quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Divagações sobre o Debate da CASSI de 09.02.2015

Meu Carnaval foi bem animado.
Fiquei dividido entre a telinha  da Globo e a  telinha  do meu computador. Na primeira, assistia aos desfiles das escolas de samba e, na segunda,  assistia aos 7 vídeos sobre o debate sobre a CASSI, promovido na AABB-DF, em 09.02.2015 ,  cedidos por Leopoldina Correa e com chamada de Isa Musa de Noronha., Presidente da FAABB. Ao comentar isso com um amigo ele  falou da dificuldade de compatibilizar coisas tão distintas, desfiles de escolas de samba com discussão sobre orçamento da CASSI  e  disse que nunca tinha visto um gosto tão eclético e  estranho como o meu.
O debate sobre a CASSI  contou com a presença de 103 colegas, de 63 entidades de 26 Estados.
Antes de ver os vídeos, li o artigo “CASSI – Na UTI – Existe Salvação?” , de 15.02.2015, do companheiro Antônio J. Carvalho, em seu “Blog do CARVALHO”. Aliás, parabéns ao colega Carvalho pelo tão bem elaborado resumo.
No debate , o aspecto “Solidariedade” foi enfatizado várias vezes, sempre dentro do princípio de Karl Marx,  “De cada qual, segundo  sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades” , retratado em seu “Crítica ao Programa de Gotha”, de 1875.
Ocorre que estamos em 2015 e não em 1875, e estamos nos defrontando contra um estado opressor e espoliador que, por meio de uma organização como o BB, que já cobriu tantos rombos causados  por financiamentos a empreendimentos mal projetados, por benesses governamentais a setores privilegiados  do governo  e por desvios e interferências governamentais, agora tenta cobrir esses prejuízos achatando despudoradamente os rendimentos do   indefenso e dedicado  funcionalismo do Banco, que é a base humana que gera o sucesso  do BB e que deveria ser o mais protegido e respeitado.  Paralelamente, tenta eliminar a assistência da CASSI aos associados aposentados e pensionistas, a  despeito de acordos celebrados em passado recente. E ainda aposta contra o princípio da “Solidariedade”, jogando aposentados contra o pessoal da ativa e vice-versa.
Em razão dessa política maléfica , já se ouvem muitos  aposentados reclamarem   do paradoxo de, embora pagarem as maiores contribuições, não disporem de assistência odontológica, enquanto os funcionários na ativa, que pagam menores contribuições à CASSI (em razão do achatamento salarial) , contarem com essa regalia.
Esse é justamente o objetivo do BB : causar a cizânia, a divisão e a discórdia entre os dois grupos.
Agora, também contrariando dispositivos consagrados, o BB quer que o pessoal da ativa e os aposentados, aumentem suas contribuições à CASSI de 3% para 4,5% .  Ressalte-se que essa é  uma solução paliativa pois, mais adiante, teremos de arcar com  outros aumentos no percentual para enfrentar os custos sempre crescentes de despesas médicas.
Aos aposentados que, em repetidas apresentações nos vídeos, expõem   sua revolta pelo saque ilegal e  imoral  pelo BB de cerca de 70 bilhões de reais dos recursos da PREVI ao tempo que impede que uma pequena parcela desse butim, que alguns classificam como gorjeta,  venha a amparar a CASSI , atrevemo-nos a dizer que , dentro da atual conjuntura, suas vozes não encontram amparo. 
Sim, porque vivemos em uma situação de FATO e NÃO de DIREITO.
NÃO  de DIREITO, porque   está aí, à nossa frente, afrontosamente,  impunemente, escandalosamente  e,  em pleno vigor,  a ilegal e imoral Resolução 26, que é uma ABERRAÇÃO  JURÍDICA. 
E, de FATO, estamos nós, inutilmente, a bradar aos céus por uma Justiça que nunca chega, que nunca alcançamos e que nunca vemos, talvez por ser tão transparente.
Então Companheiros, ou caímos na realidade ou seremos esmagados. 
Temos de mudar nossa forma de lutar. 
Os altos executivos do BB e da PREVI estão se lixando para o que pensamos ou deixamos de pensar. Somos apenas um “detalhe” da questão.
O que de fato importa são os altos rendimentos como aposentados que a condição de estatutários vai lhes proporcionar.
Em relação a esse tema, é do total interesse desses estatutários que a solução desse problema vá para as calendas.
Já de longa data,    como uma bola de pingue-pongue, esse assunto vai para a PREVI, volta para a PREVIC, vai para o BB, volta para a PREVIC, vai de novo para a PREVI e vai e volta... e o tempo passa.  E cada vez mais e mais estatutários aposentam-se com altos salários. 
A novidade mais recente foi a aposentadoria de  Aldemir Bendine, que brindou a categoria dos marajás estatutários com uma perspectiva de aposentadoria que deixa no chinelo a aposentadoria de um presidente da República. Isso tudo poderia ser feito se o BB arcasse com os custos da aposentadoria de seus altos executivos, mas quem vai ter de aguentar com essa farra é a PREVI à revelia das  normas que disciplinam o assunto.
Voltemos à nossa CASSI.
O encontro foi organizado pelas entidades que tem maior representação nacional como ANABB, FAABB, AAFBB, CONTRAF, CONTEC e APABB.
Na mesa de expositores encontravam-se Célia Laríchia e Sérgio Riede,  respectivamente representantes da AAFBB e ANABB e Isa Musa de Noronha , pela FAABB. Representando a CASSI estavam William Mendes e Mirian Fochi.
Destaco a exposição de Célia Laríchia no vídeo 6, em que ela apela para a necessidade de urgência na tomada de decisões em razão da ampla pauta de tópicos a serem examinados  na reestruturação da CASSI e pelo fato de, já em abril ou maio do corrente ano, as reservas ainda disponíveis do Plano Associados chegarem ao seu limite. Célia Laríchia também abordou a necessidade de união dos aposentados para defender  o aspecto “solidariedade”,  que é uma característica básica do Plano Associados e que é um dos pontos que o BB tem em mira eliminar em sua estratégia de ataque à CASSI.
Já  Sérgio Riede ,no vídeo 7, foi muito objetivo em suas colocações ao alertar a todos para o tato e a objetividade na forma de conduzir as tratativas com o BB, visto que, apesar do Banco afirmar que não pretende deixar de apoiar  a CASSI , o Banco tem condições de, a qualquer momento,  abandonar o Plano Associados da CASSI e adotar um plano independente para os funcionários da ativa.
Essa situação nos deixa muito apreensivos pois, como bem disse Miriam Fochi, os aposentados centram suas atenções nos problemas concernentes à PREVI quando os óbices que atingem a  CASSI   são  tão ou mais importantes.
Ressalto aqui que, pela sua importância e magnitude,  as duas grandes associações que lideram nossas lutas na PREVI e na CASSI, são a ANABB e a AAFBB.
São como dois gigantescos porta aviões  cercados  por naves de apoio por todos os lados.
E, para nossa felicidade, à frente dessas entidades,  contamos com representantes experientes, dedicados, bem preparados e afeitos à luta na defesa de nossos interesses.
Como estamos no Carnaval, utilizo-me da terminologia momesca para abordar a formação do grupo que vai  discutir o assunto CASSI  com  o BB.
 Sugiro como comissão de frente no grupo  da AAFBB, Célia Larichia, Gilberto Santiago , José Odilon Gama e Ari Sarmento. No grupo  da ANABB, que conheço menos, a sugestão é para Sérgio Riede, Fernando Amaral, Teresa Godoy e Douglas Scortegagna. Evidente que componentes de outras alas podem ser remanejados para a comissão de frente dos grupos  à critério da direção das escolas, digo associações.
Em relação ao pessoal da AAFBB,  sinto-me mais seguro nas minhas indicações por residir no Rio e ter contato mais estreito com o pessoal daquela associação.
Quando   for a Brasília reservarei um espaço na minha agenda para visitar a ANABB e conhecer alguns companheiros pessoalmente.
Ainda no que diz respeito à AAFBB, por ter escrito duas notas sobre aquela associação (AAFBB Em Foco) , um companheiro me abordou para falar sobre elogios que fiz a dirigentes daquela associação e, na lata, me perguntou se eu tinha algum interesse “especial” na AAFBB.
Imagine o que perguntaria se não fosse um companheiro !!
Esclareci que, como qualquer ser humano, gosto de ser bem tratado e elogiado por minhas ações e  por minhas escassas  virtudes. E, por seguir o princípio de tratar os outros como gostaria de ser tratado, sempre procuro ressaltar as virtudes e as realizações pessoais de meus amigos e companheiros.  Ademais, tenho como norma não ter parcimônia com  elogios ao tempo em que  procuro ser extremamente contido em minhas críticas. E, ainda ,  defendo com veemência meus amigos  de ataques injustos de outrem. 
Em relação aos meus interesses na AAFBB, na CASSI,  na PREVI ou em quaisquer outras entidades , reitero que almejo unicamente  defender os interesses  dos aposentados e pensionistas  do BB e dos associados da CASSI.   E, ao defender os direitos desses companheiros, também defendo meus próprios direitos.  Este blog  me proporciona  condições para atingir esses objetivos.
Ademais, para eliminar de vez qualquer dúvida residual daquele companheiro, disse que  me sentiria absolutamente violentado se, em razão de fazer parte da administração de alguma associação ou entidade, me visse obrigado a castrar minha  liberdade de expressão ou limitar meus comentários e críticas, para não contrariar interesses ou ferir suscetibilidades de ordem corporativa.
Este blog é meu passatempo predileto. Escrever é uma atividade solitária e  é uma forma de extravasar angústias e conflitos  interiores, desejos irrealizados e sonhos muitas vezes utópicos, perfeccionistas e inatingíveis.
Por isso gosto de escrever e este hobby me proporciona esse prazer incomensurável. Quando concluo um artigo é como se tivesse concluído uma obra prima – pelo menos é o prazer que sinto.
Outros podem se sentir desinteressados, chateados  ou entediados ao ler  minhas notas – isso é problema deles.
A  AAFBB considero como uma “base de operações”. 
Na sala dos aposentados, no 11º andar, sinto-me como se estivesse em casa. Após o almoço, sempre vou ler  naquelas poltronas extremamente confortáveis e, muito comumente, me deixo levar pelos braços  de Orfeu e tiro uma soneca relaxante e revigorante. E, depois, nada melhor do que um saboroso cafezinho.
Procuro limitar minhas idas a outras salas porque são ambientes de trabalho e não gosto de perturbar o trabalho alheio.  Afinal de contas, hoje em dia, sou um vagabundo, nas palavras do FHC.
Mas, às vezes, traio esse princípio ao me atrever  a  interromper a labuta de companheiros mais experientes  quando procuro apoio e orientação (como, por exemplo,  o  Gilberto Santiago) para minhas notas no blog.  Ainda na AAFBB, vou ao departamento jurídico procurar ajuda em áreas legais, vou à biblioteca, troco ideias com uns e outros, vou aos bailinhos recordar os meus tempos de frequentador assíduo da Estudantina,  pratico um esporte (sinuca) e, fundamentalmente, procuro me relacionar  da forma mais fraterna  possível com pessoas que aprecio e com quem tenho relações amigáveis.
Conviver com amigos é um dos mais salutares  e agradáveis prazeres na vida.
Voltando mais uma vez ao assunto CASSI.
Declinarei de me aprofundar em aspectos técnicos e comentários mais rebuscados sobre o Encontro da CASSI em 09.02.2015.
Ver os vídeos do encontro (um total de 7) e ler o artigo “CASSI – NA  UTI  - Existe Salvação” do Carvalho no “Blog do Carvalho” , já é mais do que suficiente para o  domínio  da matéria.  Os vídeos estão disponíveis no blog Olhar de Coruja , estão no site da FAABB ou podem ser acessados pelo e-mail faabb@hotmail.com
Para encerrar, coloco este blog à disposição de todos os companheiros para suas críticas, opiniões  e colaborações para a solução dos problemas da CASSI
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB
           

11 comentários:

  1. Prezado Sr. Adaí,


    Seu texto é claro e muito bem fundamentado.

    É um prazer lê-los!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Luiz Eugênia,
      Grato pelo seu elogio.
      Estou a espera de colaborações suas.
      Este blog está à sua disposição.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. sergio luiz romagnoli machado19 de fevereiro de 2015 às 10:56

    Sem prejuízo da qualidade do texto, peço encarecidamente que os mesmos sejam reduzidos. Neste momento atual, onde somos bombardeados por notícias e comentários de leste a oeste, é difícil nos animarmos a ler opiniões que se estendem muito. Desculpe, não quero ser indelicado mas não seria honesto de minha parte deixar de fazer este comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio Luiz Romagnoli Machado,
      Aprecio sua honestidade em fazer o comentário.
      Mas no seu caso específico recomendo a leitura dinâmica.
      Um assunto como esse da CASSI que tomou horas de gravação que ficaram registradas em 7 vídeos e, também, o longo texto da matéria no blog do Carvalho, não é possível ser limitado ao tamanho de um telegrama sem comprometer a essência do assunto.
      Outros artigos eu faço em meia folha mas outros em muitas folhas.
      Existem blogs de papo furado que são diferentes.
      São matérias que podem ser reduzidas.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. sergio luiz romagnoli machado19 de fevereiro de 2015 às 18:26

    Eu compreendo Adai, eu compreendo. Aliás, estou em uma fase na vida em que eu compreendo mesmo quando não compreendo. Compreendeu ?
    Grande abraço e parabens pelo seu esforço em prol da nossa comunidade. Comum unidade ?
    (ofereço a voce este meu verbo ,como um refresco prestas noites calorentas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Sérgio Luiz Romagnoli Machado,

      Esse seu nome é realmente majestoso. É de origem italiana ?
      Agradeço sua compreensão. Eu também estou em uma idade neste campeonato da vida que compreendo tudo, aceito tudo, ouço tudo e respeito a opinião de todo mundo.
      Há pouco fui conversar com um empregado do prédio sobre um problema do condomínio e a conversa acabou desaguando em papo sobre viagens espaciais. Não é que o rapaz me disse que esse negócio de viagem à Lua foi invenção dos americanos? Que foi tudo mentira.?
      Então, o que fazer? Temos de compreender e aceitar a opinião alheia.
      Faço o que posso para melhorar o mundo com este meu limitado blog.
      Um grande abraço
      Daquele que o compreende.
      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Maria Guadalupe Ferrão20 de fevereiro de 2015 às 06:56

    Prezado Adaí,
    Li seu artigo e destaco os parágrafos abaixo:

    "Como estamos no Carnaval, utilizo-me da terminologia momesca para
    abordar a formação do grupo que vai discutir o assunto CASSI com o
    BB.
    Sugiro como comissão de frente no grupo da AAFBB, Célia Larichia,
    Gilberto Santiago , José Odilon Gama e Ari Sarmento. No grupo da
    ANABB, que conheço menos, a sugestão é para Sérgio Riede, Fernando
    Amaral, Teresa Godoy e Douglas Scortegagna. Evidente que componentes
    de outras alas podem ser remanejados para a comissão de frente dos
    grupos à critério da direção das escolas, digo associações."
    Esquecestes da peça tão importante quanto a ANABB e AAFBB, a FAABB,
    que representa 30 associações do Brasil inteiro,
    com nomes como a Presidente Isa Musa de Noronha, Paulo Lahorgue-Rs,
    Barbirato-DF, Maia-GO, Pontes-PA, além de muitos outros com conhecimentos
    sobre CASSI.
    Sugiro-lhe que tente mostrar a NECESSIDADE DA URGENCIA como bem disse a
    Célia larichia.
    O Carnaval de 2015 acabou e agora temos de organizar imediatamente o enredo
    CASSI para apresentarmos ao BB...
    Um abraço Maria de Guadalupe Ferrão
    Sócia e membro do Conselho Deliberativo da UNAMIBB, AAFBB, ANABB, E VICE-PRESIDENTE DA AFABB-BARBACENA-MG uma das 30 componentes da FAABB, cuja associação faço parte do CODEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Guadalupe,

      Primeiramente, permita-me elogiá-la pela sua intervenção no debate em que contestou o William Mendes pelo uso de uma camisa com o símbolo da CUT.
      Você foi direto na mosca. Aquele era um debate apartidário. Aliás, há muito tempo, o Medeiros, no seu blog, fez essa mesma colocação por essa mesma razão que você levantou.
      E o PT, CUT e afins não andam com a moral muito alta entre grande parte da população. Eu, por exemplo, votei no Aécio.
      Não porque ele fosse o candidato perfeito ou ideal - isso não existe - mas seria melhor do que a Dilma, como estamos vendo.
      Pensando bem, foi melhor que ele não fosse eleito, pois senão estaria sendo acusado pela limpeza das melanças da Dilma no seu primeiro governo.
      É melhor que a Dilma faça a limpeza de seus próprios dejetos.
      Quanto aos representantes dos grupos de "minha escola de samba", quis fazer apenas uma brincadeira com uma pequena seleção de pessoas para nos representar nas tratativas da CASSI com o BB.
      Já troquei poucos e-mails com a Isa Musa de Noronha mas ela não me conhece pessoalmente.
      Eu me senti pouco à vontade para citar o nome dela.
      Quanto aos demais nunca troquei mensagens. Assim, também não me senti à vontade para citar os nomes.
      Ademais, quis mencionar somente dirigentes da ANABB e AAFBB, que são as maiores associações.
      A FAABB é uma federação que representa as associações. Não é propriamente uma associação. Eu, por exemplo, não posso entrar como associado.
      Além do que, se eu fosse mencionar todo mundo que tem representatividade nessa área, a lista de nomes ficaria maior do que a de componentes da Beija-Flor.
      E a mensagem ficaria imensa e enfadonha. Ninguém iria ler.
      Teve um comentarista que até reclamou do tamanho de minha nota. Imagine se eu fosse citar todo mundo dessa área.
      Quanto a você, reitero os parabéns pela firme abordagem.Colabore mais com este blog.
      Porque, no seu e-mail , em vez de "gualala" você não muda o nome para "guadalupe" ? Acho Guadalupe mais bonito. Lembra uma ilha paradisíaca no Caribe.
      Por último, estou com este blog há pouco tempo. Gostaria de aumentar o número de pessoas para quem mando as mensagens.
      Você tem uma relação de nomes e e-mails que pudesse me mandar?
      Ficaria muito grato.

      Um abração do admirador

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. O triste dessa discursão é que ninguem pensou que os funcionarios da CASSI, que vivem sobrecarregados desde 2008 quando neri fez um "ajuste de dotação" até hoje não possuem sindicato, não possuem plano de cargos e salarios e também tiveram seus salarios achatados nos ultimos anos...deveriam incluir nesses debates a necessidade de "cuidar de quem cuida", pois enquanto existir um numero expressivo de adoecimentos de funcionarios da CASSi vai ser dificil cuidar dos aposentados e do pessoal da ativa....

    ResponderExcluir