terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A HORA E A VEZ DAS MULHERES

Caros Companheiros,

Estou muito feliz com a solenidade da qual tive a honra de participar na AAFBB, no dia 11.12.2017, que deu posse aos novos membros do CODEL, eleitos na AGO do dia 07.11.2017  e que elegeu, por unanimidade, a Mesa Diretora do mesmo conselho (Presidente, Vice-Presidente, e dois Secretários com mandato de quatro anos), e a considerar empossada a partir de 01.01.2018.
Na mesma oportunidade, foi considerado empossado, também a partir de 01.01.2018, com mandato de quatro anos, o novo CADMI (Presidente e quatro Vice-Presidentes).
O companheiro GILBERTO SANTIAGO, em exercício na Presidência do CODEL até 31.12.2017, que liderou a solenidade, chefiará o CONFI (Presidente, Secretário e Membro do Conselho).
A despeito da imensa admiração e respeito que tenho pelo GILBERTO SANTIAGO, que já foi foco de diversos artigos neste blog, vou me ater às líderes que foram eleitas para o CADMI e para o CODEL, que são, respectivamente, LORENI DE SENGER e CÉLIA LARÍCHIA.
Existe uma máxima que diz:
“O homem se realiza pelo poder e a mulher se realiza pelo amor”.
Nada mais verdadeiro e nada mais necessário para os momentos turbulentos que vivemos.
O que mais precisamos no alto nível de discussões na defesa de nossos interesses é o poder de convencimento pelo carisma pessoal, habilidade e envolvimento por gestos calculados, pela escolha precisa das palavras, pela racionalidade do raciocínio, e por muita diplomacia e sangue frio.
Quem melhor para atuar nesse delicado e sofisticado campo de guerra com essas armas? As mulheres.
Pela escolha de minhas palavras já dá para entender que uma mulher nunca usaria as palavras “campo de guerra” e “armas”.
Muito certamente, se utilizaria dos termos “campo para entendimentos, conciliação e solidariedade”. Mas nunca os termos “campo de guerra” e “armas”.
LORENI DE SENGER e CÉLIA LARÍCHIA são duas mulheres admiráveis e cada uma, dentro de seu estilo, são as dirigentes que escolhemos para nos representar nesse “campo de entendimentos, conciliação e solidariedade”.
LORENI DE SENGER, que também é Conselheira Deliberativa eleita da CASSI, é uma executiva por excelência. Firme, atuante, hábil, negociante objetiva e centrada na consecução dos objetivos que atendam aos interesses dos funcionários da ativa do BB, dos aposentados e pensionistas.
CÉLIA LARÍCHIA também é uma executiva determinada e experiente. Disciplinada, afável, diplomática e dotada de um magnetismo pessoal que cativa a todos, sempre foi enaltecida por este blogueiro pelo seu estilo simpático e amigável que conquista a todos.
LORENI DE SENGER e CÉLIA LARÍCHIA são muito amigas e comungam dos mesmos objetivos de fortalecimento e engrandecimento da AAFBB.
Assim, podemos ter absoluta certeza que as escolhas para a nossa associação foram as melhores possíveis.
Sempre faço questão de exaltar o lado positivo das pessoas.
Levanto essa questão em razão de, por diversas vezes, ter sido acusado de “puxa-saco” e “interesseiro”.
Não enxergo qualquer sentido nem qualquer finalidade em criticar ou citar aspectos negativos de quem quer que seja. Para que criar inimigos e desafetos?
Parto da premissa de que todos somos humanos, portanto falíveis. Mas creio na grandeza de nossa   essência espiritual e penso que nossas realizações pessoais superam de muito eventuais pontos fracos ou falhas em nossas vidas.
Portanto, não entendo nem aceito acusações de que esteja “puxando o saco de quem quer que seja.”
Nesta altura da vida minha maior ambição não é ter mais dinheiro ou poder. Ganho o suficiente para desfrutar de uma existência modesta, mas feliz.
Tenho sim, a necessidade e o prazer de fazer cada vez mais amigos.
“Fazer amigos e influenciar pessoas”, o título do best-seller de Dale Carnegie, é o sentido atual  que procuro imprimir à minha  vida.
Portanto, em minhas notas, continuarei a exaltar   os momentos divertidos e agradáveis que desfruto com meus amigos na AAFBB.
E não deixarei de exaltar a inteligência, o preparo cultural   e a experiência de vida de todos. 
Especialmente em relação às mulheres, que me perdoem seus companheiros, mas não pouparei elogios à beleza, à postura e elegância,  ao senso de humor,  e  altivez espiritual de todas.
Nessa solenidade de posse do novo corpo administrativo da AAFBB, não posso deixar de destacar a beleza e a elegância de CÉLIA LARÍCHIA, que trajava um conjunto verde escuro com florais negros (CÉLIA, desta vez acertei na cor?) e LORENI DE SENGER, que exibia um belo casaco negro sobre um vestido cinza brilhante.
Outra pessoa cativante e sempre risonha é a REGINA MARÇAL DE CARVALHO SEIXAS, que trajava um bonito vestido branco com floreado vermelho.
As mulheres sempre capricham no vestuário. Os homens não têm o mesmo apuro.
Eu não segui meu instinto e deixei de comprar um blazer para a solenidade por sugestão do NELSON LEAL. Esse NELSON me prega cada uma...
Enquanto a ata não ficava pronta, o GILBERTO SANTIAGO abriu um espaço de tempo para quem quisesse falar. Pensei que o primeiro a discursar fosse o BENTO, mas, para minha absoluta surpresa, ele não falou.
Quem tomou a palavra foi o MÁRIO FERNANDO ENGELKE. Simplesmente brilhante. Falou da grandeza e do papel da AAFBB na defesa de nossos interesses. Comungo inteiramente com a posição do MÁRIO FERNANDO ENGELKE. Ele foi muito incisivo ao elogiar os componentes da nova administração. A MARIA TEREZA DE SOUZA SILVA, sua esposa, que estava sentada na fila atrás de mim, e trajava um elegante conjunto branco, ficou maravilhada com o discurso do marido.
Um outro companheiro que falou muito bem, apresentando razões que justificavam a existência da AAFBB para enfrentar os momentos ameaçadores que vivemos, foi o RINALDO TENÓRIO, representante da AAFBB em Recife (PE).
Logo no início da solenidade, sentei ao lado do DOUGLAS LEONARDO GOMES. Conversamos um bocado sobre a situação difícil pela qual passa a CASSI. Concordamos na adoção de várias medidas que prefiro não explicitar aqui.
Para um bom entendedor, a realidade bate às nossas portas.
Depois o DOUGLAS foi sentar com a REGINA MARÇAL DE CARVALHO SEIXAS. São grandes amigos.
O CAFÉ (CARLOS FERNANDO) sentou ao meu lado. O homem estava numa elegância ímpar,  um verdadeiro galã. Parecia um dançarino de tango em Buenos Aires.
Depois conversei com o NELSON LUIZ DE OLIVEIRA e o parabenizei pela nova posição no CADMI. Gosto de conversar com o NELSON. É uma pessoa agradável e espirituosa.
Encontrei rapidamente o JULINHO ALT. Sempre alegre e de paz com a vida.
Ao fim da solenidade, fomos para outra sala para os comes e bebes. E tive o prazer de dar um abração no meu amigo ODALI DIAS CARDOSO.
Estou para ir na AABB tomar um vinho com ele.
Amigo ODALI, qualquer hora apareço por lá!!
Conheci o WALDENOR MOREIRA BORGES FILHO, o representante da AAFBB em São Paulo. WALDENOR, quando for em São Paulo, eu o procurarei.
De passagem, dei um abraço no JOSÉ ODILON GAMA DA SILVA. Pessoa discreta e formal. Ele sairá do CADMI e irá para o CODEL. Vai continuar convivendo com a CÉLIA LARÍCHIA. É um felizardo.
Encontrei o ARI SARMENTO. Do jeito que eu e o ARI estamos, vou promover um campeonato de barrigas e garanto que vou ser um páreo duro para o ARI SARMENTO.
Também falei com o NOÉ FERNANDES e o ERNESTO PAMPLONA. Papo rápido pois estava indo  embora.
No elevador encontro o HUGO JERKE e, agradeço a paciência de todos no elevador, quando o HUGO JERKE saiu, e eu vi a AMYNE JERKE. Pedi um momento ao ascensorista e a todos no elevador para abraçar a simpática e risonha AMYNE. Se a AMYNE continuar trabalhando como trabalha, pelo tamanho da barriga, o futuro MIGUEL JERKE, vai nascer em uma mesa do departamento jurídico. Imagino a cena: toda a mulherada da AAFBB descendo para ajudar no parto e ver o bebê.
AMYNE, vai para casa!!!
Desci e fui esperar minha mulher. Estava cansado e com as pernas doendo. Tinham me nomeado   o Papai Noel na noite anterior no condomínio. Tive de dar presentes e tirar fotos com cerca de 300 crianças. Mas foi uma noite feliz. Já me nomearam Papai Noel para o ano que vem.
Se não citei alguém, desculpem-me. Isto não é mais um artigo; parece um testamento.
Deixo uma mensagem para os colegas que, com justa razão, encontram-se desencantados com os caminhos que o BB, a PREVI e a CASSI estão tomando.
Não somos só nós que estamos nessa situação. É o país todo.
Estamos passando por uma revolução. Um novo mundo está nascendo.
Estas são as dores do parto.
Vivam intensamente este momento.
Voltem às associações, agreguem-se aos companheiros e vamos partir para a discussão de soluções para os momentos que vivemos.
Já resolvi muita coisa na minha vida com o apoio profissional e social de amigos que conheci na AAFBB.
Fiz e ainda faço novos amigos.
Encontrei pessoas com as quais trabalhei há 30 anos atrás.
Foi e continua sendo um prazer extraordinário!!
Isso é vida!!!

Grande abraço em todos,

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB  

2 comentários:

  1. Senhor Adaí,
    Gostei muito de seu artigo. Não aço parte de nenhuma associação. Mas pelas críticas de vários colegas resolvi não entrar para nenhuma associação. Pelo menos por enquanto. Estou precisando cortar despesas...
    E pouco vou ao centro da cidade.
    Mas, quem sabe, eu possa entrar na AAFBB? Vou pensar.
    Sempre leio seu blog.
    O senhor escreve sobre vários assuntos e não só sobre os assuntos dos bancários.
    Isso é bom e torna o blog mais interessante.
    Continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Grato pela apreciação de meu artigo.
      É bom que os outros façam elogios ou críticas ao que escrevemos.
      Tendemos sempre a enaltecer o que criamos.Quer uma dica? Se você pode ir de metrô, BRT ou qualquer outro meio à AAFBB, entre de sócio.
      É um ambiente agradável e seleto.
      Adicionalmente estamos sempre discutindo nossos assuntos.
      E isso sempre é importante para nossas vidas.
      Essa é a minha dica.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir