sábado, 17 de outubro de 2015

Uma Vitória Ilusória

Muitos companheiros estão momentaneamente aliviados com as recentes medidas tomadas em relação ao ES, resultantes de discussões bem-sucedidas com a PREVI.
Estão parabenizadas a própria PREVI, as associações de funcionários, os grupos organizados nas redes sociais e, em especial, os blogs que tiveram um papel importantíssimo ao acompanharem e transmitirem aos funcionários da ativa e aos aposentados e pensionistas, o passo a passo das discussões entabuladas com a PREVI.
Entre os blogs, homenageamos especialmente os de Cecília Garcez, Medeiros, Ari Zanella e Carvalho, que denominamos de Quarteto de Ouro, cujos titulares exercem cargos de destaque na PREVI.
Diariamente, muitos companheiros começavam suas “varreduras” na internet acessando sofregamente os blogs desses colegas da PREVI à procura de    novidades sobre o ES e outros assuntos pertinentes aos nossos interesses. 
Parabenizamos esses valorosos blogueiros pelos seus desgastantes papéis de defensores dos cordeiros dentro da toca dos lobos.
Lembro o desencanto e a amargura que esses companheiros deixavam transparecer nos seus blogs quando de seus embates com os demais componentes da diretoria da PREVI, em que sempre eram os derrotados por não contarem com o voto de minerva.
Mas, como diz o ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, o esforço constante e em conjunto de todos os partícipes do assunto conseguiu sensibilizar a cúpula dirigente da PREVI para chegarmos a essas decisões mais humanizadas.
Mas não podemos relaxar, nos iludir e nem qualificar as novidades em relação ao ES como vitórias.
As dívidas persistem e continuarão a atormentar e desesperar as pessoas a um tal ponto que chegam a desestruturar famílias.
O que se ganhou com as novas medidas para o ES nada mais foi do que um curto intervalo para a quitação das dívidas, mas com a dilação do prazo final de quitação da dívida. Ou um alívio no valor das parcelas vincendas, mas também com uma dilação do prazo de quitação da dívida. Também se introduziu uma nova modalidade de empréstimo com base no 13º salário.
O ideal mesmo seria que os devedores conseguissem adotar um regime severo na contenção dos gastos pessoais para eliminar de vez esse terror chamado dívida. Mas cada um sabe de sua própria vida e existem situações tão dramáticas em que não existe outra alternativa que não seja apelar para empréstimos.
Uma boa fonte de consulta sobre o tema é o site da AAFBB, no título “PREVI, Previdência e Fundos de Pensão”, sub-título “Empréstimo Simples: novas opções em favor dos mutuários”
Agora precisamos canalizar nossas energias para outro campo de batalha que é resolver urgentemente a situação da CASSI.
Novas rodadas de discussões com o BB estão sendo programadas, mas ainda não foram vislumbradas medidas viáveis que compatibilizem os compromissos assumidos pelo BB com os interesses dos funcionários da ativa, dos aposentados e das pensionistas.
O BB tem apresentado uma postura absolutamente inflexível em relação a qualquer sugestão que atenda adequadamente a esses compromissos.
Essa atitude rígida do BB está levando a CASSI a uma condição de esgotamento de seus recursos, chegando em 2014 a um déficit de 177 milhões. Se continuarmos dessa forma, corremos o risco de sofrer uma intervenção por parte da ANS.
A CASSI está tomando medidas emergenciais em relação ao assunto e está debatendo a adoção de um projeto de longo prazo que é a ampliação do modelo assistencial na Estratégia de Saúde da Família (ESF) para assistir a 400.000 associados, que é o total de assistidos pelo Plano CASSI Associados. O modelo de Estratégia de Saúde da Família tem a vantagem de agir muito mais na prevenção do que na cura, o que barateia significativamente os custos de manutenção do Plano CASSI Associados.
Para um melhor esclarecimento e aprofundamento desse assunto, recomendamos que os associados da CASSI acessem o site da AAFBB e leiam o artigo “CASSI: Novas Rodadas de Negociação”, no título “Notícias”, sub-título “CASSI, Saúde e Qualidade de Vida”.
Esperamos que nas próximas rodadas de negociação, o BB seja mais sensível em relação à legítima demanda de seu funcionalismo, dos aposentados e das pensionistas, o que reverterá para a manutenção do atendimento da saúde de seu quadro funcional, que é um dos pontos fundamentais para a atração de novos valores para o BB.
Adaí Rosembak

Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

11 comentários:

  1. Prezado Adai Rosembak

    Tomo a liberdade de postar o endereço do meu Blog.

    http://rosalinadeouza.blogspot.com.br/

    Neste espaço os colegas vão poder postar seus comentários sem o manto do código de ética da previ imposto aos 4 blogueiros da extinta chapa 3 Previ Livre, Forte, e de todos.

    Mais uma vez te Agradeço.

    Atenciosamente:

    Rosalina de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Rosalina,

      Não faltou um "s" no blog?
      Não posso afirmar se havia um código de ética ou não nos 4 blogs.
      Mas acho que houve. Afinal de contas os titulares pertencem, de uma forma ou outra à PREVI.
      Eu mesmo cheguei a ter um pequeno desagravo com o Carvalho.
      Mas considero isso coisa do passado.
      Guardar mágoas traz doenças.
      Quanto a você espero que tenha sucesso em seu blog.
      No início recebi apoios que foram muito importantes.
      A Cecília Garcez me deu muita força em uma mensagem.
      Vá em frente. Vocë é uma pessoa muito participativa.
      Coloque este comentário no blog.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Tentei entrar no blog da Rosalina e postar um comentário, mas lá consta que não há nenhum. Não consegui postar o meu.
      Lourival

      Excluir
    3. Caro Anônimo,

      Também tentei entrar no blog da Rosalina e não consegui.
      Acho que ela errou no me do blog.
      Vou mandar uma resposta para ela.
      Abraços
      Adaí Rosembak

      Excluir
    4. Rosalina,

      Acho que você errou o nome do blog.
      Veja se falta um "s "

      Adaí

      Excluir
  2. Adaí, essa renegociação se não for alongada para 150 ou 180 meses, pouco vai adiantar para os associados,pois a diminuição das parcelas será ínfima, de nada adiantando para melhorar o fluxo financeiro das famílias.Creio ainda que a melhor solução seria entrar com a ação dos 30% consignado através da Anaplab, única maneira de conseguir uma renda extra para o sustento da família.Do que adianta suspender as prestações por 3 meses se o saldo devedor vai aumentar impossibilitando uma renovação?
    Aconselho as colegas que estão em dificuldades financeiras, apelar para essa ação dos 30% consignado. O que você sugere?
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roberto,

      Você tem razão. Fiz essa observação no artigo.
      Resta saber se a PREVI vai concordar.
      A ação dos 30% consignado seria uma boa saída.
      Será que a PREVI aceitará? Existe viabilidade para a ação?
      O que a ANAPLAB diz sobre o assunto?
      É preciso analisar todos os aspectos do problema.
      A melhor saída seria fazer um planejamento familiar duro para eliminar essa dívida.
      Já passei por essa situação há muitos anos atrás. É terrível. Vivia desesperado.
      Vendi o carro, andava de ônibus ou a pé e todos os meus gastos eram controlados.
      Até que consegui sair do buraco.
      Mas cada um sabe onde o sapato mais lhe aperta.
      Cada caso é um caso singular.
      Não dou conselhos para ninguém que se encontra nessa situação.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Caro Roberto,

      Você tem razão. Fiz essa observação no artigo.
      Resta saber se a PREVI vai concordar.
      A ação dos 30% consignado seria uma boa saída.
      Será que a PREVI aceitará? Existe viabilidade para a ação?
      O que a ANAPLAB diz sobre o assunto?
      É preciso analisar todos os aspectos do problema.
      A melhor saída seria fazer um planejamento familiar duro para eliminar essa dívida.
      Já passei por essa situação há muitos anos atrás. É terrível. Vivia desesperado.
      Vendi o carro, andava de ônibus ou a pé e todos os meus gastos eram controlados.
      Até que consegui sair do buraco.
      Mas cada um sabe onde o sapato mais lhe aperta.
      Cada caso é um caso singular.
      Não dou conselhos para ninguém que se encontra nessa situação.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Caro Amigo Adaí,

    Sem modéstia, sempre gostei do seu blog, seus escritos me levaram a viagens internacionais, fui a Israel, e até na China lendo seu Blog.

    Muitos dizia que era muito auto didático, com longos textos,mas sempre foi um grande observador, creio ser uma das suas melhores qualidades.

    Adaí, obrigada, sei que vindo de você é um grande elogio sincero, você sabe do que pedi a você para meu neto, e sempre solicito você e sua esposa de pronto me atenderam.

    Não sabe o quanto sou grata a você, as vezes nossas opiniões foram divergentes, mas é isso que nos torna uma família, com problemas sim, mas uma família, e com os colegas aprendemos todos os dias.

    Abri o Blog, porque estava sentido que os meus comentários estava a trazer problemas para alguns colegas que fazem parte da minha vida indiretamente, porque a Cecília, o Medeiros e o Ari, de certa forma fazem parte do meu cotidiano, por cobranças feitas aos eleitos, e porque o Ari é Presidente da Anaplab, e como Conselheira Fiscal, estou a também o criticar.

    Já tive um embate com o colega por conta das opiniões sobre associação, mas sei da sua luta em favor das mesmas, e com o tempo talvez eu tenha que falar menos e ouvir mais, mas quero que o Blog tenha por ele mesmo o alcance dos seus objetivos que é dar melhores condições aos nossos iguais, seja aposentado ou pensionista da Previ.

    Quero do fundo do meu coração que os Eleitos ate o final do seu mandato, possa nos agraciar com melhorias reais, torço por isso, porque sinceramente acreditei na mudança, lutei por eles, e porque não dizer esperando melhorias para todos nós.

    Obrigada que Deus sempre olhe por você e sua Esposa.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina,

      Fiquei muito sensibilizado com seu comentário.
      Você é muito autêntica.
      Eu e minha mulher ficamos muito felizes em lhe ajudar e ao seu filho.
      Não perca essa autenticidade e nem seu humanismo.
      Seu blog é um espaço vital todo seu.
      Coloque seu coração nele. Coloque sua racionalidade nele. Coloque sua criatividade e sua energia nele. Coloque tudo de bom nele.
      Os frutos surgirão com o tempo.
      Trate esse blog como trataria seu filho.
      Trate de conquistar aliados e faça amigos. Transmita confiabilidade.
      Quando tiver de atacar procure, no máximo possível, NÃO citar nomes.
      Só os cite quando o ataque for feito diretamente a você.
      E , nesses momentos, ataque certeiramente e com toda a força usando luvas de pelica.
      O ataque tem de ser sentido fundo e não superficialmente deixando manchas feias de sangue que não vão enfraquecer o adversário..
      Para tanto use um linguajar rebuscado. Tenha cuidado com suas palavras. As palavras são armas que tem de ser disparadas de forma certeira.
      Lembre-se do ditado que diz que não tem volta a pedra jogada, a flecha lançada e a palavra disparada.
      E, sempre conte com a possibilidade de que o inimigo de hoje pode, pelas circunstâncias, se tornar seu aliado amanhã.
      Siga o princípio de elogiar ao máximo e só criticar em doses homeopáticas.
      Sempre siga a máxima de tratar seus semelhantes como gostaria de ser tratada.
      Selecione um porto seguro e aliados de alto nível.
      Você já tem um porto seguro - a ANAPLAB - e um aliado de alto nível - o Ari Zanella.
      Ou seja, você está começando muito bem.
      Eu escolhi a AAFBB como meu porto seguro.
      E procuro cuidar e semear esse porto com as melhores sementes.
      Os aliados surgirão com o tempo. Sempre regue e cuide com carinho das sementes para que elas cresçam fortes e seguras..
      O seu porto - a ANAPLAB - e os aliados também devem ser tratados com toda a dedicação, amor e cuidado como você vai tratar seu novo filho - seu BLOG.
      Siga minhas dicas e você será muito bem sucedida.
      Boa Sorte.

      Seu sempre amigo

      ADAÍ ROSEMBAK

      Excluir
    2. Rosalina,

      Espero que seu neto tenha sido bem sucedido em seu projeto.
      Dê um abraço por mim.

      Adaí Rosembak

      Excluir