quinta-feira, 26 de outubro de 2017

AAFBB em FOCO - 26.10.2017

Caros Amigos,

Em 24.10.2017, tive o prazer de participar do coquetel de comemoração dos 66 anos de fundação da AAFBB, que ocorreu no Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB.
Nada como ir a esses encontros e conversarmos diretamente com as pessoas para obtermos informações privilegiadas. Esse é um fator importantíssimo para quem tem um blog nesta área.
É também um momento para rever colegas e amigos, conhecer outras pessoas e fazer novas amizades.
Nesta altura da vida, um dos maiores prazeres é desfrutar do convívio de  nossos amigos.
Ambiente de trabalho, por mais descontraído que seja é, como o nome diz, lugar para trabalhar.  Particularmente, me sinto muito constrangido em interromper o trabalho de outrem para conversar.
O ambiente ideal para tanto é um evento como esse coquetel da AAFBB, os almoços mensais da associação, idas à sede campestre em Xerém, etc.   
Na hora da entrada no CCBB, o saguão ficou cheio rapidamente.
Vou tentar fazer um resumo de minhas impressões do evento e das pessoas com quem conversei, mas peço desculpas antecipadas se não citar  alguém presente à cerimônia,  pois   eram muitos convidados.
A primeira pessoa com quem me deparei foi o Gilberto Santiago. A Helena, minha esposa, falou com ele da satisfação que tinha em o conhecer em razão do meu apreço e admiração pela sua atuação na AAFBB. De fato, foi pelos artigos do Gilberto Santiago na coluna “Antenado”, na antiga revista da AAFBB, hoje “Conexão AAFBB”, que me iniciei nos assuntos relativos à nossa área. Depois que conheci o Gilberto Santiago pessoalmente, estabeleceu-se entre nós uma sólida relação de amizade.
O Mário Bastos, com quem trabalhei há 35 anos na CACEX, aproximou-se de nós e a conversa ficou divertida com o espírito expansivo e espirituoso do Mário. O Waldyr Argento, que também trabalhou conosco na CACEX, juntou-se à roda e rimos um bocado ao relembrar  causos do passado. A Helena se divertia à beça com o papo entre nós.
A Célia Laríchia aproximou-se com o marido José Naylor Laríchia.
Ela estava elegantíssima em um longo brilhante cor púrpura mesclado com negro e cinza, com toques floridos dourados, tudo combinando com jóias discretas e um maravilhoso sapato alto preto.
O José Naylor Laríchia, que eu tinha curiosidade em conhecer há muito tempo, parece um poeta com seus longos cabelos brancos cacheados. Mas, de fato, é   economista de Furnas.
O negócio dele não são poesias e sim cifras ($$$$). É uma pessoa discreta, comedida, mas é muito simpático e gosta de uma boa conversa.
A Célia e a Helena conversaram rapidamente, tiramos fotos e aproveitei para solicitar à fotógrafa que me enviasse algumas fotos para colocar neste blog. 
A Célia Laríchia, como presidente da AAFBB e anfitriã da solenidade, logo foi recepcionar outros convidados.
A filha de Célia Laríchia, a advogada Renata Xavier Laríchia, chegou com seu marido, Leandro Leal, que também é advogado. Conversei um bocado com o  Leandro, um rapaz culto, simpático e comunicativo. A Célia já tinha me falado da Renata Laríchia, mas nada como conhecer alguém pessoalmente. A Renata é uma jovem muito bonita e cativante. Também é arguta, ativa e inteligente. É uma pessoa fadada a ser bem-sucedida na vida.
Logo após me deparei com o advogado Hugo Jerke. Assim que perguntei pela Amyne Jerke, ela apareceu esfuziante e feliz da vida. Nos abraçamos e, de imediato, percebi a razão de tanta alegria. Vai nascer mais um brasileirinho daqui a uns dois meses. Vai ser o terceiro filho de Amyne e Hugo. Já tem até nome escolhido: Miguel.
Deus foi muito pródigo com esse casal. Amorosos, classudos, requintados, cultos, sadios, inteligentes e bem-sucedidos profissionalmente. Ainda vou ter o prazer de conhecer o Hugo Jerke pai para o parabenizar por tanta  felicidade na vida.
De repente, surge o Odali Dias Cardoso, sempre alegre, descontraído e brincalhão, junto com a simpática Nilceia, sua esposa. Odali me abraçou efusivamente e, frente aos amigos, fez a propaganda deste blog e me agradeceu pela força dada para sua reeleição.
Menos, Odali, menos!! Você foi reeleito pelas suas virtudes pessoais, pelo apoio de sua maravilhosa esposa Nilceia, pelo apoio de seus filhos, pelo imenso círculo de amigos que você criou à sua volta, e por tudo que você fez de bom pela AABB. Se não fosse por todas essas virtudes pessoais, pelo seu esforço, e por suas conquistas não haveria propaganda que o levasse a ser eleito.
Ao conversar com a Nilceia, ela me disse que a Revista AABB publicou o texto de minha matéria neste blog sobre as eleições na AABB. Não recebi a revista, mas, Nilceia, se possível, peço o favor de entregar uma cópia da Revista AABB ao Júlio Alt que ele a entregará a mim.
Ao falar em Júlio Alt, também companheiro da CACEX, ele estava presente, em companhia de sua simpática e bonita esposa Valéria e, como sempre,  brincalhão e gozador.
Logo me deparei com meu amigo Nelson Luiz de Oliveira, a quem chamo de “empinador de pipas”, em razão de uma reportagem na Revista da PREVI, que abordou seu prazer de empinar pipas. Fui tentar imitar seu hobby com um garoto que empinava pipas no Aterro do Flamengo e quase desmaio. É preciso muito fôlego para ficar correndo atrás de pipa para lá e para cá.
Deve ser por isso que o Nelson Luiz é tão elegante e magrinho.
O Nelson Luiz de Oliveira estava muito bem acompanhado da charmosa e elegante  Sandra Tripoli, que trabalhou na Petrobrás. Ou seja, o Nelson Luiz, além de ser um exímio empinador de pipas, também tem uma sensibilidade apurada no que tange à escolha de suas amizades e companhias, como atesta a bela Sandra Tripoli.
Fui conversar com o outro Nelson, meu amigo Nelson Leal, que vai ser o novo representante da AAFBB no Estado do Rio de Janeiro. Sempre é um prazer trocar uma prosa com uma pessoa divertida e espirituosa como o Nelson Leal, a despeito de nossas diferenças ideológicas e políticas.
De passagem, cumprimentei o jovem advogado Eraldo, que atua na área  jurídica da AAFBB, chefiada pelo  meu amigo e também causídico  Waldyr Argento. O Eraldo tem um futuro promissor na AAFBB.
Um outro rapaz que admiro pela sua maneira atenciosa, polida e que presta um atendimento primoroso na área de seguros, o Alexandre, foi outra pessoa com quem tive o prazer de conversar.
Encontrei o Carlos Fernando, o CAFÉ, e voltei a lhe pedir um resumo das atividades em sua área para lançar um artigo mostrando como é e como funciona toda a estrutura física e administrativa da AAFBB, que está sob seu comando.
CAFÉ, sei que você vai ter muito trabalho nessa tarefa, mas posso lhe garantir que o resultado final vai ser compensador e muito elogiado pelos associados. Basta ver a repercussão positiva que teve o artigo que escrevi sobre a Sede Campestre da AAFBB em Xerém.   
Em um canto, estava reunido um grupo que conversava animadamente, que era composto por Adolpho Gonçalves Nogueira, Noé Fernandes Marques Neto e José Mauro Cordeiro, todos da direção da AAFBB. O Adolpho e o Noé são do CONFI e o José Mauro é o chefe da área de seguros. O José Mauro é uma fera em seu campo de atuação. O homem sabe tudo sobre seguros e está me devendo, há muito tempo, uma matéria sobre seguros para que possa colocar no blog, citando seu nome, naturalmente.  O Adolpho Gonçalves Nogueira está se candidatando    a delegado na seccional RJ-Capital pela COOPERFORTE, com o nº 66181. Torcemos por sua eleição. O pleito será em 30.10.2017.
Cruzei com o Ari Sarmento do Valle Barbosa.  Quando vou à AAFBB só vejo o Ari agitado, indo de uma área para outra. Está sempre trabalhando. Parece um tubarão branco que vive em movimento constante.  Pelo menos no CCBB consegui falar um pouco com ele. A conversa estava muito boa e girou sobre amenidades. Nada de muito relevante mas ele logo foi chamado por alguém para a solução de um assunto. Nosso diálogo parou por ali.
Também conversei rapidamente com o Odilon e o parabenizei pela posição que ocupará no CODEL. Gostaria de falar   mais tranquilamente com o Odilon. Ele leva jeito de ser uma pessoa serena e equilibrada. No CODEL, certamente terei essa oportunidade.
Também falei rapidamente com a querida, atenciosa e suave Cristina Pizzini, que atua no Conselho Administrativo- CADMI, da AAFBB.
Ela é uma pessoa que tem muita habilidade e diplomacia com todas as pessoas que vão tratar dos mais diversos assuntos no CADMI.
Subitamente, me defrontei com um personagem que admiro muito, que sempre leio seus artigos com atenção, e que sempre tive curiosidade de conhecer pessoalmente, que era o Reinaldo Fujimoto, presidente da ANABB. Eu o abordei, me apresentei e ele também disse que já havia lido vários artigos em meu blog.  O Reinaldo Fujimoto me passou a exata imagem de uma personalidade formada dentro da disciplina, da discrição e da seriedade nipônicas. Não cheguei a saber se ele é nissei (filho de japonês) ou sansei (neto de japonês).  Perguntei pelo Fernando Amaral, que é outro dirigente da ANABB que aprecio muito. Vira e mexe vejo os filmes gravados com o Amaral na ANABB. Falamos sobre as dificuldades que, como presidente da ANABB, ele enfrenta para administrar uma organização gigante como a ANABB, nestes tempos bicudos que geram grande descontentamento entre os associados.
Falei que, em minhas notas, sempre defendo o papel das associações, que considero fundamentais na defesa de nossas causas, apesar das dificuldades momentâneas pelas quais estamos passando.
O papo estava agradável, mas surgiu outra pessoa que foi discutir um assunto com ele e nossa conversa foi concluída.
Gostei de conversar com o Reinaldo Fujimoto. Auguro sucesso crescente em sua trajetória na defesa de nossos interesses.
Outra personalidade com quem quis conversar um pouco e não consegui, foi o Marcel Barros, Diretor de Seguridade da PREVI.
Ficou quase todo o tempo cercado de pessoas que lhe faziam  perguntas.
O Marcel ocupa uma posição espinhosa na PREVI. Calculo como deva se sentir emparedado por todos os lados por tantos interesses e pedidos conflitantes.
Tem de ser especialista em finanças e seguridade, dirigente do maior fundo de pensão da América Latina, político, diplomata, e até fazer o papel de analista para ouvir tantos pedidos, lamentações, queixas e reclamações.
Se não pude conversar com o Marcel, evidentemente tive um prazer maior ao conversar rapidamente com a Cecília Garcez.
Cecília Garcez é elétrica. Está sempre antenada, de olhos bem abertos e com audição apurada.
A Cecília Garcez é que me deu incentivo logo que lancei este blog. Depois de uma semana, meu blog só   tinha 25 acessos.
O blog da Cecília já estava com a espantosa marca de mais de 1.700.000 acessos. O blog do Medeiros superava 2.000.000 de acessos.
Lamentei com meus botões: “Vou jogar a toalha, isso é muito frustrante e deprimente!!”.  Foi então que recebi uma mensagem da Cecília Garcez me incentivando, pedindo para não desistir, que eu escrevia bem, que no começo era assim mesmo, etc. etc.  
Nunca esqueci seu gesto de apoio.
Hoje tenho uns meros 176.000 acessos, o que ainda é muito pouco frente a outros blogueiros da área.
Mas, para mim, o importante é que essa atividade me traz muita satisfação. Fiz muitos amigos (e alguns desafetos) nessa jornada.
Na vida temos de abraçar causas e ter projetos pelos quais lutar. Conversamos mais um pouco e a Cecília me disse que o ânimo na PREVI está muito positivo com a alta da Bolsa e com as notícias auspiciosas na recuperação da economia.
Na minha modesta opinião, se a Bolsa continuar a subir e surgirem boas notícias na economia, até poderemos sonhar que surjam boas surpresas na PREVI. Mas, volto a repetir que isso é apenas um pitaco meu. Não quero passar pela mesma situação de um dirigente que, quase no fim do recebimento do BET, falou em passar o BET para BEP (benefício especial permanente). 
Cecília Garcez foi chamada para dar uma opinião em um grupo e encerramos nossa conversa.
A minha perna direita começou a doer (sequela de um acidente que sofri há algum tempo).  Encostei em uma coluna para relaxar e ouvir um conjunto admirável de três hábeis violinistas com uma seleção excelente de músicas clássicas.
Era o conjunto “Trio Violino Classe A”, que reunia o  pai Vaciet e seus dois filhos, Ricardo e Marcelo. Apuradíssima escolha da AAFBB.
Meu dileto amigo Mário Bastos se aproximou e começamos a conversar bem  baixinho.
De repente, a música parou e todos se aproximaram de um tablado perto da coluna.
A Célia Laríchia subiu, tomou o microfone e fez um discurso muito tocante de agradecimento a todos pela presença naquele evento de comemoração pela passagem dos 66 anos da AAFBB.
A Célia Laríchia tem um dom nato de falar em público de improviso e de forma primorosa.  É calma, é concisa, é objetiva, tem o timbre de voz perfeito, tem uma memória infalível e tem uma precisão e elegância de oratória incomparáveis.
Falou dos primórdios da criação da AAFBB, citou várias passagens na existência da associação, falou da sede campestre em Xerém, discorreu sobre as lutas em defesa dos aposentados e do pessoal da ativa do BB, das diversas causas promovidas pela associação, do apoio jurídico prestado pela AAFBB, e da defesa dura e sem tréguas dos interesses dos associados na    PREVI e na CASSI. Também falou do notável papel do companheiro Gilberto Santiago.
Ao final de sua apresentação, abordou o tema das eleições na associação para o quadriênio 2018 a 2021.
Confirmou a homologação da Chapa “TODOS pela AAFBB”, liderada por Loreni de Senger, que foi a única inscrita para o pleito.
Loreni de Senger, muito elegante em um belo e longo casaco prateado  e sapatos de cor marrom em diversos tons, foi convidada por Célia Laríchia para falar.
Loreni de Senger foi concisa, objetiva e breve. Muito dentro de seu estilo de ser e agir.
Loreni se comprometeu para a concretização de diversos projetos em relação à AAFBB e também discorreu sobre  seu papel como membro eleita do Conselho Deliberativo da CASSI, na defesa dos interesses dos associados. Por fim, ressaltou o papel fundamental dos demais dirigentes que comporão a chapa “TODOS pela AAFBB”, para atingir os objetivos de engrandecimento da associação.
Ao final, agradeceu a presença de todos.
Célia Laríchia e Loreni de Senger foram calorosamente aplaudidas e abraçadas pelos presentes no evento.
Eu e a Helena começamos a nos despedir dos amigos e, logo na saída do CCBB, para minha surpresa e alegria, recebi outro abraço afetuoso do Odali Cardoso que, eufórico, me apresentou à roda de seus amigos e interlocutores, entre eles, novamente, o sério Reinaldo Fujimoto que, nessa hora, enfim, deu boas gargalhadas.
Sai dali radiante e feliz. Foi uma noite inesquecível.
O coquetel foi uma oportunidade preciosa para rever companheiros e fazer novos amigos.
Foram momentos descontraídos e agradáveis em que até tivemos a oportunidade de conversar sobre nossos interesses com companheiros de outras associações e com dirigentes da PREVI e da CASSI.
Muitas dessas ideias, trocadas de forma informal, certamente vão frutificar na imaginação de cada um dos participantes daquele coquetel e poderão gerar resultados positivos para a vida de todos nós.
Penso que seja dessa forma civilizada, educada, amigável e    respeitosa, que conseguiremos atingir nossos objetivos com o mínimo de desgastes e conflitos entre todas as partes. 
Um grande abraço em todos.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

4 comentários:

  1. Caro Adaí,
    Gostei de seu artigo. Longo mas bonito.
    É isso mesmo, temos de ser educados e sensatos com as pessoas.
    Estou muito descontente com mita coisa que está acontecendo no país.
    Mas fazer o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Refleti sobre seu comentário.
      Muita coisa nos deixa descontentes no Brasil. Mas acho que nunca, desde a criação deste país, passamos por tantas mudanças como estamos passando agora.
      Estamos em um processo de mudança de mentalidade e isso é uma transformação muito profunda e traumática. Pode durar gerações.
      Pode parecer que estejamos recuando no processo. Ledo engano.
      Pode estar acontecendo que momentaneamente estejamos dando um passo atrás. Mas, tenha certeza, logo após, estaremos dando dois passos à frente.
      É assim mesmo.
      Considero importante ser participativo nesse processo de mudança.
      É isso que devemos fazer.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Renata Laríchia - Tocantis Advogados30 de outubro de 2017 às 14:43

    Obrigada, Dr. Rosembak! Pelas lindas palavras sobre a minha família e meu marido! Muito sensível e delicado de sua parte.



    Nós adoramos.



    Um grande abraço,



    Renata Larichia
    Tocantins Advogados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Renata Laríchia,

      Você e seu marido Leandro Leal são merecedores de todos os encômios colocados na nota e outros mais. Vocês formam um casal maravilhoso.
      É uma felicidade muito grande para seus pais terem uma filha como você e um genro como o Leandro.
      Agora vou me atrever a dar um pitaco ousado: essa família precisa crescer !! Já antevejo a Célia Laríchia embalando bebê. E com um avô poeta olhando tudo maravilhado.
      Felicidades para vocês !

      Um abração deste já amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir