quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ANABB em FOCO - 12.08.2020

Caros Companheiros,

Mais uma vez, reproduzimos manifestação da ANABB em defesa do BANCO DO BRASIL, no artigo de 11.08.2020, intitulado “BANCO DO BRASIL POSSUI IMPORTANTE INTERESSE COLETIVO”, publicado no site da associação.

Ressaltamos que perfilar junto à ANABB nessa linha de luta, é uma iniciativa vital não só em defesa do BB, da PREVI e da CASSI, mas é uma ação    que vem em defesa do patrimônio do BRASIL e de seu povo.

Voltamos a conclamar as demais associações e entidades ligadas ao BB e funcionários da ativa e aposentados, para que se juntem  à ANABB contra a privatização do BB como um todo, ou que a instituição seja retalhada e vendida em blocos, como é denominada a venda de subsidiárias do BB, defendida por burocratas governamentais que, no momento, estão em debandada do Ministério da Economia, migrando para altos e rendosos  postos na  iniciativa privada.

É sempre importante frisar que, longe de ser um ativo descartável, sem qualquer utilidade, e que só dá prejuízo ao Governo, o BB é uma instituição altamente lucrativa, competitiva, moderna, tecnologicamente avançada e que disputa o mercado com os mais importantes bancos brasileiros em nível de igualdade.

O BB paga elevados impostos ao Governo, tem uma penetração social e um papel vital na economia de todo o país, responde por 60% do financiamento da agricultura no Brasil, e é o executor da política econômica do BANCO CENTRAL no interior do país.

Por tudo isso temos de lutar com todas nossas forças para defender essa instituição com 212 anos de trabalho pelo BRASIL e seu povo.

Vamos à luta!!

 

Atenciosamente

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB

 

 

Artigo da ANABB de 11.08.2020:

“BANCO DO BRASIL POSSUI IMPORTANTE INTERESSE COLETIVO”

Veja o posicionamento da ANABB sobre recentes entrevistas de representantes do governo a respeito da venda de subsidiárias do BB

Em 11.08.2020 às 15:20h.Compartilhe: 


Em recente carta enviada ao Presidente da República, a ANABB conclamou que JAIR BOLSONARO afaste, de forma definitiva, a agenda de privatização do BANCO DO BRASIL, um patrimônio de todos os brasileiros.

É decisivo que o governante da nação, neste momento, ratifique as declarações feitas desde sua campanha à presidência da República, e preserve uma instituição que ao longo dos seus 212 anos de história, tem desempenhado um papel estratégico para o nosso País.

Nas entrevistas mais recentes de membros do governo, já é possível observar que o discurso em defesa da privatização do BB perdeu força, mas alguns representantes ainda continuam discursando em defesa da venda de ativos importantes para o Banco do Brasil, as chamadas subsidiárias.

Uma dessas entrevistas foi concedida recentemente pelo Secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento, Salim Mattar.

Ele vem afirmando que a orientação do presidente da República é a de que o BANCO DO BRASIL não será vendido, mas segue defendendo a venda de empresas do conglomerado BB, que são modernas, lucrativas e bem posicionadas no mercado, como as de cartão de crédito, seguridade e gestão de ativos, por exemplo. 

Afirmar que a atuação das subsidiárias do BANCO DO BRASIL não representa interesse coletivo, como fez Salim Mattar em uma dessas entrevistas, é um tanto superficial.

O BANCO DO BRASIL foi criado em 1808 e sua atividade econômica vem se desenvolvendo desde então.

É fato que existe interesse coletivo no BANCO DO BRASIL, que é o próprio lucro que ele repassa a cada exercício para a União.

A ANABB, assim como já o fez em outros momentos, reforça que grande parte dos resultados expressivos do Banco são decorrentes do modelo de negócio estruturado, que inclui relevante participação das empresas subsidiárias, tendo destaque a BBDTVM, a BB Seguridade, BB Cartões e o Banco de Investimento.

Com isso, por ter um perfil dual, de banco público e banco de mercado, o BB possui um resultado financeiro que advém de receitas oriundas de todos os segmentos de negócios em que atua.

A ANABB entende que ao privatizá-las, o Banco perde ramos rentáveis relevantes, afinal, as subsidiárias geram valor para o BANCO DO BRASIL.

Haverá declínio de receita e a própria atuação do BB como importante braço de política social fica prejudicada.

Temos que ficar atentos a esses movimentos que pretendem entregar o que há de melhor para o mercado, o que pode trazer consequências irremediáveis para o Banco e para a sociedade.

Fonte: Agência ANABB

4 comentários:

  1. Estimado Adaí
    Já decorreu tempo suficiente para que todas as associações se tivessem manifestado unidas junto ao Presidente da República, apoiando a manifestação da ANABB. Inexplicável e escandalosa omissão.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro ED,
      Realmente não dá para entender essa inexplicável e escandalosa omissão.
      É triste.
      Continuarei a dar meu apoio à ANABB.
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Caro blogueiro,

    Não sei explicar o que está ocorrendo.
    Tenho acompanhado os seus artigos sobre a situação em que nos encontramos e não entendo porque as demais associações e entidades não se envolvem nessa empreitada.
    Depois lamentam porque os associados abandonam as associações.
    Agora entendo porque os associados pensam dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Realmente essa situação é inexplicável.
      Será que as pessoas já se consideram derrotadas antes de lutar? Estão desencantadas, desiludidas com o país?
      Estamos no meio de uma guerra e já levantam a bandeira branca da derrota.
      Como disse na resposta ao comentário anterior do Edgardo (ED) continuarei a dar meu apoio à ANABB.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir