sábado, 10 de fevereiro de 2024

CONVERGÊNCIA DE INTERESSES ENTRE A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS

Caros Companheiros,

Uma de minhas predileções é o estudo de geopolítica.

Penso que as decisões baseadas no estudo aprofundado dessa área de conhecimento, que está em constante evolução, são o caminho para a salvação da humanidade de um conflito nuclear.

Fico absolutamente pasmo com opiniões descabidas de muitos estudiosos de geografia política, principalmente no Youtube, que preconizam guerra, principalmente entre ESTADOS UNIDOS e CHINA, e até lançam previsões de prazos para esses embates que, se de fato ocorressem, levariam ao fim da humanidade.  

Já li em um site americano, um general declarando que esse choque ocorreria em 2025.

Esse militar, de máxima patente, não é um cidadão desinformado.  Pelo contrário, é uma pessoa com sólida e ampla formação em sua área de atuação.

É um general formado em West Point, a mais respeitada instituição acadêmica das Forças Armadas dos Estados Unidos. 

Por isso, fiquei chocado com sua declaração irresponsável e descabida, que não foi contestada por nenhuma autoridade civil ou militar dos Estados Unidos.

No Brasil, outro estudioso respeitado na mídia e no YouTube, com relevante e sólida formação acadêmica, Professor HOC, já fez amplas afirmações em seus artigos no YouTube, afirmando que, a partir de algumas premissas, a guerra entre China e Estados Unidos, seria inevitável.

Será que nenhuma dessas personalidades pensou que, dentro da conjuntura internacional, essa possibilidade de destruição da humanidade, sob diversos aspectos, seria uma hipótese, poderíamos dizer, impossível de ocorrer, pois seria repudiada em todas as esferas de forças armadas da humanidade, por todos os círculos de decisão e de autoridade, civis, militares, jurídicas  e políticas,  por todos os poderes parlamentares e legais de todos os países do Mundo?

Se essas reflexões tivessem sido amadurecidas, certamente esses personagens tão relevantes não teriam feito previsões tão descabidas e cataclísmicas.

Para confirmar essas premissas, discorreremos sobre alguns eventos recentes.

Primeiro, citamos a posição da CHINA que, desde o início da invasão da UCRÂNIA pela RÚSSIA, recusou-se, terminantemente, a vender equipamentos bélicos para a RÚSSIA.

Segundo, a CHINA alertou o IRÃ para que não desse qualquer apoio logístico, econômico ou militar ao YEMEN e nem ao grupo terrorista HOUTIS, enquanto persistissem ataques desse grupo a embarcações internacionais de comércio que transitam pelo  Mar Vermelho e pelo Canal de Suez, em retaliação pelos ataques de ISRAEL aos palestinos na faixa de Gaza. 

Note-se que o IRÃ vende 90% de seu petróleo para a CHINA e essa quantidade representa apenas 10% do petróleo importado pela CHINA.

Ou seja, a CHINA – sem maiores dificuldades - pode retaliar o IRÃ se embarcações comerciais continuarem a ser atacadas no Mar Vermelho.

Por outro lado, o IRÃ encontraria grande dificuldade para vender 90% de sua produção petrolífera, o que colocaria o país em crise econômica.

Terceiro, chamo a atenção para a recente visita de XI JIN PING, em 14.11.2023, aos Estados Unidos, na Cidade de SAN FRANCISCO, onde o dirigente chinês fez um longo discurso no Hotel SAINT REGIS, no jantar para a nata empresarial e dirigentes dos ESTADOS UNIDOS, incluindo o Presidente JOE BIDEN.

O magistral e empolgante discurso de XI JIN PING, foi aplaudido de pé, entusiasticamente, durante longo tempo, pela seleta platéia presente naquele evento.

Sem qualquer exagero, podemos dizer que a fala do Presente XI JIN PING, foi o mais importante pronunciamento de aproximação proferido por qualquer outro dirigente chinês em prol da aproximação da CHINA com os ESTADOS UNIDOS.

Como XI JIN PING ressaltou, as economias dos dois países nunca estiveram tão entrelaçadas.

Os interesses são mútuos.

Existem importantes interesses econômicos, culturais e políticos entre as duas superpotências, que devem ser incrementados.

Essa aproximação entre China e Estados Unidos trará benefícios para todo o Mundo.

Boa Leitura!

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário