quarta-feira, 17 de julho de 2019

ANABB em FOCO - 17.07.2019



Caros Companheiros,

Poucas vezes nos sentimos acuados por tantas ameaças e ataques    injustos e   desfocados da realidade como na presente quadra.
Somos apresentados na mídia como sanguessugas do estado e aproveitadores do povo.
E o pior é que, além dos ataques externos que enfrentamos na defesa do  BB e da  PREVI,  no que tange à CASSI, colegas que deveriam apoiar a instituição, defendem uma convocação de consulta ao Corpo Social da CASSI para “apurar” supostas irregularidades no órgão, e ainda têm o desplante   de pedir a “mediação” de instituições  reguladoras, de fiscalização, controle e acompanhamento como Ministério Público, Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).
Nem uma palavra sobre a real razão da insustentabilidade da CASSI, que foi, é, e continuará a ser o calcanhar de Aquiles na nossa Caixa de Assistência:
“O descompasso de aumentos salariais e de benefícios (IPCA de 4,1%) e inflação de custos de saúde (18,5%).”
Cabe repetir o adágio popular:
“Com amigos assim, podemos dispensar os inimigos”.
A respeito deste introito, transcrevo (Anexo l), a manifestação do colega ALBERTO DE FARIA MATOS, 59 anos. Aposentado desde 2015.  REDE-SOS@yahoogrupos.com.br – Mensagem 1.1 (PETIÇÃO CASSI:UMA TORRE DE BABEL) , de 15.07.2019.
Isso tudo posto, e com as ameaças descabidas e infâmias assacadas contra o Banco do Brasil ( BB) , Caixa de Previdência do Banco do Brasil ( PREVI ), e  Caixa de Assistência do Banco do Brasil ( CASSI ), não é de espantar que os funcionários dessas instituições e os aposentados e pensionistas da PREVI, já submetidos a  brutais achatamentos salariais e  de planos de benefícios, e à redução  e reestruturação de seus quadros de pessoal, com seguidos PDVs, se tornem vítimas de depressão e de descontrole e desespero pessoais, que vêm agravar ainda mais o quadro deplorável em que se encontram  os servidores dessas instituições.
A propósito desse aspecto, transcrevo adiante a tocante manifestação da colega VIRGÍNIA DE CARVALHO que me abalou profundamente (Anexo ll), publicada em 16.07.2019, no Resumo 5225, da Rede bbfuncionários@yahoogrupos.com.br.
Complemento o Anexo ll acima, com o anexo lll, em que copio da REDE-SOS@yahoogrupos.com.br – Resumo 5547, de 16.07.2019, as Mensagens 1.1 e 1.2.
O que aconteceu na última votação da CASSI em que nada foi decidido em razão da falta de quórum, devido principalmente à omissão na votação dos aposentados, é um episódio que não pode se repetir em relação a decisões cruciais que teremos pela frente.
Estamos no limiar de importantes transições que exigirão a participação de todos, sob pena de afundarmos em um turbilhão de mudanças que afetarão nossas existências e a de nossos familiares.
Os dirigentes das associações e entidades que participavam da Mesa de Negociações contavam que essa decisão sobre a CASSI deveria ter sido um assunto encerrado para centrarmos nossas energias na defesa da PREVI e do BB frente aos sérios desafios que teremos pela frente.
Já abordei esses assuntos nos artigos “Uma apresentação bem oportuna”, de 23.03.2019, “Mais Silêncio, Mais Prudência e Mais Trabalho”, de 15.02.2019 e “Olhando para o Futuro”, de 03.02.2019.
Daqui para a frente, se não conseguirmos mobilizar os aposentados para lutarem ou pelos menos votarem na defesa de seus próprios interesses, estaremos à mercê de um processo desestruturador por parte do Governo Federal do qual não teremos como escapar.
Por essas razões nunca foi tão oportuna  a campanha “#nãomexenomeuBB”, promovida pela ANABB.
Agora que ataques ao BB  se  acirraram com seguidas calúnias, invectivas degradantes e insultuosas contra instituições centenárias, e principalmente  o Banco do Brasil, que sempre foi um pilar para  a interiorização do crédito para o desenvolvimento do interior do país, principalmente o apoio à pecuária e à agricultura, é hora de nos unirmos à ANABB nessa luta que é de todos nós.
Finalmente, perdoem-me pela massa de informações neste informativo.
Muita coisa ainda poderia e até deveria ser acrescentada neste artigo, mas devo me precaver para não cansar os companheiros que me dão a honra com o acesso a este blog.

Boa Leitura.
Atenciosamente
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB


Anexo I:
PETIÇÃO CASSI: UMA TORRE DE BABEL
ALBERTO DE FARIA MATOS

Espero que tenham paciência para ler e de antemão peço desculpas pela verborragia. Essa petição é um conjunto de incertezas pois é subjetiva, além de não focar a necessidade financeira latente da CASSI. Inúmeros estudos, consultorias, auditorias internas, já foram realizados no decorrer dos últimos 5 anos e todos apontavam para o crescente déficit da CASSI sugerindo mudanças em seu custeio como em sua governança.
Foi esse modelo de governança que acabou consumindo todas as reservas.
Agora a Inês é morta.
O banco é culpado? Sem dúvida.
Contudo, coloco a maior parcela de culpa nos diretores eleitos anteriores que nada fizeram para conter essa sangria, pois eles eram os responsáveis pela parte mais frágil dessa parceria, ou seja, nós os associados. Sabiam da bomba relógio, mas não tiveram coragem de desarmá-la e ainda se proclamavam defensores dos direitos dos trabalhadores.
As razões para a omissão são bem conhecidas: ranço sindical e eleitoreiro.
A CASSI está em estado pré-falimentar, essa é a dura realidade.
Nas votações anteriores falaram que os dirigentes estavam fazendo uma campanha de terror, quando alertavam para os riscos da combalida situação financeira colocar a CASSI sob o radar da ANS.
O que aconteceu logo depois?
Um dos diretores da ANS recomendou a implementação da direção fiscal na CASSI. Terror? Em absoluto.
Estavam sendo transparentes e responsáveis ao alertar-nos.
Este comprometimento, profissionalismo e sobretudo coragem, atributos ausentes nas administrações anteriores, está fazendo que os nossos dirigentes tomem medidas impopulares.
É fato indiscutível que a CASSI precisa de dinheiro.
Como fazê-lo dentro das atuais condições? Quais seriam as opções?
No meu entendimento recorrer a: financiamento, aumento de receitas, redução de despesas.
Financiamento já se esgotou, o Banco já o fez em forma de adiantamentos.
Redução de despesas já está em andamento.
Nesta questão espero que a CASSI não recorra a suspensão de serviços prestados aos associados, opção que não está infelizmente de todo afastada.
Então acaba restando o aumento de receitas que está se traduzindo no aumento da coparticipação em consultas e exames.
É inegável os bons resultados desta diretoria.
A CASSI está apresentando superávit em seus balancetes mensais, mas esses valores não cobrem o rombo existente e muito menos atendem os níveis de solvência exigidos pela ANS.
Infelizmente o tempo está contra nós e  tudo é muito lento.
Darei um exemplo:
Vocês sabem o percentual necessário de aprovação na Câmara e no Senado para se aprovar uma emenda constitucional ? 3/5 , ou seja, 60 %.
E para se alterar um dispositivo do estatuto? 2/3 , ou seja, 66,67 % . Conclusão: é mais fácil se alterar a Constituição do Brasil , que norteia a vida de 200 milhões de brasileiros, do que alterar o estatuto da CASSI !
Isto é uma coisa que deveríamos refletir. Na última votação, o SIM ganhou por maioria, mas não atendeu ao percentual do estatuto.
Ou seja, continuamos na mesma e a CASSI se exaurindo.
Não é o caso, neste momento, mas sou amplamente favorável que haja modificação deste percentual em nosso estatuto no futuro.
Espero que a presença deste dispositivo não nos leve a uma falta de decisão e por conseguinte à inércia nos colocando de fato no colo da ANS.
A petição é encaminhada a quase uma dezena de órgãos, alguns sem relação alguma com saúde, como por exemplo: o BACEN e a CVM.
Vocês já imaginaram se estas instituições aceitassem ser mediadores?
Uma verdadeira Torre de Babel se formaria e a CASSI iria à falência antes que decidissem alguma coisa. Uma ação mais objetiva e eficaz seria entrar com uma ação na justiça se baseando na decisão do STF a respeito da coparticipação em favor de associados de planos de saúde da Ministra CARMEN LÚCIA.  
Por que não fizeram isso?
Esta sim seria uma ação concreta e objetiva na defesa dos nossos interesses.
Comparo esta petição a um processo que o advogado não sabe o que quer e desconhece a parte passiva do processo. Mais uma vez: o que o BACEN, CVM,CGU e TCU têm a ver com isso ?
Sobre o conteúdo : Anular ou não, Constituir ou não, Sustar ou não, Formar ou não ,.......etc. Ou não, Ou não, Ou não, Ou seja, uma coleção de dúvidas, puro ACHISMO, quanta falta de objetividade ! Para mim não sabem o que querem e muito menos a quem recorrer.
Por isso, NÃO assino!
E se pudesse a rasgaria.
Estamos perdendo tempo!
E esta perda tempo poderá ceifar a vida de muitos colegas.
A CASSI, colegas, está FALINDO !
Não é à toa que já está na mira da ANS.
A CASSI precisa de uma nova Fonte de recursos para sobreviver.
A fonte de recursos dela é o Banco e nós.
É com o Banco que temos que chegar a um acordo.
O resto é perda de tempo.
O destino da CASSI está em nossas mãos, por enquanto.
Espero que haja nova negociação para evitar intervenção.
Se houver, será desastrosa para nós, disso eu tenho absoluta certeza.
Dirigentes do Banco poderão ser até punidos, mas a pena mais severa recairá sobre nós.
Esqueceram-se da intervenção na PREVI ? Voto de minerva está lá até hoje e a PREVI altera o estatuto a seu bel prazer, alguém é consultado?
Vocês já viram quanto paga um titular de 59 + ( a maioria de nós ) no CASSI Família que serve de parâmetro com os do mercado? R$ 2.500,00.
Sabem o benefício médio pago pela PREVI?  R$ 8.000,00 se não estou enganado.
Onde quero chegar. Se a CASSI falir, sua carteira é liquidada e todos nós migraremos para outros planos de saúde. Tendo em vista o benefício médio pago pela PREVI e supondo que haja um cônjuge dependente, essa conta tomando como base CASSI Família sobe para R$ 5.000,00 !  E agora José?
O que será desses colegas?
Compare agora com o que você pagaria mesmo havendo a cobrança por dependente.
Concluo escrevendo que o foco é a recuperação da CASSI, mas para isso é necessário dinheiro.
Esta é a realidade.
Não há salvadores da pátria.
Gostemos ou não, dependemos do Banco, pois ele é o patrocinador e está disposto a negociar.
O que não pode nortear a nossa decisão é achar que tudo tem que ficar como estava antes, não reconhecendo que esse antes é que nos fez chegar a esta situação de penúria.
Mudanças estruturais e de custeio são necessárias e elas são inevitáveis.
E estejam certos que será melhor que elas venham sob o nosso controle e do Banco, caso contrário elas virão por goela abaixo através da ANS.

ALBERTO DE FARIA MATOS,  59 anos, aposentado desde 2015.

Anexo ll
bbfuncionários@yahoogrupos.com.br.
Resumo 5225, de 16.07.2019 1

Res: PREVI = SILÊNCIO

 

"VIRGÍNIA DE CARVALHO"

 

Caríssimos ALDORIPES e demais colegas que estão em queda livre,
O desespero finalmente me alcançou e me jogou numa cama, com uma depressão que parece não querer ceder espaço para a esperança.
O silêncio parece ser uma conclusão que nós, os aposentados (ou pós laborais) estamos sendo um peso a ser eliminado o mais rápido possível. Sem solução de um refresco financeiro por parte da PREVI (que vai investir no exterior), o que será de nós e de quem cuidamos, que é a família?
VIRGÍNIA DE CARVALHO

Anexo lll

Mensagens 1.1 e 1.2, extraídas da REDE-SOS@yahoogrupos.com.br – Resumo 5547, de 16.07.2019


PREVI = SILENCIO

Seg, 15 de Jul de 2019 11:16 pm . Mensagem 1.1- Enviado por:

 

"ALDORIPES FERREIRA

 

Colegas,
Mais um ano se passa e nada tem aparecido, além de maldades por estarmos vivos com uma idade razoável.
Os benefícios pelo andar da carruagem, serão reajustados mais uma vez abaixo da inflação real, principalmente da registrada na área da saúde. 
Uma pergunta: Será que a diretoria da Previ sabe da realidade das pessoas do baixo clero?
Com a  palavra os sábios do poder.

ALDORIPES

 

Mensagem 1.2

Re: PREVI = SILENCIO

Ter, 16 de Jul de 2019 1:12 a.m. Enviado por:

 

"ADAÍ ROSEMBAK"

 

Caro ALDORIPES,

Certamente os benefícios serão reajustados abaixo da inflação real.

A diretoria da PREVI sabe, lógico, do que acontece com quem está no
andar de baixo.

Mas coloque-se no lugar deles. O que fazer?
Culpar a quem?

Inicialmente a nós mesmos, sem dúvida.

A tarefa que nem Hércules dá conta é mobilizar os aposentados para lutar
ou pelo menos votar na defesa de seus interesses.

Parece que morreram antes do tempo.

Como prova, aí está o último pleito da CASSI que não teve decisão por
falta de quórum.

É lamentável, mas essa é a verdade.

E, permita-me ser realista: do jeito que a situação está, vem mais chumbo grosso por aí.

ADAÍ ROSEMBAK

21 comentários:

  1. Blogueiro,
    Acho que o certo não é tirar os aposentados de frente da tv para votar.
    O certo é modificar os estatutos da CASSI para aprovar qualquer assunto por maioria simples em qualquer votação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Infelizmente, concordo plenamente com você.
      Não é possível contar com os votos dos aposentados para formar quórum para a decisão de qualquer assunto.
      São vários motivos que se acumulam: problemas de locomoção e medo da violência nas ruas, necessidades especiais, dificuldade no manuseio de equipamentos eletrônicos, tais como computadores e caixas eletrônicos dos bancos, etc.
      E, para piorar a situação, os técnicos responsáveis pela área de TI da CASSI e do BB ainda conseguem complicar a situação, chegando ao limite de impossibilitar a já difícil votação dos aposentados. Haja insensibilidade com os idosos por parte do pessoal da TI.
      A propósito, leia meu artigo neste blog "Uma Denúncia Séria", de 04.06.2019, que retrata esse prisma do assunto.
      Vista a realidade da situação urge que a CASSI modifique seus estatutos para que qualquer decisão seja tomada por votação por maioria simples e não por quórum determinado.
      Caso contrário, nada será resolvido.
      Seu comentário foi muito oportuno e bem colocado.
      Parabéns.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Colegas,
    Se depender dos aposentados estamos f...errados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo com você em parte.
      É necessário encontrar canais adequados para que os aposentados possam se manifestar com plenitude.
      Do jeito que a situação se encontra é que não dá.
      Leia a resposta que dei ao comentário anterior a qual também atende ao seu questionamento.
      Grade abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Amigos,
    O tal colega que tenta desmoralizar o pessoal da CASSI todo o tempo é um tal de André Mascarenhas. Acomponho as redes de funcionários e nunca vi nada de concreto.
    É um time bem organizado que há muito tempo tenta tomar conta da CASSI.
    Felizmente para todos nós, o esforço deles tem sido inútil até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Sempre procuro evitar a citação de nomes.
      Acho qualquer crítica absolutamente cabível e legítima, pois vivemos em uma democracia em que vigora a liberdade de expressão.
      O controle estatal da mídia foi defendido por governos anteriores, principalmente do PT.
      Felizmente o voto anti-PT venceu.
      Com isso o armodaçamento da mídia não aconteceu e a liberdade de expressão vigora.
      Voltemos à CASSI.
      Também discordo das manifestações do personagem que você citou e também sou contra a visão do grupo que o apoia.
      Mas respeito o direito dele e de seu grupo se manifestarem.
      Da mesma forma que espero que meu direito de me manifestar seja respeitado.

      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Amigo,
    Esse grupelho que tenta desmoralizar a Cassi é manjado. Há anos eles tentam tomar o poder na Cassi e não conseguem. Então tratam de difamar a Cassi.
    Como acompanho esse assunto há muito tempo, acho até que o senhor já escreveu sobre eles.
    A melhor coisa é os deixar de lado.
    Temos de nos aliar à ANABB na defesa do BB e da PREVI.
    Como o senhor disse vem chumbo grosso por aí.
    Gostaria que esse assunto da CASSI fosse resolvido rápido. Mas esse limite do quórum nunca vai ser atingido se dependermos dos aposentados. Ou muda essa norma da CASSI ou seja o que deus quiser.
    Gostei de seu artigo e da defesa da campanha da ANABB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Realmente esse grupo é muito conhecido em nosso meio.
      De fato, de há muito eles tentam tomar o poder na CASSI e não conseguem.
      Então levantam acusações descabidas sem apontar um único fato verídico sobre qualquer dirigente da CASSI.
      Realmente, há muito tempo, fiz críticas a componentes desse grupo quando participei de um simpósio promovido pela AAPBB sobre fundos de pensão e planos de saúde.
      Eles estão no pleno direito de manifestarem suas opiniões.
      Mas têm de estar cientes de que receberão críticas.
      Vivemos em uma democracia com liberdade de expressão.
      De resto, temos de fato de nos aliar à ANABB na defesa do BB e da PREVI.
      Não pouparei esforços e não perderei uma única oportunidade em apoiar a ANABB.
      Ou juntamos nossas forças ou seremos esmagados.
      Também concordo que essa situação da CASSI tem de ser resolvida o mais rápido possível.
      Não é possível conviver com esse status quo em que nada se resolve se não houver quórum mínimo que depende dos votos dos aposentados. É preciso mudar esse quórum para maioria simples.
      Parabéns por sua visão crítica e realista da situação em que nos encontramos.
      Escreva mais.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Caro Blogueiro,

    Gosto muito de seus artigos.
    O senhor vai com o dedo direto na ferida.
    É importante que a ANABB e as demais associações se unam na campanha do "NÃOMEXENOMEUBEBE".
    A situação da CASSI vai ter de ser resolvida de uma forma ou outra.
    É inaceitável e um absurdo que o SIM tenha vencido e a decisão tenha sido invaldada por falta de quórum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Continuarei a fazer o possível para promover a campanha da ANABB "NÃOMEXENOMEUBEBE".
      Temos de ser realistas e estarmos preparados pois enfrentaremos desafios pela frente.
      É importante que resolvamos esse assunto CASSI o mais rápido possível mas não podemos nos descuidar das ameaças contra o BB e a PREVI.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Sr. Adaí,
    Aposentados seguem indagando quando é que vai haver intervenção da ANS na CASSI. Pois foi para essa finalidade que inativos, sobretudo do Plano 1, já desiludidos, derrotaram a entidade no último plebiscito por ela realizado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Soupreviplano1,

      Espero que essa intervenção não ocorra.
      Não é esse o desejo dos aposentados.
      E os aposentados não derrotaram a CASSI.
      Dentro de suas limitações fizeram o possível para a CASSI vencer.
      Precisamos defender os aposentados e lhes dar condições de se manifestarem plenamente.
      Todos nós temos grande responsabilidade nesse processo.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Amigo,

    Não sou expert nessa área.
    Mas tenho lido seguidamente sobre a dificuldade de votaçao que os aposentados enfrentam.
    Pode parecer um absurdo mas acho que deveria se dividir a votação na CASSI para o pessoal da ativa dividido entre os aposentados.
    Quórum mínimo para o pessoal da ativa e maioria simples para os aposentados.
    Que tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Sinceramente não creio que sua ideia tenha condições de ir adiante.
      O ideal seria respeitar o voto da maioria.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Caro Senhor,

    Porque não se consegue mudar para maioria simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Quem está disposto a mudar os estatutos da CASSI?
      Abraços
      Adaí Rosembak
      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Meu caro,
    Não li nem ouvi nenhuma novidade sobre a CASSI depois dessa última votação que deu em nada por falta de quórum. Tem alguma novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Tem novidade sim.
      Leia o comentário do colega Sérgio Binato, exposto adiante.
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. PARTE 1

    Segue a notícia:
    Diário Oficial da União
    Publicado em: 22/07/2019. Edição 139, Seção l, pagina 58.
    Órão: Ministério da Saúde/ Agência Nacional de Saúde Suplementar .
    Resolução OPERACIONAL - RO Nº 2439, de 19 de julho de 2019.
    Dispõe sobre a instauração do Regime de Direção Fiscal na operadora Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.
    A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, no uso das atribuições que lhe conferem a alínea "c" do inciso ll do artigo 30 do Regimento Interno, instituído pela Resolução Regimental - RR nº 01, de 17 de março de 2017, na forma do disposto no art. 24 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, alterada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 24 de agosto de 2001, em reunião ordinária de 16 de julho de 2019,considerando as anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde, de acordo com os elementos constantes do processo administrativo nº 33902.140980/2011-39, adotou a seguinte Resolução Operacional e eu, Diretor-Presidente, determino sua publicação:

    ResponderExcluir
  11. PARTE 2,

    aRT. 1º- Fica instaurado o Regime de Direçao Fiscal na operadora Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Basil, registro ANS nº 34.665-9 e CNPJ nº 33.719.485/0001-27.
    Artº 2 - Esta Resolução Operacional - RO entra em vigor na data de sua publicação.

    LEANDRO FONSECA DA SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sérgio Binato,

      Vou ser breve. Seja o que Deus quiser!!!

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir