sábado, 20 de janeiro de 2018

CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA AAFBB ELEITA PARA O QUADRIÊNIO 2018/2021

Caros Amigos,

Tive o prazer de participar do evento em epígrafe que foi celebrado em 19.01.2018, na atual MAISON LEFFIÉ, onde era o antigo CINE IDEAL, situada na Rua da Carioca, 62, no Centro do Rio de Janeiro. 
Como assíduo frequentador da ESTUDANTINA MUSICAL,   a casa de dança de salão mais famosa do Rio de Janeiro, localizada naquela área,  foi uma absoluta surpresa encontrar um lugar refinado como a MAISON LEFFIÉ.
O requinte da MAISON LEFFIÉ, para quem conhece o Rio de Janeiro, guardadas as devidas proporções, se assemelha ao da CONFEITARIA COLOMBO, na Rua Gonçalves Dias, também no centro do Rio.
No passado glorioso do Rio de Janeiro, quando a capital do BRASIL se situava na Cidade do Rio de Janeiro, aquela parte da cidade era de alto nível.
Tinha vida noturna e diurna efervescentes, com cinemas clássicos, restaurantes de alto padrão, casas  de dança, cassinos,  casas de shows, ateliês de alta-costura feminina de renomados estilistas,  salões de beleza e barbeiros afamados, chapelarias, alfaiates masculinos famosos, comércio sofisticado e lojas luxuosas, cuja frequência e clientela  era composta  pela elite econômica, financeira e política da sociedade brasileira.
A história do Brasil, na verdade, não pode ser dissociada do que ocorria naquela parte da Cidade do Rio de Janeiro.
Com a mudança da capital do país para Brasília e com a crise econômica e financeira que se abateu sobre o Rio de Janeiro, a área central da cidade, agitada e boêmia, sentiu mais diretamente o impacto do empobrecimento e da crise. Uma a uma, diversas casas famosas foram fechando, devido ao aumento de aluguéis, violência e miséria e, principalmente, pela ausência crescente do público que frequentava aquele trecho da cidade.
De uns 20 anos para cá, a revitalização do centro da cidade passou a acontecer, começando pela área da Lapa e  se estendendo pela Praça Tiradentes e Rua da Carioca.
O centro da cidade está virando novamente um point frequentado   por pessoas que vem de todas as partes da cidade.
Alguns problemas persistem. Com o aumento do número de veículos, a carência de garagens próximas é grande.
Outro problema,  concernente ao trânsito, são grandes congestionamentos, principalmente nas horas de pico.
Calculei mal o horário de me deslocar até o centro da cidade, perdi 2 horas em engarrafamentos e cheguei uma hora e 30 minutos atrasado ao evento.
A simpática e elegante jornalista da AAFBB, ROBERTA GIGLIO, da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM), atendeu-me de imediato, pelo meu nome, e me encaminhou a uma mesa. A HELENA, que estava comigo, enalteceu a finesse, cordialidade e eficiência da ROBERTA à frente do atendimento da cerimônia.
Peguei o final do discurso da LORENI DE SENGER, mas consegui ouvir seu solene compromisso de dedicar suas energias em prol da AAFBB, dos seus associados, da categoria dos funcionários da ativa do BB, dos aposentados, das pensionistas e dos dependentes, principalmente no que tange aos interesses na CASSI e na PREVI.
Conheço LORENI DE SENGER há pouco tempo, mas admiro profundamente a resistência e força interior dessa mulher, e a sua fé em Deus para suplantar as mais duras adversidades que um ser humano pode passar, com altivez,  garra e  espírito indômito para enfrentar novas lutas.
Tenho a mais absoluta certeza de que a AAFBB não poderia estar em melhores mãos, e deposito toda minha confiança de que a associação entrará em uma nova etapa de conquistas, realizações, sucesso, dinamismo e muito trabalho em benefício de seus associados e de nossa categoria.
Ao fim de sua fala, LORENI DE SENGER, ladeada pelos demais dirigentes da AAFBB, foi efusivamente aplaudida por todos os presentes à solenidade, e deu início às comemorações.
Comecei a cumprimentar alguns amigos conhecidos, como o JOSÉ NAYLOR LARÍCHIA, que me apresentou seu filho RODRIGO LARÍCHIA, que está residindo na Austrália.
Já tinha visto o RODRIGO em fotos no Facebook da CÉLIA LARÍCHIA. Pessoalmente, ele é muito simpático, brincalhão e, pela sua robusta estrutura física, deve ser remador ou halterofilista. O pai, orgulhoso como não poderia deixar de ser, falou do sucesso do filho junto às garotas australianas.
Calculo como deva ser a empolgação do time feminino australiano por um “latin lover” como o RODRIGO. Deve ser uma disputa acirrada entre as meninas.  
O RODRIGO deve andar muito ocupado naquelas paragens para dar a devida atenção a todas as gatas australianas. Aliás, ele me disse que na Austrália não existem mulheres feias. Esse cara é um felizardo.
Em seguida encontrei a RENATA XAVIER LARÍCHIA que, toda alegre, me disse que esperava por gêmeos.  
A barriguinha já estava bem saliente.
O autor da proeza, o LEANDRO LEAL, curtindo uma barbinha, estava ao lado dela.
Vai em frente garoto! Na primeira fala ao homem, Deus disse: “Crescei e reproduzi-vos”. 
Portanto, seja um seguidor incondicional das palavras de Deus !!
Logo após, encontro o HUGO JERKE. Já antevendo a resposta, perguntei pela AMYNE JERKE. Não deu outra. O MIGUEL JERKE havia nascido.
Essa rapaziada nova anda ativa.
Parabéns AMYNE e HUGO. Tudo de bom para vocês. E parabéns ao HUGO JERKE avô, sem quem nada disso seria possível.
Encontrei o ODALI CARDOSO.
Sempre bem-disposto e alegre. Cumprimentei a sua mulher NILCEIA, oportunidade em que agradeci o envio de três exemplares da Revista AABB em que foi publicada uma nota minha enaltecendo a campanha a favor da recente reeleição do ODALI para a presidência da AABB. Companheiro, sucesso estrondoso nesse novo mandato!!
A música começou lenta e me atrevi a dar uns passos. O salão encheu rapidamente.
As primeiras músicas foram bem românticas.
A CRISTINA PIZZINI dava um show à parte.
Fui conversar com o NOÉ FERNANDES. Ele tinha feito um procedimento cirúrgico, mas estava com uma aparência excelente. Tinha perdido uns cinco quilos.
Isso é muito bom.
Mas, amigo, é preciso manter um controle permanente na dieta. Eu também preciso fechar a boca.
Depois conversei com o ADOLPHO NOGUEIRA. Ele estava acompanhado de seu neto de 32 anos. O rapaz ficou boquiaberto quando eu disse que conhecia seu avô desde 20 anos antes dele nascer.
O ADOLPHO é uma pessoa muito determinada e objetiva desde jovem. Seguiu as carreiras de contabilista e economista e nunca parou.
É um expoente nessas áreas.
Encontrei o NELSON LUIZ DE OLIVEIRA, conversamos um bocado, e elogiei a escolha do local do evento. Tudo de extremo  bom gosto.
Não tomei o tempo e a atenção da SANDRA TRIPOLI pois ela estava  em um papo animado com a querida REGINA MARÇAL DE CARVALHO SEIXAS.
Outro que encontrei e com quem gosto de falar é o CARLOS FERNANDO, o CAFÉ.
Aliás, outro dia na AAFBB, perguntei a uma pessoa sobre o CARLOS FERNANDO, mas a pessoa disse que não conhecia ninguém com esse nome.  Quando falei em CAFÉ, de imediato, ele foi reconhecido.  
O CAFÉ estava muito bem trajado em um terno escuro, camisa escura e gravata cinza clara, bem no estilo de “capo de la  máfia siciliana”.
Estava acompanhado da sua   mulher RITA MARIA.
Outro que cruzei algumas vezes pelo saguão, mas que ainda não foi dessa vez que tive a oportunidade de bater um papo, foi o ARI SARMENTO DO VALLE.  O homem está sempre correndo. Tenho a impressão que ele foge de mim.
Vou acabar pegando esse cara no muque para bater um papo.
Outro com quem gosto de conversar é o JOSÉ ODILON GAMA DA SILVA.
O ODILON é uma pessoa serena, brincalhona, agradável e que tem três virtudes que aprecio imensamente: é discreto, sabe ouvir e é confiável. São virtudes importantes para se ter sucesso na vida.  Conversamos um bocado e acabei pedindo um favor pessoal a ele.
Caro ODILON, estou no aguardo de sua apreciação.
Uma outra pessoa que acho admirável e que sempre leio e releio suas notas, é o samurai REINALDO FUJIMOTO, Presidente da ANABB.
Aliás, a ANABB está bem aquinhoada em articulistas. Podemos citar o próprio REINALDO FUJIMOTO, a GRAÇA MACHADO, o DOUGLAS SCORTEGAGNA, o HAROLDO BOTELHO, o FERNADO AMARAL e outros. São todos de primeira linha.
Aproveitando o ensejo, expresso minha sugestão para que, esta nova administração da AAFBB tenha, entre seus objetivos, uma maior integração com a ANABB na consecução de interesses comuns  dos associados de ambas as entidades.
Encontrei o WALDYR ARGENTO e falamos rapidamente sobre as mudanças na AAFBB.
Depois conversei com o NELSON LEAL, que continua entusiasmadíssimo com suas novas funções na AAFBB. Se ele atingir os objetivos a que se propõe em sua área, certamente o número de associados da AAFBB aumentará.  
Isso será extremamente benéfico para a associação.
Voltei a dar algumas rodopiadas de dança no salão com a HELENA, mas a perna começou a fraquejar quando a música ficou mais animada com rock, música disco dos anos 80 em diante e outros ritmos.
Preferi sentar um pouco e fiquei a admirar algumas revelações em matéria de dança.
A CÉLIA LARÍCHIA estava descontraída e deu alguns passos de dança. Ela dança bem. Tem bom ritmo e excelente movimentação e jogo de corpo. Se entrar em uma academia de dança vai fazer sucesso.
Quando ela me viu e à HELENA, aproximou-se, eufórica, e me disse que soube que eu tinha conversado com o filho dela, o   RODRIGO LARÍCHIA. Fiquei muito satisfeito quando ela me disse que se sentia uma pessoa muito feliz e abençoada por DEUS, por ter filhos tão inteligentes, amorosos e sadios.
Querida CÉLIA, que DEUS sempre a mantenha nesse alto astral!!
Na pista, destacavam-se outros dançarinos.
O JÚLIO ALT e a VALÉRIA estavam a toda carga.  Mas JULINHO – cá para nós -  você precisa melhorar. Não vale a VALÉRIA ficar te puxando como nos bailes dos famosos na TV. Toma tenência JULINHO e vai para uma academia de dança!!
Outra figura era o ROBERTO ESCÓSSIA.
O homem era o próprio JOHN TRAVOLTA em “Saturday Night Fever”. Uma coreografia perfeita. Estava arrebentando. Gostei.
Haviam outras revelações.
Pena que eu não tinha uma câmara.
O querido companheiro JOSÉ MAURO MARTINS CORDEIRO passou por nossa mesa e eu o apresentei à HELENA.
Como eu já tinha falado com ele sobre a HELENA, que atualmente trabalha “home office” em turismo, e já morou uns 12 anos em Portugal, ele nos fez companhia e conversou longamente com a HELENA.
Ele tem o intuito de ir morar em Portugal, já que também tem nacionalidade portuguesa. Trocaram muitas ideias e a HELENA ficou de lhe prestar informações complementares sobre o assunto.
Dado o avanço da hora, me despedi dos amigos e fui embora.
Outro dia, um leitor deste blog colocou um comentário perguntando se eu não estou fazendo um estilo de colunismo social à la Ibrahim Sued.
Respondi: E porque não?
Tive a oportunidade de conhecer Ibrahim Sued pessoalmente e o achava uma figura sensacional.
Lia e apreciava sua coluna no O Globo. Tinha um estilo próprio e, entre amenidades, abordava com sutileza e perspicácia, assuntos sérios.  
Comemorar a vida é fundamental.
Neste blog abordo assuntos relativos à CASSI, à PREVI, ao BB, a outras associações e instituições ligadas à nossa categoria, bem como comento política nacional e internacional, economia e temas diversos.
Mas também procuro dar um toque de humor, ironia, graça e alegria aos artigos.
Não podemos nos fechar e nos limitar à discussão exclusiva de determinados assuntos.
Não devemos viver amargurados, revoltados e viciados em reclamar e bater nas mesmas teclas.
Isso não vai nos levar a lugar nenhum e muito menos a resolver nossos problemas.
E ainda pode nos deixar doentes.
As soluções surgirão no tempo oportuno. E elas nunca serão exatamente como nós desejamos.
Um pensador já disse: “A vida não é completamente boa nem completamente má. Ela é composta de momentos bons e momentos maus.”
Não vamos nos angustiar por antecipação.
Vamos abrir nossas mentes!
Vamos celebrar a vida no que ela tem de bom.
Vamos curtir os amigos, as mulheres, a boa comida e bebida, a boa música, o amor e a alegria de viver.
Vamos viver a vida intensamente com sabedoria e prazer.
Grande abraço em todos.

ADAÍ  ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

15 comentários:

  1. Caro Amigo,

    Como você próprio disse você falou muitas amenidades.
    Mas gostei do artigo. Principalmente do final.
    Você está certo quando se refere a blogs que só abordam temas para os quais ninguém ainda tem soluções.
    As coisas estão acontecendo. Muita coisa está sendo descoberta, outras estão sendo investigadas, muita gente está sendo presa e, para nosso espanto, a economia está saindo do buraco.
    Ou seja, de forma não tão rápida e nem tão reta como gostaríamos, as coisas estão melhorando.
    Partilho de seu princípio: vamos viver a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Grato ao reconhecimento ao que escrevi.
      Basicamente falei muitas amenidades nesse artigo porque o tópico principal era uma solenidade de posse de uma nova direção da AAFBB.
      Não poderia ser de outra forma.
      Você também reconhece um fato incontestável. Mudanças estão ocorrendo apesar das mazelas em que ainda estamos.
      A economia do país está se recuperando, os juros e a inflação estão caindo e o emprego está se recuperando.
      Só não estamos indo melhor porque existe a possibilidade de que algum presidente demagogo e fora da realidade do país seja eleito.
      Então o que fazer? Trabalhar e fazer o possível para que nosso país continue no caminho da recuperação e consiga sair do buraco em que sucessivos governos do PT nos jogaram.
      Ah! E vamos viver a vida!

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Sérgio Pires Ferreira - AAFBB-Florianóplis- SC22 de janeiro de 2018 às 15:12

    Adaí, Este seu relato (ou melhor reportagem) não poderia ser melhor. Fiquei sabendo de tanta coisa sobre a festa e sobre os companheiros da direção da AAFBB.Lamento não ter podido ir à festa. Fica para a próxima. Meu abraço.
    Sergio Pires Ferreirra
    Repres.da AAFBB em Florianópolis-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sérgio Pires Ferreira,

      Uma cobertura de um evento social como esse, obviamente, não contém o nível de seriedade de um artigo relativo a assuntos de nosso interesse.
      O enfoque é completamente diferente.
      É a oportunidade de conhecermos e conversamos com amigos e seus familiares, dirigentes de associações e de outras entidades e de representantes de nossa AAFBB.
      Nesse ambiente de festa e confraternização, normalmente também temos a oportunidade de trocar ideias sobre dúvidas em nossas áreas e também de apresentar sugestões.
      Como não atuo diretamente em nenhuma área específica, pelo menos obtenho dicas e informes importantes, entre um papo e outro, que me auxiliarão na elaboração de meus artigos.
      Mas, o mais importante de fato, é conhecer outras pessoas e fazer novos amigos.
      Não falte ao próximo encontro.
      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Ednaldo Lima - Santos SP22 de janeiro de 2018 às 19:16

    1
    Re: Resumo 4741
    Seg, 22 de Jan de 2018 8:56 am . Enviado por:
    "Ednaldo Lima" ednaldoneri2000
    Sobre a AAFBB, observei que o nome do Gilberto Santiago não foi citado.Lamentável que não haja renovação.Certa feita, em conversa com o grande amigo ALDO ALFANO, de saudosa memória, mostrei minha preocupação e acabamos concluindo que o estatuto da AAFBB dificulta o surgimento de novas lideranças.É uma prática saudável e recomendada, já que não somos eternos, nem os exclusivos donos da verdade.Lembro de um amigo que me garantiu o fim da ANABB quando perdesse determinado lider ou o grupo por ele comandado.Depois,se desculpou e, até, se disse arrependido por apoiar pessoas cujo patrimônio evoluiu de modo assustador.Cada um com sua consciência.Mas Deus, certamente, olha mais pelos que dormem com ela tranquila.
    Abraços considerantes.Ednaldo, Santos (SP).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ednaldo Lima,

      Esclareço que não citei o nome do Gilberto Santiago simplesmente porque não o encontrei na cerimônia de posse da nova Diretoria da AAFBB.

      Cheguei com uma hora e trinta minutos de atraso à cerimônia e tive de me apressar em minhas anotações para a redação do artigo.

      Mas ressalto que tenho um imenso respeito e admiração pelo Gilberto Santiago. Eu o chamo de "meu guru" pois foi através de seus artigos na antiga coluna "Antenado", que me iniciei nos assuntos concernentes à nossa categoria. Dentro da AAFBB ele é uma pessoa muito querida e que tem uma sala de leitura/biblioteca com seu nome e que, quando de sua inauguração, lançou um livro dedicado ao Gilberto Santiago.

      Ele está encarando um novo desafio como presidente do CONFI, ao lado dos companheiros Adolpho e Noé. Ou seja, continua atuando a toda carga na AAFBB em uma nova experiência, com seu prestígio preservado e ao lado de seus amigos e dirigentes da associação.

      Isso é que importa.

      Grande abraço

      Adaí Rosembak


      Excluir
  4. Prezados ADAI, bom dia!
    Desculpe- me, teria um jeito de eu conhecer o discurso de posse da presidente?
    Gostei muito, quando você mencionou, alguns dizeres dela. sobre
    as metas, que ela se propõe em relação aos associados.
    Um abraço e muito obrigado.
    João Saiter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Saiter,

      Como você pode ler no artigo, devido a congestionamentos intermitentes desde minha residência até o local da cerimônia da AAFBB, cheguei com 1h30m de atraso ao início da cerimônia. Fiquei muito aborrecido e frustrado muito embora a culpa pelo problema tenha sido minha.
      A Loreni de Senger estava finalizando seu discurso. Fiquei muito frustrado pelo atraso.
      Por essa razão não pude tomar conhecimento do inteiro teor da Loreni de Senger.
      Mas creio que a ASCOM (Assessoria de Comunicação da AAFBB) tenha filmado tudo e talvez possa lhe fornecer essa gravação. Entre em contato com esse setor da AAFBB.
      Mas repito o que disse em minha nota: tenho inteira confiança em Loreni de Senger e acho que ela terá pleno sucesso em sua missão frente à AAFBB.
      Isso é o que importa.

      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Sérgio Pires Ferreira - Florianópolis SC23 de janeiro de 2018 às 09:15

    Obrigado amigo Adaí.
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Sérgio Pires Ferreira,
      Sempre que puder farei novas notas.
      Grato pela sua apreciação.
      Abraços
      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Prezado Adaí: gosto de ler os seus textos, pois através da leitura me vejo participando do evento, como esse da posse da querida Loreni. Esses dias dei uma gargalhada em casa.������ Uma apresentadora da Rede TV não sabia que o Ibrahim Sued é falecido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Você não se identificou. Colocou somente a fonte AAFBB - Campínas SP.
      De qualquer forma, fico feliz que você tenha se visto como participante do evento.
      A posse da Loreni de Senger e de todo o corpo dirigente da AAFBB foi de fato um momento tocante.
      Quanto ao desconhecimento do falecimento de Ibrahim Sued por uma apresentadora de TV é lamentável mas é um fato corriqueiro . O nível de desinformação é impressionante.
      Fico imensamente lisonjeado que meus textos lhe levem a vivenciar a realidade dos eventos.

      Grande abraço deste amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Caro Adaí,
    vc me esculhambou e ainda diz que é meu amigo.
    Virei piada por causa desse blog.
    Muy Amigo!!!
    Abr.,

    Julio Alt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julinho,

      Tanto sou seu amigo como lhe recomendei que entrasse numa escola de dança.
      Entre. Vai gostar.
      Quanto à gozação da turma, vocês sabe como eles são.
      Só tem "muy amigo".

      Abração deste companheiro

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Julinho,

      Nunca seria capaz de lhe esculhambar. Fiz uma brincadeira com você como você sempre brinca comigo.O meu intuito no fundo foi fazer a turma fazer troça com você. O que importa mesmo é que a Valéria estava nas nuvens dançando com você.
      Para ela você era o próprio Fred Astaire.

      Abração meu dileto dançarino

      Adaí Rosembak

      Excluir