domingo, 23 de junho de 2019

RETROPIA


Caros Companheiros,

A indefinição sobre os destinos da CASSI é uma situação que está angustiando muitos associados da instituição.
Têm aqueles colegas que nos recomendam relaxar e não nos preocupar com o assunto pois sempre será encontrada uma solução, mesmo que não venha no tempo certo e não seja a ideal. 
Essas pessoas, evidentemente, não se defrontam com qualquer problema sério e urgente de saúde.
Não chamo isso de solução; pode no máximo ser chamado de um “arranjo” ou “jeitinho” para sair de um problema momentâneo sem maior gravidade.
Decididamente isso não é uma alternativa cabível para resolver  problemas   graves em uma instituição como a CASSI, dentro de condições dignas e aceitáveis.
Outros frente a doenças e complicações sérias e urgentes de saúde, lançam desesperados  pedidos de socorro pelas redes de funcionários, apelando para a concessão pela CASSI de atendimento médico especializado e prioritário  à sua pessoa ou a membros da família.
É a esses que mais devemos focar nossas atenções e nossas energias.
Nessas situações emergenciais temos de ser rápidos e objetivos.
É   o que ocorre no momento com o imperioso esforço para a aprovação urgente da nova proposta de sustentabilidade da CASSI, que foi aceita pela maioria das entidades que compõem a Mesa de Negociações, mas que não foi aprovada na votação do Corpo Social da CASSI, por não ter atingido o quórum mínimo.
Entre as instituições que aprovaram a proposta, estão a AAFBB e a ANABB, as duas maiores associações de funcionários da ativa e de aposentados do BB.
Como frequentador da AAFBB no Rio, estou sempre conversando e procurando me informar com colegas sobre assuntos de nosso interesse, principalmente com aposentados que comparecem àquela associação nos almoços mensais e frequentam o Espaço dos Aposentados. São pessoas atuantes que marcam presença, oferecem sugestões e orientam outros associados a recorrerem a setores da AAFBB de apoio aos associados e de orientação jurídica, para obter informes mais abalizados no sentido de agilizar  seus pleitos junto à CASSI.
Observo como é constrangedor aos dirigentes da entidade se verem impedidos de prestar orientações precisas sobre esse assunto, justamente porque a última proposta votada pelo corpo social da CASSI não foi aprovada porque não atingiu o quórum mínimo.
Aí, como tantos outros companheiros, me sinto frustrado e revoltado e – perdoem-me a franqueza - principalmente com os aposentados, que não conseguiram se mobilizar para defender seus próprios interesses.
Compreendemos muitas das dificuldades naturais que se abatem sobre os aposentados e abominamos as absurdas barreiras burocráticas que foram colocadas (propositalmente?) pelos responsáveis pela votação para prejudicar ainda mais o pleito (vide o artigo “Uma Denúncia Séria”, de 04.06.2019, neste blog).
Ainda me revolto – e aí fica óbvia minha opção – com as justificativas de muitos associados que optaram pelo NÃO na votação.
Pelas redes de funcionários, muitos justificam seus votos apoiados em premissas do passado – que não voltam mais  -  em que o BB, a CASSI, nós mesmos e o Mundo eram outros.
Tudo mudou e continua mudando cada vez mais rápido e temos de nos adequar a essa   realidade que se renova constantemente.
Nessa hora bate a angústia, pois a realidade à nossa frente não permite mais equívocos, delongas e postergações descabidas.
Foi num momento de desalento como esse que me defrontei com o magistral artigo “RETROPIA”, de autoria do Companheiro GILBERTO SANTIAGO,
                                     

ex-presidente da AAFBB, publicado no site dessa associação.
O artigo, que reproduzo adiante, apresenta de forma precisa e isenta essa dicotomia entre o passado e o futuro,  que se reflete constantemente em nossas decisões.  
Neste momento, mais uma vez, repetimos que este é um momento vital para a sobrevivência da CASSI.
Boa Leitura!!

Atenciosamente

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

RETROPIA

GILBERTO SANTIAGO

Há um fenômeno importante, pelo menos no mundo ocidental.
É a “RETROPIA”, uma fantasia que não se atém a um futuro almejado, mas sim a um passado idealizado, reduto dos saudosistas e dos que ignoram a dura realidade, desconsiderando as novas circunstâncias que passam a reger todos os passos de nossas vidas.
É um apego anacrônico, eis que transfere para o presente valores do passado que não podem mais subsistir em um mundo em plena evolução.
Em recente artigo Fernando Gabeira ressalta o termo e suas interações.
Suas palavras:

“o diálogo com um idealista retrópico é muito difícil pois tende a considerar qualquer argumento, mesmo o mais racional e objetivo, como uma submissão, desconfiado do que lhe pareça o vazio medíocre da ausência de uma utopia.
Olho tudo isso com tranquilidade, pois conheço muita gente fixada em certos períodos do passado.”
E conclui:
“quando se tem a pretensão de governar comportamentos, fica impossível encontrar um “modus vivendi”.  
Grupos e mentalidades muito fechados tendem a considerar as críticas como um esforço conspiratório”.

Nem utopias, nem retropias.
Os fatos e as novas circunstâncias, com o correr dos tempos, se impõem como fonte de reflexão sobre as nossas convicções.
Quando, nos momentos difíceis, tivermos que tomar decisões que possam alterar nossas vidas (e, por vezes, o destino dos outros), iremos certamente confrontar o que podemos mudar e o que nos obriga a aceitar, dentro da realidade que nos cerca.
Com sabedoria e bom senso para perceber a diferença.  

4 comentários:

  1. Caro amigo,
    É a primeira vez que ouço essa palavra retropia.
    Mas isso não importa.
    O que de fato importa é que a CASSI não tem mais dinheiro.
    Por incrível que pareça os que defendem o NÃO ainda não perceberam isso.

    ResponderExcluir
  2. Amigos,
    Retropia é a volta do BET devidamente corrigido para a conta dos aposentados indefesos de quem o BB/Previ suspendeu sem prévio aviso. E também a melhoria do Empréstimo Simples, em termos de maior prazo e valor. Retropia é também a suspensão das contribuições de quem já está aposentado, afinal, a Previ não é um fundo falido.

    Gd.abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oh! BET! Partiste antes da hora, sem aviso prévio, tomado pelo sentimento calculista, não hesitaste...A saudade ainda bate e, por teu regresso, me revolto contra tudo e todos. Pobre CASSI, mesmo agonizante e fora do contexto daquela partida abrupta e insensata, nenhum remédio lhe será administrado, eis que, sem o saudoso BET, pelo voto inócuo de protesto, tu pagarás pela dor que não causou. Oh! BET! BETINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!OH!!!!!!!!!!!!!!CASSI!!!!!!!!!OH! CASSI! Um dia, também estarei clamando por ti!!!!BET!!!!!!!!!!!CASSI!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Os blogs pararam no tempo, infelizmente

    ResponderExcluir