domingo, 4 de outubro de 2015

Porque Optar pelo Caminho da Derrota?

De 01.09.2015 a 30.11.2015 realizam-se as eleições na ANABB para a escolha do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, dos Diretores Regionais e dos Representantes em dependências do Banco do Brasil. Após a posse dos membros do Conselho Deliberativo, haverá uma eleição interna para a escolha do presidente do Conselho e dos membros da Diretoria Executiva da ANABB de acordo com o Regulamento de Eleições da ANABB.
Essa consagração de novos dirigentes ocorre a cada 4 anos   na ANABB e é um momento de renovação de valores e de promessas de novos projetos e ações para o engrandecimento da instituição.
Esse deve ser um momento de união de todos os associados visando os interesses dos funcionários da ativa no BB e dos aposentados e pensionistas da PREVI.
Por essas razões não entendemos o motivo de algumas vozes dissonantes em relação a outra associação em um momento tão importante para a ANABB, da qual também tenho a honra de ser associado.
Tenho lido notas depreciativas em relação à AAFBB em blogs e em grupos organizados de funcionários na internet bem como tenho recebido ataques àquela associação por meio de mensagens anônimas a este blog.
Em uma nota depreciativa em relação à AAFBB, uma missivista, que já foi figura proeminente na CASSI, além de desferir acusações infundadas, comunica sua demissão do quadro de associados daquela entidade.
Ficamos chocados pela forma extremamente deselegante e extemporânea de uma associada pedir sua exclusão do quadro social da associação. Nada valeu o tempo em que esteve como associada? Não fez amigos por lá? Acha que essa imagem que está deixando para os cerca de 30.000 associados da AAFBB vai lhe ajudar no futuro?
E, para culminar, ainda coloca sua formação acadêmica para alicerçar seu gesto.
Esse pedido de demissão, de forma pública e tão surpreendente, deve estar causando insônia nos dirigentes da AAFBB.  Só apelando para a ironia para se referir a um gesto como esse.
No seu comunicado ela lança acusações contra quase todos os dirigentes da AAFBB por disputarem cargos em outras entidades e os acusa de preferirem que a AAFBB realize suas eleições por aclamação.
Essas alegações não procedem.
Inúmeros companheiros, não só da AAFBB, mas de diversas outras entidades, fazem parte da direção de outras associações.
Eles emprestam sua colaboração e experiência para o engrandecimento de todas as entidades em que são dirigentes.
Quanto à escolha dos atuais dirigentes da AAFBB, fui partícipe dessa escolha por aclamação para a AAFBB em 12 e 13 de novembro de 2013, quando fui convidado pelo saudoso amigo Aldo Alfano para participar de sua Chapa “Nova Aliança na AAFBB”. Cheguei a escrever a nota “Razões de uma Opção” sobre as razões que me levaram a aceitar o convite de Aldo Alfano.
Ocorreu que a Comissão Eleitoral da AAFBB considerou que somente a Chapa “Independência e Solidariedade” cumpriu todos os trâmites estabelecidos pelo Edital de Convocação, Regulamento Eleitoral e Estatuto Social.
Assim, em cumprimento ao que dispõe o Art. 22, do Regulamento Eleitoral, a Comissão Eleitoral da AAFBB decidiu que a eleição se faria por aclamação, na Assembleia Geral Ordinária, que foi realizada na Sede Social da AAFBB, nos dias 12 e 13 de novembro de 2013.
Por isso, a Chapa “Independência e Solidariedade” foi escolhida por aclamação.
Então não é correto acusar a AAFBB de não realizar eleições e de os atuais dirigentes da AAFBB preferirem ser escolhidos por aclamação.
Não foi por desejo da Chapa “Independência e Solidariedade” que não houve eleições, mas sim porque a Comissão Eleitoral constatou que as demais chapas não cumpriram todos os trâmites estabelecidos pelo Edital de Convocação, Regulamento Eleitoral e Estatuto Social.  Errado  seria a Comissão Eleitoral constatar irregularidades e realizar eleições contrariando os normativos que regulamentam as eleições.
Quanto às mensagens anônimas ofensivas e com palavrões que são encaminhadas a este blog eu as deleto de imediato.
Mas um bom, enriquecedor e respeitoso comentário de qualquer conotação política ou de outra natureza, sempre terá boa acolhida neste blog.   Eles nos trazem enriquecimento espiritual. 
O mais prejudicial para o movimento de defesa dos funcionários do BB e dos aposentados e pensionistas da PREVI é que, em um momento tão vital em nosso embate com o BB em relação à CASSI e a PREVI no que concerne à Resolução 26 e outras questões,  esses ataques extemporâneos e descabidos, nos levam a sucumbir à estratégia militar clássica   do inimigo, desde Alexandre Magno e César, que é “dividir para vencer”.
O que precisamos nesta hora é da união férrea de todas as associações e grupos organizados na internet para conseguirmos vencer as forças bem estruturadas e potentes do adversário que, com o apoio do governo de plantão, não terá a mínima complacência nem piedade em nos esmagar na mesa de negociação. Ou, como diz ironicamente Isa Musa de Noronha, deixar o BB fazer cuíca com o nosso couro.
Adaí Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB 

15 comentários:

  1. Prezado Adaí:

    concordo com o senhor. O radicalismo de certas pessoas do nosso meio impedem que se consiga algo melhor para todos. O radical é alguém que pensa que somente pessoas com o ponto de vista dele são confiáveis. Isto é uma ignorância medonha, pois as opiniões diferentes é que conduzem para a frente. Somos testemunhas do que radicais podem trazer à humanidade como déspotas e sob ditaduras de variadas formas (civis, militares).
    O que mais me assusta é que estas pessoas radicais do nosso meio não aceitam sequer um comentário que se oponha a eles. São tremendamente mal educados nas respostas e desta forma se igualam por baixo.

    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo inteiramente com suas palavras.
      O que mais me espantou sobre a moça que pediu sua exclusão do quadro da AAFBB é que é uma pessoa com sólida formação acadêmica . É engenheira, tem MBA, exerceu cargos de alta relevância no BB e na CASSI.
      Ou seja, é uma pessoal com alto discernimento.
      Fiquei espantado com a manifestação dela.
      Em verdade fico triste com essa situação.
      Mas é como você disse, os grandes ditadores do Século XX , que foram os responsáveis pelas mortes de milhões de pessoas foram líderes exaltados pelas massas.
      E quem discordasse deles seria liquidado.
      Felizmente esse período negro da história passou.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Zilton Tadeu Figueiredo de Campos.4 de outubro de 2015 às 16:49

    Pelo contrário!... Caminho certo da derrota é continuar sustentando "burro a pão-de-ló" nessas duas entidades e outras.

    As estatísticas me apoiam...
    Zilton Tadeu Figueiredo de Campos

    Cabides de empregos de canalhas!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilton Tadeu Figueiredo de Campos,

      Você está revoltado com a situação em que nos encontramos.
      E não é sem razão. Estamos sendo massacrados pelo governo de plantão.
      Mas permita-me discordar de você em alguns aspectos.
      Quando nos aposentamos perdemos o contato com o BB e com os colegas.
      Quando fui à AAFBB pela primeira vez foi para esclarecer um assunto relativo a uma ação que movia contra o BB.
      Fui muito bem orientado e venci a causa. Passei a tomar conhecimento de ações em que perdi o prazo de recurso, entrei com outras ações em que tive sucesso e resolvi vários outros assuntos que não vou citar aqui.
      Enfatizo que não tenho qualquer cargo representativo na AAFBB .
      Sempre que vou à cidade vou rever amigos com quem trabalhei.
      Existe uma sala no 11 andar que é muito boa, com poltronas confortáveis, jornais, revistas e um delicioso cafezinho.
      Gostaria de o conhecer para conversarmos e eu poder tirar essa má impressão que você tem da associação.
      Acho justo pagar um pro-labore ao pessoal que nos representa.
      Eles se deslocam de suas residências, cumprem uma jornada de trabalho e representam a associação em solenidades oficiais. Para tanto e para nos defender precisam de se vestir adequadamente.
      Vá um fim de semana na sede campestre em Xerém. Você vai gostar.
      É isso.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Jorge Barroso - AAFBB/Xerém5 de outubro de 2015 às 07:10

    Prezado,

    Parabenizo-o pela serenidade.
    Infelizmente, nos dias atuais, prefere-se a cizânia, o confronto, à harmonização, à ponderação.
    Críticas se revelam mais fáceis do que realizações. Requerem menos esforços, mas o imediatismo
    de seus alcances, lamentavelmente, são quase instantâneos, não solicitam tempo de maturação.
    Em sentido inversamente proporcional, seus deslindes somente se aperfeiçoam no longo tempo.

    Que venham novos tempos!

    Abraços,


    Jorge Barroso
    Diretor
    AAFBB - XERÉM
    (21) 2679-9900
    (21) 98534-0652

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jorge Barroso,

      Você está coberto de razão.
      Neste momento em que tanto precisamos da união das entidades na dura luta contra o BB e a PREVI na defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas aparece uma manifestação fora de contexto como essa.
      Não tenho nada contra essa moça que tem uma sólida formação acadêmica e atuou em áreas relevantes do BB e da CASSI. Conforme ela declara foi associada da AAFBB por muito tempo.
      É um episódio que nos entristece.
      Para piorar ainda existem pessoas que exaltam sua manifestacão.
      Como você disse críticas se revelam mais fáceis do que realizações e o efeito é imediato.
      É de deprimir qualquer um.

      Um abração do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Sr Adaí,

    Considero uma piada sua frase abaixo: "

    *Eles emprestam sua colabora�ão e experiência para o engrandecimento de
    todas as entidades em que são dirigentes.*

    Todo são remunerados e muito bem. Sua afirmação só seria válida se realmente fosse uma " colaboração".

    Assim como vejo, esta referida senhora também responsável, pela atual situação da CASS, já que foi diretora.

    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana,

      Os dirigentes são remunerados. Não me pergunte em quanto.
      Mas não acho que seja tanto. Até porque são representantes nos estados e só vão às entidades em AGEs, AGOs, encontros da categoria.
      Mas esse é um processo que vem de há muito tempo e na maioria das associações.,
      AAFBB, ANABB só para falar das maiores associações..
      Considero que as pessoas devem ser remuneradas, Elas tem despesas pessoais altas para representar uma associação. Tem horários. Trabalham. Estudam e se preparam para esse trabalho de representação.
      Tem despesas com vestuário, locomoção, alimentação, computadores, celulares, etc. Isso tudo deve ser pago.
      Essa moça também foi remunerada.
      Ninguém vai tirar dinheiro de seu bolso para lutar pelos interesses de quem quer que seja.
      Não podemos ser medíocres e sovinas sobre esse ponto.
      Mas o ponto que quis ressaltar em minha nota foi a atitude que considerei absolutamente anti-ética de sair de uma associação em que atuou por tanto tempo. Achei essa atitude abominável. Causou um grande mal estar. E ainda levantou razões descabidas.
      É isso.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Adolpho Nogueira- AAFBB5 de outubro de 2015 às 10:52

    Caro amigo e velho (mas jovem) amigo Adaí,
    De pronto, meus votos por sua plena recuperação. Fiquei sabendo do seu acidente e o que me foi possível fazer para ajudar foi associar-me à sua plêiade de amigos que, em prece, pediram ao Criador por seu pronto restabelecimento.
    Magníficas suas colocações.
    Admiro a sua permanente preocupação em restaurar a verdade, abominar injustiças, defender os justos, lutar pela causa coletiva.
    Foi realmente muito infeliz a missivista que atacou injustamente a AAFBB, na pessoa de seus atuais gestores.
    Lamentável que alguém que sempre se disse a favor da razão, do equilíbrio, que sempre foi prestigiada em sua candidatura por todos nós, venha, num gesto que mais se assemelha a quem vive desespero de causa, por figurar como delegada da COOP-ANABB, entidade que está impondo pesado prejuízo à ANABB por razões que chamam de gestão temerária (e os próprios diretores da Associação estão veiculando a notícia, porque estão isentos de responsabilidades, eis que a COOP é autônoma).
    Sou testemunha, companheiro, como membro do conselho fiscal da AAFBB, do trabalho que tem sido feito para oferecer ao associado maiores benefícios, da seriedade com que têm sido utilizados os recursos pecuniários, apesar dos percalços naturais de instituição que tem quadro social de elevada faixa etária, com razoável número de baixas por óbito - e consequente pagamento de pecúlio, direito adquirido lá atrás, apenas com o pagamento da mensalidade social. Sou testemunha, Adaí, da austeridade de todos os dirigentes, liderados pela Célia, no que concerne aos gastos, da busca permanente por novas alternativas em favor do interesse coletivo, do trabalho de renovação do quadro social, das lutas jurídicas em defesa dos direitos dos associados, da competência e probidade de todos que querem ver a AAFBB consistente e atuante.
    Sua iniciativa de defendê-la é nobre, porque você também o é, caro amigo.
    De minha parte agradeço, não apenas porque sou sócio, mas porque vi nas palavras da missivista muito rancor, muita agressividade.
    Fraterno abraço do amigo de sempre, que lhe deseja muita Paz,
    Adolpho

    Em 4 de outubro de 2015 18:18, Celia Larichia escreveu:



    Enviado via iPhone de Celia Larichia

    Início da mensagem encaminhada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo Adolpho Nogueira,

      Fiquei muito sensibilizado com seus comentários.
      Agradeço seus votos de melhora em relação ao problema que tive.
      Procurei abordar da melhor forma possível esse tema deprimente e desagradável , até porque não tenho como você, que é um dos dirigentes da AAFBB, acesso rápido e amplo às notícias pertinentes às associações e, em especial, a AAFBB.
      A AAFBB é a associação que mais frequento. Tenho na AAFBB muitos colegas que trabalharam comigo no BB.
      Porisso tenho uma ligação afetiva mais estreita com essa associação.
      Escrevo sobre outras associações mas a AAFBB é meu foco principal.
      Não consegui me conter quando li a nota dessa pessoa, nota essa que foi reproduzida em vários blogs e em grupos organizados na internet.
      E ainda levantou razões descabidas e inverídicas para justificar seu ato.
      Uma atitude triste e desconcertante.
      Quem já foi vítima de uma calúnia sabe como isso fere e doi.
      Você que está mais informado acrescentou outros elementos para entender essa atitude - que qualifico como tresloucada - dessa ex-associada que comunicou em público sua exclusão do quadro social da AAFBB.
      Não teve o mínimo respeito e ética com antigos colegas,com a AAFBB e seus associados.
      Como você diz ela foi apoiada pela AAFBB em sua candidatura.
      Não dá para entender.
      Vou ficar por aqui.
      Um abraço em você e em todos os amigos na AAFBB.


      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Ilustre ADAÍ ROSEMBAK:



    Li em um conceituado blog, apelos desesperados ao Sr. Marcel, acerca do ES, IMPLORANDO prorrogação de prestações e/ou dilação de seu prazo. Pergunto: adianta se humilhar para este ser abominável? Outra coisa: por que as eleições da ANABB se realizam em um período tão longo? Na ANABB, apesar dos pesares, MAIS ganhei que perdi, por isso continuo nela até o fim!
    José Afonso Sobrinho - Natal - (RN), 05/outubro/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro José Afonso Sobrinho,

      Sinceramente, acho que se criou um angu de caroço nesse assunto do ES. Planejou-se o ES quando havia o BET. Com o fim do BET os beneficiários ficaram sem margem consignável. A ideia de prorrogar as prestações e/ou dilação de seu prazo deveriam ser implementadas para resolver os que estão desesperados. Alegar que essas medidas teriam de ser adotadas para todo o universo de funcionários poderia ser contornada e abranger somente os tomadores de empréstimos que estão sem margem consignável por culpa da falta de planeamento adequado do ES. Mas isso envolve implicações no equilíbrio financeiro do ES e todos os dirigentes não assumem esse risco. É preciso pressionar a PREVI de todas as formas para qye se tenha coragem de tomar um decisão mais flexível e humana sobre o assunto. A propósito do Diretor Marcel me lembro de uma entrevista que ele deu no blog Olhar Coruja em que aventou a ideia de se transformar o BET em BEP-Benefício Especial Permanente.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Concordo com a colega que disse que os eleitos não prestam colaboração pois são devidamente remunerados. Assim sendo devem ser cobrados por sua atuação e não serem agressivos quando isso ocorrer.

    ResponderExcluir
  8. Caro Anônimo,

    A expressão 'colaborar"não implica em dizer que qualquer associado receba um modesto pro-labore por trabalhar nas associações. Disse modesto porque é modesto mesmo. Tem horários a cumprir, tem de estudar a fundo todas as matérias para participar em mesas de negociações para defender nossos interesses. Tem de se vestir de forma adequada, tem de deixar seus filhos e netos com parentes e empregadas para comparecer em eventos em outros estados, tem de se alimentar fora de casa gastando uma nota. É muita dedicação é muito trabalho. Dependem deles os aumentos de nossos benefícios, de nossa assistência na CASSI. Foi pela falta de pessoas assim que o AERUS quebrou e todos ficaram de pires na mão. Eu acompanho essa luta. Minha mulher foi do AERUS e sabe quanto ela recebe de benefício depois de idosa? NADA !! ZERO !
    Porrisso caro amigo não podemos ser tão obtusos e mesquinhos.
    Os companheiros a quem acusam de serem marajás estão se desgastando enquanto os outros estão na praia só a reclamar.
    É isso.

    Adaí RosembakI

    ResponderExcluir