terça-feira, 28 de março de 2017

UMA VISÃO REALISTA

Companheiros,

Leio constantemente notas emitidas, principalmente por organizações sindicais e grupos políticos de esquerda, contra o Projeto de Terceirização e o de modificações no Emprego Temporário, que foram aprovados pela Câmara e que seguem para sanção da Presidência da República.
Ressalto que muitos argumentos contrários a esses projetos estão justamente fundamentados em relação a direitos adquiridos.
Se as atividades fim na área bancária forem terceirizadas, concordo plenamente com as afirmações da Presidente da FAABB, Isa Musa de Noronha, que, no que tange a servidores do Banco do Brasil, a sobrevivência da CASSI e da PREVI, a longo prazo, poderão ser comprometidas.
Então, temos sim, de defender direitos, benefícios e regalias que já foram conquistados, até a presente data, por determinados segmentos de trabalhadores.
Mas, a par  da defesa legítima de “direitos e benefícios”, de quem já os conquistou, e que já está empregado ou aposentado, não podemos deixar de avaliar o que ocorre à nossa volta.
Corro o risco, e certamente serei acusado de herege, ao discordar dos princípios defendidos por grupos    de esquerda e ligados a sindicatos, que são radicalmente contra a Terceirização e modificações no Trabalho Temporário.
As estatísticas apontam mais de 12 milhões de desempregados no país.
Isso sem contar os que mal conseguem sobreviver e que estão incluídos na categoria do chamado “sub-emprego”, que não passa de um eufemismo para o que comumente chamamos de “bico” ou “biscate”, que é uma forma de sobrevivência para o desempregado.
Nesse caso, não sejamos cínicos, nas discussões sobre a preservação de “direitos, benefícios e regalias dos trabalhadores”, essa massa de desassistidos e miseráveis, não passa de “um detalhe” sem maior relevância.
Esse mar humano não luta por “direitos e conquistas”, e a maioria não tem uma visão básica de quais são as implicações legais da terceirização ou de mudanças no trabalho temporário.
Não são pessoas politizadas e nem estão preparadas para enfrentar um mercado de trabalho que exige experiência e preparo técnico apurado.
O que eles querem   é um emprego, por mais simples que seja, que lhes proporcione uma renda imediata para cobrir os custos de um teto simples e lhes permita alimentar suas famílias todo santo dia.
Nesse ínterim, o socorro, muitas vezes, é provisória e precariamente prestado por parentes, instituições de caridade e igrejas.
A propósito, e como exemplo desse assunto, lembro a eliminação de milhões de vagas no mercado de trabalho de empregado(a)s doméstico(a)s, por conta de uma irresponsável formalização desse tipo de prestação de serviço, por injunções políticas. Milhões de mulheres e até de homens, que dispunham de salário, moradia, alimentação, e que tinham condições de estudar à noite, foram dispensados e perderam seus sustentos. Simplesmente seus patrões não tinham condições de arcar com os custos da formalização de seus empregos. Tiveram de voltar para suas cidades no interior, sem qualquer renda, sem perspectiva de conseguir um emprego e, por conta desse cataclismo em suas vidas,  foram forçados a abandonar todos os seus sonhos de realização pessoal e ascensão profissional.    
As necessidades dessa gente são básicas e urgentes. No desespero de achar uma solução rápida para seus problemas, muitos enveredam por saídas e caminhos condenáveis, que vão acabar complicando suas vidas ainda mais.
É para essa gente, que o Governo e todos nós, temos que dar prioridade e atenção, até em nosso próprio benefício, para que possamos viver em uma sociedade segura, humanizada e sadia.
O seguro desemprego é um instrumento limitado que não atinge a todos.
As portas do emprego formal estão fechadas.
Para quem se inicia no mercado de trabalho é exigido formação técnica de alto nível e experiência funcional. Poucos tem formação técnica elevada, e perguntamos como é possível ter experiência funcional quando se inicia no mercado de trabalho.
Uma legislação trabalhista ultrapassada, pesada, burocratizada e emperrada, impede que as empresas ampliem seus quadros funcionais.
A par disso, o empresariado tem de preparar adequadamente seu quadro de funcionários, pois a maior parte dos que procuram emprego tem um   baixíssimo nível de escolaridade e um despreparo técnico alarmante em todas as áreas.
Para coroar essa situação, a classe empresarial tem de sobreviver com a opressão de um estado mastodôntico, burocratizado, moroso, ineficiente, disfuncional e, o que é pior, em parte das vezes, corrupto.
Aliás, quanto mais burocratizado o sistema, maior é o campo de exigências, o que propicia ampliar a extorsão para vender “facilidades”.
Para comprovar essa situação, aí está o recente exemplo da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
Aí estão os impostos escorchantes   e complexos, resultantes de uma emaranhada legislação tributária ultrapassada, sufocante, superposta, burocratizada e extorsiva.
Quem já atuou na área privada, como este blogueiro teve a ousadia de atuar, sabe o que estou dizendo.
A única forma de sobrevivência é apelar para a informalidade.
O melhor é nem começar, se pretender fazer tudo certinho,  pagando todos os impostos, todos os encargos, e obedecendo a todas as exigências legais, muitas absurdas e verdadeiramente estúpidas, que o Governo empurra garganta abaixo dos que tentam se aventurar como empresários, em meio a uma brutal recessão.
Porque, com certeza, vai ser fracasso certo.
Que o digam os pedevistas, que se aventuraram a abrir os mais variados negócios, e deram com os burros n’água. Viviam um sonho e acabaram em um pesadelo.
Outro dia, fui ao centro do Rio, e passei pela Rua Carioca que, há algum tempo atrás, era um centro comercial vibrante. Confesso que fiquei chocado ao ver  o imenso  número de lojas fechadas.
Por isso tudo, o Brasil continua sendo um país caro e inviável para investir.
São por essas razões que as multinacionais ao redor do mundo continuam a carrear seus investimentos para a China, a Índia, os Tigres Asiáticos, e para outros países, que oferecem condições mais atrativas e menos complicações burocráticas para a aplicação de seus capitais e rentabilidade e ampliação para seus investimentos.
É duro, como brasileiro que sou, dizer tudo isso. Mas essa é a pura verdade.
Assim, a melhor forma de encararmos as mudanças que serão provocadas pela Terceirização e pelas mudanças no Emprego Temporário, é procurarmos preservar o que já foi conquistado e romper com as amarras que sufocam o mercado de trabalho e o progresso do país.
O Brasil está passando por uma verdadeira revolução e com certeza viveremos dias melhores.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB 

7 comentários:

  1. Prezado Colega Adaí,

    Muito bom seu artigo, mas particularmente não gosto da Terceirização, pelo simples fato de que essas empresas que sempre empregam mão de obra barata, sempre de bravos trabalhadores de prestação de serviço e portanto sem muita escolaridade, os empregam e não pagam os seus direitos, não recolhe seus direitos trabalhistas e muitas vezes fecha as portas sem pagar até mesmo seus salários.

    Grupo CORAL em Goiânia, entrou em recuperação judicial, com dívidas de mais de 80 milhões, não pagou fornecedores e seus funcionários, deixando muitos colegas sem receber nada, na completa miséria mesmo tendo trabalhado, e esses empresários apenas abre outro CNPJ e continuam com a sua prática suja e desonesta, com LARANJAS contratados para fazer novas vítimas.

    Quem recorre muitas vezes na contratação destas empresas é o próprio governo, para limpeza dos seus prédios e alimentação dos presos entre outras séries de atividades, sempre empregando pessoas que sempre vão continuar desqualificadas, por exercer atividades que não dão condições de crescimento, afinal limpeza sempre vai ser limpeza sem alimentar o sonho desse trabalhador, que continua escravo de ter um salário no final do mês e poder pagar suas contas e sobreviver.

    Bancários:

    Na verdade hoje, as casas de loteria, as farmácias que tem rede de recebimento, muitas ligadas a um banco, as casas bahia com a rede bradesco, o banco do brasil com as antigas agencias do banco popular, e os correios, fazem o papel do bancário, sem proteção alguma contra assaltos, aos poucos tira o resto dos caixas de muitas agências bancárias, é comum irmos a agência e termos ali 2 caixas atendendo, prática que daqui a pouco vai com toda certeza ser terceirizada, e outros postos de trabalho dentro de uma agência, talvez ficando de fora apenas os postos chaves, como as chefias.

    O governo de Goiás, mandou embora vários funcionários contratados, dizia que estava contingenciando, para diminuir despesas, mas agora recontratou mais de 800 funcionários de novo, por contratos de trabalho temporários, na prática voltou tudo como era antes, apenas com menores salários, assim o fez a prefeitura de Goiânia com os médicos na saúde, que estava um cãos, agora virou uma tragédia.

    Poderia te dar vários exemplos, até de uma casa em que morei em Aparecida de Goiânia, onde antes era uma empresa terceirizada a Lince limpeza, morei nesta casa por 14 anos e até quando sai ainda tinha oficial da justiça do trabalho indo lá, tentando intimar seus proprietários, fora a quantidade de trabalhadores que ficaram sem receber, e sem falar na quantidade de deputados e senadores que são donos desse tipo de empresa, que dão calotes em bancos públicos e privados, nos trabalhadores e ficam se nenhuma punição.

    Essa terceirização não qualificada mão de obra, apenas emprega e nivela por baixo, as pessoas tem emprego é bem verdade, mas com toda certeza vamos ouvir esses relatos aumentar e muito após a aprovação desta medida.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina de Souza,

      Você apontou uma série de desvios que realmente existem no Brasil.
      Temos que considerar que, como eu disse, temos um estado mastodôntico e ineficiente, quando não corrupto.
      A fiscalização de empresas que exercem a terceirização deveria ser feita por órgãos governamentais com toda a rigidez para preservar direitos dos trabalhadores.
      Mas isso é função do governo que não executa a contento suas tarefas.
      Por outro lado, existe um monte de serviços que não deveriam ser executados pelo estado, mas que são executados por estatais ineficientes, que dão prejuízo, e que são cabides de empregos para políticos e apadrinhados.
      Se derem prejuízos, a Viúva (o governo) paga com nossos impostos.
      O governo deveria arcar com os gastos com segurança, aí incluídos forças armadas e policiais, educação básica (universidades públicas é um contra senso; só filhos de abastados usufruem delas, os pobres pagam universidades particulares), corpo de bombeiros (aí incluído serviço de socorro hospitalar), e outros serviços específicos do estado ( por exemplo, serviço diplomático, agências de espionagem e segurança (SNI), área de justiça, etc, etc).
      O resto deveria ir para a iniciativa privada.
      A função do governo seria zelar pela correção na execução desses serviços e punir eventuais desvios.
      Você cita várias empresas golpistas, mas não deveria ser assim. Volto a repetir que faltou a correta fiscalização do estado para punir desvios e fechar arapucas.
      Mas, pelo menos, e apesar dos golpes, elas foram um amparo momentâneo para desempregados desesperados.
      A situação ideal virá com a seriedade e honestidade na prestação de serviços em todas as esferas, sejam estatais ou privadas. E isso depende de mudança de mentalidade.
      Já me referi a esse processo em artigos anteriores.
      São mudanças lentas e profundas para a mudança da mentalidade e caráter de um povo.
      É isso.

      Abração deste amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Pedrito Fabis - Campinas SP29 de março de 2017 às 16:58

    Colega Adaí,

    Não concordo com sua tese da terceirização e nem me parece que o Brasil esteja passando por uma verdadeira revolução e que dias melhores virão. A correção dos problemas nacionais não se resolve aprovando leis de remendo, como essa terceirização e a Reforma da Previdência, ambas um verdadeiro desastre. O caminho é corrigir os erros e deficiências do Sistema e não é o Temer, nem o Meirelles e essa canalha de políticos que aí estão que vão realizar isso. Portanto, a meu ver, talvez o melhor seria lutar contra essas leis, mesmo que as coisas piorem, pois quando chegarmos ao fundo do poço (por enquanto ainda estamos caindo) quem sabe o POVO acorde e façamos uma verdadeira REVOLUÇÃO. CHEGA DE PANOS QUENTES.

    Pedrito - Campinas-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedrito Fabis,

      Primeiramente, tenha certeza de que a minha indignação com tudo que está acontecendo é a mesma que a sua.
      Mas acho sim que estamos passando por uma revolução.
      Estes são tempos de mudanças profundas.
      Há alguns anos, seria inimaginável um combate a tantos desvios e corrupção como está ocorrendo agora.
      Onde se poderia pensar que o maior empresário do país, Marcelo Odebrecht, fosse condenado e estivesse mofando atrás das grades? O mesmo ocorre com Sérgio Cabral e sua qadrilha.
      Isso sem falar do grupo criminoso que se instalou na Petrobrás.
      Quem poderia pensar que uma doidivanas como Dilma Roussef, que afundou o país, fosse apeada do poder e um corrupto presidente da Câmara, Eduardo Cunha, estivesse preso?
      Esses são alguns exemplos da faxina pela qual o país está passando.
      A Operação Lava-Jato que está fazendo essa faxina na República está sendo atacada justamente pela corja corrupta que sempre dominou as instituições do país, seja de que partido político for, de direita ou de esquerda, seja dos governos de FHC, LULA, DILMA ou TEMER.SEja do PT, PMDB, PSDB, ou qual grupo político for.
      Você não acha que isso já seja uma das bases desse processo revolucionário pelo qual estamos passando?
      As empresas estatais, infelizmente, estão loteadas por apadrinhados de políticos.
      Tudo isso está sendo mexido.
      Uma série de medidas radicais para colocar o país nos eixos está sendo programada.
      Não creio mais em uma revolução sanguinária como foi a comunista na Rússia, que foi para o brejo, e nem o abismo em que a Venezuela está sendo jogada agora por Maduro.
      Creio na força das instituições democráticas, na liberdade de expressão, na força da mídia que, todo dia, nos mostra as mazelas do país.
      A terceirização e o emprego temporário existe na nação mais poderosa do planeta, os USA, há muito tempo. E funciona muito bem.
      A diferença é que lá existe o império da lei.
      O que precisamos é de um estado enxuto e atuante.
      E de uma mudança de mentalidade no país.
      É isso meu caro Pedrito Fábis.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Caro Adaí,

    Concordo com suas observações.
    O que mais surpreende é opinião de alguns colegas: contra a terceirização, contra a reforma da previdência, contra tudo que é mudança na área trabalhista e previdenciária.
    E ninguém analisa a situação que deu origem ao extraordinário desemprego, ao aumento da violência, a deterioração na saúde e na educação pública.
    Para gente que recebe valores acima de R$7.000,00 de aposentadoria, é muito fácil defender que nada mude para os outros.

    Abraço,

    Paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paim,

      Para o país sair do buraco temos de ter um estado enxuto, dinâmico, atuante, eficiente e ético.
      Esse é o caminho que temos de seguir.
      Nos USA, a terceirização é uma instituição que se estende a todas as áreas da sociedade, ate às forças armadas.
      E tudo funciona muito bem e todo mundo aprecia.
      E é o país mais rico do planeta.
      A razão é porque lá existe o império da lei.
      Quem burlar a lei vai para o xilindró.
      É esse tipo de revolução que temos de adotar aqui.
      Vamos ver até onde a Operação Lava Jato vai ou, se tudo desaba e voltamos novamente para a estaca zero.
      Deus queira que tenhamos melhores dias.
      Abração
      Do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Senhor Adaí,
    Acho que o senhor está certo. É muito fácil falar em direitos e conquistas, como o senhor diz, quando se está bem empregado ou aposentado, de barriga cheia e com a vida organizada.
    O desemprego passou de 13,5 milhões de pessoas. É preciso arrumar emprego para essa gente arrumar um teto e se alimentar.
    O tipo de justiça que se tem de fazer no Brasil é prender os políticos que arruinaram o país.
    Parabéns pelo seu texto. Gostei. Foi tiro na mosca.

    ResponderExcluir