sábado, 27 de janeiro de 2018

CUIDADO COM AS PALAVRAS E COM AS AÇÕES


Caros Amigos,

Tem uns dias em que a gente acorda e que tudo dá errado, e parece que vai continuar dando errado.
Problemas no condomínio: piscina com água esverdeada em razão de dosagem errada de cloro; sauna em conserto; briga  entre condôminos; fofocas e reclamações no site do condomínio; vazamentos persistentes; um gerador da rua pifou e faltou luz no condomínio inteiro; gente presa nos elevadores; eletrodomésticos e TVs queimaram, inclusive minha geladeira   ... e por aí vai!!
Fui ao supermercado e o medidor de gasolina do carro estava inoperante e quase fico no meio do caminho sem gasolina.
Fui dar uma olhada no blog e me deparei com um comentário negativo do meu querido amigo JÚLIO ALT em relação a uma ironia que escrevi sobre ele.
Fui reler o que escrevi e vi que fiz uma baita lambança.  Foi mais uma lição. Sempre temos que rever com cuidado o que escrevemos, pois as emoções e os atos precipitados costumam nos trair.
Tudo isso me deixou de baixo astral.
Em relação à lambuzada no blog, havia tentado repetir um golpe muito bem-urdido que apliquei anos atrás em um tipo de circular de dança de salão que havia criado. Naquele tempo – e lá se vão uns 35 anos -  não existiam blogs como existem hoje.  Lancei um jornaleco de edição restrita para colocar notícias do mundo da dança de salão, mas quase ninguém lia. O pessoal gostava mesmo era de dançar. Foi um fracasso.  
Mas dei   um   golpe   que hoje   chamaria   de “fake news” – para promover, momentaneamente, meu informativo. E deu certo.
Tinha assistido a uma apresentação de um grupo de dança do JAIME ARÔXA, exímio professor de dança de salão, e dono de uma academia de dança com filiais no Rio de Janeiro e São Paulo. Para muitos aficionados da dança de salão, JAIME ARÔXA, ao lado de CARLINHOS DE JESUS, são considerados os maiores expoentes da dança de salão no Brasil.
Ao final da apresentação de seu grupo,  JAIME ARÔXA dançou  um tango  com uma dançarina maravilhosa, que foi um sucesso estrondoso. O JAIME ARÔXA dera um show sensacional. Eu nunca tinha visto no Brasil alguém dar um espetáculo de tango naquele nível.
O saguão estava cheio e o público inteiro, de pé, não parava de aplaudir.
No outro dia, ardilosamente, disparei um “fake news”, noticiando o “fracasso” da apresentação do JAIME ARÔXA.
Os protestos foram imediatos e vieram em enxurrada. O meu modesto jornalzinho bombou  em razão, justamente, da falsa notícia.
No dia seguinte, despachei outra nota pedindo “desculpas” pelo erro e comunicando que a apresentação de tango do JAIME ARÔXA havia sido um sucesso absoluto. 
Desta vez, o mesmo artifício com o JULINHO ALT deu errado. Calculei mal e o tiro saiu pela culatra.
Apresentei minhas desculpas ao JÚLIO ALT. Agora apresento minhas justificativas. Mais não posso fazer.
Paciência. Vida que segue.
A confirmação da condenação de LULA com o aumento da pena, continua a ser o foco na mídia.
Preferiria não abordar esse tema. Compreendo perfeitamente a dor de um desencanto político.
Mas, devido à existência deste blog, sinto-me não só no direito como até no dever de exercer minha opinião sobre esse assunto.  
Na juventude também fui um comuna fanático. Tinha uma coleção de livros de esquerda.
Tive a conscientização de que a teoria igualitária do comunismo era uma utopia   e, na prática, um fracasso,  quando eu era um adolescente, exatamente em março de 1964, com a tomada do poder do país pelos militares.
Muitos esquerdistas podem contestar, mas o que ocorreu em 1964, gerou uma verdadeira revolução. Qualificar de golpe ou não, é uma consideração de somenos importância.
Um dia anterior à tomada do poder pelos militares, as manchetes dos jornais noticiavam greves     em todo o país e em diversas áreas, confrontos e correrias pelas ruas, pancadarias, agressões pessoais, vandalismo generalizado, roubos, incêndios e depredações.    
FRANCISCO JULIÃO, líder das Ligas Camponesas, que antecedeu o MST, promovia invasões violentas de fazendas e propriedades rurais, sob a alegação de promover a reforma agrária.
Já o Cabo ANSELMO, chefe dos marujos rebelados, incitava os militares à sublevação nas forças armadas. Tempos depois, descobriu-se que o Cabo ANSELMO era um elemento infiltrado pelos serviços de segurança interna da Marinha de Guerra para descobrir líderes esquerdistas dentro de suas fileiras.
JANGO GOULART, LEONEL BRIZOLA e outros políticos, promoviam comícios e faziam discursos inflamados incitando o povo à revolta popular pelas reformas de base.
O Comício da Central do Brasil foi o mais notório desses comícios e, junto com a rebelião dos marinheiros, foi o estopim que levou à intervenção militar.
Vivia-se um período de extrema conturbação política, de agitação, de violência, de medo e de tumulto, em meio a boatos de toda ordem, sem as pessoas saberem o que fazer, temendo o que as esperavam nas ruas, e sem terem certeza se conseguiriam voltar para seus lares.
Lembro-me exatamente como, no outro dia após a intervenção militar, ao folhear um jornal, tive a sensação de que  estava em outro país.  
As notícias proclamavam a absoluta paz no país, reconhecimento da situação econômica e política do Brasil pelos Estados Unidos e por outros países ocidentais, melhora da economia, fim das greves, retomada dos serviços públicos, etc.
Só notícias boas. Nas janelas tremulavam bandeiras brancas e do Brasil e as pessoas jogavam papel picado e serpentinas.
Não se enxergavam passeatas e nem manifestações de protestos.
Por incrível que pareça, respirava-se um clima de tranquilidade e paz. As ruas estavam pacificadas.
Em breve, os porões da ditadura iriam começar a ficar ocupados.
Onde estavam os líderes e agitadores de antes da tomada do poder pelos militares? Onde estavam JOÃO GOULART, LEONEL BRIZOLA, o Cabo ANSELMO e FRANCISCO JULIÃO? Não se falava mais dessa turma. Todos tinham fugido. Como dizia a letra de um samba: “Não ficou um meu irmão...”
Como bucha de canhão ficaram os agitadores nas forças armadas, líderes estudantis e sindicalistas engajados.
Um a um foram todos sendo presos.
Outros se engajaram em grupos armados e foram lutar contra as forças militares no interior do país.
Desse período, me lembro de um ativista de esquerda, fanático e atuante. Só me recordo de seu primeiro nome – LINCOLN.  Tempos depois, um conhecido comentou comigo que, pela minha descrição e nome, essa pessoa teria entrado no submundo do terrorismo revolucionário. 
Em relação à BRIZOLA, me lembro de ter lido uma notícia de que ele tinha fugido para o Uruguai vestido de mulher.
Eu já trabalhava no BB e não queria saber de confusão. Tinha de trabalhar para sobreviver.
Antes do golpe militar, estudava russo diariamente pois queria ir estudar economia na Rússia, em Moscou, na Universidade Patrice Lumumba.
Cheguei a ter uma entrevista com o representante consular da Rússia, BORIS KASTRITCH, no Consulado da Rússia, em Botafogo.
Com a revolução,  interrompi esse projeto.
As perseguições e prisões políticas começavam a se intensificar e, para evitar problemas, me desfiz de meus livros esquerdistas.
Acabei indo fazer um curso de inglês na South Florida University, em Tampa, Flórida, Estados Unidos.
Todas essas passagens, naquela época, me convenceram de que minhas teorias políticas não tinham base na realidade.
Todo a propaganda revolucionária e teoria comunista que impregnava a mente de seus prosélitos, era de fato um movimento de minorias, que viviam enclausuradas em células de partidos radicais de esquerda,  mas que estavam distanciadas do povo e não mobilizavam as massas.
Todo aquele castelo ideológico havia desabado de forma  fácil e rápida como se fosse  de areia.
Ao reconhecer a fragilidade e irrealismo de meus devaneios políticos frustrados de adolescente, que queria mudar o mundo, como disse CAZUZA em uma de suas músicas, cheguei à conclusão de que aquela experiência ideológica equivocada fora uma importante conquista para o futuro de minha vida.
O resto todos conhecem.
O tempo voou.
A constatação definitiva de que tudo aquilo fora, de fato, um descaminho histórico e político, confirmou-se com o fim da URSS, há 25 anos atrás.
Somente podemos lamentar que a frustrada experiência comunista na ex-URSS, a maior ilusão política não só do Século XX, mas de toda a história da humanidade, tenha sacrificado, só no âmbito da URSS, entre guerras e expurgos internos, mais de 70 milhões de vidas.
Lembro-me de que, quando a imprensa noticiava a implosão da URSS, eu estava tomando uns chopes no Largo do Machado, no Rio e, em frente ao restaurante, uma senhora com dois rapazes, com microfones e autofalantes, faziam discursos políticos exaltados condenando os Estados Unidos pelo fim da URSS. 
Eu os olhava com espanto pelo papel ridículo que estavam representando.  Eram figuras realmente patéticas.
Só não os convidei para tomar um chope comigo, pois fiquei com medo de que quebrassem as canecas na minha cabeça, porque sabia que não me conteria e iria lhes perguntar se não lamentavam os 70 milhões de seres humanos que foram sacrificados, na ex-URSS, pela implantação da ideologia equivocada que eles estavam defendendo naquele momento.
Agora, com a confirmação da condenação de LULA por 12 anos e cinco meses, por UNANIMIDADE, sinto esses  mesmos sentimentos pelos defensores do PT e por políticos como GLEISI HOFFMANN e LINDBERGH FARIAS.
Será que não enxergam que LULA e o PT chegaram ao fim da linha?
E ainda ficam desafiando a Justiça com ameaças demagógicas de desobediência civil, mobilização das massas e morte de milhões de pessoas se seus ditames políticos não forem seguidos?
Caiam na real.
Não é com sanduíche de mortadela e  refresco de laranja e com R$ 30,00 por dia que irão mobilizar as massas.
Não tentem iludir e muito menos subornar o povo com migalhas.
O povo está amadurecido e não vai se iludir e nem aceitar mais essa empulhação.
O povo quer dignidade.
A vida continua e a revolução não para.
O povo quer democracia, quer liberdade de expressão, quer mudanças na estrutura do país, quer honestidade e justiça social por parte da máquina pública, quer que as instituições funcionem de fato, quer educação de alto nível, quer assistência social e de saúde dignas, quer creches de bom padrão, quer aumento do poder aquisitivo, quer aumento de emprego, e quer que se tenha estabilidade política que propicie paz para o progresso geral do país.
É essa a revolução que o povo quer.
A propósito de tudo o que foi dito acima, para mostrar  o resultado do que se transformou a frustrada implantação sanguinária do comunismo que, repito,  deixou, no século passado, somente  na ex-URSS, um rastro trágico de 70 milhões de seres humanos assassinados,    e para que não se continue a sonhar em utopias, transcrevo adiante o magnífico e elucidativo artigo “Para entender o país da Copa do Mundo”, publicado na Revista “ÉPOCA”, pelo Jornalista HÉLIO GUROVITZ, na edição nº 1018, de 25.12.2017.
Boa leitura e profícuas reflexões!!
Atenciosamente

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

PARA ENTENDER O PAÍS DA COPA DO MUNDO

O produtor de TV britânico PETER POMERANTSEV fugiu com os pais da União Soviética para Londres em 1978, quando bebê.
Voltou à terra natal para tentar a sorte profissional em 2002, no momento em que o presidente VLADIMIR PUTIN consolidava seu poder.
Morou em Moscou por quase dez anos.
Voltou ao Reino Unido e, desiludido, publicou no final de 2014 um livro sobre sua experiência: Nothing is true and everything is possible (Nada é verdade e tudo é possível).
No ano da Copa do Mundo, , quem quiser entender a Rússia de PUTIN precisa ler POMERANTSEV.
“Não se trata de um país em transição, mas de uma espécie de ditadura pós-moderna, que usa a linguagem e as instituições do capitalismo democrático para fins autoritários”, escreve.
Há eleições, mas a oposição é financiada e serve aos interesses do Kremlin.
Há sociedade civil e ONGs, mas também leais ao Kremlin, defendendo apenas causas que não envolvam temas sensíveis, como oligarcas ou declínio econômico.
Há livre mercado, mas as megacorporações são comandadas por figuras fiéis a PUTIN – se deixam de sê-lo, são descartadas.
Imprensa e canais de TV são profissionais como no Ocidente, mas sem autonomia para produzir conteúdo que ofenda os interesses do governo.
“Você pode dizer o que quiser, desde que não siga as pistas da corrupção”, diz POMERANTSEV.
O maior exemplo é a RT, criada à imagem de redes independentes como a BBC, mas na verdade uma máquina de propaganda usada para fins políticos.
“Moscou pode transmitir uma sensação de oligarquia pela manhã e democracia à tarde, monarquia no jantar e Estado totalitário na hora de dormir.”
Nada é real, tudo é mentira, feito de espuma e aparências.
A pátria das “fake News” do século XXI é a mesma das “cidades POTEMKIN” do século XVIII (segundo a lenda, o ministro GRIGORY POTEMKIN mandou erguer na Crimeia um cenário de fachada para impressionar sua amante, a imperatriz CATARINA II).
A mesma do comunismo, quando estatísticas e imagens forjadas passavam uma ideia falsa de pujança.
A mesma das privatizações fraudadas, do patrocínio estatal ao doping e da corrupção olímpica nos Jogos de Sochi.
A mesma dos “comunistas com cara de beterraba” e dos “nacionalistas que cospem”, onde a verdade perdeu qualquer valor.
“A Rússia experimentou com diferentes modelos e velocidade alucinante: a estagnação soviética levou à perestroika, que levou ao colapso da URSS, à euforia liberal, ao desastre econômico, à oligarquia e ao Estado mafioso”, escreve POMERANTSEV.
“Como acreditar em qualquer coisa quando tudo muda tão rápido?”
O cinismo da era PUTIN é sucessor do sentimento de abandono dos tempos do czarismo e do stalinismo.  
POMERANTSEV não chama PUTIN pelo nome – apenas de “o presidente”.
Seu olhar curioso e melancólico lembra a escritora SVETLANA ALEKSIÉVITCH, Nobel de literatura de 2015 e autora de “O fim do homem soviético”.
Sua visão ácida da elite emergente lembra a ativista MASHA GESSEN, autora de livros e ensaios críticos a PUTIN. Seu texto mistura descrições minuciosas de cenários moscovitas ao drama dos personagens capturados no torvelinho da Rússia pós-soviética.
OLIONA, a modelo à caça de milionário nas baladas de Moscou.
As irmãs muçulmanas do Cáucaso, uma prostituta, a outra jornalista.
BENEDICT, o consultor irlandês que se torna refém da burocracia e da corrupção em Kaliningrado.
GRIGORY, o empreendedor genial e riquíssimo, promotor de nababescas festas temáticas.
YANA, a empresária presa sem saber por que, graças à disputa interna entre os chefes da espionagem estatal.
VITALY, o gângster transformado em cineasta.
VLADIK, o artista performático banido, de tanto satirizar os poderosos.
MOJAIEV, conhecedor de cada rua e prédio moscovita, derrotado no embate contra a especulação imobiliária.
MAGNITSKY, o advogado assassinado após desvendar um gigantesco esquema de corrupção tributária.
RUSLANA e ANASTASIA, as top models que se matam depois de um devastador curso de “coach da vida”.
Frustrado por não conseguir terminar seu documentário sobre as modelos suicidas, POMERANTSEV deixa o país.
Em Londres, testemunha num tribunal a disputa histórica entre os dois maiores oligarcas russos, BÓRIS BEREZOVSKY e ROMAN ABRAMOVITCH.
Reflete sobre como a cultura de indiferença à realidade se dissemina por outros países:
“Os russos são os precursores, formadores da tendência, porque têm aperfeiçoado isso por alguns anos a mais. Tornaram-se pós-soviéticos um pouco antes de o mundo todo se tornar pós-tudo. Pós-nacional e pós-ocidental, pós-Bretton Woods e pós qualquer coisa. São YURI GAGÁRIN da cultura de gravidade zero”.
O maior símbolo é SURKOV, o publicitário, dramaturgo, romancista e especialista em “tenologia política”, o RASPUTIN responsável pela estratégia de comunicação tanto de BEREZOVSKY quanto de PUTIN.
Uma frase cunhada por ele é o mantra da Rússia contemporânea:
“Tudo são relações públicas”.

16 comentários:

  1. Prezado Adai Rosembak

    Bom dia.

    Sinceros cumprimentos pelo texto, especialmente pelos trechos a seguir.

    Desejo um excelente domingo.

    Cordial abraço.

    M C R Vercesi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mário Vercesi,

      Obrigado ao reconhecimento de meu texto.
      Foi de fato um relato que me consumiu muito tempo para redigir.
      Tive de recorrer à memória de mais de 50 anos.
      As lembranças chegam misturadas, aos borbotões.
      Muita coisa que aconteceu não tem mais sentido em nossos dias e nem seria compreendido e aceito pelos mais jovens.
      Vivíamos em um Mundo que não existe mais.
      O comunismo e a ex-URSS eram as luzes da humanidade.
      Foi a grande ilusão.
      Fico boquiaberto, após tanto tempo, ver pessoas entrarem no mesmo caminho.
      Por tudo isso, a redação dessa nota me consumiu muito tempo.
      Tentei ser o máximo possível sucinto mas um tipo de descrição de vida como essa não poderia ser menor.
      Deixei de dizer muitas coisas importantes mas aí, se escrevesse tudo que me veio à mente, realmente ia acabar ficando um livro.
      Não sei qual vai ser o efeito nas opções de muitos jovens.
      Sinceramente, gostaria de os ajudar.
      Mas a juventude é a entrada na vida real. Os erros devem ser cometidos nessa fase para que não venham a ser feitos na velhice.
      E olhe que apesar de idosos ainda cometemos erros.
      Mas na juventude, com 20 anos, com um pulo você se levanta.
      Quando velho, você não consegue se levantar e fica esparramado no chão.
      Essa é a grande diferença.
      Obrigado por suas palavras e tenha um ótimo domingo.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Caro Senhor,

    Li e reli seu artigo.
    Profundo e esclarecedor.
    Foi uma viagem no tempo que mostrou sua vida, a história do Brasil e do mundo.
    Pelos meus cálculos, o senhor deve estar perto dos 80 anos. Sou bem mais jovem.
    Mas consegui retroceder no tempo com seu relato.
    Uso uma palavra que o senhor usou que é patético, para descrever uma pessoa que quer mudar o Brasil com fórmulas mágicas e política surrada.
    Mas cheguei à conclusão de que eles nunca vão mudar.
    E tem gente que os segue.
    Escreva mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Gratíssimo por suas palavras.
      Procurei retratar minha experiência pessoal porque penso que, ao mesmo tempo, retrato os caminhos (ou descaminhos) pelos quais nosso país passou.
      Ah..SE.. E aí sempre entra o SE pudéssemos retornar no tempo. Mas com o mesmo corpo jovem ou com o corpo que tenho hoje?
      O que nos resta é mesmo procurar mudar o mundo com nossa experiência.
      Estou perto dos 80.. exatamente 75.
      Vamos por aí.. tentando passar nossa experiência e ajudar.
      Mas tem gente que não muda.
      Veja essa Gleise e o Lindbergh.
      O que fazer?
      Nada além do que continuar seguindo nosso caminho. Cada um sabe o que faz de sua vida.

      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Amigo Adaí,

    Admiro-o pela vasta cultura e capacidade de "brincar" com as palavras que o amigo possui de sobra. Leio sempre seu blog e aprendo muito contigo. Agradeço-te por esta integração da qual fostes o primeiro a promovê-la. Sou apenas mediano, tu tens muito mais "cancha" do que eu, embora sempre me trates muito mais pelo teu bondoso coração do que pela razão. Agradeço-te sobretudo pela menção a ser sócio da ANAPLAB no epílogo de seus belos textos. Como é bom ter amigos do teu quilate. Tudo de bom caro colega!

    Fiz o comentário acima também em meu blog e gostaria de acrescentar a maturidade/semelhança de seus escritos com o imortal Machado de Assis, na hora que começamos a ler não dá mais vontade de parar. Os teus escritos são cativantes e prendem o leitor. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Companheiro Ari Zanella,

      Menos! Menos! Fico até arrepiado com suas palavras!
      Tem muita gente boa por aí. O problema é a preguiça de escrever e a trabalheira que um blog do nível dos nossos dá.
      Muitas vezes minha mulher me pergunta porque eu não dou uma parada e arrumo o escritório (que, desculpe-me a palavra...é uma "zona") - são livros, textos, CDs, DVDs, uma papelada incrível em desordem, etc., você sabe como é !
      E também vive me perguntando porque ao invés de eu ficar gastando dinheiro e tempo com o blog, eu não trato de ganhar mais dinheiro (ele está sempre faltando) e vou cuidar mais de minha saúde.
      Você também deve vivenciar isso tudo.
      E também sabe a razão porque não paramos. Isso nos dá prazer, alimenta um pouco nossa vaidade, damos asas à nossa imaginação, e sabe que - cada um do seu jeito - estamos fazendo o melhor pelo nosso povo e nosso país e - porque não dizer? - pelo mundo?
      Também leio todos seus artigos. Você é um analista que mergulha fundo nos problemas. Entende à beça de ES, de CASSI, de PREVI , do BB e de etc, etc, etc..
      Por isso é que seu blog tem tanto sucesso e é tão acessado.
      Você é admirável caro amigo.
      Continue assim. Não nos abandone.

      Um abração

      Deste admirador e amigão

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Carlos Valentim Filho29 de janeiro de 2018 às 04:42

    Prezado Adaí.
    Cumprimentos pelo seu "documentário", verdadeira aula de história Leio sempre seus artigos. Neste, Você se superou. Pela minha idade, pude relembrar todos os acontecimentos que marcaram passagens importantes do século passado. Li muito a respeito da ex-URSS. Dos massacres e expurgos. Das fazendas coletivas. Da obrigatoriedade dos pequenos produtores rurais independentes de entregar parte ponderável de sua produção para o Estado opressor, Visitei a Rússia já na era Gorbashov e pude constatar os elogios ao Governo e críticas acerbas sobre os tempos da URSS.
    Grande abraço,
    Carlos Valentim Filho (nas. 21-06-1928), portanto, à beira dos 90 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos Valentim Filho,

      Pela sua idade você vivenciou, já em sua juventude, a implantação do comunismo pelos expurgos internos e pelas execuções sumárias aos milhares com uma simples canetada de Stálin.
      Eu me lembro de quando tinha 10 anos e Stálin faleceu.
      Nessa época você já tinha 25 anos.
      Parecia que o mundo ia acabar. Stálin, até então, era idolatrado como o guia dos povos.
      A URSS era o grande e primeiro modelo para a humanidade.
      A implantação do comunismo sanguinário dentro da URSS era o que menos importava.
      O princípio seguido era "para a implantação do comunismo não importam os meios e sim os fins".
      E nós adolescentes ouvíamos apenas uma pequena parte do que ocorria no "paraíso socialista".
      Eram crianças que denunciavam os próprios pais que, depois, eram executados sumariamente por traição ao sonho comunista. E depois essas crianças eram condecorados como heróis da URSS e da construção do socialismo. Eram vizinhos de porta que denunciavam outros vizinhos, os quais também eram executados sumariamente.
      Os julgamentos eram farsas. Os "acusados", por vezes em grande número, ficavam sentados ou enfileirados e apenas ouviam as sentenças que sempre era a pena de morte ou, as mais suaves, a internação para trabalhos forçados nos gulags.
      Hoje se compreende o ódio na Ucrânia contra o domínio dos russos.
      Só na grande fome, imposta como castigo à Ucrânia por Stálin, foram 5 milhões de pessoas que morreram de fome.
      Desde muito jovem fui uma pessoa politizada e, quando me inteirei disso tudo em 1964, foi como se tivesse recebido uma facada no coração.
      Sentí-me traído e completamente ludibriado pela propaganda comunista.
      Foram momentos de descoberta, de desencanto, de frustração e de revolta contra tudo que venerava anteriormente como ideal político.
      Escrevi um artigo tempos atrás neste blog sobre a Rússia atual em que indiquei alguns DVDs com filmagens raras, desde o início do século XX que retrata o início da Revolução na Rússia em 1917 até o seu fim em 1990. Não consegui os localizar no meio da bagunça em meu escritório. ogo que eu os ache lhe informo.
      Mas você pode localizar essas filmagens e outras pelo Google.
      Tem um livro recente e muito interessante sobre a queda do império soviético: "O fim do homem soviético", de Svetlana Aleksiévitch. É pesado, de leitura cansativa mas muito revelador. Gostei muito. Não sei se você vai gostar.
      Quanto a ir à Rússia, confesso que tenho certo medo de visitar.
      Aquele é um país imprevisível. É como um vulcão que fervilha por baixo de uma planície tranquila.
      Vamos trocando ideias.

      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Caro blogueiro,

    Acompanho a opinião do comentarista anterior.
    Sempre leio seus artigos.
    Você tem um estilo peculiar. Tem um jogo de palavras envolvente e incisivo.
    E sabe como colocar os sentimentos de todos nós em relação aos assuntos que aborda e ao ambiente político.
    Uma dica: não precisa ser tão cuidado em não ferir melindres alheios.
    Todos nós erramos.
    Mas essa turma de esquerda não tem piedade de ninguém. A verdade deles para eles é a única.
    O mundo inteiro está errado e só eles estão certos.
    Não tem jeito. Vão morrer pensando da mesma forma e repisando os mesmos chavões.
    Vamos ter paciência, que é o que temos de ter e esperar os resultados disso tudo.
    Também como o senhor, tenho confiança no futuro de nosso país.
    Continue a escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      O importante é que, apesar dos momentos difíceis pelos quais estamos passando, vivemos em um ambiente de abertura democrática.
      Temos liberdade de expressão, imprensa livre, eleições à vista, Parlamento funcionando, Judiciário idem e, um Executivo que, apesar dos desvios está retirando o país da crise econômica em que ele foi jogado.
      Esse é o caminho.
      Como você disse, temos de ter paciência e esperar pelo resultado de tudo isso.
      Não existem condições de acontecer aqui o que aconteceu na Rússia e nem o que está ocorrendo na Venezuela.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Prezado Adaí,

    Recebi esse seu artigo (excelente), através de meu amigo Ivo Ritzmann (de Joinville-SC).

    Somos todos da mesma época...

    Abs,

    Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Maria Toledo,

      Que imenso prazer receber seu comentário.
      Trabalhamos juntos na CACEX.
      Hoje sou associado da AAFBB.
      E procuro neste blog defender os interesses de nossa categoria ao tempo em que mantenho a cabeça ocupada.
      Entre os colegas daquela época sempre encontro o Waldyr Argento, o Mário Bastos e o Julinho Alt. Eles sempre estão nos almoços mensais da AAFBB.
      O júlio Alt está com um albúm de fotos que tirei daquela época.
      Você está em várias dessas fotos.
      Vou ver se o Julinho consegue colocar as fotos no site da AAFBB.
      Não sei se vai dar porque o site da AAFBB retrata a posição oficial da associação.
      No blog eu tenho a liberdade de colocar o que quiser.
      Entre no site da AAFBB e venha a algum dos almoços mensais.
      É muito bom. E você poderá rever a galera daquela época.
      Está todo mundo mais barrigudo, cabelos brancos mas continuam brincalhões, sorridentes e gozadores.
      O único que guarda aquela cara de garoto é o Julinho Alt. Parece que não envelhece.
      Estou muito feliz com seu comentário.
      Gostou do artigo? E do blog?
      Gostaria de sua sincera opinião.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. De fato, vida que segue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aloysio Guerra,

      O seu comentário foi extremamente breve.
      Mas acho que definiu tudo de forma bem objetiva.
      Hoje mesmo refleti sobre a situação em que vivemos.
      Lutamos contra forças muito poderosas e não conseguimos reagir frente a muitos ataques.
      Veja a Resolução CGPC 26. As associações já entraram com processos, todo mundo já protestou, os blogueiros fizeram diversos artigos contra (este blogueiro inclusive) e o que mudou?
      Nada.
      O mesmo está ocorrendo com esta novíssima Resolução CGPAR 23. Todo mundo protesta, todo mundo opina e mudanças?... Nada de nadinha.
      É preciso repensar nossa maneira de agir.
      Senão é o que você diz... Vida que segue!!!

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Caro amigo,

    Embora esse seu artigo não tenha relação com os assuntos de nosso interesse, eu sempre leio pois passam uma visão dos problemas do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo,

    Grato pela sua apreciação ao que escrevo.
    Como o blog é meu, óbvio que passo minha visão do mundo.
    Mas não sigo mais ideologias. Procuro seguir a lógica e a realidade dos fatos.
    Quando rejeito o PT e LULA é porque não acredito que possam fazer milagres no país.
    Tiveram a sua vez e jogaram o país no buraco.
    E a saída desse buraco ainda vai demorar.
    Da mesma forma acredito que TEMER se desacreditou por também estar enredado na maçarocada de desvios e crimes cometidos nos governos do PT.
    É preciso fazer uma varredura no país.
    E o poder da República que pode fazer isso é o JUDICIÁRIO.
    Isso tudo virá nos beneficiar diretamente.
    Acho que o povo está amadurecido para essa mudança.

    Abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir