terça-feira, 22 de maio de 2018

AAFBB em FOCO - 22.05.2018


Caros Companheiros,

Por um problema sério em meu computador, somente hoje, dia 22.05.2018,  estou colocando no blog este artigo de 18.05.2018, no qual me refiro ao almoço mensal que ocorreu em 16.05.2018 na AAFBB.
Nos últimos artigos, temos abordado encontros sobre a sustentabilidade da CASSI.
É um assunto   que provoca uma infinidade de controvérsias entre os debatedores.
Novas discussões sobre o tema se sucederão até chegarmos a acordos que, com certeza, ainda não vão atender de forma plena   ao que idealizamos para a CASSI.
As limitações de ordem financeira para atingirmos nossos objetivos, agravadas pela Resolução CGPAR 23, além de uma grande diversidade de aspectos administrativos e operacionais, dificultam o atingimento de metas que atendam em plenitude a todos os problemas da CASSI e de seus usuários.
Então é preciso paciência, diplomacia, reflexão e medidas objetivas para lidarmos com essa miríade de desafios na CASSI.
A AAFBB vem sendo bem representada nesses debates, com a presenças de suas dirigentes LORENI DE SENGER, Presidente do CADMI
                                   
 e CÉLIA MARIA XAVIER  LARÍCHIA, Presidente do  CODEL. 
                                     

São representantes com excelente trânsito e conhecimento profundo da CASSI, são diplomáticas e hábeis debatedoras.
Isso posto e conscientes que esse problema vem sendo encaminhado da melhor forma possível, precisamos ter a sabedoria de viver e desfrutar nossas vidas com amor, alegria e paz.
O prazer de estarmos com nossos amigos, de  ajudarmos o próximo, de lutarmos por uma sociedade mais justa e feliz, e de procurarmos conviver de forma equilibrada com nossos semelhantes, são fatores fundamentais para nossa felicidade.
Quando compareço aos almoços mensais na AAFBB desfruto de momentos como esses.
Inicialmente, dirijo-me ao Espaço dos Aposentados, no 11º andar, dirigido pelo nosso Companheiro NELSON LEAL, 
                                                                         
nomeado como Representante Estadual da AAFBB no Rio de Janeiro.
Eu e o NELSON teríamos tudo para ser opositores ferozes.
O NELSON, no chulo linguajar, é um “petralha” assumido. É um teórico marxista imutável. E eu, confesso, sou um “coxinha” incorrigível. Sou um defensor incondicional da livre iniciativa, da liberdade de expressão e da democracia.
Então, partindo-se da lógica política, deveríamos ser opositores políticos implacáveis.
Mas, eis o milagre!!  Muito pelo contrário, somos amigos fraternais, nunca tivemos qualquer discussão política e nos admiramos mutuamente.
Aliás, espantosamente, isso ocorre no nosso grupo de amigos mais chegados. Eu e o MÁRIO BASTOS
                                   

 somos coxinhas e o NELSON LEAL e o WALDYR ARGENTO
                                     
                                    
 são petralhas assumidos.
No entanto, quando nos encontramos nos almoços, nunca discutimos política. Nosso papo se centra em mulheres, piadas, causos, estórias pitorescas, AAFBB, e por aí vai. Tudo acompanhado de boa comida e bebida.
No dia 16.05.2018, fui ao almoço mensal da AAFBB. Segui direto para o Espaço dos Aposentados.
O ambiente estava superlotado. Quase que as cadeiras não foram suficientes para todos.
O NELSON fazia de tudo  para atender a todos da forma mais atenciosa possível. Penso que a ida de tanta gente àquele espaço seja justamente a atenção e o carinho que o NELSON dispensa a todos. Ele se preocupou em levar salgadinhos, cerveja e refrigerantes para os presentes.
Ele é uma pessoa realmente atenciosa.
Um associado me contou, com admiração  que uma associada sofreu um acidente e ele – em um fim de semana – foi visitar a colega no hospital. A aposentada chegou às lágrimas com a atitude carinhosa do NELSON.  
Em 05.05.2018, com o apoio da VIPAR, chefiada pelo companheiro CARLOS FERNANDO (CAFÉ),
                                 
                                   
 NELSON LEAL promoveu uma excursão de ônibus,  de caráter bíblico,  ao PARQUE TERRA SANTA, que se situa no Bairro de JAPUÍBA, no Município de CACHOEIRAS DE MACACÚ – RIO DE JANEIRO.
Examinei a revista que é fornecida aos visitantes do parque.
Algo de maravilhoso. Incrível a grandiosidade do local e a riqueza de obras sacras e de áreas religiosas a serem visitadas e apreciadas.
A instituição conta com amplo apoio logístico e tudo é muito bem organizado. Conta com excelente restaurante, áreas de lazer e descanso, instalações sanitárias de primeira linha e centro de compras.  
Conversei com as colegas LEONAIDE e MARIA APARECIDA SALES DE MELLO, que foram no passeio. MARIA APARECIDA me confessou que aquela visita foi o melhor apoio espiritual que ela encontrou para se recuperar de um processo depressivo em razão do falecimento de seu consorte.
O NELSON LEAL foi tão cuidadoso na preparação do evento que chamou a colaboradora DEISE SILVA CESÁRIO, assistente social da AAFBB e gerontóloga, para prestar apoio às associadas da AAFBB que foram ao passeio.
Todas me confirmaram que não faltarão às próximas excursões promovidas pela AAFBB.
Por tudo isso, a campanha de arregimentação de novos associados promovida pelo NELSON LEAL deve estar dando excelentes resultados para a AAFBB.
Encontrei o simpático JOSÉ ODILON GAMA DA SILVA, Vice-Presidente do CODEL, 
                                   

e não pude deixar de recordar de uma conversa que tivemos dias atrás sobre comidas exóticas. 
Estavam presentes no papo o CARLOS ALBERTO B. SERRA, representante da AAFBB na Paraíba
                               

e sua simpática esposa ADACI. 
O CARLOS falava das comidas típicas na Paraíba e eu abordei a exótica e estranha culinária que experimentei quando visitei a CHINA, e que me fez muito mal.
Aí, meu amigo JOSÉ ODILON falou da saborosa carne de jacaré que já havia provado. 
Não pude me furtar de avisar ao ODILON que a carne de jacaré tem a má fama de ser anti-afrodisíaca.
Notei que o discreto ODILON ficou um tanto desconcertado.
Para desanuviar o impacto negativo da informação, procurei, frustradamente, óbvio, remendar a melança dizendo que, em caso de falha na performance nas lides libidinosas – aquela incômoda situação em que dizemos que “isso nunca me ocorreu antes” – podemos culpar o consumo da carne de jacaré pela ocorrência. Coitado do jacaré: é morto, é comido,  e ainda vai levar a culpa pelos problemas dos outros.
Faltava meia hora para o início do almoço e desci para o 10º andar. A antessala do restaurante já estava cheia. Paguei, entrei no restaurante, e reservei três cadeiras para meus amigos MÁRIO BASTOS,  WALDYR ARGENTO e  NELSON LEAL.
Na mesa principal, estavam  ROBERTO ESCÓSSIA,  NELSON LUIZ,  GILBERTO SANTIAGO,  LORENI DE SENGER,  CARLOS FERNANDES (CAFÉ),  ARI SARMENTO e  CÉLIA LARÍCHIA.
Nunca tinha visto o saguão tão cheio. Todo mundo falava ao mesmo tempo. Era um  bando de gralhas.
A LORENI DE SENGER agradeceu a presença de todos que estavam prestigiando a AAFBB com sua presença, e pediu que o MANCHA apresentasse o cardápio. 
O protesto bem-humorado foi geral. Todo mundo queria a bela FABIANA. Mas o MANCHA deu conta do recado. O cardápio foi de primeira: caldo verde, bacalhau ao Zé do Pipo, arroz de brócolis, pudim/ou mamão e café.
A simpática VIVIANE SCOFANO,
                                 

que é secretária no VIPAR, distribuiu um adesivo   de geladeira com telefones de emergência da AAFBB. Excelente iniciativa da AAFBB. Aliás sugiro que a AAFBB promova a aquisição pelos associados idosos de um tipo de equipamento de alerta que é ligado a um centro de atendimento de emergência - que no caso pode ser a CASSI -  que tem sido de extrema serventia para pessoas idosas que moram sozinhas.
LORENI DE SENGER falou sobre encontros promovidos por entidades para discutir a sustentabilidade da CASSI, abordou consultas jurídicas que estão sendo avaliadas em defesa da CASSI, e falou da formação de um grupo de estudos dentro da AAFBB para discutir a situação da CASSI.
O colega ADOLPHO GONÇALVES NOGUEIRA,
                               
                               
Membro do Conselho Fiscal, tomou a palavra e apresentou alternativas financeiras para promover a sustentabilidade da CASSI.
Por fim, o colega BENTO   tomou a palavra e falou sobre ameaças que podem comprometer a solidariedade na CASSI.
Dado o avançado da hora, os presentes se despediram, e o almoço foi dado por encerrado.
Não poderia deixar de registrar o artigo "O Bom Filho Não Foge à Luta", de 16.05.2018, em que o blogueiro e amigo ARI ZANELLA, que também é Presidente da ANAPLAB,  expressa sua decisão de não abandonar sua linha de atuação dentro da defesa de nossos interesses, a despeito das diversas pressões que vem sofrendo em razão de seus artigos.

ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB  

Um comentário: