terça-feira, 26 de abril de 2016

Simpósio AAPBB parte II

INÍCIO DO SIMPÓSIO e PALESTRA DO DR. RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA

Começo esta apreciação, destacando o encontro com o companheiro e amigo Douglas Leonardo Gomes no primeiro dia do evento. Douglas Leonardo Gomes,  odontólogo, é Vice-Presidente de Atividades Sociais da AAPBB, Membro Efetivo do Conselho Deliberativo da AAFBB, integrante do Conselho de Ética da AAFBB, Coordenador do Conselho de Usuários da CASSI no Rio de Janeiro no biênio 2015/2017, e idealizador e implementador do Grupo de Visitadores Hospitalares da AAPBB com o apoio da CASSI.  Ele seria um dos palestrantes no simpósio, mas, por motivo de força maior, não pôde comparecer no segundo dia do evento, quando falaria. 
A ausência de Douglas Leonardo Gomes foi sentida, pois a CASSI ficou sem nenhum palestrante no simpósio.
Depois de quase 27 anos, tive o prazer de reencontrar Odali Dias Cardoso, que permanece como presidente da AABB-Lagoa no Rio, e é também Presidente do Conselho Fiscal da PREVI. Aposentado do BB, Odali Dias Cardoso é formado em Economia e tem pós-graduação pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. 
Conversei com ele sobre um estudo que li sobre fundos de pensão nos Estados Unidos, onde universidades e grandes corporações tem cursos direcionados para essa área, e para onde fundos de pensão encaminham seus melhores executivos para cursos de aperfeiçoamento.
No Brasil, apesar do grande número de fundos de pensão, que aumenta cada vez mais, não existe essa tradição e nem as universidades abriram seus olhos para esse importante filão.
Odali Dias Cardoso, profundo conhecedor dessa área, citou, como exemplo, o grupo ICGN-International Corporate Governance Network, com sede em San Francisco, CA - USA, dirigido por investidores responsáveis pela gestão de patrimônios que, somados, excedem o astronômico valor de US$ 26 trilhões (este dado está no portal da ICGN). Essa organização promove cursos regulares de treinamento e aperfeiçoamento de altos executivos na área de fundos de pensão. Odali Dias Cardoso acrescentou que a ICGN é considerada o mais sofisticado e importante centro de treinamento nessa área no mundo.
Aventei com Odail a ideia de, também a PREVI, selecionar e encaminhar seus melhores quadros para cursos na ICGN. 
Não podemos ser mesquinhos e limitados, e considerar iniciativas dessa natureza como despesas desnecessárias ou desperdício de recursos.
Esses são investimentos fundamentais no sentido de capacitar os melhores executivos da PREVI para direcionar os investimentos do órgão para as áreas mais seguras e de melhor rentabilidade, e aprimorar o gerenciamento das aplicações do patrimônio da PREVI. 
Essa política, iria imprimir segurança nos investimentos, diversificar as aplicações e aumentar a rentabilidade dos ativos. Todas essas ações iriam fortalecer e expandir o patrimônio da PREVI e, consequentemente, reverteriam em benefício dos interesses do corpo de associados da PREVI.
Também tive a oportunidade de conversar com o novo Diretor-Superintendente da PREVIC, Sr. José Roberto Ferreira. 
Perguntei a ele, de forma objetiva, quais mecanismos a PREVIC poderia tomar para uma fiscalização mais efetiva dos fundos de pensão com vistas a prever e evitar problemas de gestão e de maus investimentos, como é o atual caso do POSTALIS e como ocorreu anteriormente com o AERUS. José Roberto Ferreira me disse que a PREVIC, de dois anos para cá, está adotando técnicas muito sofisticadas de análise a fim de evitar, com antecedência, a ocorrência de tais problemas e não agir somente “depois da porta arrombada”. 
Tentei estender um pouco mais nossa conversa, mas o assédio de pessoas para conversar com o Sr. José Roberto Ferreira, impediu o prosseguimento de uma troca maior de ideias.  
A abertura do primeiro dia do simpósio coube a Marcos Coimbra que, em nome da AAPBB, saudou a todos, falou da importância do simpósio e dos apoios recebidos de várias entidades, e fez a apresentação de várias autoridades presentes ao evento.
Logo após, antes de passar a palavra ao Presidente da AAPBB, Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa, Marcos Coimbra expôs o extenso relato de vida, de lutas, de glórias e de conquistas, a quem, muito propriamente, Marcos Coimbra chamou de “Instituição Rui Brito de Oliveira Pedrosa”. Opto por chamá-lo de “Enciclopédia Viva Rui Brito de Oliveira Pedrosa”.
Segue adiante uma resumida apresentação da trajetória de vida do Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa:
“O Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa nasceu em Codajás (AM) em 13 de janeiro de 1931.
Cursou ciências econômicas na Universidade Federal do Amazonas.
Bancário, foi eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC), assumindo o cargo em outubro de 1965, em pleno regime militar. Entre 1966 e 1969, Rui Brito foi suplente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 1968, ingressou no BB em Manaus (AM).
Após três mandatos na CONTEC, deixou o cargo em outubro de 1972.
Em 1974, candidatou-se a deputado federal por São Paulo pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), onde alcançou uma suplência. Convocado, assumiu o mandato em janeiro de 1975.  
Aposentou-se no BB em 1977.
Em janeiro de 1978, denunciou à imprensa estar sendo pressionado pela PF-Polícia Federal em São Paulo, pela publicação do informativo “Movimento Operário”, que distribuía a seus eleitores, em que esclarecia suas posições a respeito da situação política do país.
Em novembro de 1978, candidatou-se à reeleição e obteve uma suplência. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro do ano seguinte.
Em 1981 fundou o Instituto de Promoção Social (IPROS), que presidiu entre 1984 e 1991, e participou da 1ª Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (CONCLAT).
Em 1984, foi coordenador parlamentar do Governo do Estado de São Paulo, na gestão de Franco Montoro (1983-1987), posição que exerceu até 1986.
Ainda em 1984, fundou a Coordenação Autônoma dos Trabalhadores (CAT), atual Central Autônoma dos Trabalhadores, tornando-se seu presidente de honra.
Em 1989, tornou-se membro do comitê confederal da Confederação Mundial do Trabalho (CMT), com sede em Bruxelas, Bélgica, e assumiu a presidência do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), até 1991. Na década de 80 foi membro do Comitê Executivo da Central Latino-Americana dps Trabalhadores (CLAT), com sede em Caracas, Venezuela. Casou-se com Ellen Hass de Oliveira Pedrosa, com quem teve três filhas.
Discurso de RUI BRITO DE OLIVEIRA PEDROSA 
Rui Brito de Oliveira Pedrosa falou de forma infatigável por 50 minutos, com mais 10 minutos de tolerância, e continuaria falando por muito mais tempo, se não fosse alertado por Marcos Coimbra de que seu tempo de exposição estava prestes a esgotar.
Sua reação, quando disse “Eta Ferro”, ao alerta de Marcos Cimbra para o limite do tempo, provocou risos nos presentes.
Quem já presenciou alguma palestra do Dr. Rui Brito sabe que, a energia, o fôlego e a espantosa memória do palestrante, o deixariam falando por muitas horas mais.
Confesso que não tenho condições de reproduzir, neste limitado espaço, toda a imensa massa de informações vitais para a compreensão da evolução do sistema de fundos de pensão no Brasil, transmitidas de viva voz e sem o auxílio de qualquer slide, anotação ou roteiro, pelo admirável Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa.
Assim, deixo a cargo da direção da AAPBB, a elaboração de um resumo da exposição do Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa, que terei a honra e imenso prazer de publicar em um artigo exclusivo neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário