terça-feira, 5 de junho de 2018

COMPLEMENTO AO ARTIGO ANTERIOR "UMA EXPERIÊNCIA VALIOSA"


Caros Companheiros,

O artigo anterior, “UMA EXPERIÊNCIA VALIOSA”, de 04.06.2018, despertou muita polêmica e, atendendo a solicitações, reproduzo adiante, na íntegra,  o comentário “O QUE ESTÁ POR TRÁS DA TENTATIVA DE IMPEDIR A POSSE DE PAULA GOTO NA PREVI?”,  do companheiro JOÃO ALVES, do grupo “MEUS AMIGOS DO BANCO DO BRASIL”, publicado no artigo “AFFAIR ELEIÇÃO PREVI – PONDERAÇÕES DO NOSSO ETERNO DIRETOR ARISTOPHANES”, de   03.06.2018,  no BLOG do ARI ZANELLA.
Confesso que, inicialmente, fiquei  inibido e receoso de sensibilizar meu amigo e blogueiro ARI ZANELLA ao publicar  essa matéria neste blog, pois eu a extraí justamente do “BLOG do ARI ZANELLA”.
Deixei a ideia amadurecer antes de tomar a decisão, muito embora, tanto eu, o ARI ZANELLA, ou qualquer outro blogueiro, saibamos que qualquer assunto ou notícia colocada na rede, é de domínio público.
Fui para o sofá, acessei o canal “556-CURTA” e fui assistir a um excelente documentário sobre a trajetória artística e pessoal do cantor WILSON SIMONAL, que foi alvo de um brutal linchamento ideológico nos “anos de chumbo”, promovido pelo patrulhamento ideológico da esquerda, tendo como base uma falsa acusação de que ele colaborava com o DOPS na denúncia de companheiros   do mundo artístico.
WILSON SIMONAL era um apolítico.  
E isso irritava a esquerda radical.
SIMONAL era uma pessoa descompromissada e um bon-vivant. Seus focos eram as mulheres, a música, cantar, dançar, o futebol, comer e gastar bem, curtir os amigos e a vida noturna.
Outros ídolos populares na época, como PELÉ e ROBERTO CARLOS, também eram abominados pelos radicais da esquerda por desviarem a atenção do povo da situação política em que vivia o país.
Mas indiscutivelmente SIMONAL foi o maior alvo desse ódio e foi quem mais sofreu seus efeitos.
A perseguição foi tão acirrada que arrasou a vida de WILSON SIMONAL, que era um cantor de grande sucesso na época.
Todos se afastaram dele e ele foi isolado na chamada “Sibéria”, como se fosse um leproso.
Não conseguia mais trabalho. As casas de show não o contratavam mais pois eram ameaçadas de boicote pelos demais artistas.
Ficou endividado e passou por sérias privações. Passou anos reunindo documentos para provar sua inocência. Ainda conseguiu se apresentar em programas televisivos com esse objetivo.
Nada adiantou. Seu destino estava traçado. Ninguém lhe dava oportunidade.
Os raros amigos que acreditavam nele não conseguiam romper o boicote do qual era alvo. Sentiam pena dele. Entrou em depressão profunda, passou a beber, perdeu a saúde e acabou falecendo em 2000 por cirrose hepática.
O documentário sobre SIMONAL me entristeceu.
Mas me fez tomar uma decisão em relação ao caso de PAULA GOTO.
A vida é curta, não temo mais nada, e quero viver em paz com minha consciência.
Não conheço PAULA GOTO e não votei nela, mas não quero correr o risco de colaborar para uma decisão equivocada e injusta que pode provocar um drama pessoal e arrasar a carreira exitosa de uma profissional altamente qualificada.
Essa é uma situação nebulosa, cercada de dúvidas, contradições e acusações mútuas que, até o momento, não foram devidamente esclarecidas.
Além de comprometer a vida pessoal e profissional de PAULA GOTO, também ficariam maculados o profissionalismo e a seriedade que devem pautar a governança dentro da PREVI.
Por tudo isso, tomei a decisão de publicar a nota de JOÃO ALVES, que segue abaixo.

À vossa consideração.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

*                Anônimo disse...
*                  
O QUE ESTÁ POR TRÁS DA TENTATIVA DE IMPEDIR A POSSE DE PAULA GOTO NA PREVI?

por JOÃO ALVES, no grupo MEUS AMIGOS DO BANCO DO BRASIL, em 01/06/2018


1. A PREVIC HABILITOU PAULA GOTO para ser Diretora de Planejamento;

2. O BB enviou declaração oficial à PREVIC atestando, de forma enfática, que a PAULA tem experiência de 8 anos na área de investimentos, inclusive com substabelecimento de poderes de subsidiárias como BBDTVM, BRASILPREV e BB Banco de Investimentos;

3. A PREVIC disse em manifestação oficial que a análise curricular da PAULA não demonstrou experiência de 3 anos na área de investimentos;

4. Dessa decisão da PREVIC cabe recurso administrativo no prazo de até 10 dias;

5. Qualquer pessoa de bom senso deveria se questionar e ajudar a questionar a PREVIC: por que a análise curricular não levou em conta a declaração oficial do BB de que a PAULA tem experiência na área de investimentos?

6. A PREVIC considera falsas as declarações do BB ou “acha” que a experiência que o BB descreve não é relevante?

7. A PREVIC poderia desqualificar as informações ou a experiência da PAULA descrita pelo Banco?

8. Deve-se enfatizar que quem prestou essas informações é o patrocinador do maior fundo de pensão da América Latina, que administra a PREVI junto com os eleitos;

9. Que mensagem a PREVIC estaria passando para o universo dos fundos de pensão se uma coisa dessas acontecesse?

10. Como ficaria a credibilidade dos administradores em geral do BANCO DO BRASIL?

11. A PAULA GOTO também apresentou o certificado de investimentos CPA 20, da ANBIMA, e o certificado de investimentos do ICSS, ambas as instituições referenciadas pela própria PREVIC;

12. Neste contexto, com PAULA GOTO HABILITADA pela PREVIC para ser Diretora de Planejamento, mas não para ser AETQ (apesar de todos os fatos acima), a negativa da PREVI de não dar posse a PAULA tem alguma chance de resistir na Justiça?

13. A decisão sobre quem deve ser o AETQ da PREVI é decisão interna dela. A habilitação da PAULA GOTO para ser Diretora da PREVI é atribuição da PREVI, e essa considerou-a habilitada para o cargo; o que é maior: a decisão da PREVIC ou a norma interna da PREVI?

14. PAULA GOTO cumpriu todas as exigências do Estatuto, do Regulamento de Consulta aos Participantes e Assistidos e do Edital de Eleições da PREVI, apresentando toda a documentação exigida;

15. PAULA GOTO foi homologada como candidata pela Comissão Eleitoral e não foi impugnada por nenhuma chapa concorrente dentro do prazo;

16. O artigo 38, parágrafo 2o. do Regulamento de Consulta aos Participantes e Assistidos da PREVI diz que “Caso, ao final do processo de habilitação, a PREVIC não conceda ao candidato eleito o Atestado de Habilitação de Dirigente de EFPC, dar-se-á o cargo como vago, ficando seu preenchimento sujeito às regras estabelecidas no Estatuto”;

17. Isso SIGNIFICARIA que, se PAULA GOTO não tivesse obtido a habilitação como dirigente, SERIA realizada eleição apenas para o cargo dela, JAMAIS a eleição para todos os demais cargos disputados na eleição;

18. Acontece que a PREVIC EMITIU o Atestado de Habilitação número 2018.435, com validade até 31.05.2022, para a PAULA GOTO ser Diretora de Planejamento da PREVI;
(continua)
03/06/2018 13:08h
Anônimo Anônimo disse...
(continuação)

19. Neste contexto, cabe:

a) à PREVIC demonstrar porque
contraindicou PAULA GOTO para ser AETQ, mesmo com as provas documentais contundentes de que ela tem a experiência necessária para tal;

b) à PREVI responder por que se recusou a dar posse a uma candidata eleita que foi HABILITADA pela PREVIC para ser Diretora de Planejamento;

c) ao conselheiro ELEITO, que votou contra a posse de uma candidata eleita em pleito democrático (a qual apresentou toda a documentação exigida pelos Normativos da PREVI), explicar aos participantes por que, além de votar junto com o Banco e contra candidata eleita, ainda registrou voto pedindo a anulação de TODA a eleição e a realização de nova eleição para TODOS os cargos;

d) aos que tentam cassar o mandato de PAULA GOTO antes da posse, mesmo habilitada pela PREVIC, explicar ao conjunto de participantes por que resolveram deixar de questionar a PREVIC sobre a desconsideração da declaração do BB de que PAULA tem experiência de mais de 8 anos na área de investimentos e por que resolveram pedir que já se declare vago o cargo que ela conquistou legitimamente nas urnas e para o qual foi HABILITADA oficialmente pela PREVIC, sem sequer esperar o prazo de 10 dias que PAULA GOTO tem para ingressar com recurso administrativo junto à PREVIC para rever unicamente a questão do AETQ.
03/06/2018 13:08h

2 comentários:

  1. Senhor Adaí,

    Acho que o senhor está malhando em ferro frio. Eu não vejo ninguém defender essa moça e contestar a decisão da PREVIC nesse caso. Nem a própria Paula Goto se defende. Esse colega João Alves que fez o comentário no blog do Zanella, até poderia ter feito um comentário no seu blog.
    Sai dessa companheiro. E se a PREVIC tiver razão? Concordo com o senhor que isso devia ser melhor esclarecido. Tudo isso está muito estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo,

      É lamentável mas tenho de concordar com você.
      Por tudo que foi citado no arrazoado de João Alves não enxerguei a razão porque a Paula Goto não foi aceita pela PREVIC.
      Ela trabalhou 8 anos na área de investimento, apresentou certificados para a classificação no AETQ, etc, etc.
      Exatamente em que ponto a PREVIC enxergou QUALQUER óbice?
      Enfim, fazer o que?
      É a vida.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir