sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

MAIS SILÊNCIO, MAIS PRUDÊNCIA E MAIS TRABALHO


Caros Amigos,

Acabei de ler o artigo “BB privatizado seria mais eficiente, afirma NOVAES”, no jornal Valor Econômico, de ontem, 15.02.2019, no caderno C3.
Após considerações, RUBEM NOVAES complementa:
                                    

“Não é essa a política do Governo. É uma posição pessoal. Espero que se chegue um dia a essa conclusão.”
RUBEM NOVAES certamente se referiu à liberdade de investimentos e  operações, que os bancos privados gozam, ao contrário do BB, que sempre foi um instrumento para implementação de medidas de interesse da política econômica governamental, que muitas vezes não trazem qualquer lucratividade ao BB e que, para tanto, tem um controle muito mais restrito por parte de autoridades governamentais, a começar pela nomeação de seus dirigentes, o que não ocorre na banca privada.
Apesar desses limites impostos pelo Governo para atuar em áreas de interesse governamental que não são atraentes para a banca privada, o BB concorre em igualdade de condições com seus concorrentes, e consegue dar um lucro formidável.
Se não fossem as limitações impostas pelo governo, e o BB atuasse no mesmo nível de liberdade dos seus concorrentes privados, certamente os lucros seriam muito superiores.
A propósito, RUBEM NOVAES, declara no mesmo artigo que: “Se o banco fosse privado, com a equipe que tem, teria um resultado melhor do que tem hoje.”
A que se deve tal sucesso?
O BB conta com um quadro funcional fiel, atuante e preparadíssimo.
Por isso é que, muitos dirigentes do BB, quando se aposentam, são chamados a atuar em grupos empresariais privados.
O BB é uma empresa eficiente, moderna, de penetração em todo o Brasil e no exterior, e que gera uma lucratividade imensa em áreas que outros bancos não têm a mesma expertise do BB, tal como a complexidade dos financiamentos agrícolas nos mais distantes rincões do país.
O BB, apesar de não ser um banco privado, tem acordos de operações com outros bancos, inclusive do exterior, com grupos empresariais e grupos financeiros de toda magnitude, além de um amplo atendimento aos segmentos de pessoas físicas ou jurídicas.
Quando uma empresa ou pessoa física solicita um financiamento junto a uma instituição privada, só o fato de já ter sido cliente do BB anteriormente, já é uma garantia de sucesso para seu pleito.
Por tudo isso, as ações do BB são um dos papéis mais valorizados e negociados na Bolsa de Valores.
QUAL A RAZÃO DESSE SUCESSO?
Porque o Banco do Brasil é uma instituição que tem tradição centenária de respeitabilidade, de prestação de bons serviços a todo o perfil de clientes no Brasil, sejam órgãos governamentais, pessoas jurídicas ou físicas.
Por essas razões, o Banco do Brasil é uma instituição vitoriosa em sua atuação no Brasil e no exterior.
Novamente inquirido pelas jornalistas Flávia Furlan e Talita Moreira, do Valor Econômico, sobre uma lista de ativos do BB, passíveis de privatização, divulgada pelo Sr. SALIM MATTAR, a entrevista foi finalizada com a declaração taxativa de RUBEM NOVAES de que, “quando quiser saber o que o BB quer fazer, converse com o presidente do BB”.  
Temos como princípio basilar neste blog, não fazer críticas infundadas a quem quer que seja.
Críticas só são acatadas desde que hajam razões relevantes para tanto e exista comprovação efetiva de qualquer delito.
Fora isso, não publicamos boatos, provocações e declarações descabidas que venham causar prejuízos ou denegrir pessoas e instituições.
Mas não temos medo de enfrentar quem quer que seja na defesa de nossos interesses, de nossos companheiros, e das instituições de nossa área, em que atuamos em toda nossa vida funcional, e das quais, hoje, somos sócios, associados e contribuintes, e às quais estamos ligados pelo resto de nossas vidas.
Prezamos nossas instituições, nossa disciplina e nossa cultura funcional, da mesma forma que os militares prezam suas instituições castrenses.
Por isso, em nosso nome, no de nossos dependentes, e de nossos pares, exigimos absoluto respeito e seriedade em qualquer citação sobre o BB, a PREVI e a CASSI.
Em 03.02.2019, redigimos o artigo “OLHANDO PARA O FUTURO”, em que reproduzimos declarações imprudentes  do Secretário de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, SALIM MATTAR, que alardeou o intuito do governo de vender subsidiárias do BB, as chamadas “joias da coroa”, como BBDTVM, a BB Seguridade e as subsidiárias de cartões e investimentos do banco para, nas referências depreciativas de SALIM MATTAR,  deixar o Banco “MAGRINHO”.
Declarações irresponsáveis como essas, de quem quer notoriedade na mídia, sem medir a inconsequência e imprudência das palavras, por certo interferiram no valor das ações do BB, ao criar uma situação alarmista e prejudicial ao BB e à Bolsa de Valores como um todo.
Em outra “pérola”, o mesmo SALIM MATTAR, disse ao jornal “O GLOBO”, edição de 14.02.2019, à página 17, que o “GOVERNO QUERIA REPRIVATIZAR A VALE”, em razão de fundos de pensão de empresas estatais como PREVI, PETROS, FUNCEF e FUNCESP, serem donos de 21% do capital da companhia. 
Também é declarado que a BNDESPar (braço de investimentos do BNDES) tem 6,7% das ações, entre outros investidores.
É preciso lembrar a SALIM MATTAR, o exemplo triunfante do atual estágio do capitalismo nos Estados Unidos, em que os fundos de pensão são os maiores propulsores das bolsas de valores naquele país.
Por fim, pergunta-se, os fundos de pensão citados foram consultados se é de interesse das entidades e de seus associados, vender as ações da VALE?
Com essa cautela, tato e moderação comparáveis à de um símio em uma loja de cristais, mais uma vez SALIM MATTAR deve ter prejudicado o valor das ações da VALE na Bolsa de Valores.
Seria conveniente que os dirigentes desses fundos de pensão se manifestassem na mídia, a respeito do assunto, da mesma forma como o fez   SALIM MATTAR.
Para encerrar esse triste relato, lembro um dos ensinamentos que gravei na PERFECT LIBERTY, que muito me ajudou  na vida, e que repasso ao Sr. SALIM MATTAR:
“FALE POUCO, ANALISE MUITO, SEJA PRUDENTE, TENHA RESPEITO COM OS SEMELHANTES, E AJA COM RAPIDEZ, SABEDORIA E DETERMINAÇÃO” .
Boa Leitura!!

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

 Artigo do jornal VALOR ECONÔMICO (Fábio Graner – Brasília DF), de 01.02.2019, Seção C10

MATTAR e NOVAES EM DESCOMPASSO SOBRE SUBSIDIÁRIAS DO BB

O debate sobre a venda de subsidiárias de empresas estatais nos últimos dias evidenciou um descompasso nos discursos do Secretário de Desestatização e Desinvestimento, SALIM MATTAR, e do Presidente do BANCO DO BRASIL (BB), RUBEM NOVAES.
O chefe do BB tem mostrado mais cautela em relação ao esforço de privatizações e não quer abrir mão de algumas subsidiárias consideradas “joias da coroa” do banco, ainda que considere fazer parcerias e aberturas de capital.
MATTAR, por sua vez, fala enfaticamente em vender as subsidiárias e deixar as empresas estatais “magrinhas”, ou seja, com o menor número de empresas possível.
“Deverão permanecer como estatais a PETROBRÁS, o BANCO DO BRASIL e a CAIXA ECONÔMICA, só.
Significa um excelente “guidance” para o nosso trabalho.
Então nós temos já o apoio do presidente ao reafirmar que somente estas três empresas deverão permanecer.
E elas deverão permanecer bem magrinhas.
Vamos vender todas as subsidiárias delas”, disse MATTAR, na última terça-feira em São Paulo.
A situação gerou ruído, inclusive nos bastidores do corpo técnico do BB, especialmente por conta da instituição financeira federal ter capital aberto.
A situação, segundo apurou o VALOR, acabou levando a uma conversa para se tentar um alinhamento de discurso entre o NOVAES e MATTAR e evitar novos ruídos.
Embora haja dentro do governo uma convergência de visões sobre a necessidade de se privatizar os ativos públicos, a decisão do presidente JAIR BOLSONARO de poupar o BANCO DO BRASIL (além da CAIXA e da PETROBRÁS) faz com que o atual comando da instituição tenha que ter maior cuidado para lidar com as subsidiárias.
Há mais de um motivo para isso.
O primeiro deles, de acordo com fontes, é que empresas como a BBDTVM, a BB Seguridade, e as subsidiárias de cartões e investimentos do banco são vistas como elementos centrais para garantir a competitividade do banco perante seus principais concorrentes privados, BRADESCO e ITAÚ.
Além disso, a leitura é que essas empresas têm alto potencial de geração de valor para a instituição federal, uma avaliação que já vem sendo feita pela direção do banco desde os tempos de PAULO CAFFARELLI na presidência, que chegou a cogitar a recompra de ações da BB Seguridade, o que não era possível por questões primeiramente de capital da instituição.
Nesse sentido, fontes citam relatório recente divulgado pelo CITIBANK apontando que o retorno sobre o patrimônio do BB seria maior caso não houvesse sido aberto o capital da subsidiária.
NOVAES já disse publicamente que cogita fazer uma abertura de capital da BBDTVM ou partir para uma parceria (ou ambas as coisas), mas sem abrir mão do controle da subsidiária e da geração de valor e de negócios que ela gera para o banco.
O mesmo raciocínio vale para as áreas de cartões e investimentos.
Nesse último caso, a visão é que, como se quer desenvolver cada vez mais o mercado de capitais, manter com o banco o controle da empresa de investimentos é importante para maior geração de valor para a instituição.
Outra preocupação que foi levantada nos bastidores do banco com a fala de MATTAR, é sobre o momento da venda de ativos e em não se passar a impressão de que se está numa corrida para se desfazer de negócios que geraria preços desfavoráveis.
Dessa forma, a cautela mostrada por NOVAES em suas manifestações públicas aponta para a leitura de que mesmo os processos de venda de ativos não estratégicos serão tocados de forma a se obter o melhor preço possível, o que depende inclusive de fatores macroeconômicos, como maior ou menor crescimento do país.

54 comentários:

  1. Rapaz,
    Acabei de ler o artigo. Isso não pode dar m..?
    Foi pesado demais. Porrada pura.
    Acautele-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, não disse nenhuma mentira, não agredi ninguém, não xinguei ninguém.
      Só fiz comentários sobre o que de fato está acontecendo.
      Portanto, não tenho medo de nada e não vejo nenhum motivo para me acautelar.
      E digo mais: se necessário for, continuarei a falar sobre os assuntos ora enfocados.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Meu amigo,

    O senhor não foi mal-educado, não foi desrespeitoso, não mentiu, fez tudo direitinho.
    Mas acertou um direto no queixo com luva de pelica.
    Se esse Mattar ler isso, ele vai te matar.
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo inteiramente com você quando diz que não fui mal-educado, nem medroso. Não menti e agi de forma correta e respeitosa.
      Disse a verdade.
      Mas não vejo motivos para o Sr. Salim Mattar ficar raivoso nem ofendido com minhas palavras.
      Ele apenas pode ter se sentido aborrecido pelas verdades que falei.
      Aliás, o Sr. Mattar tem cara de boa pessoa.
      Se o encontrar, o convidarei para um chopp.
      Repito o seu kkkk.
      Vamos gozar a vida.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Colega,
    É possível colocar no blog o artigo de 15.02.2019 do Valor Econômico? Aqui onde moro, não acho esse jornal.
    Gostaria de tomar conhecimento da matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Vou ver o que posso fazer a respeito.
      É possível mandar seu e-mail para a AAFBB em meu nome?

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Li agora que tem um quadro no gabinete do Bolsonaro com uma mulher se masturbando. Imagina o que foi essa conversa do Bolsonaro com o Bebiano. Deviam ter tocado uma punhetinha. Este é o país do Carnaval. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,

      Em princípio não deveria ter aceitado seu comentário no blog.
      Mas ri um bocado com essa nota.
      Se isso de fato ocorreu mereceu ser publicado.
      Valeu!!! kkkkk

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Amigo,
    Estou com insônia e li seu artigo. Não acho que o senhor mentiu, que foi grosseiro e injusto com o Mattar. Pelo contrário. Acho que ele deve tomar conhecimento desse artigo e mudar su posição.
    Quem está errado é ele. O senhor mandou bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Acho que o Mattar deve ser mais moderado em suas manifestações.
      Antes de falar com a língua tão solta, deveria primeiro analisar o assunto com mais profundidade, analisar caso a caso, e depois emitir sua opinião.
      Da forma como está agindo atualmente, vai ser ridicularizado, criticado e desmoralizado.
      E vai cometer muitos erros e fazer besteiras.
      Vai acabar perdendo qualquer credibilidade.
      É isso.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Mas que confusão em Brasília. Filhos querendo tomar o lugar do pai. Em lugar de um Bolsonaro, teremos um triunvirato. Presidente brigando com Bebiano tendo à vista a pintura de uma mulher se masturbando.
    Tá que tá !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Todo início de governo é essa bateção de cabeça.
      Depois as coisas se ajustam.
      Especialmente com a eleição de Jair Bolsonaro, que significou uma virada total do sistema.
      Espero que tudo se ajuste e se organize da forma mais rápida possível.
      Nesse meio tempo temos de cuidar de nossos interesses.
      Pairam muitas ameaças no ar.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Caro amigo,

    Não se preocupe com Brasília não, muito menos com os Bolsonaro.
    Vem o carnaval aí. Os tamborins já estão roncando.
    Pior está nos Estados Unidos com o povo pagando pelo muro do Trump.
    Viva o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo inteiramente com você.
      O Carnaval está aí, tem campeonato de futebol, o amor paira no ar, e, por cima de tudo, o brasileiro é um povo pacífico, expansivo, sexy e alegre.
      Temos nossos problemas mas, como você bem disse, nada de comparável com o que ocorre nos Estados Unidos.
      Muito lúcido seu comentário.
      Parabéns.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Sr. Rosembak, perdoe-me, mas em seu artigo MAIS SILÊNCIO, MAIS PRUDÊNCIA E MAIS TRABALHO, só vi elogios ao Banco do Brasil que, diga-se de passagem, se distancia a cada dia que passa de suas funções originais como banco público. Posso estar equivocado, mas o BB não é diferente dos demais bancos concorrentes no mercado. Aliás, para falar a verdade, o Banco é diferente sim, e em meio a concorrência ele leva vantagem em relação as instituições financeiras privadas. Refiro-me aos milhões de reais que a instituição pública investe em propaganda pelos Jornal Rádio e Televisão. Explico: Se o BB é Público, deduz-se que há dinheiro do povo integrando o seu capital, pois não? Assim sendo, se usa o dinheiro do povo para propaganda de autopromoção, não deveria o Banco dispensar o povo, seus donos, de tarifas sobre os serviços que presta? Não deveria o Banco, por conta disso, cobrar juros bem menores do que cobram os seus concorrentes? E por fim, de que forma o Banco recompensa o povo, que é o seu dono também, repito, para usar o seu dinheiro em propagandas? Particularmente, não acho certo o governo gastar dinheiro do povo com propaganda de entidade pública. Quem sai ganhando com essa prática, são as emissoras de Televisão, a Globo principalmente. Um fraternal abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Vou procurar ser breve e direto.
      Exalto o BB sim e muito.
      É uma instituição que exerce sua função pública com absoluto sucesso.
      Penetra fundo no Brasil nos mais distantes rincões.
      Atuou com a FEB na II Guerra em pleno canto de batalha.
      É fundamental o lado humano e social que o BB leva para os brasileiros mais desfavorecidos.
      Mas hoje também precisa lutar em condições de desigualdade, pois além de ter de carregar a função social, também tem de dar muito lucro que é o único objetivo que é o único objetivo dos bancos privados. Pagar o mínimo possível aos seus funcionários e dar lucro, muito lucro, cada vez mais lucro.
      Então, meu caro, se o BB também não der lucros, ele não vai sobreviver.
      Precisa fazer propaganda e muita para enfrentar os concorrentes para mostrar à população e desinformados como você, o gigante que sempre foi e continua sendo.
      Seja mais realista e defenda essa instituição que continua sendo um baluarte para o engrandecimento do povo e do Brasil.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Caro blogueiro,

    Fiquei completamente desapontado e confuso com o que o comentarista das 11.58h colocou.
    Para começar ele fugiu completamente ao assunto que foi comentado em seu artigo.
    Centrou-se em censurar a propaganda do BB.
    Ora, ora, como é que um banco sobrevive sem propaganda?
    Existe aquele princípio que diz que "a propaganda é a alma do negócio".
    Se o BB parar de fazer propaganda, aí ele naufraga de vez.
    É pela propaganda bem criativa que o BB se destaca, sejam em que canais de TV ou jornais. Inclusive a Globo, que tem a maior audiência do país.
    É cada ideia disparatada. E ainda mistura taxas de juros na confusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo com tudo o que você disse.
      Lamentavelmente existe muita gente absolutamente desinformada sobre o BB.
      É duro de ouvir esse tipo de sandices de pessoas tão distantes do que é o BB para o Brasil.
      E ainda colocam uma pessoa como Salim Mattar, que pode ter tido sucesso na Localiza, mas que não tem preparo e mem conhecimento para a função que ocupa.
      Parabéns por seu comentário.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. Senhor,

    Gostei do artigo. O senhor foi direto ao ponto.
    Só tenho dúvidas é se o presidente do BB tem força política para peitar esse secretário Mattar, que é uma pessoa completamente despreparada para exercer essa função para o qual foi nomeado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      A posição de Rubem Novaes nessa situação é extremamente incômoda.
      Temos de dar apoio integral a ele.
      Estou admirado com seu posicionamento altivo na defesa do BB.
      Precisamos o apoiar.
      Deus queira que ele seja bem sucedido.
      Esse deve ser nosso desejo.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  11. Confesso que estou amedrontado com o que possa vir por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Em lugar de amedrontado devemos estar plenamente atentos para essa situação e estar preparados para reagir e lutar pelo que consideramos ser justo e certo para todos nós e para o Brasil como um todo.
      Votei em Bolsonaro plenamente consciente de que ele é a melhor opção para sair do buraco em que a demagogia e a corrupção da ala radical do PT e de outros grupos políticos jogaram o Brasil.
      Mas isto não significa concordar com erros e desvios inaceitáveis para o progresso do país e o bem estar do povo.
      Assim não se amedronte. LUTE em favor do povo e do país.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  12. Caro blogueiro, Vou lhe confessar uma coisa. Nunca fui muito de ler blogs. Sai muita besteira, assuntos de ordem pessoal, blá-blá-blá sem sentido e proveito.Mas depois de ler este artigo fiquei admirado com a lucidez e a profundidade com que o senhor ataca assuntos tão importantes de nossa área e de nosso interesse.
    Gostei, continuarei a ler e procurarei colaborar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Obrigado por seus elogios e pelo seu reconhecimento a este trabalho.
      Um trabalho só é bem feito quando é feito com paixão.
      É o que procuro fazer.
      Espero que esse esforço frutifique em nosso benefício.
      Suas colaborações serão bem-vindas.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  13. Senhor Adaí,

    Acha que o governo pode dispensar e até fechar o BB?
    Essa Guedes , o Posto Ipiranga do Bolsonaro, é uma pessoa limitada que tem uma experiência exitosa na área de capital especulativo e não tem nenhuma visão social.
    Isso pode ser bom para os Estados Unidos mas não creio que seja bom para o Brasil, que ainda é um país distante de um capitalismo avançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      A história do Banco do Brasil se mescla com a história do Brasil.
      O BB está enraízado em todo o Brasil.
      Então acho que seria um contra senso dispensar os préstimos do BB.
      Qual instituição iria substituir o BB?
      Não quero qualificar o Sr. Guedes como uma pessoa limitada muito embora sua atuação tenha se centrado na área financeira.
      Vamos ver o que vai acontecer daqui para a frente e colocar a boca no trombone quando enxergarmos que coisas erradas e equivocadas estão prestes a acontecer.
      Somos brasileiros e temos de lutar pelos interesses do povo e do país.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  14. Caro Amigo,

    Observou que o Novaes tem se posicionado a favor do BB mas o Presidente da PREVI está mudo até agora sobre os ataques que a PREVI sofreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      O Novaes tem se mostrado uma pessoa sensata e corajosa.
      Tem defendido o BB e está de nosso lado muito embora adote uma linha liberal e não partilhe de uma posição aliada a segmentos de esquerda que, decididamente, não creio que venham a ter mais destaque dentro do BB atual.
      Quanto aos dirigentes de fundos de pensão, têm posições mais vulneráveis e, antes de falarem e manifestarem suas posições pessoais, vão pensar com mais cuidado.
      Essa é a minha visão em relação a esse assunto.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  15. Senhor,

    Depois de tanta confusão, pergunto o que sobrou para nós. Ficaremos com o aumento vergonhoso que tivemos? As discussões sobre a CASSI acabarão um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimos,

      Essas questões estão sendo discutidas.
      Temos de ter paciência.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  16. Senhor, não sei onde iremos parar. Eu também votei no Jair Bolsonaro mas não votei nos filhos dele. É um bando de rapazes mimados, irresponsáveis e inconsequentes. Ainda vão causar grandes confusões no país. Quanto ao Paulo Guedes é uma pessoa que atuou a vida inteira no ramo financeiro e sua visão não alcança a administração de um país que envolve inúmeras outras complexidades.
    Vejo muita gente falar em tecnologia de ponta, avanço da TI, informações na nuvem,etc, etc.
    Mas a massa das pessoas é deseducada, não tem estrutura básica nem para funções simples. No interior o número de analfabetos é imensa.
    Aí fica um bando de esquerdopatas falando de justiça social e outros princípios teóricos.
    O que essa gente precisa é de comida, um teto e educação básica para os filhos, que estão com as barrigas inchadas de lombrigas.
    Está tudo muito confuso.
    Trabalhei no BB no interior do Brasil em agência do BB que só dava prejuízo, porque foi criada, por injunção política, para "prestar serviços". O povo é ignorante e não entende como é que um banco pode dar prejuízo. Por isso sou a favor de que o BB seja liberado cada vez mais da função de prestador de serviços governamentais e passe a atuar como um banco privado. Afinal de contas o BB não é instituição de caridade, é um banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Infelizmente você está absolutamente certo.
      A gente fica lendo sobre avanços tecnológicos em todas as áreas, principalmente em TI, mas isso tudo ocorre em nichos em grandes cidades e na agricultura avançada e de escala.
      Do outro lado, existe uma massa imensa de analfabetos, pobres, esfomeados e desajustados para se encaixarem no avanço tecnológico.
      Não vai ser fácil - para qualquer governo, resolver essa equação.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  17. Senhor,
    Acho que o senhor está malhando em ferro frio.
    Nunca vi tanta bagunça como nesse governo do Bolsonaro com esses filhos desajustados.
    O Brasil está no mato sem cachorro.
    Só tenho a concordar cm o Bebiano que o Bolsonaro pais é um louco desvairado.
    Quanto ao artigo está muito bom. Esse Mattar quer nos matar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Este começo de governo está assustador.
      Ou o Jair Bolsonaro coloca um freio nos filhos ou alguma coisa de muito sério vai acabar acontecendo.
      É esperar para ver.
      Obrigado pelo elogio ao artigo. Apesar das ameaças não creio que o Mattar vai nos matar.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  18. Engraçado! O presidente Bolsonaro, que sequer sentou-se na cadeira presidencial direito, está sendo criticado duramente porque está permitindo os filhos a ajudá-lo a fazer um bom governo. Já o presidente Lula, que durante mais de uma década governou o país, sempre fez vista grossa para as falcatruas dos filhos contra os cofres públicos e ninguém nunca disse nada. Por que essa perseguição ao atual presidente? É muita hipocrisia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Primeiramente, esclareço que votei no Bolsonaro e não me arrependo de meu voto.
      Era absolutamente necessário nos livrarmos da corrupção e do radicalismo de esquerda do PT.
      Mas não acho que seus filhos o estão ajudando a fazer um bom governo.
      Até agora só fizeram melanças e só atrapalharam não só o Jair Bolsonaro mas todo o Brasil.
      Essa situação tem de mudar o mais rápido possível.
      Quanto aos filhos do Lula você tem absoluta razão.
      Fizeram o trabalho sujo na sombra, não se mostram na mídia e são grandes empresários.
      O tal de COAF precisa explicar essa situação.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  19. Caro blogueiro,

    Temos de considerar que o que Mattar falou foram comentários. Não teve nenhum fato.
    Até agora só foi falar por falar. Foi fofoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Evidentemente até agora foram só palavras.
      Ele ainda não tomou nenhuma atitude concreta.
      Mas temos de considerar que, pela posição que ocupa, ele tem uma capacidade muito grande de causar imensos desastres e desatinos.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  20. Prezado colega Adaí Rosemberg,
    Concordo em número, gênero e grau com suas colocações. A propósito, fui , durante muitos anos também da Perfect Liberty, onde aprendi muito! Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nélio,

      Primeiramente meu sobrenome é Rosembak e não Rosemberg.
      Fico satisfeito que você tenha concordado com minhas colocações.
      A Perfect Libert é um centro de aperfeiçoamento humano do mais alto nível.
      Eu até vou pesquisar se, onde moro atualmente, tem alguma filial da Perfect Liberty.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  21. Caro Amigo,

    Não vejo nenhum outro blogueiro entrar nessa briga. Será que eles não enxergam a seriedade do assunto ou será que o resto, incluindo o senhor, é que estão errados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Se você acompanhar com atenção a linha de foco de cada blogueiro, vai ver que cada um dá prioridade em um assunto.
      E acho que deve ser assim. Ninguém sabe de tudo.
      Veja o Ari Zanella e a Rosalina de Souza. Eles são feras em ES e CASSI, além de também abordarem outros assuntos.
      O Medeiros entende demais de bolsa de valores e dos meandros da PREVI.
      Eu sou genérico. Gosto muito de economia e política internacional embora também aborde outros temas.
      E vai por aí. Cada um procura dar seu recado da melhor forma possível.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  22. Senhor Adaí,

    Sinceramente, tudo cansa.
    Antes eu ficava revoltado com esse ataque contra o BB.
    Hoje vejo que é uma tremenda ignorância sobre o papel do BB no Brasil.
    E isso desestimula a gente a lutar.
    Lutar contra a ignorância alheia é dose cavalar.
    Mas de tão absurda que é a proposta desse Mattar, que estou pagando para ver o estrago que ele pode (ou vai) fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Sinceramente, acho que você está sendo um tanto pessimista.
      Ataques injustos contra o BB sempre existiram e sempre vão existir.
      É bom que sejamos atacados injustamente por que esses ataques nos dão a oportunidade defender a instituição.
      Isso também ocorre quando as investidas são contra a PREVI e a CASSI.
      Temos de revidar pois essas são oportunidades de mostrar a verdade dos fatos.
      Tem gente que tem muita raiva da gente.
      Muitas vezes são pessoas frustradas por não terem conseguido entrar no BB, outros é pelo fato de terem entrado em PDVs e não terem tido sucesso na iniciativa privada e serem ressentidos contra o BB.
      Outros são da iniciativa privada e nos consideram marajás (imagine!!). Não sabem o que falam.
      É por aí.
      Temos de nos defender a nós mesmos e ao que é justo para o Brasil.
      Quanto ao Salim Mattar ele está com o poder e pode agir de forma prejudicial contra o BB e a Previ.
      Temos de estar alertas e reagir.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  23. Caro Amigo,

    O senhor não tem medo de alguma retaliação?
    Esses caras são capazes de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Se eu tivesse medo de ataques e retaliação ao que digo, fecharia este blog.
      Estamos em uma democracia e temos liberdade de expressão.
      Não agrido ninguém gratutamente.
      Não difamo de nem digo mentiras sobre ninguém.
      Não calunio ninguém.
      Então ter medo porque?
      Continuarei a escrever.
      E revidarei quando necessário.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  24. Caro Blogueiro,

    O que mais incômoda é essa expectativa.
    Ter o BB e a Previ desestabilizados por iniciativas irresponsáveis de um secretário de desestatização que não tem ideia sobro o papel do BB e da PREVI, que é o maior fundo de pensão da América Latina, nos deixa angustiados e tristes.
    Também votei no Bolsonaro e me sinto agora saído do abismo em que o PT nos jogou e, ao mesmo tempo, fico com medo de tanta falta de articulação e de excesso de doidices por parte do novo governo.
    O que fizemos para merecer tudo isso?

    ResponderExcluir
  25. Caro Anônimo,

    Está tudo assim.
    De um lado e do outro só temos decepções e ameaças.
    Para onde estamos indo? Nesta altura dos acontecimentos, prefiro perguntar para onde estamos sendo carregados.
    Essa situação cansa.
    Aí perguntamos onde erramos.
    Ou será que não erramos e a vida é mesmo assim?

    Abraços

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  26. Caro Amigo,

    Estamos todos perdidos. O governo está tonto.
    São ideias as mais disparatadas possíveis e é todo mundo batendo cabeça.
    No mundo é a mesma coisa. Só dá maluco. É Trump nos Estados Unidos e Maduro na Venezuela. Esse é pior ainda. Vive conversando com um passarinho.
    A tal da Damares aqui viu Jesus numa goiabeira.
    Então companheiro, não com ninguém sensato e nenhuma novidade boa.
    Ou nós lutamos pelo BB e pela CASSI ou esse Mattar vai nos matar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      É crise para todo lado.
      Mas em pouco tempo essas crises se resolvem para dar lugar a novas crises.
      O homem é destinado a desafios.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  27. Tenho acompanhado os jornais e não tenho lido nada a respeito do assunto nos últimos dias. Será a votação da Previdência, será o Carnava ????

    ResponderExcluir
  28. Caro Anônimo,

    Observei a mesma coisa. Os blogs estão reservados.
    Creio mesmo que é a situação política aliada a outros fatores.
    A situação está braba.

    Abraços

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  29. Sr. Rosembak,
    Estou torcendo para que o BB seja privatizado o mais breve possível, antes que petistas, que ainda ocupam cargos importantes nele, e em nosso fundo de pensão, Previ, o liquide de vez. Não vejo motivo para defender uma instituição que só tem servido a políticos ladrões. Por que devo elogiar uma instituição federal, o BB, que em relação aos aposentados, Plano 1, só tem causado prejuízos? Por que nos cancelou o BET? Por que continuamos a contribuir com a Previ, se não tem mais rombo a cobrir? Rombo provocado pelo governo corrupto do PT, diga-se de passagem. Por que não melhora o ES, com valor maior e prazo, que tanto os aposentados pedem porque necessitam? Por que não suspendem suas prestações temporariamente, o que tanto os mutuários, aposentados, estão também a pedir? Por que não reajusta os benefícios de aposentadoria, há tempos defasados? E por fim, por que ele o BB, não devolve aos aposentados o que por direitos foi adquirido? POois é, o BB e a Previ estão sacaneando com dezenas de milhares de velhinhos aposentados há tempos. Já os chamaram até de velhos trambiqueiros. Por que então eu, como aposentado também prejudicado com a insensibilidade dessa turma que está aí na direção do BB e da Previ, devo ficar elogiando ou concordando com elogios ao BB e a Previ? NÃO SOU HIPÓCRITA E MUITO MENOS PUXA-SACO.
    Sou o anônimo de 16.02, das 11.58.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Você faz uma enxurrada de questionamentos de toda ordem.
      A AAFBB e a ANABB, que são as maiores associações, entre outras atuantes mas de menor porte, têm entrado cm ações na Justiça para reverter várias situações que vão contra nossos interesses.
      A Resolução 26, que garfou 50% do superávit da PREVI, que pertencia aos associados, em favor do Patrocinador (BB), já é ação ganha na Justiça pela AAPBB. Mas ficou na velha conhecida situação legal do "ganhou mas não levou".
      Mas olhe em volta. Preferia estar no Itaú ou Bradesco? Ou quem sabe Banco Santos? Poderia citar inúmeros outros exemplos em que os bancários não passaram de pobretões de gravata descartáveis.
      Quem nos chamou de "velhinhos trambiqueiros" foi FHC.
      Também sou anti-petista e votei em Bolsonaro e não me arrependo.
      Mas não é torcendo pelo fim do BB e da PREVI que melhoraremos nosso país e nosso povo.
      Fique com seu radicalismo e a favor da banca privada.
      Não acho que você seja hipócrita e nem puxa-saco, mas me parece uma pessoa revoltada e transtornada e que não tem um rumo na vida que não seja queimar a casa e dar um fim a tudo.
      A opção é sua.

      Adaí Rosembak

      Excluir