domingo, 13 de maio de 2018

TEXTOS DE ISA MUSA DE NORONHA


Caros Companheiros,
Paralelamente à ação coletiva de nossas entidades na defesa da CASSI, que foi o objetivo do encontro promovido pela ANABB em sua sede em Brasília, em 08.05.2018, abordo outro assunto que vem afetando nossos interesses.
Em diversas oportunidades, neste blog, tenho defendido a atuação de companheiros e de entidades diversas, como a FAABB e associações, a exemplo da ANABB, AAFBB e outras, que, diuturnamente, lutam na defesa de nossas causas.
Em razão dessa forma enaltecedora de atuar, já fui acusado de puxa saco, baba-ovo, bajulador, interesseiro,  e por aí seguem os epítetos denegridores, quando não descem a insultos e xingamentos pessoais mais graves que não reproduzo neste blog. 
Se resolvesse escrever um livro e retratar tudo isso de forma mais explícita, muitos dirigentes de entidades se espantariam com os adjetivos dos quais são alvos.  
Até se compreende que muitos companheiros se sintam revoltados com tantas distorções em nossa sociedade, que atingem a todos nós, e que são retratadas diariamente pela mídia, e se encontrem premidos por limitações financeiras que impactam suas vidas e que comprometem uma sobrevivência minimamente digna.
Nessas condições, acusam suas associações de imobilismo e até de compactuarem com tudo isso. Em razão disso, chegam ao extremo de se desligarem das entidades.
A revolta é compreensível, mas os alvos são equivocados.
Os verdadeiros culpados são os sucessivos governos que criaram o mais colossal sistema de corrupção política de nossa história e cujos dirigentes ora são investigados pelas autoridades competentes.
Como exemplos desses saques, citamos a ilegal Resolução 26, que garfou 50% do superávit da PREVI, que nos pertenciam.
Agora somos alvos da Resolução CGPAR 23, que atinge diretamente nossa CASSI.
Por isso, volto a reafirmar que nossas associações e nossas entidades são os nossos verdadeiros baluartes nessas lutas.
Em relação a esse tema, fiquei extremamente sensibilizado com os profundos e objetivos textos, de autoria da Companheira ISA MUSA DE NORONHA, Presidente da FAABB, 
                                  

os quais transcrevo na íntegra, ao final desta nota, que são:
“Associar-se é abdicar-se de vantagens pessoais para sonhar com objetivos maiores.”
“Reflexões sobre Campanhas CASSI e PREVI.”
Li e reli várias vezes os textos de ISA MUSA DE NORONHA.
Utilizando-me figuradamente do coloquial linguajar literário, “eu os degustei como se fossem vinhos de safras raras”.
Espero que os leitores deste blog tenham o mesmo prazer que tive de desfrutar do conteúdo de peças tão oportunas, bem expostas e que atingem nossas vidas de forma tão tocante.
Boa Leitura !!

ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

TEXTO
“ASSOCIAR-SE É ABDICAR-SE DE VANTAGENS PESSOAIS PARA SONHAR COM OBJETIVOS MAIORES.”
 “Que vantagem Maria leva” em ser sócia da ANABB, AAFBB, Associações de Aposentados, Sindicatos?
É egoísmo associar-se visando vantagens em ações judiciais, concorrer a prêmios, constituir uma máquina de poder.
Associar-se é abdicar-se de vantagens pessoais para sonhar com objetivos maiores.
Associar-se a uma entidade não pode e não deve ser nunca visando objetivos ou vantagens individuais.
Participar de uma coletividade implica em lutar por objetivos comuns.
O Associativismo é um instrumento vital para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica.
É por meio de uma associação que a sociedade se fortalece e tem grandes chances de alcançar sucesso.
O Associativismo é fruto da luta pela sobrevivência e pela melhoria das condições de vida de comunidades. Associação é uma pessoa jurídica, devidamente registrada em cartório e constituída livremente pela união de pessoas.
Essa união acontece para melhoria das condições de vida do grupo e da comunidade.
A participação, a solidariedade, a cooperação em torno de objetivos comuns, têm sido fundamentais para assegurar melhores condições de vida das comunidades. Essa prática, mais do que uma forma de organização, é uma construção e uma conquista social.

Muitas pessoas desconhecem os benefícios de se associar à uma entidade de classe como os sindicatos e as associações, por exemplo.
Algumas dessas pessoas até mesmo já são associadas, mas não tem o devido conhecimento de tudo que a entidade tem para lhe oferecer. Quando acontece alguma conquista em favor da classe, acham bom, mas pouco sabem da jornada que foi percorrida e quem tomou determinadas medidas para conseguir tal benefício.
O associativismo é a forma de se lutar pela democracia, igualdade de direitos, reconhecimento do trabalho. É a forma de união dos povos, das comunidades e das profissões.
As classes se unem e lutam por objetivos que são comuns a elas.
ISA MUSA DE NORONHA
COMENTÁRIOS:
FERNANDO BRANQUINHO: Pau que bate em sindicato bate em associação.
ISA MUSA: Fernando Branquinho, sem dúvida. Há os que pensam que as conquistas trabalhistas são doações de patrões.
ARNALDO ONÇA: Isa Musa de Noronha vejo que aqueles colegas que lutavam por alguma coisa ainda se reúnem, tem seus momentos de alegrias e boas lembranças de suas conquistas.
Por outro lado, aqueles que furavam greve e só ficavam querendo saber qual seria o aumento, hoje são pessoas dispersas, sem reconhecimento e vivem o ostracismo dos cínicos.
Não reconhecer a importância dos sindicatos e associações é tão errado quanto não reconhecer que eles também erraram em algumas coisas.
Entretanto, no geral, nós vivemos com suas conquistas e não o contrário.
ISA MUSA: Caro Arnaldo Onça, sim. Associações, Sindicatos falham. Afinal, são geridos por pessoas e pessoas falham.  Se até a Igreja Católica falha (não ela, mas falham alguns de seus padres, bispos, e até o Papa). Contudo, é o que temos, não é?
FERNANDO BRANQUINHO: Diretorias de entidades podem ser mudadas em eleições democráticas. Isso é diferente do discurso de acabar com as entidades, sonho dourado dos exploradores.
ISA MUSA: Os que pregam a destruição de entidades querem, na verdade, que algumas acabem para que  eles mesmos possam fundar outra. Já vimos isso no passado.
NÁRCIO DE SOUZA: Isa, parabéns pelo texto.
Precisamos falar mais de associativismo em uma sociedade que valoriza demais o individualismo e a competição.
Precisamos falar mais da NOSSA história de associativismo no Banco do Brasil.
Somos trabalhadoras e trabalhadores pioneiros em construções coletivas que extrapolaram inclusive o Banco, gerando inúmeros benefícios para toda a sociedade.
Forte abraço!
SANDRA MIRANDA: O resgate do associativismo e da importância da luta coletiva é, neste como em outros momentos da nossa vida, fundamental para defender direitos dos trabalhadores e aposentados do BB, como também para defender nossas Caixas de Assistência e o próprio Banco do Brasil.
Há muita luta no horizonte.
JOÃO CARLOS LAGO NETO: Nas recentes eleições na CASSI e na PREVI, por diversas vezes, manifestei-me contra a demonização praticada por muitos e de maneira indiscriminada contra sindicalistas, políticos e dirigentes de Associações. Esqueciam-se os demonizadores que as grandes conquistas sociais, em todos os rincões do planeta, tiveram a importante participação de sindicalistas e de políticos.  O mau comportamento de alguns ou de muitos deles não deve ser confundido com a importância de SINDICATOS e de PARTIDOS.
__._,_.___
TEXTO
“REFLEXÕES SOBRE CAMPANHAS CASSI PREVI”
Percebe-se um acirramento dos ânimos em nosso processo eleitoral PREVI, semelhante ao que já ocorreu na campanha CASSI.
É importante lembrar que não deveremos nunca nos colocar na posição de “nós contra eles”, sejam quais forem esses “nós”, ou “eles”. 

Nossas Caixas são os últimos sustentáculos da proteção social que os trabalhadores do BB construíram ao longo dos anos, com muito trabalho, muitas lutas individuais e coletivas.
Temos perdido muito. O Banco do Brasil há muito deixou de ser aquilo que chamávamos de “Casa”.
Em um mercado financeiro cada vez mais competitivo, sucessivos governos empreenderam um processo de desmonte de nosso Banco do Brasil e os riscos só aumentam, seja qual for o Governo de plantão.
Nossas Caixas precisam de todos nós, vença quem vencer, precisaremos estar unidos e desprovidos de revanchismos e polarizações. 

Serenidade antes de tudo, as lutas não terminam ao fim das eleições.

ISA MUSA DE NORONHA

P.S: Lembro que é importante que os internautas acessem na internet, o blog "www.adairosembak.blogspot.com", para que possam visualizar as fotos apostas nos artigos. O artigo anterior, por exemplo, contou com 22 fotos.
Atenciosamente

ADAÍ  ROSEMBAK

4 comentários:

  1. Prezados Colegas e amigos dos Grupos de Aposentados que se dedicam e participam de nossas entidades Cassi, Previ, Anabb, FAABB e AFAABB, fica aqui mais uma vez o questionamento, por que todas essas nossas entidades não se unem em um só objetivo entrando com ações Judiciais contra esses desmandos de Res. 26 e Res. CGPAR 23, que só fizeram nos prejudicar. Gostaria que os mais Eruditos nos referidos temas informassem o que os nossos colegas Advogados que não são poucos e juntamente com os Advogados de ANABB, e demais entidades tem a nos dizer sobre o que poderá ser ainda feito para reverter tais ataques a nossas associações, PREVI e Cassi???

    Dilson Péres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dilson Péres,

      Você fala em entidades se unirem para, em conjunto, entrarem com ações na Justiça para reverter desmandos como Resolução CGPC 26 e Resolução CGPAR 23.
      Mas é isso o que as entidades estão fazendo e já fizeram anteriormente.
      A reunião de 08 do corrente ocorreu justamente com essa finalidade.
      Mas temos uma Justiça pesada, burocratizada e lenta. Ademais, existe a indústria dos recursos judiciais. Todos nós que trabalhamos no BB, temos ações contra o banco que rolam na Justiça há décadas.
      Tudo bem que o país está mudando. Considero que estamos em um verdadeiros processo revolucionário, mas isso é um processo que ainda vai durar muito tempo. É para nossos bisnetos.
      Amigo, caia na realidade. Não se iluda e não leve outros companheiros a se iludirem.
      Nossas entidades estão fazendo o máximo que podem.
      Por favor, seja razoável e equilibrado e não peça o impossível.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Caro companheiro,
    Gostei muito do artigo. Acho a Isa Musa uma pessoa admirável. É aquela pessoa capaz, dedicada e sobre a qual não paira qualquer suspeita.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo,
    Primeiramente, pergunto: porque se intitular anônimo em um comentário tão tocante e realista como o seu em relação a uma pessoa da estatura de uma pessoa como ISA MUSA DE NORONHA?
    Espalhe aos quatro ventos a imagem dessa guerreira.
    Já escrevi muito sobre ela.
    Sinto-me até constrangido em fazer novos encômios. Muito me chamarão de puxa-saco, como já me chamaram várias vezes quando faço justos elogios a outros companheiros.
    É a vida.
    Continue a escrever.
    Abraços
    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir