domingo, 18 de fevereiro de 2024

SE QUERES A PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA

Caros Companheiros,

Em referência ao artigo anterior “CONVERGENCÊNCIA DE INTERESSES ENTRE A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS”, de 10.02.2024, recebi diversas críticas.

Entre esses comentários, separei dois deles, que considero os mais relevantes.

O primeiro deles, foi por qual razão eu não fiz abordagens condenatórias   à CHINA pelo seu rearmamento acelerado atual, mas fiz apreciações depreciativas sobre previsões de guerra contra CHINA por parte dos ESTADOS UNIDOS, feitas por estudiosos de geopolítica e por um general norte-americano.

Essa crítica, rebato com a máxima do escritor e militar do Império Romano, do século lV, PUBLIUS FLAVIUS VEGETIUS RENATUS, a qual diz “SI VIS PACEM, PARA BELLUM” que, em português, é “SE QUERES A PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA”, que intitula  este artigo.

De fato, se a CHINA não estiver adequadamente preparada para enfrentar qualquer outra potência,   em termos de igualdade ou até de superioridade,  a CHINA  correrá o sério risco de ser novamente  arrasada e passar  pelas guerras e massacres  que passou durante o Século XlX, o “século da humilhação”, principalmente pelas duas guerras do ópio promovidas pela Inglaterra, a invasão e tomada de partes de seu território por outras nações, e pelo massacre de cerca de 27 milhões de chineses  pelos japoneses, na ll Guerra Mundial,  com destaque para o “Estupro de NANQUIM”.

Essas são as razões pelas quais XI JIN PING conclama as forças armadas chinesas a se prepararem rapidamente para a guerra.

A outra crítica, é uma constante quando não escrevo sobre assuntos que são relacionados diretamente à CASSI, à PREVI e ao BB.

Isso posto, esclareço enfaticamente, que abordo qualquer assunto que atinja os interesses   do Brasil e de seu povo, aí incluídas, as instituições citadas no parágrafo anterior.

Os temas que ora comento, nos atingem diretamente pois, tanto os Estados Unidos como a China, são nações com as quais mantemos fortes ligações e interesses comerciais.

Boa leitura.

Atenciosamente

 

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB e ANABB                                                                                                

 



Um comentário:

  1. Excelente abordagem colega Adaí.
    Relacionamento Diplomático ou Econômico são do interesse DOS POVOS de QUALQUER NAÇÃO, alinhadas ou não Ideologicamente.
    Exemplo recente ocorreu no episódio dos Fertilizantes Russos, solucionado pelo interesse COMERCIAL e BI-LATERAL entre BRA e RUS, que comercializam INSUMOS x PROTEÍNA ANIMAL...
    O que não se pode admitir é que o Dragão Oriental interfira em nossa SOBERANIA, MORAL e VALORES CRITÃOS, impondo sua Ideologia Comunista, para isso corrompendo nosso LEGISLATIVO e JUDICÁRIO, quiçá nas Forças Armadas...


    ResponderExcluir