segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MOMENTOS DE CRISE

Companheiros,

Por mais que queiramos nos ater às matérias específicas que dizem respeito à nossa categoria, somos surpreendidos diariamente por notícias no cenário político nacional, que vão atingir a vida de todo o povo brasileiro.
Ao acessar o portal UOL, nesta segunda-feira,à noite, fomos surpreendidos pela decisão do Ministro MARCO AURÉLIO MELLO
                                          
                                         
de afastar o Senador RENAM CALHEIROS da Presidência do Senado.
Em seu lugar, o Senador JORGE VIANA (PT-AC), 1º vice-presidente, deverá assumir a Presidência da Casa.
                                         
   
Reproduzimos, adiante, matéria do Portal UOL, que noticia a matéria.
Paralelamente, o Presidente da República MICHEL TEMER, vai pedir ao Senador ROMERO JUCÁ (PMDB-RR), líder do governo no Congresso, e EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB-CE), líder do PMDB no Senado, que conversem com o Senador JORGE VIANA, sobre quais serão os passos que ele pretende tomar na atual conjuntura.
O Governo está confiante de que a votação da Proposta de Emenda à Constituição 55, prevista para 13.12.2016, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, não enfrentará maiores problemas, até porque já existe um acordo entre os líderes no Senado.
Outro assunto, que é a reforma da Previdência, também é uma medida da qual o Poder Executivo depende do Poder Legislativo  para ser aprovada e implementada. 
De qualquer forma, apesar do otimismo do Governo, não cremos que haja qualquer certeza do Governo em relação a nada, em razão da Presidência do Senado ficar nas mãos de um senador petista, muito embora o Presidente MICHEL TEMER
                                           

diga que mantém um excelente relacionamento com o Senador JORGE VIANA, a quem considera uma pessoa sensata e afável.
A última notícia que acaba de chegar, através do Portal da GLOBO, e que reproduzimos adiante, em parte, é que o Senador RENAM CALHEIROS
                                         

se recusou a receber a notificação do STF sobre seu afastamento da Presidência do Senado.
Só nos resta esperar pelo próximo capítulo dessa eletrizante novela que é a política brasileira.
Enquanto isso, o povo brasileiro, ansioso por reformas e pela moralização da política no Brasil, assiste a isso tudo como se fosse um espetáculo surrealista.

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da ANABB, AAFBB e ANAPLAB

PORTAL UOL

Ministro do STF afasta Renan Calheiros da presidência do Senado
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
05/12/201619h17 > atualizada 05/12/201619h4
  • Alan Marques - 6.jul.2016/ Folhapress 
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello decidiu afastar nesta segunda-feira (5) o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. A decisão mantém o mandato do senador.
A decisão do ministro Marco Aurélio atende a ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade.
O argumento é o de que Renan não poderia permanecer na linha de substituição do presidente da República sendo réu em processo criminal.
"Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da lei, a esta decisão. Publiquem", diz decisão do ministro.http://t.dynad.net/pc/?dc=5550001892;ord=1480977777839https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001577;ord=1480977783660
Na semana passada, 
o STF decidiu abrir processo e transformar Renan em réu pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público).
 A decisão pelo afastamento é liminar, ou seja, foi concedida numa primeira análise do processo pelo ministro, mas ainda precisa ser confirmada em julgamento pelos 11 ministros do Supremo. Ainda não há previsão de quando o processo será julgado em definitivo.
O mandato de Renan à frente da presidência terminaria em fevereiro, mas, na prática, ele exerceria o comando do Senado apenas até o final deste mês, quando o Congresso deve entrar em recesso.
O afastamento do senador pode causar instabilidade política para a aprovação de projetos importantes para o governo do presidente Michel Temer (PMDB).
Na terça-feira (13) da próxima semana está na pauta do Senado a votação em segundo turno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto de Gastos Públicos, apresentada como a principal medida do governo Temer para combater a crise na economia.
Com o afastamento de Renan, deve assumir a condução do Senado o 1º vice-presidente, o senador Jorge Viana (PT-AC), de partido de oposição ao governo Temer.
A reportagem do UOL entrou em contato por telefone com a assessoria de Renan Calheiros, que informou não ter, até o momento, nenhum posicionamento dele em relação à decisão do STF.

PORTAL DA GLOBO

Renan se recusa a receber notificação do STF sobre afastamento da presidência do Senado.
Oficial de Justiça não consegue entregar notificação na residência oficial.
POR MARIA LIMA
05/12/2016 21:53 / atualizado 05/12/2016 22:47


BRASÍLIA - O oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) foi na noite desta segunda-feira à residência oficial do Senado para entregar ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a notificação da decisão do ministro Marco Aurelio Melo sobre o afastamento da presidência do Senado. Renan se recusou a receber o oficial.
O peemedebista foi até a porta e voltou sem a notificação. O oficial saiu alguns minutos depois com os papéis na mão.
Segundo o secretário geral da mesa Senado, Bandeira de Melo, Renan alegou que não se pode receber notificação judicial após as 18h, segundo a lei.
Perguntado sobre como Renan reagiu à decisão do ministro do Supremo, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, disse que ele está tranquilo e que vai receber a notificação amanhã às 11h.
- Normalíssimo, frio, traquilo. Marcou para receber a notificaçao amanhã às 11 horas.
Há um entra e sai de caciques e ministros do PMDB e outros partidos da base na residência oficial do presidente do Senado, para reunião de emergência.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que mora na casa ao lado, na residência oficial da Câmara, fez o deslocamento de poucos metros até a casa do Senado de carro e escolta oficial para driblar o batalhão de jornalistas de plantão na porta.
O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), que assumirá a presidência da Casa no lugar de Renan, saiu da reunião e foi para uma reunião da bancada do PT no Senado.

O ex-presidente do Senado José Sarney, o ministro Helder Barbalho, os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI), Rose de Freitas (PMDB-ES), Garibaldi Alves, deputado Hugo Mota, também foram se encontrar com Renan.

P.S.: Falando em política, recomendo o livro “À Sombra do Poder”, de Rodrigo de Almeida. Fiquei muito relutante ao comprar esse livro, pois Rodrigo de Almeida foi secretário de imprensa da ex-Presidente Dilma Rousseff, e eu achava que, por essa razão, seria uma peça tendenciosa a favor da ex-Presidente e do PT. Mas, pelo contrário, é um depoimento politicamente isento, intenso, que nos prende da primeira à última página, e que nos mostra o que ocorreu nos bastidores da política brasileira, e que não foi exposto na mídia. 

10 comentários:

  1. Prezado Adaí Rosembak,
    Apreciaria merecer a gentileza de seus bons ofícios no sentido de encarecer diligências por parte dos nossos representantes --- na AAFBB e PREVI, Célia Laricha, AAPBB, Ruy Brito, FAABB, Isa Musa, MSU, Dayse Sacc, Veteranos do BB, Carlos Innig, na ANABB, na REDE SOS, e outros ---, para conseguirem da PREVI e da CASSI ultimarem os estudos, ali há tempos em curso, de viabilidade de investimentos conjuntos PREVI-CASSI, principalmente em hospitais, conforme iniciativa divulgada na Revista PREVI 143 de agosto de 2009.
    Agradecido pela sua atenção,
    Paulo Lacerda (Rio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo Lacerda,

      Lancei este comentário neste artigo e no artigo "Reestruturação do BB".
      Ele será merecedor de atenção por parte dos dirigentes que você citou.
      E, pessoalmente, farei de tudo para divulgar sua mensagem.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Não entendi.
    O senhor é pela permanência de Renam Calheiros na Presidência da Câmara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Eu não disse e nem sugeri isso em nenhum ponto de minha exposição.
      O que eu acho é que o Congresso, digo a classe política como um todo, está completamente desmoralizado.
      Em qual país ocorre de um ministro da Suprema Corte precisaar dar uma canetada para depor um Presidente do Senado? Só aqui !!
      Isso é simplesmente vergonhoso.
      Estamos sendo motivo de galhofa mundo afora.
      O povo faz manifestações maciças em todo o Brasil e, no outro dia, o Senador Roberto Requião (PMDB), diz que vai dar andamento ao projeto de abuso de autoridade, que visa acabar com a Lava-Jato, e manda dar alfafa para os manifestantes.
      Onde é que já se viu isso?
      O povo está sendo massacrado e ridicularizado.
      O povo quer estabilidade política, um Congresso moralizado e que trabalhe em prol do povo, um Executivo atuante e muito progresso.
      Essa foi minha mensagem.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Prezado Amigo Adaí,

    Tenho participado pouco do seu blog, estou organizando a minha mudança de casa, e ainda enfrento dois problemas de saúde, a ser resolvido em 2017, mas mesmo mergulhados em problemas, ainda temos ótimas notícias como a nova matéria no Blog do Dr Medeiros, nos informando da sua cirurgia que vai ser realizada neste sábado dia 10, do qual já li seu comentário de otimismo ao nosso grande Guerreiro.

    Ainda lembro do Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando chamou os aposentados de Vagabundos, bem como o Fernando Collor de Melo, primo do ministro citado na sua matéria, de que os funcionários do banco do brasil S/A, eram MARAJÁS.

    Fico pensando o que ele deve achar nos dias de hoje dos MARAJÁS ESTATUTÁRIOS, uma casta de privilegiados, esses sim que ganha o Dobro do salário do Ministro que determinou o afastamento do Presidente do Senado - RENAN CALHEIROS.

    Dos meus 70 anos de idade, entra governo e sai governo e a situação dos aposentados no brasil só piora, o Presidente Temer e o seu Banqueiro disfarçado de Ministro Henrique Meirelles, QUEREM NADA MAIS NADA MENOS QUE SOBRE MAIS RECURSOS PARA PAGAMENTO DE JUROS AOS BANQUEIROS, e com isso faz necessário o desmonte da Previdência Social, locomotiva da economia nos municípios menores onde não existe emprego, onde os aposentados brasileiros carrega uma sobre carga, com as suas combalidas finanças.

    Todos que assume a Presidência, desmonta a Previdência social, Fernando Henrique, limitou o teto em 5 salários, quando muitos contribuíram com 20 salários por uma vida inteira, e nós continuamos acreditando no que a mídia podre escreve, aquela que se beneficia das propagandas governamentais para fechar o seu caixa.

    Verdadeiramente vivemos no pais que não respeita o seu povo, em especial aqueles que construíram essa nação, o ataque é contra o pobre, preservando outras castas de Marajás espalhadas pelos 3 Poderes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina de Souza,

      A volta do Dr. Medeiros realmente me deixou alegre.
      Espero que você resolva seus problemas de mudança e de saúde. A prioridade sempre em relação à saúde.
      Pelo que você diz e comentamos diariamente o país está desorganizado, desestruturado.
      Mesmo que surja um Governo estável e atuante, quanto tempo será preciso para o país entrar em ordem?
      Mas somos atores importantes nessa mudança.
      Que bom ter um blog onde podemos, democraticamente, expressar nossas ideias sem injunções como haviam na ditadura militar.
      Os tempos são outros.
      Só isso já me alegra.
      Vamos em frente.

      Um abração deste amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Amigo,

    O Senado não aceitou a decisão do Ministro do STF. E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Eu não disse que é uma novela eletrizante? Espere pelos próximos capítulos.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Gosto do samba:"Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão"

    Sei que V. Sa. não gosta da palavra roubo, mas é só um samba de mentirinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,


























      Caro Anônimo,

      Eu prefiro não chamar de ladrão se nem sabemos se houve roubo ou o que foi roubado.
      Mas que é angu de caroço, lá isso é.

      Adaí Rosembak


      Excluir