor leia a resposta ao comentarista anterior. Acho que devemos enxergar o assunto por esse prisma.
      Fora isso, existem diversas outras questões importantíssimas que você não abordou. Por exemplo, aumentar o percentual de benefícios das pensionistas.
      Quanto à pessoa do presidente da PREVI, acho que ele deu um bom recado na AAFBB.
      É um jovem muito bem preparado, já exerceu com êxito a diretoria de várias áreas e, o que é muito importante, é proveniente do BB, onde começou sua carreira aos 13 anos como menor aprendiz.
      É prata da casa.
      Pense nisso tudo.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Sr. Adaí,

    Não vejo mérito em elogiar tanto uma pessoa que está ligada tanto ao BB e que não vai trazer nada em nosso favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Permito-me discordar totalmente de você.
      O presidente Gueitiro Matsu Genso, é um rapaz jovem, vem de origem humilde, entrou no BB em 1985, aos 13 anos, tem uma formação técnica muito sólida, inclusive com 2 MBAs., teve uma ascensão rápida e exitosa dentro do BB, e foi diretor em várias áreas.
      Acima de tudo, e isso é importantíssimo, ele é prata da casa. Sua formação desde adolescente foi dentro do BB.
      Portanto, não enxergo perfil melhor de uma pessoa para ocupar o cargo de presidente da PREVI.
      Mas ele acabou de chegar e tem limitações em sua função.
      Já encontrou erros de administrações anteriores que são difíceis de resolver.
      Mas, repito, não vejo pessoa com histórico melhor para essa função.
      Tenho fé de que ele vai fazer o melhor por nós.
      Mas tem de ser com muito tato senão no outro dia está no olho da rua.
      Já escrevi sobre isso em artigos anteriores, inclusive sobre a PREVIC.
      Veja como o país está. Todo mundo culpa a Dilma.
      Mas ele obteve a maioria dos votos.
      Vamos ver aonde vai nos levar a Lava-Jato.
      Deposito minhas esperanças que, depois dessa barreira de choque, teremos dias melhores.
      É isso.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. Senhor,
    Acompanho seu blog. Bons artigos.
    Mas o senhor está sendo contraditório.
    No seu artigo anterior - Um Ponto Final em Um Assunto Deprimente? - o senhor fala do cabide de empregos em que se transformou a PREVI.
    O que esse presidente vai fazer a respeito? NADA !!!
    PORQUE EXISTEM OS APADRINHADOS DO PT, DA CONTRAF-CUT, DOS POLÍTICOS, DOS AFILHADOS, ETC.
    Então não adianta toda essa formação acadêmica do Sr. Gueitiro. Pois se tudo continuar nas mãos dos petralhas, da CUT e da máfia sindical, vai tudo para o brejo.
    Essa é a realidade.
    Não se iluda !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Algumas afirmações suas são verdadeiras, mas outras considero levianas.
      O presidente Gueitiro Matsuo Genso acabou de assumir a chefia da PREVI.
      Já encontrou erros de administrações passadas como essa de que a PREVI se tornou um cabide de empregos.
      A pressão é muito forte de todos os lados e determinadas mudanças fogem de sua alçada.
      Lembre-se de que todos estão culpando a Dilma e o PT pela situação catastrófica em que se encontra o país. Mas ela foi eleita com nossos votos.
      E as pressões , como você diz, dos apadrinhados do PT, da CONTRAF-CUT, dos políticos e dos afilhados de toda ordem, continuam.
      Nunca houve tanta roubalheira e corrupção como nos últimos governos do PT.
      Conseguiram quebrar as estatais. A Petrobrás está arrasada. Idem a Eletrobrás e outras estatais.
      O país está arrasado. Inflação alta, desemprego, bolsa em baixa, etc. etc.
      Parece que houve uma guerra.
      Roubaram muito durante muito tempo. Não deixaram nada intocado.
      Felizmente, para nós, até agora, a PREVI ainda não foi saqueada, apesar do empreguismo em sua administração.
      O Mantega devia estar na cadeia. Mas não vejo nenhuma acusação contra ele nos jornais.
      E nós todos temos de assumir que somos os culpados disso tudo. VOTAMOS NELES !!!
      Vamos ver aonde vai dar a Lava-Jato.
      Aos trancos e barrancos ela está derrubando o tabu de que só pobre no Brasil é que vai para a cadeia.
      No fundo estou muito feliz de que essa purgação esteja acontecendo.
      É isso.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  11. Permita-me discordar Sr. Adai. A PREVI cresceu e dava "lucros" antes dessas "adequadas remunerações".
    Antes do BÔNUS. Quer nos parecer que quem dirige e administra a Caixa é o seu patrocinador. Ou, como dizem, a Previ anda sozinha.
    Na iniciativa privada nossos idolatrados CEOS tupiniquins previanos pouco durariam.
    Com a bonança do passado nas bolsas e com o excessivo percentual de aplicações nela, "o lucro" era certo. A BBDTVM administra. Com a queda nesses rendimentos aí é que nossos dirigentes não estão sendo capazes no gerenciamento.
    Fazer como o governos central faz, é fácil. Retira o BET, retornam as contribuições...
    Investir em outro ativos já é mais difícil. O retrospecto não é de sucesso, basta lembrar de Costa do Sauipe, Hopi Hari, Matarazzo, Parque em Aparecida, Hospital Humberto Primo, ágio em Cumbica, Sete Brasil, ALL e por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Partindo do seu raciocínio, concordo que a PREVI é a ponta de um esquema maior.
      Acima da PREVI está a PREVIC. Acima da PREVIC está o Ministério da Previdência Social. Acima do Ministério da Previdência Social está a Presidência da República.
      O que é que você acha que simples um presidente da PREVI, por mais capaz que seja, pode fazer submetido a um esquema massacrante como esse ?
      E ainda temos de contar que o PT é que está no poder e é quem manda.
      Como exemplo está aí a aberração da Resolução 26, cuja gênese foi arquitetada pelo Senador Pimentel (PT-CE).
      Que colega !! Foi do BB, começou sua carreira política no sindicato dos bancários do Ceará, foi eleito com nossos votos e, em um gesto de suprema traição, nos presenteou com a Resolução 26.
      Também concordo com você que todos os projetos falidos que você citou (Sauípe, Hopi Hara, Matarazzo, etc, etc) foram gerados por injunções políticas de toda ordem.
      O que você acha que o presidente Gueitiro Matsuo Genso pode fazer dentro desse esquema petista corrupto e opressor que se alastra por toda a nação ?
      Praticamente nada. Por mais hábil, preparado e político que seja ele não tem poder para mudar qualquer coisa sem anuência política.
      Infelizmente a situação é esta. Está tudo dominado. O PT dominou tudo.
      Minhas esperanças estão no avanço dessa Operação Lava-Jato. Ela está indo fundo. Está abalando tudo.
      O povo está tendo grande esperança.
      Resta-nos esperar pelos resultados.
      Essa é a luz no fim do túnel. Vamos torcer para que não se apague.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir