terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

INFLAÇÃO - Um Breve Ensaio

Há uns dois anos atrás escrevi um artigo sobre inflação.
Agora, em razão do recrudescimento da inflação no Brasil e de conversas com várias pessoas  que levantam a tese de  que  um “pouquinho de inflação” recolocaria a economia do país em ordem ,  republico o texto com algumas supressões e  acréscimos adequando  o artigo ao   atual momento que vivemos.
Para começar,  sou absolutamente contrário à teoria de que “um pouquinho de inflação” não causa efeitos nocivos na economia de um país.
Considero que   “um pouquinho de  inflação” para solucionar problemas momentâneos em  um país que já passou por um processo de  alta inflação , é o mesmo que oferecer um “pouquinho de cocaína” ou “um trago de cachaça” para um viciado que acabou de passar  por um tratamento  de desintoxicação.
O Brasil está com problemas sérios que vão exigir medidas drásticas de correção.
Mas temos aspectos e características positivas que nos ajudarão a vencer esses desafios.
Temos um grande território com ampla diversidade de recursos naturais.
Não temos guerras nem atritos sérios com nossos vizinhos.
Pelo contrário,  o Brasil sempre procurou manter uma política de paz, ajuda, cooperação e boa vizinhança com todos os países que nos cercam. Não temos disputas fronteiriças.
Nossa população é o resultado de uma miscelânea de raças e etnias. Não temos grupos de etnias diferenciadas e segregadas dentro do território brasileiro. A política brasileira é de integração e inclusão do povo como um todo.
Convivemos em harmonia e paz com uma diversidade imensa de costumes, culturas, religiões e credos sem qualquer conflito.
Temos o problema seríssimo de bolsões de pobreza, falta de uma educação abrangente e de alto nível , problemas diversificados na área de saúde e alto nível de criminalidade.
Isso sem falar dos  conhecidos desafios com os quais nos defrontamos  na área econômica. Mas, apesar desses obstáculos, conseguimos criar  um  parque industrial e tecnológico forte e diversificado  no território brasileiro.
Não temos radicalismos religiosos e nem políticos, aqui não ocorrem atos terroristas, não temos bolsões  de população segregada como ocorrem em países no Oriente Médio, na Índia com os chamados “impuros”, nos  “ghettos”  em cidades de países desenvolvidos ou nos “banlieues” em Paris.
Em nosso país falamos uma única língua, que é o português , o que não ocorre em muitos países onde se falam grupos diferenciados de línguas e inúmeros dialetos locais, tornando difícil o entendimento entre   pessoas de  áreas diferenciadas.
Não temos problemas de secessão em nenhuma área do país como, por exemplo,  a ameaça de separação dos catalães e dos bascos na Espanha, a divisão da Yugoslávia depois da extinção da URSS ou, mais ameaçador ainda, a hipótese de  esfacelamento da Federação Russa, como o próprio  Presidente Putin chegou a comentar.
Somos um país com democracia estabelecida.
Na América do Sul, felizmente, ao contrário da Zona do Euro, ainda não estabelecemos prematuramente uma moeda única no continente antes de  cada país estar preparado de per si para esse importante  passo de integração regional.
Temos todas as premissas para  superar nossas limitações e nossos problemas e para sermos uma nação próspera,  com  índole pacífica  e com um povo unido.
Por tudo isso, me atrevo a dizer  , em um autêntico e convicto tom de ufanismo, que somos um país e um povo predestinados à ordem, ao progresso e à paz.
Para tanto, temos de nos acautelar  contra problemas  que possam vir  a ameaçar esse caminho de progresso e desenvolvimento.
E a inflação, apesar de termos superado um processo de alta inflação que atormentou esta nação por tantos anos, continua a ser sempre uma ameaça contra a qual temos de estar alertas.
Temos de considerar, conforme já foi comentado por tantas personalidades de relevância, que somos um povo de memória curta.
Ao abordarmos o assunto  inflação   com jovens universitários de áreas como economia, administração ou direito, notamos um   desconhecimento mais aprofundado da matéria.  Pior ainda quando conversamos com jovens de nível educacional mais baixo. Muitos sequer sabem o que é inflação.
Por essa razão, reproduzo esta limitada exposição, fruto de um árduo, demorado e elaborado  trabalho de pesquisa.
Não tive a pretensão de fazer uma análise  aprofundada de qualquer aspecto.
Muito pelo contrário. Procurei sintetizar ao máximo possível a abordagem do tema, apresentando aspectos interessantes e relevantes do assunto para não tornar a leitura  cansativa e entediante. 
Em relação aos aposentados e pensionistas do BB,  também temos de estar atentos.
Com a  dificuldade do  Governo em aumentar a carga tributária em contraste com  o aumento  dos gastos governamentais,  os recursos da PREVI tornam-se um alvo atraente.
Então vamos direto ao assunto.
No Brasil, o pico da inflação foi o período de 1986 a 1994, com índices superiores a 1000% ao ano.
De julho de 1965 a junho de 1994 ,  o índice foi de 1,1 quatrilhão por cento, ou seja, inflação de 16 dígitos em 3 décadas ou, mais precisamente, um IGP-DI de 1.142.332.741.811.850%.
O auge de inflação mensal foi junho de 1994, com 46,58% ao mês.
O país passou por quatro reformas monetárias e, a cada uma, cortaram-se três zeros do valor monetário corrente, ou seja, um descarte de 12 dígitos no período.
Para amortecer os efeitos do impacto da inflação ,  criou-se a correção monetária que era aplicada em salários, aplicações financeiras , valores de bens de consumo, etc.
Surgiram as aplicações baseadas no overnight,   que tinham correção de um dia para o outro.
O mercado imobiliário , no meio dessa ciranda financeira , passou a trabalhar cotando os valores dos imóveis em dólares norte-americanos. Só podia ser dessa forma pois, se assim não o fosse, a partir do estabelecimento do preço fixado inicialmente até o desembaraço da papelada, emissão de certidões, pagamento de emolumentos e taxas, pagamento de imposto de transmissão,  lavratura  de escritura da compra do imóvel  para, só então, ser efetivado o desembolso do financiamento final , o comprador iria pagar uma  fração do valor real  do imóvel.
A classe média até dispunha de mecanismos  de defesa.
Fazia seus gastos e  investia  o restante de seus recursos na compra de dólares ou em depósitos com correção monetária mais juros.
A compra de dólares sempre foi uma boa opção em épocas de crise mas, principalmente naqueles dias, corria-se um sério risco pois, frequentemente, surgiam  derrames de notas falsas no mercado.
A correção monetária era uma ilusão que encobria uma inflação galopante que superava qualquer aplicação financeira por mais rentável que fosse, mas que viciou toda a sociedade com o mesmo efeito que a cocaína exerce sobre  um viciado que, gradativamente, vai precisando de  doses maiores da droga  para se satisfazer.
Por mais absurdo que pareça, em razão dessa ciranda financeira, muitos    lamentaram  a estabilização monetária advinda com o Plano Real.
Quem mais sofria nesse processo era o pobre,  que recebia seu minguado salário  no último dia   do mês e que, quando ia ao supermercado no primeiro dia do mês seguinte, gastava 40% a mais do que no dia anterior.
Sim, porque durante toda a noite do último dia do mês, as “remarcadoras” ou “maquininhas”, trabalhavam ininterruptamente etiquetando as mercadorias com novos preços baseados no novo índice fornecido pelo Governo. E, por via das dúvidas, os supermercados sempre aumentavam os preços um pouco acima do índice oficial, realimentando e incrementando a espiral  inflacionária.
Por essa razão, passei a pagar o salário de minha secretária do lar logo que recebia meus proventos no dia 20. Dessa forma, ela tinha um aumento de  50% em sua renda, pois ganhava, na sua caderneta de poupança,  a correção de 10 dias até o fim do mês e mais o índice de inflação mensal (em torno de 40%)  que sempre era anunciado no fim do mês e que os supermercados aplicavam de imediato nas mercadorias.
Um dia ela até me agradeceu pelas lições que eu lhe dei sobre inflação.
A alegria durou pouco pois as remarcações passaram a ser semanais e, após  um tempo, diariamente e a qualquer hora. Na  frente dos clientes, despudoradamente, os empregados dos supermercados  remarcavam os produtos.
Depois de um tempo, perdeu-se a noção do valor monetário das coisas.
Quanto custava uma caixa de fósforos?  5 ,  15  , 50  ou 100 cruzeiros?  E um sabonete?  20, 30, 100 ou 300 cruzeiros? Assim, era preciso  pesquisar os preços rapidamente antes que os mesmos fossem aumentados.
A diferença de preços entre um estabelecimento e outro,  poderia ser  o dobro, o quádruplo ou até mais. Se o preço fosse muito baixo, era conveniente comprar todo o estoque mesmo que não se precisasse de tão grande quantidade da mesma mercadoria.  Depois era o caso de vender o excesso para os vizinhos por um preço maior e ainda sair ganhando na negociação.
Coitado do comerciante que, por desmazelo , por excesso de escrúpulos ou por respeito aos seus clientes, não remarcasse os preços dentro daqueles índices obscenos.  Quando fosse adquirir novos estoques de  mercadorias, os preços certamente seriam muito superiores aos   valores pelo qual  havia vendido as mercadorias para seus clientes anteriormente. Levaria prejuízo pelo pecado de ter sido “escrupuloso ou  ético” com sua clientela.
Era preciso estar atento ao se preencher um cheque, pois a denominação do valor do padrão monetário mudou tantas vezes, que  corríamos o risco de nos confundir e colocar uma denominação equivocada no cheque, ou seja, trocar cruzeiro por cruzeiro novo, ou cruzado, ou cruzado novo, ou cruzeiro real, ou real.
As pessoas    passaram a dispender grande parte de sua atenção às suas aplicações financeiras, em detrimento de suas atividades específicas.
A figura mais importante em qualquer área  era  o gerente financeiro, e não os dirigentes ou especialistas de qualquer outro setor .
A compra  de imóveis   sempre foi um refúgio  seguro para a aplicação de capitais. Mas, em razão de leis obsoletas e de medidas protecionistas demagógicas tomadas pelo Governo para proteger os locatários contra os efeitos da inflação, alugar imóveis passou a ser um péssimo negócio que desorganizou e desestimulou os  investimentos na área  imobiliária.
Essas medidas governamentais    prejudicaram novos locatários que não conseguiam imóveis  para alugar.
Os proprietários preferiam manter os apartamentos fechados, arcando com despesas de condomínio , IPTU e outros encargos , do que alugar e ter problemas de difícil solução. 
Só depois que se criou a denúncia vazia e os aluguéis voltaram a ser contratados e reajustados de acordo com  a realidade dos índices inflacionários, o   mercado  imobiliário se reorganizou e voltou a ser um investimento atraente.
Transcorreram-se mais de 20 anos e, com a adoção do Plano Real no Governo Itamar Franco, que teve como implementador o então  Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que veio a ser eleito presidente do Brasil justamente pelo seu papel à frente do Plano Real, a inflação foi extirpada.
Adiante, abordaremos a inflação de forma sucinta, em seus aspectos mais relevantes ao redor do mundo.
Na América Latina, o caso mais notório foi a Bolívia que, em 1985, teve um índice de inflação de 12.000% ao ano, causada por uma  política demagógica  do  Governo de Hernan Siles Suazo.  Também tivemos  o Peru que, entre julho de 1990 e agosto de 1990, teve uma hiperinflação diária de 5%, no Governo de Alan Garcia.
A  pior  hiperinflação   no Mundo foi registrada na Yugoslavia,  de 1993 a 1994, mas, devido às guerras , ao esfacelamento  da nação  e à sucessão de  diversos padrões monetários criados para  acompanhar a espiral hiperinflacionária, o assunto é muito impreciso, difuso e complexo  para ser  descrito com precisão. Por curiosidade, citamos a inflação registrada em janeiro de 1994 – sim, um único mês -  que chegou à   taxa de  313.000.000.000 %. 
Sobre o assunto, recomendamos a leitura de “Yugoslavia's Hyperinflation, 1993-1994: a Social History”, de James Lyon.
Também  citamos  a hiperinflação na Hungria, entre Agosto de 1945 e Julho de 1946, considerado o segundo pior exemplo no Mundo, mas  um dos menos conhecidos e pesquisados , por uma inexplicável carência de testemunhos e informações.
Entre Agosto de 1945 e Julho de 1946, o nível geral de preços subiu a uma   taxa de 19.000% por mês, ou 19% por dia .
Em julho de 1946 , a taxa  de hiperinflação chegou a  207% ao dia.
Finalmente, em 01.08.1946, conseguiu-se sanar a hiperinflação.
O “pengô” , a moeda da época na Hungria,  foi substituído pelo “forint” e, pasmem,  1  “forint” passou a valer 400 octilhões de “pengôs”, ou seja, 29 zeros depois do 4.
Em símbolos numéricos   é:
400.000.000.000.000.000.000.000.000.000 pengôs  =  1 forint
A cotação do dólar americano passou a ser  11,74 forint.
Mas daremos mais atenção à hiperinflação  na Alemanha,  de 1919 a abril de 1923,  que foi a que recebeu maior cobertura noticiosa na história, e a que foi mais  analisada e pesquisada   pelos mais relevantes  centros de pesquisas econômicas e as mais  importantes universidades  do Mundo.
Não temos a mais remota intenção de, nesta limitada abordagem, fazer um relato minucioso sobre   qualquer aspecto  específico da hiperinflação na Alemanha.
O assunto é muito vasto para ser descrito e, para tanto, seria necessário um livro, ou melhor, uma coleção de livros.
Nos limitaremos a apresentar  os aspectos mais chocantes e surpreendentes e, basicamente, seus efeitos na vida do cidadão comum da Alemanha naquela época.
O gigantismo  da economia alemã , o seu   vigor e sua influência na Europa e no Mundo , como o é ainda hoje, os vários fatores que desencadearam o processo inflacionário, tais como o gasto astronômico com o esforço de guerra na Primeira Guerra Mundial ,as cláusulas abusivas do Tratado de Versalhes , a ocupação do Vale do Ruhr pela França e os gastos no pós-guerra para recuperar a Alemanha, foram as razões determinantes para os mais apurados estudos  sobre a  hiperinflação alemã,   e suas consequências sobre praticamente todas as áreas de atividades humanas.
A  inflação alemã  começou durante  a Primeira Guerra Mundial, quando a Alemanha investiu a  astronômica  cifra de 160 bilhões de marcos no financiamento da guerra.
A única forma de levantar essa colossal soma foi adotar medidas completamente fora dos padrões  ortodoxos conhecidos até então.
O Banco Central Alemão (Reichsbank) , em  31.07.1914, por sua própria iniciativa , aprovou uma medida provisória que suspendeu o lastro ouro para emissão de  papel-moeda,   face  ao esforço para cobrir os gastos de guerra.
Em 04.08.1914, foi confirmada por lei, a suspensão da conversão de papel-moeda em ouro.
Sem a convertibilidade  em ouro, a emissão de marcos perdeu qualquer barreira que freasse seu crescimento.
Para que se tenha uma avaliação da grandiosidade do que era 160 bilhões de marcos para financiar a guerra, estima-se que,  em 1913, haviam 13 bilhões de marcos em circulação na Alemanha e, no fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, esse volume chegou a 60 bilhões de marcos.
Mas, durante o período de guerra, esse aumento na emissão de papel-moeda não foi suficiente para cobrir os gastos governamentais.
A forma a que o governo recorreu foi obter empréstimos junto à população.
O Governo Alemão lançou  bonds (títulos) do Governo Alemão no mercado.
Os alemães compraram esses títulos  na certeza de ser  um investimento seguro, confiantes na vitória da Alemanha  a curto prazo.
O débito do Tesouro Alemão passou de 5 para 156 bilhões de marcos.
Isso ainda não era suficiente e o Governo, apesar dos alertas em contrário,  incrementou  a política de emissão  de papel moeda.
A pujante produção industrial e agrícola da Alemanha entrou em descompasso com a expansão monetária.
Estava criado o mecanismo básico  da inflação -  volume de dinheiro cada vez maior  sem o crescimento correspondente na  oferta de bens.
Apesar da derrota da Alemanha, ao contrário do que previa o povo alemão, o Governo não estava falido , mas o crédito estava restrito e a inflação continuava em seu curso  ascendente.
A depreciação monetária,  em seu início, estimulou a economia.
Com o preço baixo do marco em relação às outras moedas,  as exportações alemãs dispararam.
Em um ano, o crescimento industrial subiu 20%.
Em 1922, o desemprego caiu a 1% e  os  salários aumentaram.
A inflação era  considerada a tábua de salvação da economia.
Em sentido contrário, os USA e a Inglaterra conseguiram estabilizar suas moedas , embora ao custo do desemprego de um quinto de sua massa de trabalhadores.
A política econômica alemã de incremento à inflação,  em pouco tempo se revelaria   equivocada.
O aumento do  déficit orçamentário e os crescentes pagamentos de juros limitaram cada vez mais  a economia do Estado.
Paralelamente,  a gigantesca  reparação de guerra a que a Alemanha foi submetida era um peso excessivo para o país  suportar.
O Tratado de Versalhes, firmado em 20.01.1920, que estipulou as duras condições de reparação de guerra,   foi  classificado por muitos como uma    irracionalidade e falta de sensibilidade, pois   inviabilizava  a reestruturação e o soerguimento da Alemanha.
Entre algumas das  cláusulas  leoninas do Tratado de Versalhes,  estava o desmembramento e a anexação  de diversas partes do território alemão para várias das  nações vencedoras.
A postura absolutamente intransigente e rígida da  França em todas as discussões e tratativas, foi classificada pelos historiadores como uma vingança pela sua derrota na Guerra Franco-Prussiana (ou Guerra Franco-Germânica) de 1870-1871.
O Congresso dos USA, na época, não concordou com  diversas cláusulas  e, sensatamente, recusou-se a ratificar o Tratado de Versalhes.
O economista inglês John Maynard Keynes, denunciou o Tratado de Versalhes como ruinoso para a Alemanha e para a prosperidade global. Ele classificou o Tratado de Versalhes como uma tentativa de destruir a Alemanha pelo revanchismo francês.  
Em 1921, os aliados impingiram à  Alemanha o pagamento de 6.600.000.000 de libras esterlinas  como reparação de guerra, uma quantia descomunal que a Alemanha se propôs a pagar  com dinheiro e fornecimento de bens.
Como mais um  castigo adicional, que extrapolava os já duríssimos termos do Tratado de Versalhes, os aliados não aceitaram o pagamento da     reparação de guerra com a moeda alemã corrente na época, o Papiermark, sob a alegação de que o marco estava extremamente enfraquecido em  razão da Alemanha haver financiado seu esforço de guerra através de fundos emprestados.
O país foi forçado a vender grandes somas de marcos em troca de divisas estrangeiras que eram aceitas como pagamento de reparação de guerra. 
Essa  política governamental de comprar divisas estrangeiras a qualquer preço, para cumprir com seus compromissos,  disparou  o processo de inflação.
Finalmente, para piorar a já calamitosa situação da Alemanha, como o Governo Alemão colocou objeções aos severos termos do Tratado de Versalhes,  alegando que o pagamento de 132 bilhões de marcos excedia a  capacidade de pagamento da Alemanha, os aliados deram um limite de seis dias para o Governo Alemão aceitar as condições impostas ou a região industrial do Vale do Ruhr seria ocupada. A Alemanha não pôde pagar e, em janeiro de 1923  , a França   e a Bélgica invadiram a Alemanha e ocupou a região industrial do Vale do Ruhr com uma força militar de 100.000 soldados,   tomando controle das minas e da indústria pesada alemã.
Esse foi o golpe de misericórdia  que acabou por asfixiar o esforço de recuperação da  economia alemã.
Além de ser impedida  de ganhar divisas pela exportação de carvão, a Alemanha foi forçada a obter seu combustível  no exterior, pagando em divisas estrangeiras.
A partir daí a inflação tomou velocidade cada vez maior e foi,  nesse exato momento, que entrou em um processo de  hiperinflação.
De 1914 a 1921, a Alemanha já sofria do que os economistas chamam  “alta inflação” , ou seja, quando o índice vai até 50% ao mês.
Somente para comparação, relembramos que o auge da inflação no Brasil foi junho de 1994, quando o índice foi de 46,58 % ao mês.
A partir de 1921, o processo de hiperinflação instalou-se e começou a  acelerar.   A partir de agosto de 1922 a novembro de   1923,  ela chegou a  322% ao mês.
Em média, os preços quadruplicavam a cada mês, durante os 16 meses de hiperinflação.
O auge da hiperinflação foi em outubro de 1923 , quando o índice  chegou a 41% ao dia.
Em 16.11.1923, a cotação do dólar americano chegou à  cifra de quatro trilhões e duzentos bilhões de marcos.
O Reichsbank continuava a imprimir mais e mais papel-moeda mas não deu conta da  demanda.
Em 17.07.1923, foi aprovada  uma lei que permitia a impressão privada de dinheiro como uma medida de emergência.
Essa lei autorizava que, daquela data em diante, vários estados da Alemanha, distritos administrativos,  condados, cidades, estradas de ferro, bancos e grandes grupos privados,  imprimissem suas próprias moedas.
Como  resultado dessa  lei, um total de  5.849  localidades , instituições governamentais e grupos empresariais emitiram um total de 70.000 diferentes tipos de notas de papel-moeda.
Somente o grupo Deutsche Reichsbahn em Berlim e suas filiais regionais, emitiram  256 padrões de papel-moeda.
A hiperinflação ganhou ainda mais impulso  e mergulhou em uma espiral incontrolável.
De súbito, o marco despencou  em queda livre, cada vez mais rápido, até chegar a números fantásticos de um milionésimo, bilionésimo, trilionésimo de seu valor original.
Toda a confiança no marco sumiu à medida que os preços subiam mais e mais rápido, ultrapassando a capacidade das prensas de emitir papel-moeda.
No auge da hiperinflação, 300 fábricas de papel-moeda estavam trabalhando a toda carga e 150 companhias impressoras operavam as prensas dia e noite para atender à demanda de dinheiro.
A miséria e a fome grassavam por todo o território alemão.
Milhões de famintos e doentes vagavam sem destino pelas ruas.
As doenças de pulmão, o raquitismo e a tuberculose tornaram-se epidêmicas, principalmente  na população jovem. Os idosos faleciam rapidamente.
Greves , passeatas e  conflitos de rua com a polícia passaram a ser uma rotina.
A opinião pública culpava os franceses pela sua desgraça e miséria.
Apartamentos eram sublocados para se conseguir renda extra  e as calçadas das ruas ficavam amontoadas por pessoas sem teto.
Os comerciantes se recusavam a atender franceses e os alemães cruzavam a rua para evitar se encontrarem com franceses. 
Uma das consequências  da perda da confiança no marco foi a venda rápida   dos títulos do Governo Alemão que, anteriormente, tinham sido tão disputados e valorizados  pela população durante a guerra.
Tinham virado papéis sem valor.
Os empregados vinham para as empresas e fábricas com grandes sacolas para, no fim do dia, guardarem o dinheiro do pagamento  e o gastarem  de imediato antes que a cotação da moeda mudasse.
Depois, os trabalhadores passaram a ser pagos duas vezes ao dia, e tinham um intervalo no meio  do dia para fazer suas compras.
Logo após, passaram a ser pagos três vezes por dia e suas mulheres vinham às portas das fábricas pegar o dinheiro e saiam correndo para fazer as compras.
Muitas empresas, a pedido dos empregados, passaram a fazer o pagamento não em dinheiro mas em bens de consumo.
Os profissionais liberais, como médicos, dentistas e outros, não aceitavam o pagamento em dinheiro mas sim em salsichas, ovos, manteiga, pão, carvão , roupas ,  joias,  ou o que   fosse.
Dada a rapidez de mudança de preços , as lojas não colocavam mais os preços nas vitrines.
Quando do falecimento de pessoas, a cremação tornou-se extremamente cara devido ao preço do carvão; optou-se  pelo enterro convencional em caixões.
Até nessa área foram enxergadas formas de cortar custos. Os caixões passaram a ser fabricados  mais baixos, de tal forma  que o nariz do defunto encostava na  tampa do caixão. Esses caixões eram  chamados, ironicamente, de “espremedores de narizes”.
Depois de um tempo, as cotações do marco passaram a ser  informadas de hora em hora.
Registros espantosos surgiam .
Uma pessoa foi tomar um café, cujo preço era 5.000 marcos e, depois de ler o jornal, pediu outro café. Foi cobrada em 14.000 marcos.
O garçom explicou que, entre o intervalo de um café e outro, o preço do café havia aumentado . Se o cliente tivesse pedido os dois cafés ao mesmo tempo, a conta teria sido 10.000 marcos.
De manhã, podia-se pagar  50.000 marcos por um jornal e, à tarde, 100.000.
Um casal foi ao teatro  e, ao levar o dinheiro, o valor dos tickets já tinha  triplicado  de preço e a importância não cobria sequer o valor da condução de retorno para casa.
Uma família vendeu sua casa para emigrar para a América. Ao chegar ao Porto de Hamburgo, eles não puderam viajar pois o dinheiro não era mais suficiente para pagar a viagem e sequer para pagar o retorno à cidade de onde tinham vindo.
Uma pessoa tinha uma conta em um banco com saldo de 60.000 marcos. Pouco tempo depois, recebeu uma carta do banco comunicando o encerramento da conta por ser  antieconômico manter uma conta com saldo tão baixo e  juntavam  uma nota de 1.000.000 de marcos para encerrar a conta  ao cliente. Explicavam  que o banco não dispunha mais  de notas com valor tão baixo como 60.000 marcos. De fato, pois à época, já eram impressas notas de 500.000.000 de marcos.
Um carteiro, indiscretamente, contou que interceptou cartas contendo notas de moedas estrangeiras. Com poucas notas comprou duas casas e um piano. O restante do dinheiro  ele doou para uma igreja para se penitenciar do pecado.
As pessoas compravam duas garrafas de cerveja de cada vez porque o seu preço poderia subir antes que ela viesse a se descongelar.
Pagavam-se  milhões  de marcos para uma pessoa guardar o lugar na fila dos supermercados.
Logo após as portas dos supermercados abrirem, as prateleiras  se esvaziavam e os supermercados não conseguiam  repor as mercadorias com velocidade suficiente para acompanhar a  procura desenfreada.
Nos bondes, pagava-se a passagem com milhões de marcos.
Preferia-se andar de táxi do que de ônibus, pois no táxi o pagamento da viagem era pago no final do percurso.
Caminhões transportavam dinheiro do  Reichsbank para outros bancos, sem  proteção adequada, como se fossem caminhões de lixo.
Pequenas empresas transportavam em carrinhos de mão, às pressas pela rua, o dinheiro do pagamento de seus empregados.
Encontravam-se cédulas de 100.000 marcos na sarjeta. Chegou a um ponto em que  notas de dinheiro entupiam bueiros de rua.
Mendigos usavam as notas achadas na rua para fazer fogueiras para se aquecer no inverno.
As donas de casa passaram a usar notas de marcos em seus fogões e lareiras, pois o preço do carvão superava de muito o valor das  cédulas.
Em lugar de cobrir as paredes com papel de parede ou de usar palha nos colchões usavam-se notas de dinheiro.
Um cadarço de sapato custava mais do que,  anteriormente, custava o próprio sapato,  ou mais precisamente, o que custava a própria sapataria com todo seu estoque de sapatos.
O conserto de um encanamento, custava o mesmo  do que antes custava a  casa inteira.
Um carrinho de mão valia mais que o valor do que custava toda a fábrica.
O escambo passou a ser a modalidade comum de negociação.
O que importava era a aquisição de bens materiais, pois isso é que tinha valor. Adquiriam-se, o mais rápido possível, mercadorias de toda ordem: comida,  joias, objetos de arte, estatuetas, quadros, porcelanas, roupas, sapatos, casacos de pele ou de tecido, livros, móveis, etc. Tudo era  “matéria”.
Os preços perderam todo o controle. Perdeu-se a noção do valor de qualquer coisa. Era o absoluto caos financeiro.
Em Outubro de 1923, 3 ovos ou uma bisnaga, custavam 600.000.000 de marcos.
Um mês depois, uma bisnaga estava sendo vendida a 80.000.000.000 de marcos !
Poucos dias depois, essa mesma bisnaga custava 500.000.000.000 de marcos !!
Não se roubava mais dinheiro, se roubavam bens.
Um homem encheu um carrinho de mão com  pacotes de marcos e foi à padaria comprar um pão. Entrou na padaria para ver quais pães estavam à venda e os respectivos preços. Quando voltou para pegar o dinheiro, os pacotes de dinheiro encontravam-se no chão mas o carrinho tinha sido levado.
Lojas, padarias, armazéns, perfumarias, magazines, e todo tipo de estabelecimento comercial eram alvos de constantes assaltos, principalmente à noite.  Os ladrões levavam o máximo de mercadorias mas abandonavam  o dinheiro que ficava espalhado pelo chão.
O escritor alemão Ernst Erich Noth, contava que seu avô acumulara dinheiro durante toda a vida para financiar seus estudos. Após a morte de seu avô, Ernst Erich Noth recebeu como herança 8.000 marcos depositados em um banco. Quando seus pais sacaram o dinheiro no banco só conseguiram comprar um pão, 500 gramas de margarina e 60 gramas de café.
Os que dispunham de  moeda estrangeira eram os grandes oportunistas e aproveitadores.
Tripudiavam sobre a miséria que os cercava.
Desfilavam em carros luxuosos com motoristas uniformizados, trajando roupas finas e caras ,com joias valiosas, fumando charutos da melhor procedência e, com uma única nota de US$ 100.00, compravam fileiras de casas.
Os miseráveis os xingavam e esticavam os dedos e punhos cerrados em sua direção.
Era um tempo de absurdos.
Repentinamente, grandes fortunas tradicionais foram à bancarrota e surgiram espertalhões e golpistas que, do dia para a noite, se tornaram os novos ricaços.
Não se respeitava qualquer regra, norma moral ou lei.
Acima de todos os afortunados , pairava, majestosamente, a figura de Hugo Dieter Stinnes.
Um gênio das finanças e dos negócios, era neto de um modesto empresário em Mulheim e filho de um já proeminente  industrial, também chamado Hugo.
Hugo Dieter Stinnes teve uma sólida  formação no mundo dos negócios , cursou as melhores escolas de finanças ,  e se especializou na área de mineração.
Em 1890, ele herdou de seu pai uma mina de carvão e outras empresas na área de finanças.
Com  apurado faro empresarial, ampliou seus interesses em diversas ramos, como mineração, siderurgia, empresas de navegação e de transportes,     e destacou-se , sobretudo,  na imprensa, onde criou um gigantesco grupo , que abrangia grande parte dos mais importantes jornais da Alemanha.
A partir de 1920, usou do poder de seu império de informação  para atacar contínua e furiosamente o Tratado de Versalhes.
Com isso conquistou a simpatia do povo alemão.
Entrou na política, foi eleito para o Reichstag, passou a ser um formador de opinião  e criou um partido político, o DVP- Partido do Povo Alemão.
Com seu refinado instinto financeiro, vislumbrou  com muita antecedência o surgimento da hiperinflação e seus efeitos na economia alemã.
Confiante    nessa visão e com o  apoio dos inúmeros amigos e aliados   que contava no Governo e no Reichstag , a par de  sua influência na imprensa,   adquiriu,  com o aval  do  Governo Alemão, colossais quantidades de divisas estrangeiras, para  pagar a prazo em parcelas fixas  em marcos alemães.
Com as divisas estrangeiras, adquiriu o mais rápido possível e sem regatear, grandes empresas, conglomerados industriais inteiros , bancos e grupos financeiros. Investiu suas divisas em todas as áreas, desde  energia, mineração, siderurgia, armamentos, comunicações,  construção, transportes terrestres, aviação, estradas de ferro, estaleiros e empresas de navegação, imensas  áreas para agricultura e plantação de florestas, etc.
Enfim, adquiriu rapidamente tudo que encontrava disponível para venda em toda a Alemanha.
Pouco tempo depois, dispendeu um irrisório valor  em marcos alemães para pagar as divisas  , pois o marco alemão  tinha virado pó.
Dessa forma, seu império econômico e industrial cresceu em níveis inimagináveis.
Sua influência e seu poder , na Alemanha e no exterior,   se ampliou de forma extraordinária.
A fortuna desse magnata foi dimensionada, à época,  em um quarto de toda a Alemanha.
Passou a ser classificado de “O Rei da Inflação”.
Em 1923, a revista americana Time, o chamou de “O Novo Kaiser (imperador) da Alemanha”, para descrever o alcance de sua influência política e sua imensa fortuna.
Quando faleceu em 10.04.1924, aos 54 anos, em razão de uma operação na bexiga, entre outros vultosos investimentos , seu império econômico abrangia 4.500 companhias e  3.000 fábricas.
Junto à  desintegração do marco, ruíram  todos os valores mais nobres e respeitados pelo povo alemão : a disciplina, a ordem pública, a limpeza e conservação do patrimônio público, o respeito à lei, o respeito ao próximo,  a organização,  os valores morais, a dedicação  extrema ao trabalho árduo, o asseio e a disciplina pessoais, a devoção religiosa  luterana , os valores morais,  o fervor patriótico, o incremento e a   valorização da cultura e das artes, a dedicação aos estudos e a pesquisas em todas as áreas,  o alto nível educacional, e tantos  outros  nobres valores que  são característicos  do povo alemão.
Perdeu-se o respeito ao hino nacional,  à bandeira e a todos os outros símbolos nacionais.
A Alemanha e seu povo eram ridicularizados no exterior e o povo passou a ter vergonha de si mesmo.
A Alemanha estava à beira da desintegração e seu povo mergulhado no desespero, na desorganização social e prestes a entrar em um processo de loucura coletiva.
Viviam-se momentos de absoluto desvario e devassidão.
Não havia freio e respeito em relação a  mais nada.
A criminalidade disparou.
Vivia-se um dia após o outro,  em uma esbórnia sem limites, em uma excitação e  euforia  contínuas e descontroladas, como se cada dia fosse o último da vida.
O consumo de drogas, as mais perigosas, perdeu o controle. O consumo  de bebidas alcoólicas subiu a níveis alarmantes. As doenças venéreas  se alastraram de forma assustadora.
As orgias e bacanais coletivos tornaram-se  corriqueiros e aconteciam todas as noites, misturando  homens  e  mulheres de todas as idades, travestis,  lésbicas, e todo tipo de pervertidos, degradados e degenerados, que se trocavam e transavam de todas as formas  sem qualquer controle ou prevenção.
Muitos desses concorridos bacanais eram feitos à noite, ao ar livre,  em cemitérios.
Tudo isso misturado com   drogas pesadas, bebidas e música estridente.
Os  mais absurdos e abusivos excessos, taras e perversões  ,  superavam de longe o que se conhecia das bacanais dos tempos de Sodoma e Gomorra, de Calígula  e de Nero.
Moças e rapazes , de todas as classes ,  se exibiam e se ofereciam nas ruas, à noite ou ao dia, para qualquer orgia ou prática sexual, por mais abjeta e estranha que fosse, com quem fosse, e com quantos fossem. Muitas vezes nem era por dinheiro, mas sim por pura devassidão num caminho  de autodestruição.
As moças  se vangloriavam   do detalhamento   de    suas experiências ,  as mais depravadas e bizarras   , quer fossem  imaginárias ou reais. Quanto mais chocantes fossem os relatos,  mais impactantes os efeitos.
Os princípios de vida que balizavam o comportamento da população naquele período de desvario eram:  “uma prostituta na família é melhor que um filho morto; roubar é preferível a passar fome; não passar frio é mais importante que conservar a honra”.
Berlim passou a ser a cidade da perversão, da perdição, do crime  e do vício.
Mas essa era uma imagem absolutamente falsa e distorcida da Alemanha e de seu povo.
Vivía-se  um período de absoluto descontrole, loucura e infelicidade, completamente avesso e estranho  à formação, ao espírito  e ao caráter  alemão .
Por baixo de toda aquela degradação desenfreada,  o povo alemão ansiava, ardorosamente, desesperadamente e rapidamente,  pelo retorno às suas origens, à ordem e à disciplina, que eram as bases da alma e da vida dos alemães.
A Alemanha estava em uma situação desesperadora.
Os fazendeiros recusavam-se a receber o pagamento de suas colheitas em forma de papel-moeda.
A colheita de 1923 permanecia estocada nos silos das fazendas enquanto os supermercados nas cidades estavam vazios.
A fome começou a se alastrar e o Governo previu uma  guerra civil.
O Governo ameaçou intervir para resolver a questão.
Em 09.11.1923, o líder do Partido Nazista, Adolf Hitler, tentou tomar o poder em Munique e, dali, marchar sobre Berlim.
O tempo corria e as autoridades tinham de tomar providências urgentes.
E isso ocorreu, com uma engenhosa operação financeira, promovida pelas autoridades alemãs, para restaurar o valor do marco. 
Em 13.08.1923, Gustav Stresemann foi nomeado Ministro da Economia , em meio ao caos da hiperinflação.
Em 26.09.1923, ele suspendeu sete artigos da Constituição Alemã e declarou o Estado de Emergência.
Essa medida  criou uma situação comparável a uma ditadura militar. 
Em 15.10.1923, foi criado o Rentenbank, com poderes de tomar todas as medidas para criar e disciplinar a emissão de uma nova moeda, com valor equivalente ao marco com lastro ouro de antes da guerra, chamado “gold mark”.
Esse plano foi elaborado por  Hjalmar Schacht, então Diretor do Darmstadt & National Bank com o apoio do Ministro das Finanças, Hans Luther.
Em 12.11.1923, o Ministro das Finanças Hans Luther, nomeou Hjalmar Schacht como     Secretário da Moeda do Reich.
Em 15.11.1923, a impressão de papel-moeda antigo cessou.
Em 16.11.1923, os primeiros marcos com padrão ouro  com a cotação de antes da guerra começaram a surgir.
Em 20.11.1923, cada novo marco, “rentenmark”, passou a valer um trilhão de marcos antigos.
Em 22.12.1923, Hjalmar Schacht, foi nomeado presidente vitalício do Reichsbank, cargo que ocupou até 02.04.1930.
A hiperinflação tinha sido contida e a Alemanha tinha retornado ao sistema monetário de padrão ouro.
Mas, o Rentenbank não tinha  barras de ouro em seus cofres, mas somente títulos de crédito na forma de hipotecas de propriedades e títulos da indústria alemã. 
Assim, a moeda tinha o valor  do padrão ouro mas não era conversível.
Mas isso não importava.
O que valia era que a hiperinflação tinha cessado e a confiança na moeda tinha sido restabelecida.
Os fazendeiros aceitaram o novo marco, os silos foram esvaziados e os supermercados foram reabastecidos rapidamente.
A crise havia sido  resolvida e o fantasma da guerra civil desaparecera.
A hiperinflação estava morta !!!
Em Agosto de 1924,  um novo marco foi colocado em circulação, na cotação de 1 marco novo para 1 marco antigo.
Foi criado um Banco Central independente que fiscalizava e disciplinava a emissão de papel-moeda.
Foi iniciada uma reforma fiscal pelo Governo que, entre outras medidas,  tinha como meta  reduzir drasticamente a emissão de papel moeda e ajustar as despesas do Governo dentro do limite do Orçamento.
Foram entabuladas conversações de alto nível, bem sucedidas e que, através de vários acordos, modificaram as Cláusulas do Tratado de Versalhes e as condições  de pagamento das reparações de guerra
Hjalmar Schacht, que foi o homem que tirou a Alemanha do caos, trabalhava de forma disciplinada e obsessiva , em condições  extremamente simplórias.
O pomposo  “Gabinete de Trabalho do Secretário da Moeda do Reich”  era uma pequena sala nos fundos do Ministério das Finanças , com uma janela com vista para o quintal.  Essa sala tinha sido usada durante muito tempo como depósito de roupas sujas. Era um tanto sombria, com pintura velha e tinha um  fedor acre de roupas de chão sujas e velhas, que impregnava o ambiente.
O mais simples funcionário de qualquer repartição pública se sentiria incomodado e  se recusaria a trabalhar em um lugar insalubre como aquele.
Hjalmar Schacht dispunha de  uma mesa, uma cadeira e um telefone,
E como trabalhava Hjalmar Schacht ?
Chegava muito cedo no trabalho e saía tarde, quando pegava o último trem que ia para o subúrbio.
Comia frugalmente ali mesmo.
Fumava muito. Não  recebia e nem mandava cartas.  Telefonava intensamente todo o tempo , trocando ideias com banqueiros, ministros de economia, economistas, financistas,  e todos os que o pudessem  ajudar sobre tudo o que se  relacionava com moeda e finanças. 
Não recebia ninguém. 
E continuava a fumar !
O  fedor acre de roupas sujas e velhas se misturava ao cheiro  de nicotina o que contaminava todo  o ambiente .
Mas Hjalmar Schacht não se importava com isso e continuava a trabalhar de forma frenética. Era incansável.
Sua única companhia era  sua secretária, Fraulein Steffeck.
Foi esse homem simples,  sem vaidades e  trabalhador compulsivo que tirou o país do caos da hiperinflação e que  deu nova vida à Alemanha.
Mas, foi durante aquela magnífica operação  financeira e econômica de Hjalmar Schacht que tirou a Alemanha do caos, que  nasceu o ovo da serpente.
Haviam sido criadas  as condições para a ascensão do nazismo.
Paradoxalmente, Hjalmar Schacht que tirou a Alemanha do abismo, foi nomeado por Adolf Hitler como Ministro da Economia do III Reich onde permaneceu de 1934 a 1937.
Por essa razão , foi preso e julgado no Tribunal de Nuremberg.
Mas foi inocentado de acusações sobre atentado aos direitos humanos, desrespeito à vida ou atos de guerra.
Muito certamente, nossos brilhantes economistas  se apoiaram em muitas das    teorias e ideias em que Hjalmar Schacht se baseou e nas ações tomadas por esse  economista genial , para criar o Plano Real.

Adaí Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB 

20 comentários:

  1. Senhor Adaí,

    O seu trabalho é muito interessante.
    O senhor deve ter pesquisado muito.
    Li do início ao fim.
    Mas acho que o senhor se desviou muito dos problemas relativos aos aposentados do BB.
    E até mesmo dos problemas atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Como sempre pergunto porque você não se identificou.
      Suas observações foram muito pertinentes.
      Vamos à resposta.
      Tentei apresentar aos mais jovens os efeitos da inflação.
      Como disse no início de meu trabalho fiquei espantado com a sugestão de "um pouquinho de inflação" por uns e um total desconhecimento por parte de outros.
      Conhecer a história é importante para não repetir os erros.
      Em relação aos aposentados do BB ( e a todos os aposentados) é importante que tenhamos se não o domínio pelo menos o conhecimento dos efeitos que a inflação exerce sobre nossas vidas.
      Dia a dia, mês a mês , ano a ano, nosso poder aquisitivo diminui em razão da inflação.
      Os preços continuam a subir em todas as áreas. E o Governo sem soluções plausíveis.
      Criaram um estado assistencial e agora não sabem como sair dessa armadilha.
      Mas tenho fé em nosso país.
      Também no início de minha exposição ressaltei nossos aspectos positivos.
      Espero que de fato tenha gostado de meu relato.
      E acho que ele atinge os aposentados do BB e é uma lição para não repetirmos erros passados para resolver nossos problemas atuais.
      Um abraço
      Adaí Rosembak
      P.S.: E, por favor, no próximo comentário se identifique.

      Excluir
  2. Uau, Adaí, um relato impressionante. Parabéns pelo trabalho. João André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo João André,

      Grato pelo elogio.
      Mudei muita coisa em relação ao artigo original.
      Até porque agora o meu foco foi outro: visei os mais jovens e os que insistem na tese de que "um pouquinho de inflação" resolveria nossos problemas.
      Como?
      Já vivemos com "um pouquinho de inflação" que, como disse no comentário anterior, dia a dia, mês a mês, ano a ano, reduz nosso poder aquisitivo.
      Não considero um trabalho impressionante pois o meu maior trabalho e o mérito desse relato foi reduzir ao máximo a massa de informações sobre o assunto. Procurei ressaltar os efeitos do dia-a-dia na vida dos cidadãos.
      Mas não abordei quase nada sobre as análises de economistas e estudiosos sobre a inflação. Se fosse abordar com um mínimo de profundidade esse lado da inflação na Alemanha eu teria escrito matéria suficiente para um livro.
      E se fosse abordar o lado político, as teorias, os choques ideológicos, as relações internacionais aí teria de compor uma coleção de livros.
      Mais uma vez grato pelos elogios.
      Aceite um abração do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Meu Caro,

    Se o seu intuito foi influenciar os mais jovens perca a esperança.
    Eles estão pendurados em celulares trocando mensagens de sacanagem e contando abobrinhas.
    Você acha que eles vão ler um artigo tão longo muito embora eu o tenha achado interessante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Não concordo com você.
      Existem jovens que absolutamente não se interessam pelos destinos do país.
      Vivem no seu mundinho fechado, na limitação de suas atividades e preferem colocar antolhos para não ver nada.
      Mas existe uma camada imensa de jovens que, mesmo pelo celular, acompanham e se interessam pelo que ocorre no campo político, na economia e nas finanças do país.
      Temos ainda a felicidade de contarmos no BB com jovens muito bem preparados e creio que esses jovens, a par da dureza do trabalho bancário, encontram tempo para se informarem sobre a situação geral do país.
      Creio que, nesse aspecto, devemos estar satisfeitos.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Colega Adaí,

    Ao contrário do que é dito no primeiro comentário acho que o seu artigo atinge problemas do momento.
    Acabei de ler sobre a situação na Venezuela.
    Daqui a pouco vai virar uma loucura como o senhor mostrou como foi na Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Tenho acompanhado a situação na Venezuela.
      A coisa está preta por lá.
      Muitos até já preveem uma guerra civil.
      Espero que não chegue a esse ponto.
      Mas a situação ainda vai piorar mais.
      Vamos esperar pelo desfecho.
      É uma pena que a Venezuela esteja passando por essa situação.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Amigo Adaí, parabéns pela aula de economia. E recomendo para algum formando de economia que tenha que defender uma tese, é só dar uma olhada que vai tirar muito proveito. Parabéns. E ao contrário de muitos , entendo o porquê de falar em inflação neste momento - SAIU HÁ POUCO O IPCA DE JANEIRO - 1,24%, ISSO ,FORJADO. a MAROLINHA TÁ VINDO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Minha intenção não foi dar aula de economia.
      Se algum formando quiser defender uma tese nessa área recomendo fazer muita pesquisa nesse campo.
      Quis, fundamentalmente, fazer um alerta aos jovens menos informados e abrir os olhos dos aposentados e pensionistas do BB.
      Foi muito importante o seu alerta sobre o IPCA de janeiro.
      O nosso reajuste foi um fiasco.
      E ainda teremos pela frente - pode apostar - um aumento no percentual de contribuição à CASSI.
      Enquanto roubam a Petrobrás descaradamente nos reservam esse tratamento humilhante.
      Temos de estar alertas.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Prezado Adaí, minha intenção era sim, elevar o seu alto grau de conhecimento e compartilhando isto para nós. Show. E, o que achas da saída do BENDINE para a Petrobrás? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando,
      Grato pelos elogios.
      Quanto à ida do Bendine para a Petrobrás, isso está dando muita manchete de jornal.
      É dito que ele concedeu um empréstimo de alta monta para uma amiga sua sem obedecer os parâmetros do BB para aquele tipo de operação.
      De outro lado, seu motorista o acusa de levar frequentemente sacolas de dinheiro para várias pessoas.
      Se for verdade é uma atitude muito estranha .

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Prezado Colega Adaí,

    Estamos afundados em denuncias, nossos investimentos feitos pela Previ:Petrobras,Vale,Sete Brasil,Costa do Sauípe, dentre outros não vão ao menos por hora trazer novos lucros a Previ.

    Nossa gestão esta arriscando mais de 60% do nosso patrimônio nos castelos de areia, nas profundezas dos mares no consumidor chines e na morte dos aposentados e pensionistas cujo o sentido de existir é mante-los vivos e com dignidade.

    A Farra foi tão boa que mesmo com deficit continuamos a pagar os milionários BÔNUS aos gênios que administra nossas poupanças.

    Os Eleitos da CHAPA 3 continuam com o discurso da posse, que vamos trabalhar para? Sozinhos nada podemos fazer, somos sempre o voto vencido, não somos os salvadores da Pátria, mas em termos de governança,tudo continua como esta, a Comunicação da Previ não existe, mas votações quando do nosso interesse é sempre postergada, crises como a da CASSI é alardeada, mas providencias não são efetivadas, como o desmonte dos elefantes branco chamados CLINI-CASSI que são apenas para gerar despesas, pois seu atendimento é precário e ineficaz.

    Nossos eleitos chapa 3 jogaram a chance fora de mudar a realidade por duas vezes no ES com a chamada FLEXIBILIZAÇÃO e agora com o NOVO ES que de novo tem apenas o nome, pois o requinte de crueldade é ainda maior, mas mesmo assim o gestor não testa o produto antes do seu lançamento, ou os ELEITOS não fazem o dever de casa de cobrar que esses métodos sege melhor que os anteriores.

    O QUE ESPERAR PARA O FUTURO?

    Dos ELEITOS DA CHAPA 3 espero apenas o termino do mandato, não acredito mais em papai noel, mula sem cabeça, minha idade não permite mais ter sonhos de jovens adolescentes, a caminhada agora é a espera da partida para a ultima morada, e no que depender da Previ e de seus dirigentes ela sera antecipada, com a gestão e com a falta de compromisso com os seus eleitores e com os apoiadores que acreditaram nas mudanças.

    Estou farta de tanta desgraça, de tanta roubalheira, empresas que viram pó da noite para o dia, das especulações, da falta de clareza e de compostura das pessoas que devia ser nossos olhos e ouvidos, que devia ter um gesto de boa vontade de mudar o rumo desta trágica historia, que só faz retirar nossos recursos do bolso, porque no final quem paga a conta somos nós contribuintes.

    Para finalizar com as medidas impostas, os eleitos deveria DOAR SEU BÔNUS PARA PAGAMENTO DE UMA AUDITORIA EXTERNA INDEPENDENTE PARA LEVAR A PUBLICO TODA A SUJEIRA QUE ESTA AMONTOADA DENTRO DA PREVI E CASSI.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Rosalina de Souza,

      Concordo com tudo o que você disse.
      Também estou farto de tanto desvio, roubalheira, desvios, ineficiência, péssima administração, falências fraudulentas, especulações, politicagem, enfim, com tudo que está aí.
      Eu próprio coloquei uns caraminguás nas ações da Petrobrás na esperança de ter uma renda para algum projeto de vida e foi tudo para o ar.
      Mas sinceramente não acho que os componentes da Chapa 3 possam fazer mais.
      A situação está como os traficantes dizem: "Está tudo dominado".
      Mas nós votamos nos políticos que estão aí. E, o que é pior, eles foram nossas melhores opções.
      E eles são brasileiros como nós, falam a mesma língua, usam a mesma moeda, tem a mesma bandeira, seguem (ou deveriam) seguir as mesmas leis.
      Dá vontade de mudar de país.
      Mas não dá.
      Então acho que temos de começar a mudar n[os mesmos.
      Como coloquei no início do artigo acima temos muitas qualidades como povo e como nação.
      Mas temos muitos problemas e vícios de formação.
      Vamos começar a mudar nós mesmos.
      Que se façam auditorias aonde for necessário.
      Que se façam mudanças onde for necessário.
      E acho que muita coisa está sendo feita.
      Veja quanta coisa foi feita : deposição do Collor, `lano Real, escândalos doa anões do orçamento, mensalão e agora o petrolão.
      Por isso não perco a esperança.
      Temos de continuar lutando.
      Por isso criei este blog.
      Conte com ele.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Prezado Adaí e Colegas,

    Cassi:

    Passei a ser pensionista em 2001, nunca votamos para decidir nada nos quadros da Cassi, mas contribuímos sobre o valor total da soma dos benefícios INSS+COMPLEMENTO PREVI com 3%, passamos a ter que engolir um desconto adicional em cima do décimo terceiro, e passamos a contribuir com a co participação e a co participação 1 24 avos do salario.

    Neste período o pessoal da ativa ganhou o plano odontológico e nos ficamos de fora, a isonomia foi esquecida por nossos dirigentes ou representantes.

    Veio o pagamento do BET e novamente a CASSI garfou de uma só vez 12 parcelas e recebeu todos os meses até o fim prematuro do benefício adicional.

    Foi criada uma estrutura nas CLINI CASSIS que era para ser o programa saúde da família, onde médicos faria uma visita em nossas residencias para acompanhamento dos doentes crônicos, cheguei de fazer o cadastramento, mas nunca me foi ligado ou marcado uma visita em minha casa, se existe os médicos são para aumentar seus lucros.

    Na Cassi de Goiânia, o atendimento prestado a minha pessoa foi duas autorizações para procedimento,um verdadeiro ambiente requintado que serve apenas para procedimentos eletivos, e se o prédio for alugado, esta numa das áreas mais cara o metro quadrado da cidade, uma verdadeira fortuna por espaço que autoriza e viabiliza procedimentos eletivos.

    Agora querem jogar o elefante branco em nosso colo, pesado, com estrutura inchada, em muitos casos ultrapassado e arcaico, e até hoje não me convenci que o BANCO DO BRASIL aportou as 3 parcelas de 150 milhões de reais que salvaria a Cassi do Buraco.

    Agora querem mais 1.5% a mais, dos nossos já minguados benefícios, e sera mesmo que esses 1.5% a mais vai resolver o problema? ou daqui a pouco vão querer dobrar para 9% ou 10% dos nossos benefícios para salvar a Cassi do atoleiro, porque os procedimentos ficaram mais caros, novas técnicas surgiram e estamos vivendo mais.

    Ninguém discute nosso poder de compra, nossas percas,um funcionário hoje termina sua vida laboral no banco com média de 8.000,00 Oito Mil Reais,muito longe do teto dos 34 mil de um diretor, e nos continuamos a sustentar a maquina ativa do banco que na sua grande maioria recebe 2.000,00 dois mil reais por mês.

    Nunca vai ter equilíbrio, nem com 4.5% nem com 10% do benefício bruto de um participante, pois o plano é totalmente desigual e a maquina administrativa é ultrapassada.

    Não somos ouvidos, continuamos manipulados pelos mesmos salvadores da pátria, que a cada investida doa mais e mais dos nossos minguados benefícios.

    Se nesta revisão tivermos aumento de encargos, e alteração do regulamento, quero ser incluída nas votações da Cassi, porque nos pensionistas temos que engolir o que o Pessoal da ativa e os Aposentados decide.

    Esta na Hora de criarmos voz na mesa de negociação, pois estamos virando bucha de canhão, afinal já somos mais de 20 mil colegas,cujo benefício é contribuir em igualdade com os demais participantes.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina de Souza,

      Vou ser breve em minha resposta.
      Concordo com tudo o que você disse.
      A situação está caótica, distorcida e é absolutamente injusta.
      Temos de protestar e, como você, apontarmos todos os vícios do sistema.
      Este blog continua ao seu inteiro dispor para acatar todas os seus comentários.
      Precisamos de pessoas aguerridas e esclarecidas como você.
      Procure se aprofundar no tema, se informar junto com outros companheiros da ANAPLAB (O Ari Zanella é sensacional ) sobre outros detalhes e , por fim, uma recomendação: aprimore os seus textos.
      Você pode contar com todo nosso incentivo e apoio.

      Um Abração

      Do companheiro que a aprecia

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Prezado Colega Adaí,

    A ANAPLAB trava uma grande luta para ter reconhecido o direito de todas as pensionistas receberem as justas pensões equivalentes a 100% dos salários dos seus instituidores falecidos, Pensionista de funcionário admitido no BB até 16/10/1966.
    No mesmo momento em que travamos essa batalha, observamos o governo federal atuar na contramão da história social, baixando para 50% a pensão das mulheres e dependentes dos trabalhadores e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social que vierem a falecer a partir de 1º de Março de 2015.
    É difícil acreditar que o governo de um partido que surgiu do seio das greves e das reivindicações trabalhistas esteja agindo de forma tão insensível. Em vez de cortar seus próprios gastos - 39 ministérios e milhares de cargos de confiança que servem de moeda de barganha política - vai buscar o equilíbrio às custas da dificuldade e da fome das viúvas.
    Essa maldade que o governo do PT, mercê de sua incompetência administrativa, comete contra as viúvas dos trabalhadores, não pode prevalecer, fico imaginando os senhores Aposentados do PB-1 não pensar nas coisas que vem acontecendo em nosso mundo, são tantos focos de incêndio que parece um trem desgovernado, com inúmeros problemas financeiros, de ordem de saúde com a Cassi em dificuldades, investimentos feitos pela Previ que ninguém sabe o retorno e outros problemas que os eleitos prefere dar tempo ao tempo.
    Nosso mundo esta desabando, nossos benefícios perdeu completamente o poder de compra, nossa realidade é assustadora, por mais que fazemos contas, todos os meses ficamos no vermelho, sem poder quitar os compromissos.
    Não vale a pena reclamar, pois as respostas são conhecidas dos pedintes, mas a realidade é muito pior que mendigar empréstimos, é a procura por uma solução que muitas vezes sabemos antecipadamente que não tem solução.
    Todas as portas se fecharam, mas os dirigentes eleitos teimam em achar que so falamos de ES ou BET, esta é a nossa vida, a nossa realidade, os nossos problemas do cotidiano, muitos de nós não temos imóveis a por a venda, nem ações a ser vendida, ou outras rendas capaz de recompor nosso poder de compra.
    A amargura toma conta dos semblantes e é difícil esconder a dura realidade que estamos vivendo.
    Passou da hora de nós PENSIONISTAS lutarmos por nossos benefícios nossos 100%, tudo que nos tiraram ao longo desses anos, de uma década inteira e chegou a hora de nós mesmos buscarmos nossos direitos, rever as estratégias e por em pratica novos pensamentos, um novo modelo de direito, que busque não só no papel, mas na dura realidade do dia a dia o tempo perdido.
    Atenciosamente
    Rosalina de Souza
    Pensionista matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina de Souza,

      Você tem absoluta clarividência em tudo o que você diz.
      Não vou me estender muito.
      Até porque não tenho nada a acrescentar ao que você falou.
      Repito as mesmas palavras que coloquei em sua resposta anterior.
      Mas sempre caímos na mesma vala: como reagir para mudar isso tudo?
      à primeira vista só enxergamos barreiras.
      Desde já autorizo você a buscar nos meus dados como associado da ANAPLAB meus telefones e endereço para qualquer consulta telefônica, e-mail ou carta para discutir os pontos de vista que você de forma tão transparente coloca.
      Apresente esta autorização à secretaria da ANAPLAB para acessar meus dados.
      E continue a batalhar.
      Não pare.
      Precisamos de pessoas como você !!!

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. Caro Adaí,

    Pelo seu texto vê quão danoso foi nosso período de hiper-inflação. Pelos motivos que você relata - e por outros mais - é que considero o Plano Real a maior conquista do povo brasileiro em toda sua história contemporânea. Deu trabalho para controlar a inflação, custou muitos sacrifícios ao povo e determinação aos governantes, mas acho que valeu a pena.
    Governar, administrar um país tão grande e diversificado quanto o Brasil exige tomar medidas amargas para alguns em benefício da coletividade.

    Paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paim,

      Primeiramente sinto-me muito honrado pelo seu comentário.
      Você é da mesma geração que eu e se lembra muito bem dos vários planos fracassados que passamos até acabar com a inflação e das medidas duras que foram tomadas para finalmente chegar ao Plano Real.
      Escrevi esse resumido mas muito trabalhoso artigo sobre a inflação visando os mais jovens que não passaram por aquilo tudo e vem nos contestar afirmando que um "pouquinho de inflação" não faz mal a ninguém.
      Concordo com você que teremos de passar por novas medidas amargas para sairmos do buraco em que nos encontramos.
      Um abração

      Excluir