quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

AAFBB em FOCO - 21.12.2017

Caros Amigos,

Ontem foi o dia do almoço mensal na AAFBB. O último almoço do ano de 2017.
Por motivos peculiares foi o melhor evento na associação ao qual tive o prazer de comparecer.
Foram noticiados e ressaltados, entre outros temas, a luta sem quartel na defesa de nossa CASSI, os dados positivos em relação à PREVI e as alterações em relação ao novo quadro administrativo da AAFBB para o quadriênio 2018/2021.
Mas tive a oportunidade de, pela primeira vez, enxergar a AAFBB com outros olhos.
Passei a ver  a AAFBB não como uma mera associação de pensionistas e funcionários da ativa e aposentados do BB, mas como um segundo lar, um lugar acolhedor e caloroso onde companheiros irmanados por objetivos comuns, se confraternizam e encontram apoio, amizade, conforto,  ajuda e solidariedade para a solução de seus problemas.
Cheguei mais cedo e fui à sala dos aposentados no 11º andar.
Como o almoço ainda demoraria, procurei me atualizar diretamente com os aposentados sobre a ajuda prestada pela AAFBB em suas diversas áreas e o serviço de assistência jurídica sob o comando do Escritório de Advocacia HUGO JERKE.
Como tenho este blog procuro estar sempre a par de tudo que ocorre em nosso meio.
Da mesma forma como em outras oportunidades, constatei que os associados que frequentam a AAFBB estão plenamente satisfeitos com a assistência especializada prestada pelas diversas áreas da associação e com a assistência jurídica do Escritório HUGO JERKE.
Eu próprio já fui muito bem orientado pelos causídicos do Escritório HUGO JERKE em relação a dúvidas jurídicas em várias áreas. Em particular, destaco o papel da Advogada AMYNE JERKE, que me deu informações extremamente valiosas e precisas em relação a vários desafios de ordem jurídica que enfrentei.
Não poderia deixar de citar, entre tantos outros, a atuação dinâmica e eficiente da querida companheira REGINA MARÇAL DE CARVALHO SEIXAS, Vice-Coordenadora do Conselho de Usuários da CASSI no Rio de Janeiro.
Então, ressalto o papel das companheiras e amigas que estão sempre a postos para nos ajudar, que são LORENI DE SENGER, AMYNE JERKE e REGINA MARÇAL DE CARVALHO SEIXAS, que poderíamos chamar, figuradamente, de nossas “TRÊS MOSQUETEIRAS”.
Ouço constantemente, na sala dos aposentados, estórias tocantes de companheiros que se encontravam em situações profundamente aflitivas e foram socorridos de forma rápida e eficiente por colegas da AAFBB.
Por essa razão, não entendo e não aceito críticas à atuação das associações por parte de outros colegas que, por uma razão ou outra, não tiveram sucesso nos seus pleitos, ou que não entendem as lutas e os obstáculos que são interpostos na luta das associações na defesa dos interesses de seus associados.
Alguns, apoiados nessas falsas premissas, chegaram ao extremo de se desligarem de suas associações.
Mas, volto a repetir, apesar da diversidade de óbices, que muitas vezes impedem o sucesso de causas de muitos associados, as associações comumente conseguem contornar essas barreiras para prestar, com pleno sucesso, o melhor atendimento aos associados.
Essas considerações se estendem não só à AAFBB e à ANABB, mas também às demais associações ao redor do país.
Fui até o CODEL e nunca o vi tão movimentado como ontem.
A SONINHA trabalhava sem parar. Com as eleições na associação ela tinha de expedir vários  comunicados  às coirmãs e aos conselheiros em todo o país, tinha de atender telefonemas, mensagens por e-mail, recados e pedidos,  os mais variados, de todos os estados, e dar atendimento pessoal a inúmeros companheiros que compareciam pessoalmente ao CODEL para o esclarecimento de dúvidas.
O MÁRIO BASTOS e o NELSON LEAL estavam atarefadíssimos revendo textos, conferindo dados e fazendo correções de toda ordem em atas e relatórios.
A trabalheira era tanta que esquecemos do horário do almoço.
Quando chegamos ao 10º andar, o salão estava lotado e tivemos de nos separar. Era tanta gente que tiveram de improvisar uma outra mesa atrás da mesa principal.
Por sorte, consegui um lugar em frente do NELSON LUIS DE OLIVEIRA, que foi nomeado para o cargo de Vice-Presidente de Administração-VIPAD, no CADMI – Conselho Administrativo.  Ao lado dele estava sua amada, a bela SANDRA TRIPOLI.
Essa foi a oportunidade que tive de conversar mais reservadamente com o NELSON e a SANDRA.
E confesso que fiquei embevecido com o relato da consagração de uma maravilhosa história de amor de longa data.
Em respeito à privacidade, ao profundo amor, carinho e felicidade que unem esse   casal, não vou me permitir descrever detalhes do caminho para a realização afetiva e amorosa dessas pessoas tão especiais. Que Deus os mantenha assim!!
O CARLOS FERNANDO (CAFÉ) abriu o evento e passou a palavra ao JOSÉ ODILON que fez um breve relato de sua atuação na AAFBB, da qual passou a fazer parte logo após sua aposentadoria no BB. Falou de suas viagens por vários estados do Brasil e de seu empenho em continuar colaborando com toda a sua energia e dedicação para o bem da AAFBB e de seus associados, agora atuando no CODEL junto à CÉLIA LARÍCHIA.
Por motivos de ordem pessoal CÉLIA LARÍCHIA e ARI SARMENTO não compareceram ao evento.
A bonita e charmosa nutricionista FABIANA, chamada ao ambiente pelo CAFÉ e pelo ISAIAS (MANCHA), fez o anúncio do cardápio. Mal consegui ouvir as palavras de FABIANA tal a exaltação da rapaziada.
O almoço teve como entrada salada de palmito fatiado com creme, o prato principal, bacalhau gratinado (estava divino), sobremesa, pudim de leite ou abacaxi. Tudo regado com refrigerantes e vinhos branco e tinto.
O GILBERTO SANTIAGO estava perto de minha mesa acompanhado de seu irmão MARCOS ANTÔNIO SANTIAGO, Doutor em Física Nuclear pela Universidade de Innsbruck, na Áustria. Pessoa afável, alegre, simples, e um cientista internacionalmente renomado. O escritor e poeta CÉSAR, que doou um exemplar de seu último livro para a biblioteca da AAFBB também era outro convidado do GILBERTO SANTIAGO.
A LORENI DE SENGER tomou a palavra e falou inicialmente das importantes mudanças operadas no quadro administrativo da AAFBB com as últimas eleições.
LORENI discorreu sobre a forma atropelada e autoritária, como o Governo, através do órgão de pomposo e longo nome, CGPAR-Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, pretende interferir nos planos de saúde das empresas estatais.
Falou da Audiência Pública promovida em 30.11.2017, em Brasília, liderada pela Deputada ERIKA KOKAY (PT/MG), para debater as propostas de mudanças na legislação dos planos de saúde na modalidade de autogestão, em que o representante governamental, em lugar de propor trazer aos assistidos do SUS o mesmo nível de assistência à saúde, prestado aos associados dos planos de saúde de autogestão, ao invés disso, com suas propostas leoninas, sugeriu rebaixar a assistência desses planos de autogestão ao nível do péssimo atendimento prestado pelo SUS.
Por fim, LORENI DE SENGER agradeceu o apoio de todos pela sua consagração como nova presidente da AAFBB ao tempo que prometeu lutar com todas suas forças para o bem dos associados.
Como palestrantes, primeiramente discursou o BENTO, que propôs mudanças na AAFBB.
Logo após se manifestou o ADOLPHO NOGUEIRA, que parabenizou a todos pelos bons resultados financeiros da PREVI, que afastou qualquer temor de que os associados fossem obrigados a cobrir eventuais déficits, como vai ocorrer com outras EFPCs.
Por último, falou o GILBERTO SANTIAGO, que elogiou o sistema de votação adotado na AAFBB, que garante a lisura e o aspecto democrático das eleições na entidade.
Após os discursos,  CAFÉ deu por encerrado o evento.
Este blog estará em suspenso por alguns dias em razão de viagem deste blogueiro.

Desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

9 comentários:

  1. Comentário - Parte 1

    Caro Adai,

    Ao tempo em que agradeço e retribuo aos seus desejos de boas festas, permito-me traçar um comentário, em forma de perguntas, que, de há muito, tenho vontade de fazer.

    O amigo se inspira em alguém para estabelecer esse tipo de relatório, com os quais nos brinda periodicamente?

    Seria, por acaso, no nosso competente e inesquecível: Ibrain Sued?

    Veja o texto abaixo, que pretende homenagear àquele Colunista Social, mas que bem pode se aplicar à sua pessoa e ao trabalho que você desenvolve.

    Um grande abraço

    Chirivino


    Imortal sem fardão

    Os termos criados por Ibrahim Sued são usados até hoje

    Antônio Guerreiro / Agência O Globo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário - Parte 2

      O abecedário de Ibrahim Sued

      De ‘ademã, que eu vou em frente’ a ‘sorry, periferia’

      Colunista social consultava o filólogo Antônio Houaiss antes de criar um novo termo.

      Muitas expressões são usadas até hoje, como ‘os cães ladram e a caravana passa’

      O pai do moderno colunismo social brasileiro, Ibrahim Sued, tinha licença poética para criar palavras.

      Durante os 41 anos em que a sua coluna foi publicada no GLOBO (de 1954 a 1995), o jornalista inventou e absorveu termos que entraram para o vocabulário popular.

      Outros ganharam novos significados na coluna.

      Porém, nenhuma sílaba nova era publicada sem antes consultar o filólogo Antônio Houaiss, autor do famoso dicionário.

      “Pantera”, “Gigi, eu chego lá”, “Ademã, que eu vou em frente” marcaram tanto seu trabalho no jornal, quanto no programa de televisão exibido na Rede Globo.

      Pela contribuição linguística, Ibrahim costumava se auto intitular “imortal sem fardão”, em referência à Academia Brasileira de Letras (ABL), apesar de ter dito também que não queria se tornar um membro.

      Em 2 de outubro de 1995, no dia seguinte à sua morte, O GLOBO publicou um glossário contendo as expressões, palavras e frases mais usadas por Ibrahim:

      Ademã, que eu vou em frente — Saudação final nos programas de TV
      Bola Branca! — Exclamação de agrado
      Bola pra frente — Ir em frente (expressão criada por Tico Liberal)
      Bola preta! — Exclamação de desagrado
      Bomba! Bomba! Bomba! — Furo de reportagem (anúncio de um)
      Bonecas e deslumbradas — As mulheres lindas e bem nascidas, as novas-ricas
      Café society — Top da granfinagem, referência ao high society
      Cavalo não desce escada — Alerta, aviso para se tomar cuidado
      Caixa alta — Sujeito com grana
      Caixa baixa — Sujeito metido a rico
      Os cães ladram e a caravana passa — provérbio árabe, do qual se apropriou
      Cocadinha — Nome que dava às moças bonitas de pele dourada pelo sol
      Dama de preto — Mulher antipática, encontrada por Ibrahim nos acontecimentos que frequentava
      De leve — Ir com calma (advertência)
      Depois eu conto — Aviso de que haverá continuação da notícia, suspense
      As dez mais — lista das dez mais elegantes, mais bonitas e as principais anfitriãs
      Domingo, dia de pernas de fora — Dia de estar à vontade
      Ela passou e deu aquele alô — Mulher linda e simpática
      Em sociedade tudo se sabe — Estar por dentro das coisas na alta roda
      Fio especial — Fonte de informação confidencial
      Geladeira (ficar na) — Não ser citado por Ibrahim
      Gigi, eu chego lá — Exclamação de otimismo
      Kar — Elegante
      Locomotiva — Pessoa que comanda (naturalmente) um grupo ou um acontecimento
      Maracujá de gaveta — Mulher velha, enrugada
      Não me mandem canetas — Protesto contra a censura do AI-5, por não ter liberdade de escrever naquele período
      NI — Abreviação de Notória Importância (pessoa de)
      Níver — Aniversário
      Padre de passeata — Padre que se mete em política
      Pé no jato! — O mesmo que “Bola pra frente”
      Pantera — Mulher linda
      Pão com cocada (Geração) — Juventude dourada. A expressão cocada se deve à cor dourada de sol das meninas; pão era como as moças chamavam os rapazes bonitos
      Periferia — Aqueles que estão por fora da sociedade; os não colunáveis
      Rebu — Confusão
      Sábado, dia de saias curtas — Dia de roupas informais
      Sorry, periferia — Confirmação de um furo (usada para chatear os concorrentes)
      Su (Um) — Coisa que faz sucesso
      Xangai — Cafona; coisa de mau gosto



      Excluir
    2. Caro Chirivino,

      Vou lhe confessar uma coisa.
      Ri um bocado com seu comentário.
      Deve ter sido o mais interessante que já recebi.
      Sempre li as crônicas do Ibrahim Sued.
      Eu o achava fenomenal.
      Embora eu não almeje me igualar ao mais magistral dos cronistas sociais, que foi Ibrahim Sued, intuitivamente confesso que já tinha me apercebido que procuro seguir o estilo dele.
      Ele intercalava assuntos sérios em meio a ironias , muito humor e comentários interessantes.
      Uma de suas criações foi a misteriosa dama de negro. A sociedade inteira ficava curiosa em saber quem era a dama de negro. Era uma figura fictícia que ele criou e que dava um colorido fenomenal às suas crônicas.
      Ele tinha um problema sério nas cordas vocais que o impedia de se expressar adequadamente.
      Mas era irônico, era brincalhão e todos gostavam de ler a coluna dele no O Globo e adoravam suas "tiradas", que você reproduziu.
      Vou imprimir e reler seu comentário várias vezes.
      Em um aspecto procuro seguir o Ibrahim Sued. Ser agradável, abordar assuntos sérios mas não fazer inimigos (se isso é possível), procurar ajudar as pessoas e os menos favorecidos. Muita gente não sabe, mas esse era um aspecto importante de sua personalidade.
      Tive oportunidade de o conhecer pessoalmente uma vez no Leme em um restaurante.
      Como sabia que ele era um expert em obras de arte, eu pedi licença a ele - após o seu jantar, óbvio - para perguntar se ele poderia fazer a apreciação de um quadro que eu havia adquirido em um leilão. Ele pegou o quadro e o examinou com cuidado. Talvez por ter simpatizado comigo, me atendeu com toda a cortesia e me deu uma verdadeira aula de avaliação de quadros.
      Ibrahim Sued, indiscutivelmente, era uma figura sensacional.
      Faz falta.

      Chirivino que você tenha um Natal e um Próspero Ano Novo.

      Adaí Rosembak

      Excluir

  2. Valeu. Um grande abraço.

    Chirivino


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chirivino,

      Abração em você.
      Mande mais comentários.
      Serão bemvindos e serão publicados e respondidos.

      O amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Sérgio Pires Ferreira - Florianópolis SC5 de janeiro de 2018 às 19:02

    Cmpanheiro Adaí,
    Inicialmente desejo manifestar nossos votos de Feliz Natal e também dizer que gostei muito do seu relato sobre o último almoço do ano no 10º andar de nossa AAFBB.
    Você é um excelente escriba, tudo que você escreve é recebido com mito prazer por todos nós seus fiéis escudeiros.
    Peço licença para reenviar a alguns companheiros o texto sobre o almoço, porque precisam saber o que faz a AAFBB pelos seus associados.
    Meu abraço
    Sergio Pires Ferreira
    Representante em Florianópolis-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Companheiro e Amigo Sérgio Pires Ferreira,

      Fiquei muito feliz com o seu reconhecimento à minha nota.
      Temos efetivamente de valorizar nossa AAFBB e mostrar a união dos associados e dirigentes, o ambiente de confraternização e a luta e o esforço que é desenvolvido nos bastidores em prol dos interesses de nossa categoria.
      É comum vermos críticas em relação às nossas associações e aí, além da AAFBB, incluo a ANABB, a AAPBB, as AFABBs, e tantas outras.
      Cada uma prima em desenvolver um trabalho peculiar nesse sentido. Diríamos que é como se cada associação quisesse fazer prevalecer seus pontos de vista e sua personalidade como forma de diferenciação e destaque.
      Mas, no fundo, todas lutam pelo mesmo objetivo que é o melhor para os seus associados e para nossa categoria.
      Não entendo, sinceramente, a visão de alguns associados que chegam ao cúmulo de se desligarem de suas associações, sem alguma justificativa plausível, principalmente problemas de desavenças pessoais.
      As associações são a nossa frente de luta por nossas causas.
      Nem sempre as associações serão vencedoras nessas contendas. As forças contrárias são muito fortes.
      Mas não temos outras trincheiras em nossa defesa. Por isso, temos de reconhecer, valorizar e nos juntar ao esforço desenvolvido pelas associações em nosso benefício.
      Inimigos e interesses contrários aos nossos objetivos é o que não falta.
      Então vamos nos unir !!
      Fico gratíssimo que você tenha enviado a outros companheiros o texto sobre o almoço, principalmente para que tomem conhecimento do esforço desenvolvido pela AAFBB em prol de seus associados.
      Este blog é receptivo à publicação de qualquer matéria que venha de encontro aos objetivos de nossa categoria.
      Esteja à vontade.

      Grande abraço

      Deste Companheiro e amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Aníbal Borges - ANABB5 de janeiro de 2018 às 19:47

    DESIDERATA : VOCÊ É FILHO DO UNIVERSO – VOCÊ MERECE ESTAR AQUI

    - Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que sempre há paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem humilhar-se, mantenha em harmonia com todos os seres. – Fale a sua verdade, mansa e claramente e ouça as dos outros. Mesmo as dos insensatos e ignorantes, eles também tem a sua própria história. Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você. – Viva intensamente o que já pôde realizar. Mantenha-se interessado em seu trabalho. Ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcias, mas não caia na descrença. A virtude existirá sempre. Muita gente luta por altos ideais e em toda parte, a vida está cheia de heroísmo. – Seja você mesmo. Principalmente, não simule afeição, nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta lidez e desencanto ele é tão perene quanto a relva. – Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude. – Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imagináveis. – Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. E a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil para consigo mesmo. – Você é Filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui; e, mesmo se você não pode perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. – Portanto, esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba e quaisquer que sejam os seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada pela vida, mantenha-se em paz com sua própria alma. Acima das falsidades, dos desencantos e agruras o mundo ainda é bonito. Seja prudente, faça tudo para ser feliz.
    _____________________________________________________________________________ Celular 9 9969.7549 ___ E-mail: anibal.borges@anabb.org.br _____

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aníbal Borges,

      Belíssimo e objetivo texto !! Muito tocante !!
      A ANABB está parabenizada por telo como associado.
      Em face da profundidade do texto enviado, que tal a ANABB publicar sua matéria na revista da associação?
      Este blog está aberto para recepcionar outros escritos dessa grandeza.
      Estamos no aguardo !!
      Parabéns !!

      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir