terça-feira, 26 de setembro de 2017

AAFBB em FOCO - 27.09.2017

Caros Companheiros,

Neste artigo, embora com algum atraso, vou me reportar ao almoço mensal promovido pela AAFBB, que se realizou em sua sede no Rio de Janeiro, em 20.09.2017.
Desde que frequento a associação nunca vi um almoço mensal tão concorrido como esse.
A afluência de associados foi tanta que se providenciou mais mesas e cadeiras para acomodar tantos convivas que decidiram comparecer ao convescote. E salientamos que o salão é bem amplo. Mas, mesmo com mais mesas, o número de pessoas continuou a ser tão grande que muitos iriam ter de almoçar em pé.  Foi necessária a colaboração de todos para um ajuntamento de cadeiras que permitiu que todos se acomodassem sentados.
Com tanta gente, a falação estava excessiva.
Parecia um bando de pássaros a grasnar ao mesmo tempo.
De um lado do salão, “o time das meninas da AAFBB”, comandado pelo “técnico” Júlio Alt, o querido Nelson Luis de Oliveira, o “empinador de pipas”, muito bem acompanhado, e mais um grupo bem festivo.  No meio do ambiente, a galera numerosa e barulhenta de marmanjos, que o Bento apelidou de  clube do Bolinha.  No outro lado, outro grupo em que, entre outros companheiros, estavam o Mário Bastos, o Waldyr Argento, o Nelson Leal, o Noé Fernandes, o José Mauro, este articulista, o Franz e o Portal, com suas respectivas esposas. O Portal parecia um francês no inverno, com boina e cachecol preto. Sempre irônico e espirituoso, ele não parava de contar causos e piadas. 
A administração da AAFBB compareceu em peso ao almoço. Além dos já citados, na mesa principal, estavam Célia Laríchia, Loreni de Senger, José Odilon, Carlos Fernando (Café), Ernesto Pamplona, Ari Sarmento e Gilberto Santiago.
Quando a Presidente da AAFBB, Célia Laríchia, convidou a charmosíssima nutricionista Fabiana para anunciar o cardápio, a excitação e a alegria tomaram conta do ambiente. Eram assobios, aplausos, gritos, batidas de talheres nas mesas, e apelos para que a bela Fabiana continuasse a falar.
A galera dos marmanjos, no meio do salão, estava incontida e pedia em voz alta para Fabiana repetir mais uma vez o cardápio, porque não haviam ouvido direito. Mas Fabiana tinha anunciado o cardápio pelo microfone. Todos haviam ouvido. Bando de coroas assanhados!!
Enfim, era um ambiente de descontração, muita euforia e congraçamento.
O cardápio estava divino. De entrada, salada mista com creme de leite. Como prato principal, carne fatiada com molho madeira, batatas cozidas, e arroz de legumes. De sobremesa, um pudim de leite sensacional. E tudo regado a vinhos branco e tinto seco, refrigerantes, sucos e água mineral.
E, mais uma vez, frisamos: TUDO PAGO POR CADA CONVIVA !!
Na hora dos discursos, Célia Laríchia passou a palavra a Loreni de Senger, que discorreu sobre vários temas, entre os quais a Governança da PREVI, o Acordo CASSI-BB, e as minutas das resoluções propostas pela CGPAR.
Pouco antes do almoço, havia conversado rapidamente com Loreni de Senger, e ela me falou de seus encontros e conversações em Brasília e das dificuldades encontradas para encetar entendimentos e acordos nessas áreas.
Pelo que pude depreender desse breve diálogo, precisaremos, como nunca antes, de paciência de Jó, habilidade pessoal, diplomacia, e uma imensa carga de energia por parte dos dirigentes de nossas associações nessa nova temporada de desafios.
O ambiente é impositivo e autoritário. Mas esse tipo de enfrentamento não é novidade para os dirigentes de nossas associações. E temos certeza de que, também desta vez, tudo será enfrentado com garra e altivez.
Em qualquer dos embates em que nossas associações se envolveram, podemos nos orgulhar de termos tido acordos que salvaguardaram a maior parte de nossos direitos e conquistas.
E, mesmo nos casos em que, até o momento, não fomos bem-sucedidos, como a Resolução CGPC 26, de 29.09.2008, não podemos nos considerar derrotados, pois   a luta pelos nossos direitos continua junto à Justiça. 
O site da AAFBB e a Revista CONEXÃO AAFBB, têm mantido os associados atualizados sobre esses assuntos.
Após Loreni de Senger, o companheiro Beto Dias foi quem falou.
Beto Dias parabenizou os presentes pelo sucesso daquele encontro, expressou seus votos de confiança e exitosa atuação para os dirigentes da AAFBB, e desejou felicidades a todos. Fiquei satisfeito por ver o Beto Dias tão bem-disposto. Emagreceu, está alegre, ágil e ativo, como nunca o tinha visto antes.
Em seguida falou o Bento.
Os almoços na AAFBB não teriam o mesmo colorido sem os  discursos do Bento.  Ele é uma pessoa querida e respeitada por todos os associados.
Sempre expressou livremente seus pontos de vista sobre os mais variados e controversos temas, mesmo que, muitas vezes, contrarie pontos de vista consagrados por grande parte de nossos companheiros. 
Por essa razão, o Bento é admirado.
Justamente por ser a prova pessoal de que a AAFBB é um ambiente absolutamente democrático em que os associados podem se expressar, sem receios e constrangimentos, sobre quaisquer assuntos que desejem abordar.
A Presidente da AAFBB, Célia Laríchia, que se manifestou  por último,  ressaltou o intenso e duro trabalho desenvolvido pelos dirigentes da associação, para a luta contra tantas frentes, ao mesmo tempo, na defesa de nossos interesses, corroborando as palavras da companheira Loreni de Senger.
Na AAFBB, convivem, pacífica, harmoniosa e fraternalmente, associados que defendem quaisquer posições políticas, religiosas, de gênero, ou de quaisquer outras tendências.
Tenho amigos na AAFBB que me chamam de “caro amigo coxinha” e eu afetuosamente retribuo, os classificando de “queridos amigos petralhas”. E tudo termina em abraços, risos, chopes e música.
Há ambiente melhor, mais sadio e mais democrático do que esse?
O importante é que estamos todos no mesmo barco e defendendo os mesmos interesses.
Por isso, sempre programo meus compromissos pessoais e ajusto meu calendário para   comparecer aos almoços mensais da AAFBB.

Abraços em todos.

ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

10 comentários:

  1. Caro Articulista Adaí,

    Afinal de conta qual foi a razão ou as razões para tanta gente comparecer a esse almoço?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Boa pergunta. As razões podem ter sido várias.
    Cassi, Previ, boatos de privatização do BB, minutas de resoluções da CGPAR, proximidade de novas eleições na AAFBB e por aí vai.
    Ou quem sabe se, naquele dia especial deu formiga na cama e todo decidiu ir à AAFBB?
    O que importa é que foram bos momentos junto a ex-colegas e amigos.
    Afinal de contas a vida é para ser vivida.
    Vá ao próximo almoço.
    Recomendo.

    Abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  3. Caro Articulista,

    Se é para comer, eu como em casa.
    Quero saber é o que foi dito de bom para nós.
    Só temos recebido notícias ruins ultimamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Ninguém foi à AAFBB somente para para comer. Se fosse para comer poderíamos ir no botequim da esquina para tomar chopes e comer pasteis.
      Fomos para nos informar sobre assuntos de nosso interesse, encontrar ex-colegas e amigos e, por que não, degustar de um cardápio bem apurado em um ambiente de alegria, confraternização e descontração.
      E posso lhe garantir: valeu a pena !!!
      Foram momentos muito bons !!

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Companheiro,

    Quais são as novidades sobre as eleições na AAFBB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Acesse o site da AAFBB e lá você encontrará todas as informações no tópico Eleições na AAFBB.
      A última notícia sobre esse assunto é o Edital de Convocação 2017, com data de 14.08.2017.
      Vá acompanhando as novidades pelo site.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Sérgio Pires Ferreira-Florianópolis SC2 de outubro de 2017 às 14:14

    Você sempre atuante e nos informando sobre o que é e o que representa para todos nós do BB a nossa AAFBB .Estou morando em Floripa mas pretendo um dia participar desses almoços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sérgio Pires Ferreira,

      Além do ambiente da AAFBB ser muito salutar, amigável e de congraçamento, é um lugar muito importante de ser frequentado, pois é quando seus dirigentes nos dão "informações de cocheira" que levam a permanecer atualizados sobre assuntos de nosso interesse e também é onde você pode resolver muitos assuntos. E a reboque você ainda vai degustar uma saborosa refeição cercado de amigos e colegas aposentados e da ativa.
      Vale a pena vir.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Caro colega,

    Nunca fui à AAFBB no Centro até porque moro distante, mas o seu artigo me provocou tanta curiosidade que procurarei comparecer no próximo almoço.
    Tenho algumas dúvidas em relação a processos judiciais. Será que consigo ser atendido com facilidade pelo setor jurídico da associação?

    ResponderExcluir
  7. Caro Anônimo,

    Vá que você vai gostar. Como em qualquer lugar, naturalmente você vai se sentir inibido pois não conhece quase ninguém, não está familiarizado com o ambiente, etc.
    Mas as pessoas são bem acessíveis. Você fará amigos rapidamente.
    Em relação a processos judiciais ou consultas na área jurídica o A
    Escritório de Advocacia Hugo Jerke presta esse tipo de assistência na AAFBB.
    São advogados muito competentes e atenciosos.
    Mesmo nos dias de almoço o escritório presta assistência aos associados.

    Abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir