quarta-feira, 6 de novembro de 2019

EM DEFESA DAS ASSOCIAÇÕES E DE SEUS AFILIADOS


Caros Companheiros,

O debate na rede sobre a decisão em relação à CASSI está se tornando um assunto altamente desgastante para todos nós.

É natural que os ânimos, muitas vezes, se exaltem e fujamos do racionalismo e do espírito fraternal e respeitoso com que devemos nos tratar mutuamente, mesmo que estejamos em lados opostos em relação à questão.

Mas quando surgem manifestações excessivamente raivosas, mentiras, infâmias e calúnias levantadas em relação a colegas que atuam em associações, grupos na internet e blogs, e que fogem do mínimo respeito mútuo que deve vigorar em nossos debates,  devemos reagir  de forma veemente contra tais excessos , pois tais acusações descabidas,  comprometem a imagem e a integridade de todos que atuam na defesa de princípios que consideram os mais adequados para a solução dos problemas vitais que ameaçam a própria existência da CASSI.

Não existe escolha fácil e nem ideal nessa questão da CASSI.

Repito aqui a precisa comparação levantada pela nossa Companheira ISA MUSA DE NORONHA em relação a essa questão:
                                     
“A solução dos problemas da CASSI não vai ser perfeita para nenhum dos lados e nenhum de nós. Estamos frente a uma verdadeira “ESCOLHA DE SOFIA”.

Quem assistiu a esse magistral e clássico filme de 1982, estrelado por MERRYL STREEP, baseado no romance de WILLIAM STYRON, pode entender a profundidade de opções a que um ser humano pode ser submetido e que podem comprometer o resto de sua vida.

Sem, evidentemente, fazer paralelo literal com o sofrimento e as consequências sofridas por SOFIA por sua escolha, reafirmamos que nem o SIM e nem o NÃO atenderão à integralidade de nossas demandas.

Trata-se, em linguajar coloquial, de escolher a menos ruim das opções.

Mas isso não justifica mentiras, agressões, e calúnias  entre os que participam de nossos debates.

Segue abaixo minha manifestação dada ao Companheiro DILSON PAULO OLIVEIRA PÉRES e, logo após,  a sua nota de    05.11.2019, publicada às 22.45h, na Rede-SOS-II-Cassi-Previ@googlegroups.com.

Atenciosamente

ADAÍ  ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB


Caro DILSON PAULO OLIVEIRA PÉRES,

Você pode votar SIM ou NÃO.
Cabe unicamente a você analisar os prós e os contras de cada uma das opções e votar de acordo com sua consciência.
O que você não deveria fazer é mentir e levantar calúnias contra companheiros que não conhece e que atuam diuturnamente nas associações.
A maioria é composta de ex-funcionários que vieram dos extratos mais humildes do BB. Grande parte se aposentou no posto efetivo.
A maioria dos que atuam dentro das associações, são meros associados ou conselheiros que fazem da graciosa e constante luta em defesa de nossos interesses, a razão de suas vidas.
Muitos, apesar das agruras financeiras, até reservam uma pequena parcela dos parcos rendimentos que auferem como beneficiários da PREVI, para atuar dentro ou fora das associações na defesa de nossas causas.
Grande parte de nossas conquistas é devida à atuação desses devotados e anônimos associados.
A maioria age dentro do sagrado princípio de "fazer o bem sem ver a quem."
Se não fosse pela atuação e dedicação desses companheiros, tenha certeza de que estaríamos em situação muito pior do que estamos, e o Governo já teria passado com sua implacável e impiedosa  máquina governamental por cima de todos nós.
Então, não seja mentiroso, injusto e ingrato em relação a esses colegas.
Alguns que trabalham em tempo integral na administração das associações, mais até do que quando estavam na ativa, atuam até com prejuízo de seus interesses pessoais e familiares.
E muitas vezes com reflexos negativos em sua própria saúde. 
Ganham um pró-labore sim.
E é mais do que merecido. 
Muitas vezes precisei obter informações para a elaboração de meus artigos e telefonei, fora do horário de expediente, para dirigentes da associação à qual sou afiliado - a AAFBB - e muitos continuavam em plena labuta e em exaustivas e demoradas reuniões para resolver assuntos complicados.
Isso nunca é mencionado, e nem são abordadas desgastantes viagens de dirigentes para representar as associações em encontros e simpósios em outras cidades, em detrimento de problemas familiares e pessoais. 
Aliás, debochadamente, muitos dizem que esses dirigentes estão fazendo “turismo”.
Para não dar motivos para que se levantem calúnias a esse respeito, em relação à minha pessoa, esclareço que não ganho nada. 
Muito pelo contrário, tenho muitas despesas com este blog e perco muito tempo estudando e elaborando matérias.
Procuro fazer dessa luta um motivo de prazer e orgulho pessoal por defender os interesses de nossa categoria, entre esses o meu, o seu e o de todos nós.
E esse prazer e orgulho são as auto retribuições     mais valiosas na defesa de nossas causas.
Paralelamente, essa atuação também me mantém ativo e me proporciona felicidade e saúde.
Pelas suas palavras, não seria cabível pedir compreensão e apoio à atuação dos companheiros de nossas associações; seria pedir demais.
Então, a única coisa que lhe peço é que seja respeitoso e não levante calúnias, mentiras, e acusações descabidas    à atuação das associações e de seus afiliados.
Para ser respeitoso basta ser anônimo.

Atenciosamente

ADAÍ ROSEMBAK


Em 05/11/2019 22:45, Dilson Paulo Oliveira Péres escreveu:
Venho acompanhando de longe esses debates e esses ditos defensores do SIM, assim foi em 2007 quando da alteração do estatuto que retirou do Banco a obrigatoriedade de assumir qualquer prejuízo da Cassi.   
Esses que seguem defendendo o sim, são os mesmos de sempre das altas cúpulas do Banco que aposentados se inseriram nas diversas entidades, que só fazem encher seus bolsos com os Honorários pagos por nós o que lhes garante sempre qualquer vantagem em caso de qualquer dificuldade.
Muitos tem cargos em mais de uma ou duas associações, com seus benefícios gerais, além dos valores das polpudas aposentadorias galgadas nos mais altos níveis de Direção do Banco. 
No mais os reles mortais que se danem.
É o que vejo que sempre fizeram e querem que assim continue.
Estou de acordo com o Dr. Apcuginotti,  meu voto é NÃAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOO, à alteração de estatuto. 
Concordo com elevação de contribuição nos moldes dos 40% x 60% do BB. e . Final.

Dilson Péres 

9 comentários:

  1. Caro amigo,

    Parabéns pelo artigo.
    Tem muita gente que só sabe criticar e fazer acusações levianas a pessoas sérias que tratam de nossos assuntos.
    Se não fossem as associações estaríamos no mato sem cachorro e o Governo de plantão já teria feito o que quisesse e estaríamos em situação muito pior do que estamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo inteiramente com suas colocações.
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Faço minhas as palavras de Dilson Peres, acrescentando a pergunta: Quando é que o BB/Previ vai nos devolver o BET que, sem nos consultar, suspendeu o pagamento desse benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Soupreviplano 1,

      Já lutei por essa questão inúmeras vezes desde que a Resolução 26 foi aplicada.
      A última investida na Justiça, que saiu vitoriosa foi da AAPBB.
      Mas, até o momento, continuamos a ver navios.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. É verdade, MEUS AMIGOS, entra governo, sai governo e a atual diretoria petista, aquela que tinha o senador Zé Pimentel, do PT, no governo Lula continua a mesma. Bolsonaro ainda não fez varredura na diretoria da Previ e muito menos na do BB.
    Desde que aquele ex-colega, senador Zé Pimentel, assinou a Res. 26, as coisas só pioraram para nós, aposentados. E como ainda permanecem no poder, os petistas vão continuar ferrando os aposentados. E a próxima investida dessa diretoria desumana será a de nos tirar a CASSI. Alguém duvida? E sabe por que eles vão fazer isso? Porque nos tiraram o BET, e nada dissemos; nos impuseram as contribuições a Previ, e continuamos calados, suspenderam o ES e também permanecemos quietos como se nada estivesse acontecendo. Precisamos reagir, colegas! Vou continuar fazendo a minha parte, o meu voto na consulta da CASSI vai ser de novo
    "N Ã O!"

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo com tudo o que você disse pois por meio deste blog lutei contra essas situações.
      Só não concordo com o seu NÃO pois seria o fim da CASSI.
      Voto SIM.
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Pois é Adaí, o Dilson não está totalmente fora da razão, retirar o BET não foi nada, pior foi a transferência de 7.5 bi ao patrocinador, com o aval da ANABB, e demais que se dizem representantes, a verdade as vezes dói, uns batem, outros assopram, e assim continuaremos jogando para o alto nossos direitos. A propósito você saberia me dizer o que faz a anabb com toda a sua arrecadação (calculo que em torno de R$: 3.5 milhões mensais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fuzinelli,

      Com esse nome eu ficaria rico. Fundaria uma fábrica de macarrão no mais alto estilo italiano.
      Valeu a brincadeira antes de abordar assuntos sérios.
      A retirada do BET ocorreu por baixa dos limites previstos para o plano.
      Quanto à garfada dos 7,5bi pelo patrocinador, até hoje me bato contra a Resolução 26, que autorizou esse absurdo.
      E ela foi assinada pelo Senador Pimentel (PT-CE).
      Quanto à ANABB, essa associação tem contas altas.
      Em dúvida, consulte a mesma.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Votarei SIM, como das vezes anteriores, constrangido.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir