segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GOVERNO É GOVERNO

Caros leitores, transcrevemos adiante, texto que nos foi encaminhado por nosso Companheiro Gilberto Santiago, nesta data
GOVERNO É GOVERNO 
Em e-mail que circulou recentemente na rede, a presidente da AFABB, Isa Noronha, tece comentários sobre a atuação do governo atual, na CASSI e PREVI, de modo geral lesiva aos interesses de seus associados. É importante ressaltar que, ao final de sua argumentação, a colega conclui, acertadamente, que esta não é uma questão puramente partidária, mas uma “política de Estado” que, por motivos óbvios, tem sido praticada, qualquer que seja o Governo.
De fato, se foi o petista Pimentel que assinou a Resolução 26, que permitiu (equivocadamente) a reversão de metade dos superávits excedentes da PREVI aos patrocinadores, foi no governo FHC que foram promulgadas as Leis Complementares 108 e 109, muito mais prejudiciais que a Resolução, porque instituiram a paridade na gestão (antes, no Conselho Deliberativo, eram quatro eleitos e três indicados), e implantaram o voto de minerva, além de abolirem totalmente a participação do Corpo Social nas principais decisões. Lembro que, antes das LC108 e 109, eram os associados que aprovavam os balanços da PREVI em consulta nacional (os diretores podiam até ser destituídos se as contas fossem rejeitadas) e eram obrigatoriamente consultados, no caso de qualquer alteração no Regulamento de Benefícios.
Hoje, por força das LC 108 e 109, tudo é decidido no Conselho Deliberativo, com a possibilidade do voto de desempate do patrocinador.
É preciso mais realidade e menos paixão, para que possamos encontrar o caminho de defesa de nossos direitos e a recuperação de nossas prerrogativas, sem as constantes disputas ideológicas, alimentadas por inconcebíveis divergências pessoais.

Gilberto Santiago

12 comentários:

  1. Caro Senhor Gilberto Santiago,

    Achei seu artigo bem realista e equilibrado. É uma concordância com o que Isa Musa disse. Pelo que eu entendi o senhor quis ressaltar a união de todos em torno de objetivos comuns. A luta contra a Resolução 26 e as LC 108 e 109 é uma luta de todos É isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras. A luta é de todos nós e o sucesso depende principalmente do esforço conjunto, já que as forças adversas serão muito poderosas, qualquer que seja o próximo governo. Dias 15 e 16 deste mês participaremos de uma reunião da FAABB no Rio, em que serão discutidos temas relevantes sobre a PREVI como o teto de benefícios a Resolução 26 e os elevados bônus (remuneração variável) para os diretores do nosso Fundo de Pensão. Gilberto Santiago

      Excluir
  2. Senhor Gilberto ou Adai,

    Sempre leio os artigos do Sr. Gilberto Santiago no site da AAFBB. E o que ele escreve no seu artigo acima segue a mesma linha de outros artigos, por exemplo, Exterminadores da Razão e Desunidos.
    Ele sempre prega a união de todos os aposentados para a defesa dos interesses comuns.
    Do jeito que às vezes vemos tudo parece uma brigalhada de lavadeiras. É até ridículo pois estamos todos lutando pelos mesmos interesses.
    O que fazer para mudar essa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A união é pregada por muitos e praticada por poucos. Cada qual, com sua verdade e obstinada convicção, entra em conflito com colega, esquecendo-se de que os problemas são comuns e estamos no mesmo barco. Você tem visto nos embates eleitorais como o consenso é difícil, em face das paixões e divergências pessoais. Tudo faz parte da natureza humana. Talvez, com paciência e determinação, consigamos um dia ser inteligentes bastante para nos concientizarmos de que nossas lutas fratricidas só fazem o jogo do adversário. Gilberto Santiago

      Excluir
  3. Todos sabem de tudo mas ninguém faz NADA!
    E so bla bla bla;
    Gilberto Santiago????? Me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      O que é que você faz? Nem coragem para colocar seu nome você tem.
      Gilberto Santiago, você queira ou não, goste ou não , tem uma história respeitável.
      Já foi Conselheiro Deliberativo da PREVI, já foi presidente da AAFBB, hoje é presidente do CODEL daquela associação.
      Esteve à frente de grande parte de nossas lutas e é responsável por grande parte de nossas conquistas.
      É um de nosso melhores articulista. Poderia até dizer que, dentro de seu estilo, é o melhor.
      Se não fossem essas pessoas que você, injustamente, diz que não fazem nada, aí é que estaríamos entregues às feras e não teríamos conquistado tanta coisa e evitado perder tanta coisa.
      Se mais não foi possível fazer foi porque a luta ainda continua.
      Inteire-se um pouco mais do assunto, antes de disparar opiniões como essa.
      E, por favor, da próxima vez coloque seu nome.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Gilberto Santiago,

    Não sei como o senhor consegue suportar tantos ataques covardes de tão baixo nível como foi esse do anônimo do dia 06.10, às 14.27h.
    Essa gente, que também vai se beneficiar de qualquer conquista, só atrapalha.
    Vão pastar vagabundos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega,

      Não serão esses desagregadores que nos afastarão do caminho da defesa intransigente de nossos direitos, com unidade e entendimento. O problema é que alguns confundem a verdade dos fatos com suas posições ideológicas e político-partidárias. E, como você mesmo disse, eles acabam se beneficiando do esforço dos outros. Vamos em frente. Gilberto Santiago

      Excluir
  5. Sr. Gilberto,

    Concordo plenamente com o Senhor.
    Político é tudo farinha do mesmo saco.
    Não há saída.
    Mas apesar deles o país vai se transformando para melhor aos trancos e barrancos.
    Parabéns pelo seu artigo. Muito lúcido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras. Cada um deve, dentro de seus limites e potencialidades, colaborar para que a verdade, o bom senso e o direito, se sobreponham às investidas em nosso Fundo de Pensão. Quanto ao fato específico da ilegal apropriação do patrocinador nos recursos excedentes da PREVI, o vice-presidente candidato na Chapa do Aécio Neves, o Senador Aloysio Nunes Ferreira, foi o relator do Projeto do Senador Paulo Bauer, quando deu, em uma das Comissões do Senado, voto favorável à retirada, da Resolução 26, dos despositivos que permitem destinação de metade da Reserva Especial dos Fundos de Pensão aos patrocinadores. Creio que esta fase que antecede a decisão do 2º turno é o momento propício para que todos os participantes e assistidos da PREVI se dirijam ao Senador pedindo seu pronunciamento no sentido de que, por coerência e se eleito, tome as providencias, tanto no Congresso como no Ministério da Previdência (a que está subordinado o Conselho que editou a Resolução 26) sejam tomadas medidas que exclua o lixo autoritário que vem beneficiando os patrocinadores em detrimento dos legitimos interesses dos reais beneficiários da previdência complementar privada. Endereço e telefones do Gabinete do Senador Aloysio Nunes Ferreira - tel: (61) 3303-6063 e 6064, e-mail: aloysionunes.ferreira@senador.leg.br Este movimento deve ser de todos, independente de ideologias ou partidos, apartadas as divergências que só têm prejudicado a todos nós. Gilberto Santiago.

      Excluir
  6. Gilbero Santiago,

    Não entendi em sua nota porque você disse que o Senador Pimentel assinou EQUIVOCADAMENTE a Resolução 26.
    Equivocadamente ????
    E depois na Audiência no Senado quando ele também foi contra nós, foi EQUIVOCADAMENTE ??
    Por favor, esclareça esse ponto de seu artigo que me deixou confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "euivocadamente" é a palavra mais amena para significar a prepotência governamental de servir mais aos interesses governamentais do que às legitimas prerrogativas dos participantes e assistidos, quando, na realidade, o ato foi ilegal, por contrariar a forma e o espírito da LC 109. Gilberto Santiago

      Excluir