terça-feira, 26 de abril de 2016

Simpósio AAPBB parte III

PALESTRAS  DE  ANTÔNIO JOSÉ DE CARVALHO (PREVI)   e   RONALDO TEDESCO VILARDO (PETROS)

Após a exposição do Dr. Rui Brito de Oliveira Pedrosa, houve um espaço para debates e, logo após, um intervalo para café.
De 10.40h até 12.00h, no Painel 1 – PREVI, falaram Antônio José de Carvalho – membro do Conselho Deliberativo da PREVI e Ronaldo Tedesco Vilardo – Presidente do Conselho Fiscal da PETROS.
1 - Curriculum de ANTÔNIO JOSÉ DE CARVALHO (PREVI).
Antônio José de Carvalho, mais conhecido como Carvalho, é Conselheiro Deliberativo Titular da PREVI. Foi Gerente Geral de agências e Superintendente Estadual Adjunto e Regional. É Conselheiro Deliberativo da ANABB. Natural de Sergipe, Administrador, com MBA para Altos Executivos e especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Pós-Graduado em Docência para o Ensino Superior. Tem especialização em Contabilidade Gerencial e Governança Corporativa. Tem certificações pelo ICSS e IBGC para atuar como Conselheiro Deliberativo e Fiscal.
Palestra do CARVALHO.
Carvalho falou sobre diversas medidas práticas adotadas para reduzir despesas e modernizar a tecnologia da PREVI. Ressaltou o acompanhamento que faz da política de investimentos, não permitindo interferências externas.
Frisou que lutou e aprovou em maio de 2015 a desvinculação dos salários dos diretores da PREVI dos salários dos diretores do BB, criando regras para eventual pagamento de remuneração variável. Disse que a regra foi alterada com o voto contrário dele. O Conselho aprovou o adiamento da implantação da regra para 2016 e autorizou o pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 6 salários aos diretores da PREVI, com o voto contrário do Carvalho. Disse que se a regra tivesse sido aprovada há 10 anos não teria havido pagamentos de PLR e Bônus.
Apresentou histórico sobre o TETO DE BENEFÍCIOS e disse claramente, na presença do Diretor Superintendente da PREVIC, que o Conselho não mudou, não cancelou e não anuiu o cancelamento do TAC (Tempo de Ajustamento de Conduta) e do teto. Conclamou para que a PREVIC faça cumprir sua decisão de 05.06.2013 que determinou a implantação do TETO.
Informou que irá protocolar uma carta na PREVIC, pedindo providências.
Disse ainda que é contra a Lei aprovada no Senado e enviada à Câmara no que se refere ao sistema de escolha de conselheiros e diretores nos fundos de pensão, excluindo a participação dos associados. Neste sentido disse que irá atuar no sentido de convergir esta nova lei com o projeto que será emanado na Câmara, decorrente da CPI, capturando tudo o que existe de bom nos dois projetos de Lei.
Carvalho tem um estilo firme, preciso e enfático em suas exposições, o que são qualidades vitais para um bom comunicador.
Carvalho também tem o “BLOG DO CARVALHO”. Consideramos esse blog o mais técnico, atualizado e preciso nos assuntos relativos à PREVI. É uma fonte sempre atualizada de informações e é um veículo imprescindível para os participantes da PREVI se manterem atualizados sobre tudo que ocorre na instituição. O Carvalho disse que vai colocar em seu blog um relato mais completo sobre sua participação neste simpósio. 
2 -  Curriculum de RONALDO TEDESCO VILARDO (PETROS).
Ronaldo Tedesco Vilardo, 51 anos, é casado e tem uma filha. Possui formação como eletrotécnico (CEFET-RJ), jornalista (UERJ). É formado com MBA em Engenharia do Planejamento, com ênfase em Previdência Complementar pelo IDEAS/COPPE/UFRJ. É certificado pelo ICSS-Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade. Trabalha na REDUC como Técnico de Operações Sênior. É co-autor com Sílvio Sinedino do livro “GOVERNANÇA CORPORATIVA EM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR – Faz diferença? ”.  É diretor de Comunicação da AEPET – Associação dos Engenheiros da Petrobrás. Exerce hoje o cargo de Presidente do Conselho Fiscal da PETROS.
Palestra de RONALDO TEDESCO
A palestra de Ronaldo Tedesco foi uma das mais importantes a que assistimos. Ele tem uma habilidade nata para expor com sucesso qualquer assunto por mais complicado que seja. Aborda qualquer tema de forma evolutiva, através da simulação de situações hipotéticas, mostradas em slides bem elucidativos.
Ronaldo Tedesco tem uma comunicação perfeita, interage com o público e tem uma sintonia fina com as pessoas às quais se dirige, o que permite a compreensão plena dos assuntos discutidos e não deixa espaço para a perda de atenção por mais complexos que sejam os assuntos expostos.
A simulação por slides, usando o exemplo de um farol, em que ele mostrou a necessidade de percepção de perigo a longa distância, e as medidas que devem ser tomadas com antecipação para evitar problemas, foi magnífica.
A análise da maturidade dos fundos de pensão foi outra abordagem muito objetiva. Ele fez a comparação entre vários fundos e mostrou a fragilidade de muitos e a situação confortável de outros.
Dentre as fragilidades, ressaltou a exposição dos investimentos em ativos de renda variável, principalmente em bolsas de valores em fundos maduros. E também a excessiva permissividade da legislação, que expõe os planos de previdência e não defende os interesses dos donos dos fundos de pensão: seus participantes e assistidos. Como Presidente do Conselho Fiscal da PETROS, entende que as cautelas que apontou a serem adotadas, são válidas para todos os fundos de pensão, inclusive a PREVI.
Após a exposição de Ronaldo Tedesco, ocorreram vários apartes e, logo após, houve um intervalo para almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário